sexta-feira, 21 de setembro de 2012

PRONATEC

Material da aula 08 - tração e compressão já está disponível

até segunda!

Dia das crianças!

Feira de Estágios UFPR 27 e 28 de Setembro!


A JR Consultoria, Empresa Júnior do Setor de Ciências Sociais da Universidade Federal do Paraná, realiza a Feira de Estágios e Trainee – Trajetória UFPR, nos dias 27 e 28 de setembro. O evento ocorre no Setor de Ciências Sociais Aplicadas do campus Botânico, com espaço de exposição para 21 estandes e estacionamento para 300 veículos.
Na sua última edição, em 2010, o Trajetória lotou todos os estandes com empresas renomadas do mercado e recebeu um público com cerca de quatro mil alunos. O objetivo do evento é proporcionar aos estudantes universitários paranaenses um esclarecimento sobre as diferentes carreiras a serem seguidas, além de um contato diferenciado com as mais distintas empresas do mercado, para que possam melhor definir o seu futuro.
Durante a Feira, serão realizadas várias atividades, como o cadastro de currículos (que também pode ser feito antes e depois do evento pelo site do Trajetória) e palestras das empresas expositoras, além do contato direto com as mesmas nos estandes.
Para as empresas, o evento visa estreitar a relação com os alunos, tornando possível o recrutamento de estagiários e trainees altamente qualificados, além de proporcionar uma exposição diferenciada da marca.

Resistência aos antibióticos: novas gerações, práticas novas

Resistência aos antibióticos: novas gerações, práticas novas: Para educar a população em geral sobre aspectos básicos do funcionamento e do uso dos antibióticos, o melhor caminho é começar pelas crianças.
Resistência aos antibióticos: novas gerações, práticas novas
A população em geral continua mal informada sobre aspectos básicos relacionados com o modo de funcionamento dos antibióticos. A saída pode ser educar as crianças.[Imagem: IBMC.INEB]

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Dia da árvore na UFPR - Distribuição de mudas!


Cerca de duas mil mudas de “araucária Angustifólia” o pinheiro-do-Paraná serão distribuídas no Setor de Ciências Agrárias da UFPR nesta sexta-feira, dia 21, a partir das 9 horas, em comemoração ao dia da árvore. São mudas plantadas por presidiários da Colônia Penal Agrícola em Piraquara, através de convênio com a Secretaria de Justiça.
Os interessados receberão ainda orientações de como cultivar o pinheiro para que em 12 anos possam colher pinhões, explicou o pesquisador e coordenador do projeto Flávio Zanette.
A distribuição será próxima ao Departamento de Fitotecnia e Fitossanitarismo, que fica na Rua dos Funcionários, 1540. Nos últimos cinco anos foram distribuídas mais de 60 mil mudas obtidas de pinhões selecionados.
Pinhões selecionados - fotos de Flávio Zanette
O dia da árvore será lembrado também pelos professores do Departamento de Fitotecnia e Fitossanitarismo que irão plantar uma muda de cerejeira no campus Agrárias. Os pesquisadores dão início ainda a um programa especial de manejo das árvores existentes no campus, aproximadamente mil exemplares de diversas espécies. O principal cuidado é com a erva-de-passarinho, trepadeiras que grudam nos galhos e podem matar as árvores.
Serviço:
distribuição de mudas de pinheiro
Setor de Ciências Agrárias da UFPR, Departamento de Fitotecnia e Fitossanitarismo,
Rua dos Funcionários, 1540
a partir das 9 horas

5 Dimensões da Educação

Colaboração prof. Haroldo

Posted: 18 Sep 2012 07:11 PM PDT
A educação que prevaleceu no passado é bastante insatisfatória, incompleta, superficial. Ela só cria pessoas que conseguem ganhar o seu sustento, mas não dá a elas uma visão sobre a vida em si. Ela não só é incompleta como é prejudicial também — porque é baseada na competição.

