sexta-feira, 18 de março de 2011

LHC pode se tornar a primeira máquina do tempo do mundo

LHC do tempo
O LHC (Large Hadron Collider), além de ser o maior experimento científico do mundo, pode se tornar também a primeira máquina capaz de fazer a matéria viajar de volta no tempo.
Isto se Tom Weiler e Chui Man Ho estiverem corretos.
Os dois físicos da Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos, acabam de propor a ideia em um artigo ainda não aceito para publicação, enviado para o repositório arXiv.
"Nossa teoria é um tiro de longa distância," admite Weiler. "Mas ela não viola nenhuma lei da física e nem qualquer restrição experimental.
Fonte: Site Inovação Tecnologica
Leia mais

Amostra

     Gostaria de lhe convidar para a Mostra de Artes Visuais do Sesc da Esquina 2010/2011 2ª Temporada, onde participarei com o trabalho Refundir.
   
Abertura: 25 de Março as 19 horas
até 29 de Abril de 2011
Local: Sesc da Esquina
Endereço: Rua Visconde do Rio Branco, 969- Curitiba /Paraná
Fone: (41) 3304-2222
Horários: 2ª a 6ª das 8h às 22h
Sábados e Domingos com horários móveis.

Conto com a presença de todos - Prof.Haroldo

Solidariedade

Solidariedade
Atenção Senhores Professores e demais Colaboradores


Vimos por meio deste solicitar doação de sangue à Gabriele Luana Pancheski, de 6 (seis) anos, portadora de leucemia, sobrinha da Professora Claudia Silva, que precisa da solidariedade de todos.

Os doadores deverão comparecer no Hospital Erasto Gaetner e informar que desejam doar sangue à Gabriele Luana Pancheski.

Os Servidores da Prefeitura Municipal de Araucária, de acordo com a Lei Municipal de nº 1703/06, sem qualquer prejuízo poderão se ausentar de 1 (um) dia de serviço para doação de sangue, conforme dispõe:

Lei 1703/06(...)
Art. 117. Sem qualquer prejuízo, poderá o servidor ausentar-se do serviço:
I - por 1 (um) dia, para doação de sangue;

Horário de funcionamento do hospital:
Segunda à sexta-feira, das 13h às 17h30.       
Estacionamento gratuito.

Contato:
Telefone: 3361-5038
Fax: 3361-5037

quinta-feira, 17 de março de 2011

Entre a Cruz e o Tubo de Ensaio

A professora de religião e história Celina Guarnieri lembra que liberdade para crítica e questionamento mostra a alunos que não há verdade absoluta

Várias vezes nos deparamos com situações semelhantes em salas de aula. Quem pode ter a verdade ao seu lado? Ciência e Religião, assim como futebol e política são assuntos polêmicos. Realmente somos a imagem e semelhança do Criador ou descendemos dos macacos. Deus criou o Sol e a Terra, ou fomos um acaso dentro da explosão primordial do Big Bang? E se tudo começo no Big Bang, o que gerou esta explosão? O que  existia antes disso?
Lógicamente estamos assumindo uma posição cristã, acreditando em Deus. Mas existem outras religiões outros deuses. É uma questão geográfica também. Na América do Sul (cristianismo), no Oriente Médio (o islamismo), na Índia ( o bramanismo), quem está certo?
A ciência tem uma idéa, mas a mesma não é aceita por todos. A religião tem uma resposta, mas nem todos aceitam. Todos tem versões diferentes para uma mesma história.
Fonte: Gazeta do Povo
Leia mais

quarta-feira, 16 de março de 2011

Funcionários retomam trabalhos na usina de Fukushima

Mesmo com todas as medidas de segurança tomadas, os heróis que estão se expondo a radiação para tentar resfriar o reator da usina de Fukushima podem sofrer com a radioatividade do local. É um risco necessário, pois o perigo de um acidente nuclear de grandes proporções é muito alto. Heróis, pois os trabalhadores de Chernobyl, acabaram mortos devido à  exposição radioativa. Os 50 de Fukushima, como disse Getúlio - "sair da vida, para entrar para à história"
Leia mais no último segundo

Leia mais na Folha de São Paulo

Arquivo de Albert Einstein será disponibilizado online

JERUSALÉM - O arquivo de Albert Einstein será digitalizado e disponibilizado na Internet dentro de um ano, informou nesta segunda-feira a Universidade Hebraica de Jerusalém.
 
