sexta-feira, 25 de março de 2011

Campanha quer reduzir cegueira no Brasil

Ótica é um dos assuntos tratados na física, na qual estudamos a luz. Uma das coisas que acabamos estudando são as lentes e aplicações. Quando se fala em saúde, o uso de lentes corretivas e dos chamados defeitos da visão são pontos relevantes. Espero que a campanha descrita abaixo realmente saia do papel, foi num destes testes simples que foi levado para a minha escola, que descobri que teria que usar óculos. Este pode ser seu caso também. Por sorte hoje você pode fazer uma pequena consulta virtual com nossa dica, mas lembre se puder vá regularmente fazer este e outros check-ups. Obrigado pela colaboração prof. Haroldo.
Prof. Osvaldo

Proposta protocolada por oftalmologista no Ministério da Saúde pode evitar a maior causa da baixa visão e cegueira no Brasil - a falta de óculos.
24/3/2011 - 08:27
Proposta protocolada por oftalmologista no Ministério da Saúde pode evitar a maior causa da baixa visão e cegueira no Brasil - a falta de óculos.
Este ano entra em vigor no Brasil a emenda constitucional 59 que obriga ao Estado oferecer educação pré-escolar para criança com idade a partir de 4 anos. O compromisso pode vir acompanhado de outra garantia -  boa saúde ocular. 
Isso porque, o oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto, acaba de protocolar no Ministério da Saúde proposta de "óculos social". Trata-se da distribuição gratuita pelo governo de óculos de grau aos estudantes da rede pública, inclusive aos pré-escolares.

O especialista que é consultor médico da Abióptica (Associação Brasileira da Indústria Óptica) diz que o "óculos social" conta com o apoio da associação que reúne 40 empresas do setor.

Para o presidente da instituição, Bento Alcofarado, a iniciativa pode fortalecer a indústria nacional que tem condições de fornecer ao Estado óculos de qualidade a preço competitivo. "Da mesma forma que a população encontra medicamentos gratuitos nos postos de saúde e farmácias de alto custo, deveria ter acesso garantido aos óculos para assegurar a produtividade e qualidade de vida", afirma o médico.
Mais agilidade na avaliação visual
Ele diz que o SUS (Sistema Único de Saúde) totaliza cerca de 8 milhões de exames oftalmológicos anualmente, segundo a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).  Resultado - A fila de espera pela consulta é grande e faz muitas pessoas desistirem do atendimento médico.

Para eliminar consultas desnecessárias, a proposta protocolada no ministério da saúde prevê a padronização da triagem visual nas escolas com testes de visão disponíveis no site http://www.penidoburnier.com.br/. De acordo com Queiroz Neto, das 36 mil crianças triadas por professores das escolas públicas de Campinas, durante o programa Mais Visão realizado pela Fundação Penido Burnier, o número de encaminhamentos excedentes para consulta atingiu menos de 20%.

Isso significa redução de custos com consultas pelo SUS que possibilita a doação de um maior número de óculos. A falta de lentes corretivas representa mais de 50% da  baixa visão, destaca. Como o distúrbio não apresenta outros sintomas,  a trigem é o caminho mais barato e seguro de garantir a boa acuidade visual.
Sinais de problemas oculares na infância
Os principais sinais de problemas oculares entre crianças, elencados pelo médico, são: tombar a cabeça para o lado que pode indicar desenvolvimento desigual entre os olhos (ambliopia), olhos desviados do eixo central (estrabismo), dor de cabeça frequente, tontura, olhos vermelhos, lacrimejamento, aversão à luz, pupila esbranquiçada e baixo rendimento escolar.
Durante a infância, 75% das alterações oculares são decorrentes dos vícios de refração: miopia (dificuldade de enxergar de longe), hipermetropia (dificuldade de enxergar de perto) e astigmatismo (visão distorcida para perto e longe).
Óculos melhora rendimento escolar, mostra pesquisa
A dificuldade de enxergar está relacionada ao baixo rendimento escolar de metade das crianças. É o que mostra a pesquisa realizada com pais e professores das 950 crianças que receberam óculos de grau no programa, Mais Visão, dirigido por Queiroz Neto.
Os resultados da pesquisa ainda apontam que para professores:
- 51,1% conseguem desenvolver atividades que antes não conseguiam.
- 57% concentram-se mais.
- 49% finalizam tarefas que antes não terminavam.
- 36,2% estão menos agitadas.
Na avaliação dos pais:
- 88% têm maior interesse pelos estudos e concentram-se mais nas tarefas.
- 100% das que sentiam dor de cabeça pararam de se queixar.
- 68% não se incomodam em usar óculos.
- 91% conseguem realizar tarefas que antes não conseguiam.
Fonte: Eutrópia Turazzi