Qualquer competição, no fundo, é violenta e cria pessoas pouco amorosas. Todo o esforço é para que sejam conquistadoras — de renome, de fama, de todos os tipos de ambições. Obviamente elas terão que lutar e entrar em conflito para fazer essas conquistas. Isso destrói sua alegria e sua afabilidade. Parece que todo mundo está brigando contra o mundo inteiro.

A educação até agora tem sido voltada para o cumprimento de objetivos: o que você aprende não é importante: o importante é o exame que você fará um ano ou dois anos depois. Ele torna o futuro importante — mais importante do que o presente. Ele sacrifica o presente em prol do futuro. E isso se torna o seu próprio estilo de vida; você está sempre sacrificando o momento por algo que não está presente. Isso cria um imenso vazio na vida.

Na minha visão, a educação terá cinco dimensões. Antes de começar a tratar dessas cinco dimensões, algumas coisinhas precisam ser mencionadas. Uma é que não deverá haver nenhum tipo de exame como parte da educação, mas uma observação diária, feita de hora em hora, por parte dos professores.

Essas observações feitas ao longo do ano decidirão se o aluno deverá ou não permanecer na mesma classe. Ninguém fracassa, ninguém passa — a questão é apenas que algumas pessoas são mais rápidas e outras são um pouquinho mais preguiçosas. A ideia de fracasso cria uma ferida profunda de inferioridade, e a ideia de ser bem-sucedido também cria um tipo diferente de doença: a da superioridade.

Ninguém é inferior e ninguém é superior. A pessoa é simplesmente ela mesma, incomparável. Portanto, não haverá espaço para exames. Isso mudará toda a perspectiva do futuro para o presente. O que você está fazendo neste momento será decisivo, e não cinco perguntas no final de cada ano. O aluno passará por milhares de coisas a cada ano e cada uma delas será decisiva. Por isso a educação não será voltada para os exames.

O professor ocupou um papel de imensa importância no passado, pois ele sabia que tinha passado em todos os exames, tinha acumulado conhecimento. Mas a situação mudou — e esse é um dos problemas: a situação mudou, mas nossas respostas continuam as mesmas.

Agora a explosão de conhecimentos é tão grande, tão imensa, tão rápida, que você nem pode escrever um livro muito extenso sobre nenhum tema científico, porque quando o livro estiver completo já estará ultrapassado; novos fatos, novas descobertas, terão tornado o seu livro irrelevante. Agora a ciência precisa depender de artigos, de periódicos, não de livros.

O professor se formou trinta anos atrás. Em trinta anos tudo mudou, e ele vai repetir o que lhe ensinaram. Ele está ultrapassado, está tornando os seus alunos ultrapassados. Portanto, na minha visão, a velha ideia de professor não tem lugar. Em vez de professores, haverá orientadores, e é preciso entender a diferença: o orientador lhe dirá em que lugar da biblioteca é possível encontrar as últimas informações sobre um assunto.

O ensino não deverá ser administrado da maneira antiga, pois a televisão pode fazer isso de um jeito melhor, pode trazer as últimas informações sem nenhum problema. O professor precisa atrair os seus ouvidos; a televisão atrai os seus olhos e o impacto é muito maior, pois os olhos absorvem oitenta por cento das situações da vida — eles são o mais vivo de todos os seus sentidos. Se você puder ver algo, não há necessidade de memorizar nada; mas, se ouvir algo, precisará memorizar isso.

Quase noventa e oito por cento da educação pode ser administrado pela televisão; e as perguntas dos alunos poderão ser respondidas pelo computador. O professor deve ser apenas um guia para mostrar o canal certo, para mostrar como usar o computador para encontrar o livro mais atual. Sua função será completamente diferente. Ele não transmitirá conhecimento, só tornará o aluno consciente do conhecimento contemporâneo, do conhecimento de vanguarda. Ele é só um orientador.

Com essas considerações, eu divido a educação em cinco dimensões. A primeira é informativa, como história, geografia e muitas outras matérias que podem ser administradas por meio da televisão e do computador. A segunda parte deve ser as ciências. Elas podem ser administradas pelo computador e pela televisão também, mas são mais complicadas e o orientador será mais necessário.

