sexta-feira, 27 de abril de 2012

Direito à Memória e à Verdade é tema de exposição no Prédio Histórico da UFPR


A exposição “Direito à Memória e à Verdade” – a ditadura militar no Brasil de 1964 a 1985 – está aberta ao público desde terça-feira (24), no hall de entrada do Prédio Histórico.
São 22 painéis que mostram a passagem do período militar nos 21 anos de ditadura. A exposição é organizada pelo Fórum Paranaense de Resgate da Verdade, Memória e Justiça. Alguns do momentos retratados são da resistência estudantil, com a passeata dos 100 mil, o início da luta sindical, a conquista popular e a resitência armada.
A aluna de direito da UniCuritiba passeava pelo campus da UFPR e conferiu a exposição: “Tive uma boa base sobre esse assunto no colégio, mas está mais interessante agora que estou cursando direito. Me chama muita a atenção o AI5 e a abertura política que ocorreu depois”, relata Clara Beatriz Oliveira. Os painéis permanecem no Prédio Histórico até o dia 02 de maio.
Serviço: Exposição “Direito à Memória e à Verdade”.
Local: Hall do Prédio Histórico, Praça Santos Andrade.
Horário: 7h- 23h

Orégano destrói células do câncer de próstata

Orégano destrói células do câncer de próstata: Um constituinte do orégano dispara o fenômeno de apoptose, a morte programada das células tumorais.

Publicada lista de 10 produtos químicos suspeitos de causar autismo

Publicada lista de 10 produtos químicos suspeitos de causar autismo: Um grupo internacional de cientistas divulgou hoje um manifesto pedindo mais pesquisas sobre 10 produtos suspeitos de causar autismo e outras desordens comportamentais em crianças.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Garimpeiros do espaço


Uma empresa recheada de nomes graúdos, como James Cameron (diretor dos filmes de bilheteria bilionária "Titanic" e "Avatar") e Larry Page (criador do Google), anunciou ontem seus planos de promover mineração em asteroides próximos da Terra.
A companhia, batizada de Planetary Resources Inc., espera fazer a extração de recursos escassos na Terra em bólidos celestes que se aproximem da órbita de nosso planeta, membros do grupo de corpos celestes conhecidos como NEOs ("objetos perto da Terra", na sigla inglesa).
Eles calculam que o negócio poderia movimentar dezenas de bilhões de dólares.
Durante a coletiva que revelou os planos da empresa, Peter Diamandis, cofundador e codiretor da firma, destacou que um único asteroide de 500 metros rico em platina contém mais desse metal que tudo o que já foi minerado na Terra na história.
"Muitos metais e minerais escassos existem em quantidade quase infinita no espaço", disse. "Conforme o acesso a eles aumentar, cairá o custo de tudo, incluindo desfibriladores, dispositivos portáteis, televisões e monitores de computador."
Diamandis ficou conhecido nos círculos da exploração espacial depois de ter criado o Prêmio X, que incentivou a criação das primeiras naves suborbitais destinadas ao turismo espacial (agora em fase de testes pela empresa Virgin Galactic).

Fonte: A Folha de São Paulo

Curso gratuito



 curso de fotografia do Pronatec, ocorre no IFPR, na rua Senador Salgado Filho, 1474.
As turmas são pela tarde (14 as 17 hrs) ou à noite (19 as 22 hrs), de segunda a sexta-feira.
A turma da tarde iniciou há uma semana, porém ainda há vagas.
O curso tem duração de 2 meses e 10 dias.
 

Concurso - Educar para a igualdade racial


Desde sua primeira edição, em 2002, o prêmio “Educar para a Igualdade Racial” ocupa papel destacado entre as iniciativas da sociedade civil comprometidas a construção de uma educação igualitária e de qualidade social. O prêmio encontra-se em sua 6ª edição, sendo uma iniciativa do CEERT – Centro Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades, em parceria com o Banco Santander no Brasil, Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República/SEPPIR, com apoio de diversas instituições públicas e privadas. Idealizado há onze anos o prêmio incentiva educadores de todo o Brasil à adotarem programas e ações voltados para a valorização da diversidade e promoção da igualdade racial. Ao longo desse tempo foramcatalogadas quase 2.000 práticas pedagógicas relacionadas à educação igualitária oriundas de todos os estados brasileiros e de todos os níveis educacionais, exceto o superior. O objetivo é prosseguir valorizando o protagonismo dos(as) educadores(as), fortalecendo a progressiva institucionalização das ações educacionais e contribuindo para a efetiva implementação da LDB e das diretrizes curriculares que se ocupam do tema. O prêmio é dividido em duas categorias: professor e gestão escolar. A primeira, mapeia e dá visibilidade às boas práticas escolares desenvolvidas por professores. A segunda, incentiva as iniciativas planejadas e executadas diretamente pela gestão escolar. As escolas premiadas são beneficiadas com plano de acompanhamento para estimular e potencializar a institucionalização das práticas.
 
