sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Educação sexual na escola é tema de evento online

Universidade de Lisboa (UL), em parceria com a Universidade Estadual Paulista (Unesp), realiza no dia 4 de dezembro um seminário on-line (webinar) com o tema "Diálogos sobre a educação sexual na escola – experiências de formação de professores(as)". 

O evento online tem mediação de Dhilma Freitas (Instituto de Educação da UL - IEUL), Gabriela Dutra (Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc)) e Christiane Ghioppo(Universidade Federal do Paraná - UFPR), com participação especial de Célia Rossi (Unesp), Vera Marques (Udesc) e Isabel Chagas (IEUL).

A participação é gratuita e ocorre por meio de acesso ao link que será enviado por email, a partir do preenchimento do formulário de inscrição ou de indicação através da página doFacebookhttp://www.facebook.com/groups/geisext.ie.ul/.

Para participar do webinar, basta apenas um computador conectado à internet com banda larga.  

Especialistas alertam sobre riscos da radiação em tomografias computadorizadas

Especialistas alertam sobre riscos da radiação durante tomografias computadorizadasEspecialistas alertam sobre riscos da radiação em tomografias computadorizadas: Os cientistas ainda não conhecem todos os efeitos da radiação sobre o corpo humano e não há padronização entre os fabricantes de equipamentos.
Os exames conhecidos como tomografia computadorizada são baseados em raios X - esses exames também são conhecidos como tomografia computadorizada de raios X ou tomografia computadorizada axial.[Imagem: Wikipedia]

Messenger encontra sinais de gelo e compostos orgânicos em Mercúrio

Messenger encontra sinais de gelo e compostos orgânicos em Mercúrio: Dados da sonda Messenger revelaram sinais de água congelada e cientistas sugerem a presença de compostos orgânicos no pólo norte do planeta.
NASA anuncia sinais de gelo e compostos orgânicos em Mercúrio
As áreas claras no fundo das crateras de impacto podem representar até 100 quilômetros cúbicos de água congelada. [Imagem: NASA/Johns Hopkins University Applied Physics Laboratory/Carnegie Institution of Washington]

Descoberto petróleo no espaço

Descoberto petróleo no espaço: Para quem acreditava que o pré-sal era a fronteira final do petróleo, os astrônomos têm uma surpresa: uma verdadeira refinaria cósmica.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Cursos de Férias IBQm/UFRJ


Os Cursos de Férias oferecidos pelo Instituto de Bioquímica Médica serão realizados para professores/licenciandos e alunos do Ensino Médio dos dias 21 a 25/01/2013, das 9 às 17h. Os cursos são GRATUITOS e os participantes contarão com almoço fornecido pelo próprio curso. Através de experimentos e discussões, os participantes buscam respostas que solucionem questões sobre temas científicos, que serão: 
1) Temperatura e a vida na terra 
2) Mosquitos: ciência e mito
3) Alimentos: na saúde e na doença 

As inscrições poderão ser realizadas por telefone (2562-6762) ou por e-mail (enviar as informações abaixo para cferias@bioqmed.ufrj.br). Caso realize sua inscrição por e-mail, coloque NO TÍTULO DA MENSAGEM o curso da PRIMEIRA OPÇÃO. PRAZO DAS INSCRIÇÕES: 07/12/2012

Peneirada no Volei


Notícia boa para os jovens que estão em busca de um clube para jogar vôlei. O Clube Curitibano, tradicional clube da capital paranaense, está voltando ao cenário do voleibol estadual com a implantação das categorias de base, por enquanto apenas no naipe feminino. Para o ano de 2013 serão implantadas as categorias petiz e mirim, para crianças nascidas entre 1998 e 2001.
Numa forma de celebrar a participação do Clube Curitibano nas competições realizadas pela Federação Paranaense de Voleibol e para conhecer e descobrir novos talentos que venham a fazer parte das equipes, o clube prepara para o próximo dia 30 de novembro uma PENEIRADA que vai ocorrer no próprio Clube, após as 14h, exclusivamente para atletas entre 11 e 14 anos.
“É com grande satisfação que anuncio a volta do Clube Curitibano como formador de atletas de voleibol. Contamos com toda a estrutura necessária para o desenvolvimento e formação desses jovens e, certo disso, convido todos os interessados a participarem da peneirada que estamos realizando aqui no clube”, disse Luiz Perez de Lima, técnico do Curitibano. Demais informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 8855-6530.