Na primeira dimensão também estão as línguas. Todas as pessoas do mundo deverão aprender pelo menos duas línguas; uma é o seu idioma natal e a outra é o inglês, como veículo internacional de comunicação. Elas também podem aprender línguas com mais eficácia por meio da televisão — a pronúncia, a gramática, tudo pode ser ensinado mais corretamente pela televisão do que por meio de professores individuais.

Podemos criar no mundo uma atmosfera de fraternidade: a língua conecta pessoas e também as desconecta. Não existe atualmente nenhum idioma internacional. Isso se deve aos nossos preconceitos. O inglês é perfeitamente apropriado, porque é conhecido por mais pessoas ao redor do mundo em escala mais ampla — embora não seja a língua falada pela maioria das pessoas.

A primeira é o espanhol, no que diz respeito ao número de pessoas. Mas a população que fala espanhol está concentrada e não espalhada por todo o mundo. A segunda é o chinês, e é ainda mais concentrada; só é falada na China. Essas são as línguas faladas pelo maior número de pessoas, mas a questão não é o número, mas o quanto são disseminadas no mundo todo.

O inglês é a língua mais difundida mundialmente, e as pessoas precisam deixar de lado o preconceito — elas precisam ver a realidade. Houve muitos esforços para criar línguas que evitassem preconceitos — os espanhóis podem dizer que a língua deles deve ser a língua internacional porque é falada por um número maior de pessoas.

Para evitar essas disputas, foram criadas línguas como o esperanto. Mas as línguas não criadas também dão certo. São poucas as coisas que crescem, que não podem ser criadas; e a língua é algo que se desenvolve ao longo de milhares de anos. O esperanto parece tão artificial que todos os esforços de implantá-lo fracassaram.

Mas é absolutamente necessário criar duas línguas — primeiro a língua natal, porque existem sentimentos e nuanças que você só pode expressar na sua língua natal.

Um dos meus professores, o senhor S. K. Saxena, viajava pelo mundo todo e foi professor de filosofia em muitos países. Ele costumava dizer que você pode falar tudo numa língua estrangeira, mas quando se trata de brigar e de amar, você sente que não está sendo sincero e verdadeiro com relação aos seus sentimentos. Por isso, quando se trata dos seus sentimentos e da sua sinceridade, a sua língua natal... que você bebeu com o leite da sua mãe, que se tornou parte do seu sangue e dos seus ossos. Mas isso não é suficiente, pois faz surgir pequenos grupos de pessoas e torna as outras estrangeiras.

Uma língua internacional é absolutamente necessária como base para um mundo unificado, uma só humanidade. Por isso duas línguas são absolutamente necessárias para todos. Isso faz parte da primeira dimensão.

A segunda é a pesquisa de assuntos científicos, o que é extremamente importante, pois a ciência corresponde à metade da realidade, ou seja, a realidade externa.

E a terceira será o que falta atualmente na educação: a arte de viver. As pessoas acham que sabem o que é amor. Elas não sabem... e, quando descobrem, é tarde demais. Toda criança deveria receber ajuda para aprender a transformar sua raiva, seu ódio, seu ciúme, em amor.

Uma parte importante da terceira dimensão também deveria ser o senso de humor. Nossa assim chamada educação faz com que as pessoas fiquem tristes e sérias. Se um terço da sua vida é gasto numa universidade, em ser triste e sério, isso fica enraizado.Você se esquece da linguagem do riso — e a pessoa que se esquece da linguagem do riso se esqueceu muito da vida.

Portanto, o amor, a risada e o conhecimento da vida e das suas maravilhas, seus mistérios... os passarinhos cantando nas árvores, não deveriam passar despercebidos. As árvores e as flores e as estrelas precisam ter uma conexão com o coração. O nascer do sol e o pôr do sol não são apenas coisas externas, eles são internos também. A reverência à vida deve ser a base da terceira dimensão.