 

UPDATE = ATUALIZAÇÃO


O mundo não para, manter-se atualizado é muito importante. Neste espaço vou postar comentários, matérias e afins relacionados com "inovações" que podemos utilizar em aulas ou não. A ideia é estar "antenado", com o que é novo. Pesquise, compartilhe, curta, use e teste. 

Começamos apresentando o google drive, leia mais ...

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Vagas para professor e técnicos na UFPR


Estão abertas as inscrições para os concursos que selecionarão candidatos para  cinco vagas abertas para professor permanente da Universidade Federal do Paraná. Interessados em concorrer a uma das vagas ─ todas exigem doutorado ─ têm prazo até o dia 22 de maio para se habilitar.
A vaga ofertada pelo Setor de Ciências Agrárias é na área de conhecimento em Medicina Veterinária ─ Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais. O Setor de Educação também selecionará candidatos interessados na área de conhecimento de Prática Pedagógica/Estágio em Docência na Educação Infantil e Metodologia de Ensino da Educação Infantil.
A vaga ofertada pelo Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes é na área de conhecimento em História da África. Também foi aberta a vaga por este Setor, cuja área de conhecimento é Psicanálise: Fundamentos, Pesquisa e Supervisão. A quinta e última vaga que está recebendo inscrições para o concurso de docente permanente é na área do conhecimento de Contabilidade Financeira e Finanças (Setor de Ciências Sociais Aplicadas). Mais informações (valor da inscrição, salário, regime de trabalho, data das provas, entre outras) podem ser obtidas no site da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, no endereço www.progepe.ufpr.br.
Professor substituto
Outras duas vagas abertas pela UFPR são para a categoria de professor substituto. As vagas são para as áreas de conhecimento em Esportes Coletivos IV (Setor de Ciências Biológicas) e Matemática I, Matemática II, e Fundamentos de Desenho Técnico (campus Palotina). Interessados têm prazo para se inscreverem até esta sexta-feira, dia 27. Mais informações são obtidas também no site da Progepe.




Interessados em concorrer a uma das 25 vagas abertas pela UFPR no concurso para técnicos administrativos têm prazo para se inscreverem até a próxima sexta-feira, dia 27. Das 25 vagas ofertadas, quatro são para pessoal de nível superior e 21 para o de nível intermediário.
O formulário de inscrição, bem como os programas das provas, atividades dos cargos, valores da inscrição e do salário podem ser visualizados no site da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (www.progepe.ufpr.br/concursos/tecnico/2012_progepe/index.html)

Lembra do programa Domingo Legal?


Uma das provas que existiam no programa fazia com que os competidores andassem com um soprador de ar, levando uma bexiga por uma pista de obstáculos. Entenda no experimento abaixo o que acontece. Já fiz isso nas aulas é muito legal.




Se você soprar intensamente uma bolinha de isopor, esperará que ela se afaste de você, certo? Neste experimento mostraremos que esse nem sempre é o caso. Fluxos de ar produzem diferenças de pressão e tais diferenças podem nos auxiliar a "aprisionar" uma bolinha de isopor como se ela estivesse em uma gaiola de ar.

Confira a explicação completa deste experimento em: 
http://pontociencia.org.br/experimentos-interna.php?experimento=907&PREND...

Livros em pílulas?


Com versão paracelular, site oferece livros divididos em pílulas de cinco minutos
Do UOL - UOL Educação,23/04/2012 - São Paulo, SP
Se você faz parte do grupo que, a cada ano novo, promete ler mais livros, pode apelar a um serviço gratuito da Internet chamado“leituradiaria.com”. São 194 obras de diversos autores clássicos, como Aristóteles, Eça de Queiróz,Lima Barreto e Oscar Wilde.