quinta-feira, 24 de março de 2011

Vídeo: Perto da Terra, Lua aparece maior e mais brilhante




A Lua protagonizará no sábado (19) um impressionante espetáculo para o planeta Terra, onde será possível visualizar uma lua maior e mais brilhante que o normal. A razão está no fato de a Lua estar mais próxima em 18 anos.

O fenômeno é conhecido como "superlua" e ocorre quando esta aproximação coincide, como ocorrerá no sábado, com a fase da lua cheia. A lua estará então em seu perigeu, o ponto mais próximo de sua órbita na Terra, e pela primeira vez desde 1993 os dois fatores acontecem no mesmo momento, algo que entusiasmou astrônomos e curiosos que preparam seus telescópios para desfrutar o espetáculo.

Se o tempo permitir, no auge do processo, a Lua aparecerá 30% mais brilhante e 14% maior que o normal. No entanto, parte do fenômeno surge de um efeito óptico, já que na realidade o astro "só" se aproxima da Terra, segundo a Nasa, 26.323 quilômetros, mas graças a isso a lua pode ser vista como se estivesse em uma grande lupa.
Fonte: O Último Segundo
Reportagem completa e video

Prazo para se recadastrar no TRE.

 http://www.gazetadopovo.com.br/vidapublica/conteudo.phtml?tl=1&id=1108782&tit=TRE-adota-urna-biometrica-em-Curitiba-e-eleitores-terao-de-se-recadastrar

Os políticos vão contestar, na última deixaram o povo votar com o RG e o título não valia nada. A maior parte dos votantes não viajam , não estudam em faculdades e por aí vai. O pior é não aceitarem passaportes, carteiras de habilitação, certidões de nascimento ou casamento estes últimos são documentos que para serem feitos necessitam de rgs dos pais ou dos adultos que que casam, lamentável, só burocratas não percebem o todo e a coletividade. Será que vão aceitar carteiras da OAB e dos Conselhos Federais de profissões? E o cpf tão pedido ultimamente, até para menores ,do Enen que nem renda possuem, para eles nada feito. Para que termos vários documentos que não são aceitos por órgãos públicos mas que são obrigato´rios e cobrados e ainda vamos ter de fazer a nova identidade com chip que vai terminar de vez com a privacidade.

by Prof. Haroldo

quarta-feira, 23 de março de 2011

Só rindo

 Folha de São Paulo, 21/03/2011 - São Paulo SP
Professor "novato" desiste de aulas na rede estadual
Por dia, dois docentes recém-concursados abandonam escolas em São Paulo. Principal reclamação é sobre falta de estrutura na rede; governo afirma que desistências estão dentro do esperado

FÁBIO TAKAHASHI DE SÃO PAULO

Formado na USP, Edson Rodrigues da Silva, 31, foi aprovado ano passado no concurso público da rede estadual para ensinar matemática. Passou quatro meses no curso preparatório obrigatório do Estado para começar a lecionar neste ano no ABC paulista. Ao final do primeiro dia de aula, desistiu. "Vi que não teria condições de ensinar. Só uma aluna prestou atenção, vários falavam ao celular. E tive de ajudar uma professora a trocar dois pneus do carro, furados pelos estudantes. Se continuasse, iria entrar em depressão. Não vale passar por isso para ganhar R$ 1.000 por 20 horas na semana." Silva diz que continuará apenas na rede privada. Como ele, outros efetivados neste ano pelo governo já desistiram das aulas, passados apenas 39 dias do início das aulas, sendo 25 letivos. Até sexta-feira, 60 já haviam finalizado o processo de exoneração, a pedido, média de mais de dois por dia letivo. Volume não informado pela Secretaria da Educação está com processo em curso. A gestão Geraldo Alckmin (PSDB) diz ser normal o número de desistências, considerando a quantidade de efetivações (9.300). Educadores, porém, discordam. Para a coordenadora do curso de pedagogia da Unicamp, Maria Marcia Malavasi, "o cenário é triste; especialmente na periferia, os professores encontraram escolas sem estrutura, profissionais mal pagos, amedrontados e desrespeitados."

