sexta-feira, 23 de março de 2012

Quatro décadas - ontem e hoje.

Bem hoje, meu aniversário, prometo não ser tão pessimista. Fiquei pensando em várias coisas para escrever, mas vou tentar não reclamar tanto da vida. Ao contrário vou tentar falar sobre as boas coisas e sobre como tudo mudou nestas quatro décadas que já vivi. Bem, vamos começar do começo ...

Nasci, bem toda história começa assim. Mas vamos falar do antes. Hoje, as mulheres fazem pré natal, tem vários exames, já sabem o sexo do bebê no terceiro ou quarto mês. Tenho um amigo, o Santana, que jura que sabe o dia em que sua mulher engravidou e que já sabia até que ia ser um menino. Segundo ele, devido, a fases da lua, ciclo menstrual e etc que só ele entende. Bem antes de eu nascer, basicamente era tudo na base da simpatia. Jogue um objeto pra grávida, quando ela está distraída e se ela abrir ou fechar as pernas já dava pra saber se era menino ou menina. Óbvio, ela tinha que estar sentada. Acho que se fechasse a perna era menino.
Pra nascer, hoje temos equipes médicas e toda tecnologia disponível, antes tinham as parteiras, o farmacêutico e se tivesse sorte um médico de verdade, daqueles do SUS. (riso), me lembro uma vez que fui usar o tal do INAMPS, fiquei com minha mãe umas 2 horas numa fila absurda de grande, pra marcar uma consulta. Tinha que sair de Pinhais (na época era Piraquara), para ir pra Curitiba ser atendido. Hoje, as coisas estão melhores, os postos de saúde quebram um galho.
Minha infância foi agradável, não sei como estou vivo ainda. Não tinha leite em pó, destes que tem um monte de vitaminas, não tinha dessas papinhas. Fralda? só de pano e com calça plástica. Se você quer ter filhos, vá fazendo as contas, fralda, lenço umedecido e leite. Fora roupas e vacinas. Sabe aquela vacina que deixa aquela marca no braço? Pois é tomei, e não fiquei com a tal marca. Quando fui vacinar meu filho, falaram, se não ficar a marca é porque a vacina não funcionou, tem que tomar de novo. Sorte ou azar, nunca tomei e ainda estou vivo. Lembro das brincadeiras que gostava, futebol, guerra (era general das minhas tropas, uns soldadinhos e alguns carrinhos, com os quais brincava com meu amigo Morto - que é vivo, morto é só o apelido). Nessa época infelizmente não tinha a Casa China, se tivesse seriamos mais felizes, quanto brinquedo barato. A Piazada da nossa época, se contentava em puxar uma latinha cheia de areia, de empinar raia (pipa, papagaio ou pandorga), de brincar de polícia e ladrão, de garrafão, esconde esconde. Era muito legal, entrar no meio do mato, fazer cabanas, ou fazer nosso campo de futebol. Eramos como os sem terra, entravamos, amassava o mato, queimava e dávamos um acabamento com as enxadas. Depois de uns três dias de trabalho, era só alegria. Nunca soube de um amigo, que fumasse, que ficasse bebendo. Jogávamos bola feito condenados, voltávamos pra casa, pretos, sujos e alegres. Troféu, qualquer trocado que conseguíamos quando ganhávamos um jogo. Vídeo game? pouco tinham, era um deles, mas fomos jogar muito tarde, lá pelos 13 anos. Hoje, qualquer pia, tem um PlayStation com 3 anos e já sai jogando. Praticamente não tinha, menino gordo, bem eu não conto, ninguém parava em casa, ninguém ficava parado. Tinha moleque, que já trabalhava. Hoje, ainda tem alguns que nem querem saber disso, mesmo estando com mais de 20 nas costas.
Namoradas, tive umas três, nunca durava muito, não era tão maduro. Mas quem tinha, realmente gostava e era sempre uma coisa  séria. Hoje, se troca de parceiro(a)  ha cada 15 minutos numa balada. (risos) Me lembro que as únicas baladas que frequentei eram umas festinhas da igreja quando ainda fazia catequese. A menina que eu mais detestava, acho que era mutuo o sentimento, era a única que sempre queria dançar comigo. Gostava de musica lenta, não sabia dançar e ainda não sei, era mais fácil enganar que estava dançando mesmo.  Tinha que levar um refri ou bolo, e sempre levava meu toca discos pra ter som na festa. Nessa época, ninguém que eu me lembre tinha namorada, aliás o que era legal na época era a competição meninos e meninas, odiávamos elas.
Fiz CEFET, estudei bastante, fiz estágio, fui escoteiro, tinha minhas bandas de Punk Rock - O The Jack's e a Esquadrilha Abutre. Como era divertido, fico pensando se meus filhos vão ter a mesma sorte que tive. Sempre tive bons amigos, éramos unidos. Hoje, as amizades já são diferentes. Tenho "amigos" no Facebook uns 70 (você deve estar achando pouco!, mas acho muito). Tem volta e meia uma mensagem de alguém que quer ser meu amigo mas que eu nunca vi e que mora sabe lá onde. E essa porcaria de programa que incentiva você a "fazer amizade" com alguém te tem algo em comum com alguém com quem você nem sempre fala, inteligência artificial. Graças a estes programas, alguns até lembraram que hoje é meu aniversário, aproximadamente 2 pessoas. Até agora 8:57 AM de 23/03/2012, não ganhei de ninguém de carne e osso, um abraço um feliz aniversário. (riso) Tecnologia tão idiota que me faz por ter duas ou três contas de e-mail, ter dois perfis no Facebook, e eu ainda recebo mensagem dizendo pra mim que o meu aniversário é hoje e que eu posso mandar uma mensagem de "parabéns" pra mim (riso). Que saudade, do tempo em que eu acordava, no aniversário, e ganhava um parabéns e sabia que poderia fazer o que queria no dia, pois era o meu dia.
Mas o tempo passa, vem o casamento, vem a filha, vem o divorcio. Vem o segundo casamento, vem um filho , vem outro e o tempo passa. O certo é que aproveitei, não foi tudo o que queria pra mim, acho que sempre queremos demais. Ainda tenho algum tempo pra fazer alguma coisa boa alguma coisa por mim. Não parece, mas sempre penso nos outros. Antigamente fazia planos, hoje deixo que as coisas aconteçam, não sei se desisti de lutar, se estou cansado de lutar ou simplesmente não tenho o porque lutar. Só não quero ficar "sentado no trono de um apartamento esperando a morte chegar", como falou o Rauzito. 