PENEIRA DO CLUBE CURITIBANO
Data: 30/11/2012
Hora: 14:00
Nascidas em : 2001,2000,1999 e 1998
Endereço: Clube Curitibano – Av. Presidente Getúlio Vargas, 2857 – Água Verde – Curitiba/PR
Mais informações: (41) 8855-6530 (Luiz)

500 amigos no Facebook


Trecho em destaque: Os 500 amigos do Facebook
Um viciado do Facebook gabou-se para mim de que havia feito 500 amigos em um dia. Minha resposta foi que eu vivi por 86 anos, mas não tenho 500 amigos. Eu não consegui isso. Então, provavelmente, quando ele diz "amigo", e eu digo "amigo", não queremos dizer a mesma coisa. São coisas diferentes.
Quando eu era jovem, um nunca tive o conceito de "redes". Eu tinha o conceito de laços humanos, de comunidades, esse tipo de coisa, mas não redes. Qual é a diferença entre comunidade e rede? A comunidade precede você. Você nasce numa comunidade. Por outro lado, temos a rede. O que é uma rede? Ao contrário da comunidade, a rede é feita e mantida viva por duas atividades diferentes. Uma é conectar e a outra é desconectar.
E eu acho que a atratividade do novo tipo de amizade, o tipo de amizade do Facebook, como eu a chamo, está exatamente aí. Que é tão fácil de desconectar. É fácil conectar, fazer amigos. Mas o maior atrativo é a facilidade de se desconectar. Imagine que o que você tem não são amigos online, conexões online, compartilhamento online, mas conexões off-line, conexões de verdade, face a face, corpo a corpo, olho no olho.
Então, romper relações é sempre um evento muito traumático. Você tem que encontrar desculpas, você tem que explicar, você tem que mentir com frequência e, mesmo assim, você não se sente seguro porque seu parceiro diz que você não tem direitos, que você é um porco, etc. É difícil, mas na internet é tão fácil, você só pressiona delete e pronto.
Em vez de 500 amigos, você terá 499, mas isso será apenas temporário, porque amanhã você terá outros 500... E isso mina os laços humanos.
Os laços humanos são uma mistura de benção e maldição.Benção, porque é realmente muito prazeroso, muito satisfatório, ter outro parceiro em quem confiar e fazer algo por ele ou ela. É um tipo de experiência indisponível para a amizade no Facebook; então, é uma benção. E eu acho que muitos jovens não tem nem mesmo consciência do que eles realmente perderam, porque eles nunca vivenciaram esse tipo de situação.
Por outro lado, há a maldição, pois quando você entra no laço, você espera ficar lá para sempre. Você jura, você faz um juramento: até que a morte nos separe, para sempre. O que isso significa? Significa que você empenha o seu futuro. Talvez amanhã, ou no mês que vem, haja novas oportunidades. Agora, você não consegue prevê-las. E você não será capaz de pegar essas oportunidades, porque você ficará preso aos seus antigos compromissos, às suas antigas obrigações.
Então, é uma situação muito ambivalente. E, consequentemente, um fenômeno curioso dessa pessoa solitária numa multidão de solitários. Estamos todos numa solidão e numa multidão ao mesmo tempo.