As pessoas não têm reverência nenhuma pela vida. Elas ainda continuam matando animais para comer — chamam isso de "jogo". E, se os animais as comem, elas chamam isso de calamidade! Estranho... num jogo, ambas as partes devem ter oportunidades iguais. Os animais não têm armas e você tem revólveres ou flechas. Você pode não pensar sobre a razão por que os revólveres e as flechas foram inventados — pois foi para que se pudesse matar os animais de uma distância maior; chegar muito perto é perigoso. Que tipo de jogo é esse? E o pobre animal: indefeso contra as balas...

Não se trata de uma questão de matar os animais; é uma questão de não ter reverência pela vida, pois tudo de que você precisa pode ser obtido por meio de suplementos nutricionais ou por outros métodos científicos. Todas as suas necessidades podem ser satisfeitas; nenhum animal precisa ser morto. E uma pessoa que mata animais, lá no fundo pode matar seres humanos sem qualquer dificuldade, pois qual é a diferença?

Uma grande reverência pela vida deve ser ensinada, pois vida é Deus e não existe outro deus que não seja a própria vida, e a alegria, o riso, o senso de humor — em resumo, um espírito dançarino.

A quarta dimensão deve ser das artes e da criatividade: pintura, música, artesanato, cerâmica, alvenaria, qualquer coisa que seja criativa. Todas as áreas da criatividade devem ser permitidas: os alunos podem escolher. Só algumas poucas coisas devem ser obrigatórias — por exemplo, uma língua internacional; uma certa capacidade para ganhar o próprio sustento; uma determinada arte criativa.

Você pode escolher a partir de uma ampla paleta de artes criativas, pois, a menos que a pessoa aprenda a criar, ela nunca se tornará uma parte da existência, que é constantemente criativa. Sendo criativa, a pessoa é divina; a criatividade é a única prece.

E a quinta dimensão deve ser a da arte de morrer. Nessa quinta dimensão estarão todas as meditações, de modo que você possa saber que a morte não existe, que você possa se tornar consciente de que há uma vida eterna dentro de você. Isso deve ser absolutamente essencial, pois todo mundo tem que morrer; ninguém escapa disso. E, sob o amplo termo genérico da meditação, você pode ser apresentado ao Zen, ao Tao, ao Yoga, ao Hassidismo, a todos os tipos e a todas as possibilidades que existem, mas que hoje não são incorporadas à educação.

Nessa dimensão, você também deve aprender que existem artes marciais como o aikido, o jiu-jitsu, o judô — a arte de autodefesa sem armas — e não só de autodefesa, mas também de meditação, simultaneamente.

Teremos uma educação completa, integral. Tudo o que é essencial deve ser compulsório, e tudo o que é não essencial deve ser opcional. A pessoa pode lazer suas opções, que serão muitas. E, depois que o básico for preenchido, então você precisa aprender algo de que gosta: música, dança, pintura — você tem que saber algo que o leve ao seu interior, a se conhecer. E tudo isso pode ser feito muito facilmente, sem nenhuma dificuldade.

Eu mesmo fui professor e me demiti da universidade com a seguinte nota: isso não é educação, é uma completa estupidez; vocês não estão ensinando nada de significativo.

Mas essa educação insignificante prevalece no mundo inteiro. Ninguém busca uma educação mais completa, integral. Nesse sentido, quase todo mundo é pouco instruído; mesmo aqueles que têm muitos diplomas são pouco instruídos nas áreas mais vastas da vida.

Alguns não são instruídos, muitos são pouco instruídos — mas ninguém tem instrução realmente. Mas encontrar uma pessoa instruída é impossível, pois a educação como um todo não existe em lugar nenhum.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Capacitação do Grupo Boticário

Estão abertas as inscrições para dois cursos de capacitação profissional do Grupo Boticário, Senai e Faculdade Metropolitana de Curitiba (Famec). O de Iniciação aos Processos Industriais e Boas Práticas aceita inscrições até a próxima sexta-feira, dia 21. Para participar é preciso ter mais de 18 anos e ensino médio completo. O curso tem carga horária de 92 horas. Durante as aulas, os participantes aprendem sobre os aspectos fundamentais dos processos produtivos da indústria. A próxima turma começa no dia 1.° de outubro, com aulas pela manhã ou à noite. Já as inscrições para o curso de Inclusão Digital vão até novembro e podem ser feitas na sede do Grupo Boticário ou na Famec. As aulas acontecerão nas tardes de segunda, quarta e sextas-feira, na sede da empresa. Informações: (41) 3299-6200 ou (41) 3283-6800.