Primeiro, escolha uma obra (por título, autor ou gênero). Depois, indique a quantidade de tempo que você vai se dedicar à leitura –que pode variar de 5 a 30 minutos por dia. Também indique o período em que o trecho do livro vai ser enviado (manhã, tarde ou noite), e os dias da semana que você quer receber as pílulas de leitura (você pode querer ler somente aos finais de semana, por exemplo).
Pronto. O site envia um e-mail com link para confirmação e outro para acessar o livro pelo navegador WAP do celular –daqueles que estãodisponíveis até nos telefones mais simples.
Basta salvar o endereço no navegador e dedicar, na hora do almoço, cinco minutinhos para leitura.
Para amenizar a ansiedade, o site informa o dia em que você terminará a leitura naquele ritmo.

Colaboração prof. Haroldo

terça-feira, 24 de abril de 2012

Experimentos

Veja nossas atualizações!

Leia mais

Educação Especial

veja nossas atualizações!

Leia mais

Philips lança lâmpadas de LED com duração de 20 anos



Philips lança lâmpadas de LED com duração de 20 anos
Foi lançada nos Estados Unidos nesta última semana a lâmpada com duração de 20 anos; isso mesmo que você leu, 20 anos é o tempo de duração prometida pela Philips, marca fabricante da lâmpada. O produto  já está sendo comercializado nos Estados Unidos a um valor de R$ 110,00, valor já atualizado; a nova lâmpada é composta por diodos emissores de luz, que nada mais é que o já conhecido LED.
Apesar do alto valor de vendas, a Philips garante que a nova lâmpada pode trazer economias no longo prazo, sendo que a mesma consome menos energia para o seu funcionamento. O novo produto da marca foi vencedor da competição promovida pelo ministério de Energia dos Estados Unidos, denominada de Bright Tomorrow, ou em português, “Amanhã Brilhante”, na busca de alternativas mais baratas e eficientes para uma lâmpada comum de 60 watts.
Vale informar que a Philips foi à única participante da competição; mas mesmo sendo a única participante, teve que seu produto passar por um teste de durabilidade de 18 meses, até ser considerada vencedora.
Numa tentativa de acabar com a produção das lâmpadas incandescentes, com filamentos e alto consumo de energia, governos de alguns países estão incentivando a compra de lâmpadas mais eficientes, como no caso dos Estados Unidos e Europa.
As lâmpadas de 100 watts já não são mais produzidas na Europa e Estados Unidos e até mesmo as de 60 watts não são mais vendidas pelo velho continente e assim estão sendo abandonadas agora também pelos norte-americanos. De acordo com informações, o governo dos Estados Unidos pretende até 2014 proibir a produção das lâmpadas normais de 40 watts também, por isso dos incentivos a procura de novas fontes de iluminação. Sendo assim, o planeta agradece.
Fonte: Oficina da Net

Click e doe

Campanha para arrecadação de leite para as crianças com câncer da casa Hope.
Basta "curtir" a página da campanha no facebook.
Link da campanha

Grupo brasileiro desenvolve novos materiais misturando cerâmica e plástico

Grupo brasileiro desenvolve novos materiais misturando cerâmica e plástico: Os novos materiais poderão ajudar a baratear os polímeros biodegradáveis e dar origem a diversas soluções nas áreas da medicina e meio ambiente.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Está tudo na sua cabeça? Mesmo?

Está tudo na sua cabeça? Mesmo?
Religião x Ciência

Fracassos


 Essas pessoas não apenas chegaram lá, elas escreveram uma história. E a única coisa que todas essas histórias têm em comum é o fracasso.