Colaboração prof. Haroldo

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Bolsas para alunos


Estão abertas as inscrições para o Projeto Educacional Acesso (PEACE) 2012, que visa o ingresso de novos alunos no ensino particular com descontos de até 80% sobre o valor da mensalidade escolar. O processo de seleção é válido para estudantes que pretendem ingressar em 2013 em qualquer uma das oito unidades do curso e colégio Acesso, do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3.º ano do Ensino Médio.
A inscrição deve ser feita na sede pretendida pelo candidato, mediante a apresentação do RG, comprovante de residência, telefone de contato e a doação de 2 Kg de alimento não perecível (exceto sal). Marcada para o dia 1.º de dezembro, a prova inclui conteúdos relativos à série concluída pelo candidato em 2012.
Do 6.° ao 9.° ano serão cobradas 40 questões, sendo até o 8.° ano as matérias de Língua Portuguesa e Matemática e, no 9.° ano, também Ciências, História e Geografia. No 1.º ano do Ensino Médio é abordado o mesmo número de perguntas, sendo que a disciplina de Ciências se desdobra em Química e Física. No 2.° e no 3.° ano, o número passa para 50 e, além das matérias do primeiro ano, são retomados também temas de Biologia.
De acordo com o superintendente do Curso e Colégio Acesso, José Ivair Motta Filho, "o PEACE incentiva a promoção de talentos acadêmicos e prevê a democratização do ensino de qualidade, de acordo com a função social da educação". A lista com os aprovados no processo seletivo será divulgada no dia 6 de dezembro, nos editais das sedes e no site www.cursoacesso.com.br.

Curso de férias


Cursos de Férias do Instituto Oswaldo Cruz: oportunidade para estudantes de graduaçãoInscrições acontecem somente no dia 3 de dezembro. Edição Verão 2013 disponibilizará até 220 vagas em nove cursos
Aqueles que encontram nas férias uma oportunidade para aperfeiçoar seus conhecimentos, preparem-se, pois vem aí mais uma edição do ‘Cursos de Férias do Instituto Oswaldo Cruz’. O projeto, que tem as aulas práticas como um dos destaques, permite aos estudantes de graduação um contato mais próximo com ambientes laboratoriais e tecnologias de ponta.

Visando atender a crescente demanda de inscrições de estudantes de todo o Brasil, a edição Verão 2013 oferecerá até 220 vagas, distribuídas em nove cursos. O número é inédito para a iniciativa. De acordo com o coordenador do projeto e pesquisador do Laboratório de Biologia Celular do IOC, Rubem Menna Barreto, a grande procura motivou a parceria com mais Programas de Pós-graduação do Instituto. “Desta vez teremos a participação inédita da Pós em Medicina Tropical, o que vai possibilitar que os alunos tenham contato com a área médica”.

Os cursos serão teórico ou teórico-práticos, terão duração de até duas semanas e acontecerão no período de 21 de janeiro a 1º de fevereiro, dependendo do programa escolhido.

Inscrições online

As inscrições serão realizadas somente no dia 03 de dezembro, no período das 9h às 17h. Os candidatos interessados deverão preencher todo o formulário eletrônico e inserir a carta de interesse no campo “Carta de interesse”. Após a divulgação do resultado final, os documentos solicitados deverão ser anexados e encaminhados impressos juntamente com o comprovante de pagamento e a ficha de inscrição na Secretaria Acadêmica de Ensino do IOC (Av. Brasil, 4365 – Pavilhão Arthur Neiva – Térreo).  A confirmação da inscrição será encaminhada por email.

Para mais informações sobre os cursos, acesse o site do IOC.
Fonte: Assessoria de Imprensa IOC
          Instituto Oswaldo Cruz
          www.ioc.fiocruz.br
          2562-1486/2561-4830

Pedagogia Hospitalar

Postei para todos os interessados, meu portfólio sobre atendimento hospitalar, do curso on line da PUC-PR. São algumas sugestões que podem ser utilizadas para alunos em tratamento de saúde ou até mesmo para nossos alunos regulares.
Dicas de filmes, livros, programas e apps para serem utilizadas em sala. Endereços de sites interessantes, legislação e outros. Em breve postarei mais itens.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Luz no ponto certo do cérebro melhora a motivação

Luz no ponto certo do cérebro melhora a motivação: O objetivo da equipe é descobrir formas não medicamentosas e não invasivas para lidar com a depressão.