PR terá sistema próprio de avaliação educacional a partir deste ano - Ensino - Gazeta do Povo

PR terá sistema próprio de avaliação educacional a partir deste ano - Ensino - Gazeta do Povo

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Atenção professores de Biologia

Prezados senhores,

Estamos divulgando cursos gratuitos ofertados pela UFPR a professores da
rede pública na área de biologia. Em particular, gostaria de divulgar o curso que coordeno, "Estratégias Pedagógicas para maior interatividade no ensino de biologia".

O curso terá 90h e será ministrado às sextas-feiras à noite e sábados. A
data de início será definida assim que a turma estiver fechada.

Serão apresentadas ferramentas alternativas para o ensino de biologia,
incluindo a confecção de modelos didáticos, a utilização de TICs, de
ambientes virtuais de aprendizagem e a aplicação de jogos didáticos.
Foi escolhido o tema "Reprodução" para aplicação das ferramentas
didáticas.

Peço que o curso seja amplamente divulgado, possibilitando que o maior
número de professores tenham a oportunidade de fazer.
Também segue em anexo uma ficha de inscrição que deve ser encaminhada para:
extensao.biologia.ufpr@gmail.com

Atenciosamente,
Profa, Flavia S. Rios
Coordenadora do curso


-- 
Dra. Flavia Sant'Anna Rios
Universidade Federal do Paraná
Setor de Ciências Biológicas
Departamento de Biologia Celular - sala 220
http://biocel.bio.ufpr.br/prof/profflaviasantannarios.html
Laboratório de Biologia Adaptativa
Centro Politécnico - Jd. das Américas, Curitiba-PR
e-mail: flaviasrios@ufpr.br
Telefone:(41) 3361 1542 - 3361-1682
Fax: (41) 3266-2042
http://lattes.cnpq.br/3890731323026717

Programa de Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular:
http://www.pgbiocel.ufpr.br/

Leonardo da Vinci

Criada anestesia controlada pela luz

Anestesia é controlada com luzCriada anestesia controlada pela luz: Animais que receberam a anestesia fotossensível voltam à atividade quando iluminados com luz violeta. E ficam novamente anestesiados quando a luz é desligada.
Animais que receberam a anestesia fotossensível voltam à atividade quando iluminados com luz violeta. E ficam novamente anestesiados quando a luz é desligada.[Imagem: Stein et al./Angewandte Chemie]

Próteses biônicas ajudam inclusão de deficientes no mercado de trabalho

Próteses biônicas ajudam inclusão de deficientes no mercado de trabalho: Os avanços da tecnologia biônica podem liberar o potencial de uma força de trabalho que, até agora, vinha sendo subutilizada.

Próteses biônicas ajudam inclusão de deficientes no mercado de trabalho

Próteses biônicas ajudam inclusão de deficientes no mercado de trabalho: Os avanços da tecnologia biônica podem liberar o potencial de uma força de trabalho que, até agora, vinha sendo subutilizada.

Sistema anti-bêbado detecta embriaguez com câmera termal

Sistema anti-bêbado detecta embriaguez com câmera termalSistema anti-bêbado detecta embriaguez com câmera termal: Uma nova tecnologia de imageamento termal poderá ser usada para identificar os bêbados ainda no estacionamento, antes mesmo que eles peguem na direção.