DESMOTIVAÇÃO - As desistências têm diferentes motivações. Entre as principais citadas por exonerados ouvidos pela Folha estão falta de condições de trabalho (salas lotadas, por exemplo), desinteresse de alunos e baixos  salários. "Muitos alunos não apresentam condições mínimas para acompanhar o ensino médio e têm até uma postura agressiva com o professor", disse Juliana Romero de Mendonça, 25, docente de química. "A realidade da escola é diferente da mostrada no curso", afirmou Gilson Lopes Silva, 30, de filosofia. O concurso selecionou docentes de todas as matérias do final dos ensinos fundamental e médio, séries com muitos temporários e mais problemas de qualidade. Para Maria Izabel Noronha, presidente do sindicato do magistério, além de condições precárias da rede, "a formação nas universidades não é satisfatória, pois elas trabalham com uma escola irreal, de alunos quietinhos". Ela exige que o Estado dê mais tempo aos docentes para a formação em serviço.
> Folha de São Paulo, 21/03/2011 - São Paulo SP
Estado diz que saída de docentes é normal
Professores aprovados podem ter usado exame para aumentar pontuação em outros concursos, afirma secretaria. Para governo, carreira está atrativa e oferece bônus e reajuste com base no mérito; salário inicial é de R$ 1.834

DE SÃO PAULO
A Secretaria da Educação informou que considera normal o volume de docentes novatos que desistiu da rede. A pasta afirmou que devem sair do sistema 10% dos recém-efetivados (cerca de 900 professores), mas não informou em qual prazo podem ocorrer as exonerações. Segundo a gestão Geraldo Alckmin (PSDB), nem as condições de trabalho oferecidas nem os salários da rede são as causas das desistências. A secretaria aponta como explicações a situação pessoal de cada professor, como quem arrumou outro emprego ou só queria o certificado de aprovação, que pode ajudar em concursos futuros. Para o governo, a carreira está atrativa, por conta do bônus por desempenho (que pode chegar a 2,4 salários) e do reajuste com base no mérito (ano passado, 20% dos professores com as melhores notas numa prova ganharam 25% de reajuste). O salário inicial é de R$ 1.834 (jornada de 40 horas semanais).
A professora recém-efetivada Ana Paula dos Santos, 28, elogiou as condições da rede. "Posso fazer aulas diferentes com datashow ou na sala de informática. Se o professor montar uma boa aula, os alunos vão se interessar", disse ela, que leciona biologia em colégio estadual da zona norte de São Paulo. A secretaria disse ainda que alunos que estudariam com docentes desistentes não ficarão sem aula, pois há reposição com temporários. E esses professores provisórios serão substituídos no ano que vem, quando devem entrar nas escolas estaduais 25 mil novos concursados, também aprovados no concurso do ano passado. Desde 2004, a rede estadual não contava com um concurso tão amplo para efetivar professores do 5º ao 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio. (FT)

Biotecnologia

Prezado/a internauta:
Já se encontram, a disposição dos interessados, no site Biotecnologia:
ensino e divulgação (http://www.bteduc.bio.br)os/ capítulos 15 (Biotecnologia
e alimentos) e 16 (Biotecnologia e novos
alimentos) do livro Biotecnologia 2: O impacto na Sociedade, de minha
autoria.
Também está online a apresentação "Biotecnologia e Sociedade", aula
magna ministrada na UniFOA (Volta Redonda, RJ) no mês de fevereiro
deste ano.
Houve pequenas modificações nas páginas 21 (errata) e 92 (Figura 9.8
reformulada)do livro "Biotecnologia 1: Fundamentos".
Foram atualizadas as páginas Orientações e Links.
Atenciosamente,
Dra. Maria Antonia Malajovich
Coord. de Biotecnologia
Instituto de Tecnologia ORT
Rua Dona Mariana 213
Rio de Janeiro, 22280-020 RJ-Brasil
(5521)2539-1842; FAX (5521) 2286-9174