Abraham Lincoln: foi capitão para a guerra e voltou como soldado raso. Faliu 2 vezes, perdeu sua casa, sua namorada faleceu, teve um colapso nervoso (tudo isso até os 36 anos), concorreu a 5 eleições e perdeu todas. Somente aos 51 anos de idade, se tornou presidente dos Estados Unidos.
Albert Einstein: só começou a ler aos 7 e falar aos 4 anos de idade, seus pais e professores achavam que ele tinha alguma limitação mental. Chegou a ser expulso da escola e recusado pela Escola Politécnica de Zurique.
Akio Morita: viu seu primeiro produto ser um fracasso de vendas. Isso não o desanimou, e ele e seus sócios continuaram criando outros produtos que tornaram a Sony uma das empresas mais respeitadas do mundo.
Charlie Chaplin: considerado sem sentido pelos estúdios de Hollywood, Chaplin teve suas primeiras tentativas recusadas pois achavam que ninguém iria pagar para assistir.
Charles Darwin: era para ter sido médico, mas desistiu. Considerado por todos a sua volta preguiçoso e sonhador, diziam que era uma pessoa de intelecto muito comum.
Charles Schulz: nunca teve uma tirinha sua publicada no anuário da escola, embora ele enviasse todos os anos. Além disso, Schulz, que nunca teve uma vida de muitas vitórias, também nunca trabalhou na Disney como queria. Snoopy e sua turma foi publicada ininterruptamente por 50 anos em 75 países e o rendeu mais de $1 bilhão de dólares.
Elvis Presley: ouviu, em 1954, de um gerente da casa onde havia acabado de se apresentar que era melhor ele voltar para sua cidade e continuar a dirigir caminhão, sua profissão anterior.
Harrison Ford: ouviu em seu primeiro filme que ele não possuía o necessário para ser uma estrela do cinema. Indiana Jones manda lembranças.
Isaac Newton: nunca foi um bom aluno na escola. Isso o levou a administrar a fazenda da família, mas ele foi tão ruim, que seu tio teve de interceder, o obrigando a ir estudar em Cambridge, onde deslanchou.
Jerry Seinfeld: teve seu papel cortado de uma série depois de apenas 3 episódios, mas não o avisaram. Seinfeld só soube ao chegar no estúdio para a gravação. Ele começou a se apresentar em clubes de comédia quando foi descoberto por um olheiro que estava na platéia.
J. K. Rowling: demitida do seu cargo de secretária onde imaginou as primeiras histórias e características de Harry Potter. Ser escritora sempre foi o seu sonho.
Lee Iacocca: demitido da Ford quando já era presidente de uma empresa que lucrava $2 bilhões de dólares. O motivo: o embate com o neto do velho Ford. Eles não se davam, então Lee foi parar na Chrysler, onde foi o principal personagem da reestruturação da companhia que vivia um momento difícil, utilizando várias ideias que haviam sido apresentadas à Ford.
Michael Bloomberg: dispensado após sua empresa ser adquirida pelo Citigroup.
Michael Jordan: cortado do time de basquete na escola quando garoto.
Oprah Winfrey: afastada do noticiário noturno onde trabalhava como repórter, pois se envolvia emocionalmente com as matérias que fazia. Ofereceram a ela uma participação em um programa durante o dia, ela aceitou magoada até que o programa “People Are Talking” se tornou um sucesso de audiência.
R. H. Macy: faliu (inacreditáveis) 7 vezes antes de construir uma das maiores lojas de departamento dos Estados Unidos, a Macy’s.
Scott Adams: tentou durante publicar suas tiras que nunca agradaram nenhuma editora. Desistiu e seguiu carreira em empresas onde criou o personagem Dilbert e Dogbert. Voltou-se a se motivar após resposta de uma carta que ele havia enviado pedido conselhos, Scott voltou a tentar até conseguir seu primeiro contrato. Demorou 7 anos até que Scott conseguisse largar seu emprego para viver do desenho.
Seichiro Honda: não conseguiu emprego na Toyota após passar por entrevista.
Steve Jobs: embora já tivesse alcançado sucesso, foi após ser demitido da sua própria empresa que Jobs realizou seus maiores feitos. Criou a NeXT, levantou a Pixar e desenvolveu iPods, iPhones e iPads.
Stephen King: teve seu primeiro livro — “Carrie, a estranha” — rejeitado por 30 editoras! Depois disso, ele o jogou no lixo. Sua mulher o recuperou e insistiu que ele continuasse enviando. Até que ele conseguiu e abriu portas para obras como “O Iluminado”.
The Beatles: escutaram de uma gravadora que sua música não a agradou e que canções com guitarras estavam em declínio.
Walt Disney: pulou de emprego e emprego como cartunista de jornal, chegou a ser demitido de um por ser considerado sem ideias nem imaginação. Seu primeiro estúdio faliu, foi com o segundo (cujo levava seu nome) é que ele deslanchou.
Winston Churchill: reprovou a 6ª série, era um dos caras mais odiados do parlamento no começo da carreira e perdeu várias eleições mesmo depois de relativo sucesso. (É o meu favorito, não conheço ninguém que fracassou tanto na vida e chegou tão longe quanto Churchill.)

Sem lactose

Produtos para quem tem intolerância a lactose e mais informações sobre o tema. Visite e saiba mais em:
Sem_lactose.com