Vinte e um pontos foram determinados pelos pesquisadores como capazes de atestar com precisão se uma pessoa está bêbada ou não. [Imagem: Koukiou/Anastassopoulos]

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Curso gratuíto para professores de Física


Queridos amigos,
Com muita alegria convido os Professores de Ciências e de Física da Rede Pública de Ensino para este curso gratuito que estou oferecendo em parceria com o CBPF (Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas). O curso será ministrado em Curitiba.
Este é um evento do Grupo de Pesquisas “Física e Humanidades” (clique no link http://portal.cbpf.br/index.php?page=GruposPesquisa.Apresentacao&grupo=42   para conhecer o Grupo) do qual faço parte. O curso é oferecido exclusivamente para os Professores da Rede Pública.
Vamos levar a Física Moderna para as nossas escolas de Ensino Médio e Fundamental!
Agradeço encaminharem para seus contatos de modo que a informação chegue aos interessados!
Grande abraço,
Eliane Xavier
Confiram no folder as informações.
Descrição: Imagem inline 1

UFPR está com as inscrições abertas para curso de “Produção Audiovisual”



Estão abertas até a próxima sexta-feira (21) as inscrições para o curso de “Produção Audiovisual: a atuação social da mídia abordada em produção audiovisual”. O curso é promovido pela Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional da UFPR (Prograd) e pela Coordenação de Políticas de Formação de Professores (Copefor).
Organizado pelos professores do Departamento de Comunicação Social (Decom), a iniciativa é voltada para professores da rede pública de Ensino Médio de Curitiba. O curso resultará no desenvolvimento de habilidades e competências para a produção de material didático em vídeo com a finalidade de utilização durante as aulas pelo professor/produtor. Ao todo são ofertadas 40 vagas e ainda há tempo para se matricular. A carga horária é de 135 horas/aula e os candidatos receberão certificado de conclusão.
O curso é gratuito e será dividido em cinco módulos: Produção Audiovisual; Aspectos da Atuação da Mídia e Reflexos Sociais dos Conteúdos Midiáticos; Texto para Audiovisual; Produção de Campo; e Seminário para Análise de Produção. As aulas serão ministradas às quintas-feiras, das 14 às 19 horas e aos sábados, das 8 às 18 horas no Decom, localizado na Rua Bom Jesus, 650, Juvevê. O encerramento das atividades está previsto para o mês de dezembro.
As inscrições podem ser feitas pelo e – mail: audiovisualufpr@gmail.com.

Revista Pré-Univesp

Caro leitor,
O número 23 da revista Pré-Univesp escolheu como tema a escravidão, prática presente na história da humanidade desde o mundo antigo e que continua existindo, invisível aos olhos da sociedade, no mundo contemporâneo. No Brasil, o trabalho escravo institucionalizado se prolongou por mais de trezentos anos, nos quais desembarcaram em terras brasileiras quase cinco milhões de africanos, provocando mudanças profundas na sociedade brasileira. Veja nesta edição reportagens, artigos, entrevista e infográficos sobre o tema, e não deixe de conferir a seleção de vídeos e textos literários que preparamos.

Editorial
Ações afirmativas e políticas de afirmação do negro no Brasil
Por Carlos Vogt

Entrevista
Eduardo França Paiva - Mitos e equívocos sobre escravidão no Brasil
Por Cristiane Kämpf

Reportagens
História cativa
Por Carolina Toneloto

Ex-escravos em tempos de República
Por Enio Rodrigo

Desigualdade como legado da escravidão no Brasil
Por Maria Teresa Manfredo

Escravos contemporâneos
Por Enio Rodrigo

Artigos
Quilombos e quilombolas: uma história de resistência
Por Waldomiro Lourenço da Silva Júnior

O banzo: mal do tráfico transatlântico de escravos
Por Ana Maria Galdini Raimundo Oda

Heranças das línguas africanas
Por Margarida Petter

Clique nos links a seguir para ver os infográficosvídeos e textos literários dessa edição.

Boa leitura!

Curso: Mediadores de Leitura




Curso: Mediadores de Leitura
Período: 03/10 a 21/11. Toda quarta-feira, das 19 às 22h.

Elaboramos proposta de cursos para Secretarias de Educação, Escolas ou grupos fechados. Entre em contato para obter mais informações.

Informações: (41) 3323-3313 / 3016-7340 / 9614-4183
Favor encaminhar esta mensagem para sua lista de endereços de e-mail.

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Gratos
Instituto de Filosofia e Educação para o Pensar e Fundação Sidónio Muralha