Einstein, que morreu em 1955, deixou seus arquivos em herança para a universidade, da qual ele foi um dos co-fundadores. O arquivo contém mais de 80 mil documentos do cientista judeu, nascido na Alemanha, considerado o pai da física moderna.
"É a coleção mais importante de seus documentos e uma coleção importante da história do século 20", disse Roni Grosz, diretor do Arquivo Albert Einstein, da Universidade Hebraica.
A universidade disse que a coleção, que inclui cadernos de pesquisa, correspondência com colegas e amigos e artigos que Einstein fez nas áreas da ciência, filosofia e política, seria disponibilizado em um site público que a instituição está criando.
Fonte: O Estado de São Paulo
Leia mais

terça-feira, 15 de março de 2011

Radiação em Tóquio está acima do normal


Um nível de radioatividade acima do normal foi detectado em Tóquio na manhã desta terça-feira, no horário local, anunciou o governo metropolitano de Tóquio. Segundo ele, o nível de radiação alcançou 0,809 micro sieverts na capital por volta das 10h, no horário local, (22h de segunda-feira em Brasília), nível aproximadamente 23 vezes maior do que o normal, porém, a quantidade ainda não é suficiente para prejudicar a saúde humana.
O nível mais alto da radiação foi detectado depois de uma explosão ocorrida às 6h14, no horário local (18h14 de segunda-feira no Brasil), no edifício onde está o reator 2 da usina nuclear de Daiichi, em Fukushima, localizada a 250 quilômetros ao nordeste de Tóquio. Por conta das informações sobre o nível radioativo em Tóquio, a China cancelou voos de Pequim e Xangai que tinham como destino a capital japonesa. O ministério dos Transportes do Japão implementou uma zona de exclusão aérea de 30 quilômetros sobre a usina nuclear de Daiichi, em Fukushima. As informações são da Dow Jones.
Fonte: O Estado do Paraná

segunda-feira, 14 de março de 2011

Tsunami - Vídeo

Este vídeo mostra um pouco do que foi o Tsunami. Impressionante!

Premiê japonês manda isolar usina nuclear e cresce risco de acidente

O primeiro-ministro japonês, Naoto Kan, ordenou a remoção de toda população em um raio de 10 km da usina nuclear de Fukushima após a confirmação de vazamento de material radioativo do reator 1. Os níveis de radiação em torno do complexo aumentaram oito vezes nas últimas horas em um ponto de checagem do lado de fora do usina e estão mil vezes maiores do que o normal na sala de controle do reator, segundo a agência Kyodo.   
Segundo a Tepco, empresa que administra a usina, seus técnicos perderam a capacidade de controlar a pressão dentro de outros quatro reatores do complexo. As condições ainda estão estáveis nestes setores, mas aumentam lentamente. Um porta-voz da Tepco disse que ainda não se sabe se haverá outro vazamento proposital para aliviar a situação.
Também houve problema com um reator na usina de Fukushima 2. O governo ordenou um isolamento de 3 km para a população - Fukushima 2 fica a 12 km da primeira usina.
De acordo com Agência Nuclear Japonesa, o risco de um acidente está maior porque a radiação pode se espalhar facilmente pelo complexo. O sistema de refrigeração do reator parou de funcionar após o terremoto de magnitude 8,9 que atingiu o Japão nesta madrugada, devido a uma queda de energia.
Ao menos 3 mil pessoas foram retiradas da usina, que fica a 240 km de Tóquio. O governo americano enviou por meio de um porta-aviões material para ajudar no resfriamento do reator, informou a secretária de Estado, Hillary Clinton.
O governo e a Tepco, empresa que administra a usina, haviam decidido liberar um pouco de gás radioativo no ambiente para reduzir a pressão no reator. Segundo o ministério da Indústria japonês, não haveria risco para a população e o meio ambiente.
Um porta-voz da Tepco também havia dito mais cedo que a companhia estava trabalhando para descobrir a causa da pressão no reator e a solução para isso. A maior companhia concessionária de energia do Japão em capacidade também afirmou que o sistema de resfriamento do reator número 2 da mesma usina nuclear está operando normalmente e que até agora não existe risco de vazamento radioativo nesse reator.
Vários reatores nucleares localizados na costa do Pacífico, no nordeste do Japão, foram fechados automaticamente quando sentiram o forte terremoto que atingiu a região hoje. Isso inclui os reatores da usina Fukushima Daiichi.
Fonte: O Estado de São Paulo

Mais sardinhas mortas, agora nos Eua



Há pouco tempo atrás o mesmo ocorreu aqui no litoral paranaense. Tem alguma ligação? Será uma ocorrência global?
REDONDO BEACH, Califórnia - Milhares de sardinhas apareceram mortas em Redondo Beach, no sul da Califórnia, nesta quinta-feira, 10. Ainda não há explicação para as mortes dos peixes. Voluntários se juntaram para ajudar a retirar os animais e limpar a praia.
Fonte: Estadao.com.br