terça-feira, 22 de março de 2011

Vá ao teatro mas antes doe sangue

"Dr. Mouse: no mínimo, O MÁXIMO" é a peça que o Grupo de Teatro Anticorpus, formado por funcionários e pacientes do HC, levará à Mostra Fringe do Festival de Teatro de Curitiba de 2011

A comédia, de autoria de Renildo Meurer, que também dirige o espetáculo, faz uma paródia aos programas televisivos que tratam da área médica.

A censura é 16 anos e estará em cartaz no Sesc Centro. O grupo aproveita a ocasião para solicitar as pessoas que doem sangue. Além de salvar vidas, os doadores ainda tem 50% de desconto nas peças do Festival de Teatro.


O Grupo Anticorpus

Formado por funcionários do HC, desde 2003, o Grupo Anticorpus apresenta apenas peças de segurança e higiene no trabalho. Sempre com textos próprios já realizou cerca de 50 apresentações de 15 espetáculos em vários hospitais e faculdades de Curitiba e região metropolitana.

Estreou em festivais, em 2008. Em 2009, apresentou "Amor e Loucura" no Festival de Teatro de Curitiba, nos festivais de Colombo e de Inverno da UFPR. No mesmo ano, fez uma temporada no Teatro da Reitoria da UFPR. O sucesso da montagem fez com que o grupo apresentasse a mesma montagem no Festival de Curitiba de 2010. Agora leva em cartaz "Dr. Mouse: no mínimo, O MÁXIMO", que estreou na Semana do Servidor da UFPR no final do ano passado.



Serviço

"Dr: Mouse: no mínimo, O MÁXIMO" no FTC 2011

Dias e horários:
30/03 -12:30h
3103 -15:30h
01/04 - 18:30h
02/04 - 21:30h.

Local: Sesc Centro
Rua José Loureiro, 578.
Mais informações:
Site do Grupo: http://www.vilamix.com.br
Site do Festival: http://www.festivaldecuritiba.com.br/espetaculos/view/255
Ingressos: http://www.ingressorapido.com.br/Evento.aspx?ID=14095

PARA DOR SANGUE: PROCURE O BIOBANCO DO HC
Rua Agostinho Leão Jr., 108
Telefone: (41)3360.1875
Ou no site:
http://www.hc.ufpr.br/ > Menu Comunidade > Doe Vida

segunda-feira, 21 de março de 2011

Yes nós temos Obama

Apesar dos protestos fora do teatro no Rio de Janeiro, dos quais acho que feitos por pessoas sem a menor noção do porque protestar, o discurso do presidente americano foi interessante. Não me lembro de algum presidente americano se esforçar para falar qualquer coisa em português, pelo menos tentou e agradou. O discurso falou sobre as coisas que temos e que devemos valorizar. Falou sobre o fortalecimento das relações entre os países e sobre o intercâmbio de alunos e conhecimentos. Um ponto relevante foi o que ele disse sobre as favelas. Devemos olhar como uma fonte de futuros médicos, engenheiros e não como uma fonte de coisas ruins. É a velha história do "...aqui plantando tudo se dá..."
Como ele falou, não somos o país do futuro. O futuro já chegou. Concordo, falaram isso para mim quando eu estava na quinta série. O futuro é agora, não dá pra deixar tudo para que nossos netos construam.
E assim como a Dilma no seu discurso de posse falou, devemos investir nas tecnologias limpas para gerar energia. Com certeza, no atual momento, o mundo inteiro está pensando na mesma coisa.

Interessante

Jogo da lìngua Portuguesa:
http://educarparacrescer.abril.com.br/100-erros/



Michel Serres, filósofo francês, fala sobre a evolução humana. Neste vídeo ele justifica sua postura de otimista diante de situações que envolvem a educação e certas "incapacidades" dos jovens.
Segue o link: http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/debaser/singlefile.php?id=20559