ITAÚ SOCIAL ANUNCIA ABERTURA DAS INSCRIÇÕES PARA OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA


Com a presença do ministro da Educação, Aloízio Mercadante, do vice-presidente da Fundação Itaú Social, Antonio Matias, de representantes da Undime, Cenpec, Consed, Canal Futura, educadores e imprensa, foi lançado na segunda-feira, 19, na sede do Itaú Cultural, em São Paulo, a 3ª Edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro.
Na ocasião, o vice-presidente do Itaú Social, Antonio Matias, ressaltou a importância das parcerias para a realização da Olimpíada. Segundo ele, "um país só se constrói com a Educação como prioridade. É ela que transforma o país".
Fonte: Site Todos pela educação.

Brasileiros desenvolvem fármaco inorgânico contra tuberculose

Brasileiros desenvolvem fármaco inorgânico contra tuberculose: Baseados em nanotecnologia, os novos fármacos contra tuberculose, serão capazes de reduzir o tempo médio atual de tratamento, que é de seis meses.

Brasileiros desenvolvem fármaco inorgânico contra tuberculose

Brasileiros desenvolvem fármaco inorgânico contra tuberculose: Baseados em nanotecnologia, os novos fármacos contra tuberculose, serão capazes de reduzir o tempo médio atual de tratamento, que é de seis meses.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Informativo - eventos


Prezados(as)  senhores(as)
 
O Departamento Acadêmico de Eletrotécnica – DAELT da Universidade Tecnológica do Paraná – UTFPR,
Câmpus Curitiba - Centro, tem o prazer de convidá-los a participar de um Tec-Day que aboradará o tema
Modelagem e Simulação Dinâmica de Sistemas Unidimensionais, com o patrocínio da empresa:
 
LMS South-America, detentora dos direitos do software LMS  instalado no laboratório A201 do DAELT – Curitiba.

Este evento singular visa aproximar as empresas e a academia em torno de um tema de suma importância no
desenvolvimento da Engenharia e do Processo de Desenvolvimento de Produtos.
 
Data: 27/03/2012 das 8h00 às 17h00, nas UTFPR Câmpus Curitiba – Centro
 
Objetivo: Fomentar e discutir o tema Modelagem e Simulação Dinâmica de Sistemas de Engenharia e sua
aplicação no desenvolvimento de projeto de produtos, envolvendo a Academia e a Industria, fomentando
a área de pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias e produtos.
 
Para melhores esclarecimentos segue abaixo o descritivo do evento.
 
Para inscrições acesse página pelo link http://www.lmsintl.com/fundamentals_of_thermal_hydraulics_BR
 
As vagas são limitadas.
 
Não perca a oportunidade de discutir este impotante tema com profissionais especialista na área que virão
dos Estados Unidos para socializar seus conhecimentos.
 
Atenciosamente
 
prof Luiz Amilton Pepplow
DAELT – UTFPR – Curitba
 

Tudo está maravilhoso e ninguém está feliz

Tudo é maravilhoso e ninguém está feliz. por lucasbsilva3 no Videolog.tv.

Mensagem telefônica criativa



Os professores de uma escola decidiram gravar, na secretária eletrônica, uma mensagem bem criativa para aqueles pais ausentes que não tem responsabilidade e ainda gostam de acobertar a também falta de responsabilidade de seus filhos. 
É normal que a escola cobre responsabilidade dos alunos e dos pais, perante as faltas e trabalhos de casa 
e, por isso, ela e os professores estão sendo processados por pais que querem que seus filhos sejam aprovados, mesmo com muitas faltas, e sem fazer os trabalhos escolares. Veja a mensagem aí abaixo.
Um grande abraço.