Impressora híbrida fabrica cartilagem viva para implante

Impressora híbrida fabrica cartilagem para implante
Impressora híbrida fabrica cartilagem viva para implante: A combinação de duas técnicas permitiu que os pesquisadores fabricassem estruturas compostas de materiais naturais e materiais sintéticos.


O protótipo da impressora híbrida mostra bem que ela é junção de técnicas diferentes, mas seus produtos já foram implantados com sucesso em animais. [Imagem: Xu et al./Biofabrication]

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Campanha oferece teste rápido de HIV, sífilis e hepatites em 220 municípios

Até o dia 1º de dezembro, 385 serviços de saúde do Paraná vão oferecer gratuitamente o teste rápido para diagnosticar doenças sexualmente transmissíveis, como a sífilis, as hepatites B e C, e o HIV (vírus da Aids). A campanha “Fique Sabendo” foi lançada nesta quinta-feira (22), em Curitiba, pelo secretário da Saúde, Michele Caputo Neto, e será realizada em 220 municípios do Estado. 

“O objetivo é ampliar o acesso ao teste rápido, uma ferramenta confiável e de boa adesão da população. Sabemos que uma epidemia silenciosa pode estar ocorrendo e por isso, além do diagnóstico, também estamos estruturando uma rede assistencial para tratar os casos de forma humanizada e eficiente”, explicou Caputo Neto.

O Paraná é o único Estado da região sul a participar da mobilização nacional. Estima-se que nos 10 dias de campanha, mais de 50 mil testes sejam realizados no Estado. Após o período, os testes rápidos de sífilis e HIV continuam disponíveis nos postos de coleta. Já os testes das hepatites B e C estarão em 35 Centros de Testagem e Acompanhamento. A previsão é que até o final de 2013, todos os tipos do teste rápido sejam implantados nos 399 municípios paranaenses. 

Diagnóstico - A cada quatro pessoas infectadas com o HIV, uma ainda não sabe que tem o vírus. Embora não haja cura para Aids, é possível retardar os efeitos da doença com um tratamento adequado, garantindo qualidade de vida ao paciente. No caso do HIV o resultado é definitivo. Já para a sífilis e Hepatites B e C, o teste serve como triagem para a indicação de exames mais completos.

“Queremos identificar essas pessoas que vivem com o vírus. Com isso, poderemos evitar casos de transmissão vertical, por exemplo, aquele que ocorre de mãe para filho na hora parto”, explicou o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz. Somente em 2011, 19 casos de transmissão vertical de HIV e 412 de sífilis congênita foram registrados no Paraná. Com o Mãe Paranaense, a intenção é reduzir drasticamente esses números, visto que o teste rápido é indicado já na primeira consulta do pré-natal – tanto para a gestante, quanto para o companheiro. Com o tratamento, as chances de transmissão vertical são nulas.

O teste rápido necessita de apenas uma gota de sangue para análise. Antes e após todo o processo, é feito um trabalho de aconselhamento, com orientações de medidas preventivas e outras informações sobre doenças sexualmente transmissíveis. O resultado do exame sai em cerca de 30 minutos e, em caso de positividade, imediatamente a pessoa é encaminhada a um serviço especializado no tratamento.

Números - Segundo a coordenadora do Programa Estadual de DST/Aids, Elisete Ribeiro, o público alvo da campanha são os jovens. “Quase metade dos casos de Aids registrados no Estado são de jovens e adolescentes, com idade entre 13 e 34 anos. Esperamos que com a praticidade do teste rápido, esse público busque mais saber como está sua saúde”, afirmou. 

Anualmente, o Paraná registra 1,3 mil novos casos de Aids, 1,5 mil novos casos de Hepatite B e mil novos casos de Hepatite C. Com a ampliação do diagnóstico, a tendência é que esses números aumentem gradativamente, mas os casos serão identificados mais cedo.

Dica

Um site com material muito interessante, jogos, aplicativos etc

http://canaldoensino.com.br/blog/category/dicas/aplicativos