sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

A maldição do Titanic: bactéria desconhecida acelera corrosão

Já faz quase 100 anos que o Titanic (o tal navio que nem Deus afundava), e aos poucos o sonho de resgatá-lo do fundo do mar vai por água a baixo. A oxidação, o tempo, a água e agora uma bactéria estão destruindo o pouco que restou.
O processo de corrosão por micro organismos não é nada novo, existem vários trabalhos que falam sobre isso. Uma das principais razões para que isso ocorra é o fator do Ph da água. Contudo, esta nova bactéria abre mais uma porta para a corrosão de estruturas metálicas no alto mar.
Você pode até não se importar, mas esta bactéria pode ajudar a corroer dutos de alimentação que transportam petróleo do fundo do mar para as plataformas, cabos submarinos etc. Lembre que estamos entrando na era pré sal.
A maldição do Titanic: bactéria desconhecida acelera corrosão


Por ter sido encontrada no famoso Titanic a nova bactéria foi batizada de Halomonas titanicae.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Obra sobre história geral da África é lançada

Será lançada nesta quinta-feira (9), em Brasília, a edição em português da Coleção História Geral da África. A obra foi criada com o objetivo de contribuir para a promoção do ensino da história e cultura africana nas escolas.
O material foi editado pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) no Brasil, em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) do Ministério da Educação (MEC) e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A intenção é fazer com que professores e estudantes lancem um novo olhar sobre o continente africano e entendam sua contribuição para a formação da sociedade brasileira.
A coleção completa, com oito volumes e quase 10 mil páginas, já foi editada em inglês, francês e árabe. A obra foi escrita ao longo de 30 anos por 350 pesquisadores, tendo cientistas de origem africana como maioria no comitê científico responsável pelo desenvolvimento da coleção.
O lançamento ocorrerá às 9h, durante o Seminário Nacional de Avaliação da Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais, promovido pela Secad. No encontro, que será realizado no auditório da Finatec, na Universidade de Brasília (UnB), serão debatidas ações referentes à introdução da história da África e dos afro-brasileiros no currículo escolar.
Estarão presentes o ministro da Educação, Fernando Haddad, o ministro da Secretaria de Promoção de Políticas de Igualdade Racial, Elói Ferreira, o ministro da Cultura, Juca Ferreira, o representante da Unesco no Brasil, Vincent Defourny, e o coordenador do núcleo de estudos afro-brasileiros da Ufscar, Valter Silvério, responsável pela tradução da coleção.

http://www.integralworld.net/wilpert.html

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Buraco da camada de ozônio sobre a Antártida é o menor em 5 anos

O tão falado buraco na camada de Ozônio parece ter reduzido suas dimensões. Segundo pesquisadores da Nova Zelândia há uma sensível melhora desde 2000. Estimando a área do "buraco" em aproximadamente 22 milhões de metros quadrados, apesar da melhora a área é muito grande. Quando se fala em buraco, deve-se entender uma área onde a densidade deste ozônio é menos densa, afinal não tem sendido um buraco num gás. Esta camada serve de proteção contra as radiações nocívas do Sol (raios UV). A campanha contra os gases CFC parece estar dando resultado.
Fonte: O Último Segundo
Leia mais

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Bagaço de cana vira matéria-prima para fibrocimento

O bagaço da cana já era utilizado na forma de ração animal, porém nem todo bagaço é consumido desta forma. Uma boa parte acaba sendo queimada para produzir energia para a industria do açucar. O que os pesquisadores estam tentando fazer é aproveitar melhor a fibra da cana e o próprio resíduo da queima, a cinza, para fabricar telhas. Assim promovendo uma utilização mais nobre para um material que pode gerar mais lucro ainda. Segundo a pesquisa as propriedades da nova telha, são similares as atuais.
Fonte: Site Inovação Tecnológica
Leia mais