MENSAGEM TELEFÔNICA  CRIATIVA DE UMA ESCOLA

Eis a mensagem gravada: - Olá! Para que possamos ajudá-lo, por favor, ouça todas as opções: - Para mentir sobre o motivo das faltas do seu filho - tecle 1. - Para dar uma desculpa, por seu filho não ter feito o trabalho de casa - tecle 2. - Para se queixar sobre o que nós fazemos - tecle 3. - Para insultar os professores - tecle 4. - Para saber porque não foi informado sobre o que consta no boletim do seu filho, ou em diversos documentos que lhe enviamos - tecle 5. - Se quiser que criemos o seu filho -tecle 6. - Se quiser agarrar, esbofetear ou agredir alguém - tecle 7. - Para pedir um professor novo pela terceira vez este ano - tecle 8. - Para se queixar do transporte escolar - tecle 9. - Para se queixar da alimentação fornecida pela escola - tecle 0. - Mas se você já compreendeu que este é um mundo real, e que seu filho deve ser responsabilizado pelo próprio comportamento, pelo seu trabalho na sala de aula, pelas tarefas de casa, e que a culpa da falta de esforço do seu filho não é culpa do professor, desligue e tenha um bom dia!

Colaboração prof. J Rodrigues

quarta-feira, 21 de março de 2012

Metamateriais produzem hologramas e partem para mudar a Óptica

Metamateriais produzem hologramas e partem para mudar a Óptica: Agora é possível dizer que os cientistas estão muito próximos de literalmente manipular a luz à vontade.

Obrigado!

http://www.youtube.com/watch_popup?v=SS-sWdAQsYg&vq=medium

Aprenda a dizer obrigado em japonês!

Quer aprender ou quer ensinar pela internet?


Há vídeos falando da relação entre Estresse e Obesidade, como criar Actions no Photoshop, como mudar a tela de logon de seu Windows 7 e muito mais. Agora ficou mais fácil ensinar e aprender sobre diversos assuntos. Acesse, grave, ensine, aprenda e fique por dentro daquilo que te interessa!


Fonte: Olhar Digital UOL
Leia mais

terça-feira, 20 de março de 2012

Encontro de dois mundos

Workshops discutem caminhos para ampliar a participação dos físicos no esforço de inovação das empresas .
Veja a reportagem completa no link http://revistapesquisa.fapesp.br/?art=4644&bd=1&pg=1&lg=

Fonte revista Pesquisa Fapesp

Novo exame diagnostica crianças com dificuldade de fala

Novo exame diagnostica crianças com dificuldade de fala: Um novo exame permite que crianças com problemas na percepção e processamento de informações auditivas possam ser precocemente diagnosticadas.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Inscrições para curso de capacitação no HC ainda estão abertas


As inscrições para o curso gratuito de capacitação em “Saúde baseada em evidências – edição 2012″ estão abertas até o dia 26 de abril. As aulas começaram nesta quinta-feira (15), mas o cadastro ainda pode ser feito. A carga horária do curso é de 150 horas.
O programa busca o aprimoramento de profissionais de saúde de hospitais públicos e também da rede sentinela da Anvisa. Alguns de seus focos são as aplicações práticas em busca da eficiência, a elaboração de projetos de pesquisa clínica, a economia em saúde e a gestão de tecnologias em saúde.
As aulas, na modalidade à distância, são virtuais, todas as quintas-feiras, das 10h às 12h, na sala 1 do anexo B do Hospital de Clínicas. O público-alvo são profissionais da saúde com nível superior.
Para realizar a inscrição, o interessado deve enviar e-mail para sbepr@yahoo.com.br contendo nome completo, números de telefone fixo e celular e local de trabalho com ramal. Após receber as instruções em resposta ao e-mail, o aluno realizará seu cadastro na plataforma IEP/HSL. O prazo para cadastro na plataforma é até 26 de abril de 2012, data da primeira prova.
Com informações da Assessoria de Marketing Institucional do HC

Pesquisadores da Unicamp desenvolvem células solares orgânicas

Pesquisadores da Unicamp desenvolvem células solares orgânicas: As células solares orgânicas são promissoras por serem muito mais baratas e serem flexíveis, podendo ser aplicadas sobre qualquer superfície.

Concurso do Observatório Nacional

O I Programa ON Imagens e Palavras, criado pela Divisão de Atividades Educacionais do Observatório Nacional - DAED/ON, pretende despertar o interesse pela história de um instituto que, há 185 anos, realiza pesquisa e desenvolvimento em Astronomia, Geofísica e Metrologia em Tempo e Frequência, forma pesquisadores em seus cursos de pós-graduação, capacita profissionais, coordena projetos e atividades nestas áreas, gera, mantém e dissemina a Hora Legal Brasileira,de acordo com sua missão. 

Esta atividade faz parte de uma série de iniciativas em comemoração aos 185 anos do Observatório Nacional. Através deste programa, gostaríamos de conhecer a sua visão sobre o instituto.

Mais informações http://www.on.br/programa_I_P/