quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Curso pré vestibular gratuito em Pinhais


O Cursinho Pré-vestibular é o caminho mais rápido para você chegar à Universidade. É um curso preparatório para o ENEM, a UFPR e as principais faculdades do Brasil.
Com professores especializados e material didático de primeira, você aprende com qualidade de um cursinho pré-vestibular particular sem pagar nada por isso.
O cursinho é totalmente gratuito e exclusivo para moradores de Pinhais.
Aulas de Segunda à Sexta-feira
Horário:
 19h às 22h50min
Aulões e revisões aos sábados.
Simulados sempre aos domingos

Endereço de funcionamento do Curso:Av. Iraí, 696 - Weissópolis (Anexo à SEMED - Secretaria Municipal de Educação). 
Podem participar do Processo Seletivo:Os alunos que estão cursando o 3º ano do Ensino Médio, o 4º ano do Ensino Técnico ou os alunos que já concluíram o Ensino Médio.
O Processo Seletivo corresponde as seguintes fases:1- Inscrição na página da prefeitura (a inscrição é somente através do portal da prefeitura, caso o candidato não possua computador ou internet, fonecemos um computador para a reralização de inscrição, na Secretaria de Educação);
2- Ao fazer a inscrição é preenchido o cadastro, o candidato receberá um email confirmando sua inscrição, informando o local, data e horário para realização da prova;
3- Os candidatos que não comparecerem para a relaização do teste seletivo, automaticamaticamente são desclassificados do processo, independentemente de justificativa.
4- Será publicado na internet a lista dos classificados e dos candidato que estão em lista de espera (o teste seletivo é meramente classificatório, não eliminatório);
5- O candidato aprovado dentro do número de vagas deve confirmar a inscrição dentro do prazo estabelecido ( a não confirmação automaticamente desclassifica o candidato, independentemente de justificativa);
Fique atento(a) para o próximo processo de seleção e não perca as datas de inscrição e confirmação de inscrição.
Informações pelos seguintes meios:
e-mail: luis.prado@pinhais.pr.gov.br
Telefone: 3912-5422
CRONOGRAMA CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR 2012
- Inscrições:  09/01/12 à 19/02/12
- Teste seletivo: 26/02/12
- Local do Teste Seletivo: CE Arnaldo Busato
- Endereço: Av. XV de Outubro, 525 - Estância Pinhais.

Projovem em Pinhais


Estão abertas as inscrições do Projovem Adolescente de Pinhais. Disponibilizado pela Prefeitura Municipal em parceria com o Governo Federal, o programa atendeu mais de 200 jovens do município em 2011, e agora disponibiliza vagas para a formação de novas turmas. São quatro espaços de diversidade, conhecimento e cultura, que oferecem diversas oficinas, como teatro, informática, cursos profissionalizantes, além de debates sobre os mais variados temas.
O Projovem Adolescente integra o Programa Nacional de Inclusão de Jovens - PROJOVEM, como modalidade exclusiva destinada à faixa da juventude compreendida entre os 15 e 17 anos. Ele é gratuito e desenvolve ações de lazer, cultura, educação e esporte, através de oficinas e debates. As atividades acontecem nos quatro CRAS do município, de segunda a sexta, com turmas nos períodos da manhã e tarde.
Inscrições
Para participar os jovens entre 15 e 17 anos devem procurar um dos quatro Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Pinhais para efetivar a inscrição. Adolescentes que ainda vão completar 15 anos em 2012 também podem participar. Mais informações 3912-5210, confira os locais para a realização das inscrições.
CRAS LESTE (MARIA ANTONIETA)
Rua: Leila Diniz, 361-Vila Maria Antonieta
Bairros atendidos: Maria Antonieta, Triângulo e Vargem Grande. Fone: 3665-9742
CRAS NORTE (VILA AMÉLIA)
Rua: Nilo Peçanha, n° 502 - Vila Amélia
Bairros atendidos: Planta Karla, Vila Amélia, Parque das Águas, Parque das Nascentes, Privê, Pio XII, Boa Esperança, Esplanada, Rosi Galvão, Pineville, Alphaville, Graciosa, Canguiri,Vila Dignidade e Vila Palmital. Fone: 3912-5627.
CRAS SUL (WEISSÓPOLIS)
Rua: Rio Solimões, n° 516 - Weissópolis
Bairros atendidos : Weissópolis, Vila Tarumã, Estância Pinhais, Centro e Guilherme Weiss. Fone: 3912-5613.
CRAS OESTE (JARDIM CLAUDIA)
Avenida Jacob Macanhan, n° 3006 - Jardim Claudia
Bairros atendidos: Atuba I e II, Alto Tarumã, Emiliano Perneta, Perdizes I e II, Sol Nascente, Jardim Eliza, Bonilauri, Joaquina, Jardim Fênix, Vila União, Pedro Demeterco, Moradias Palmital, Conjunto Áquila, Jardim Claudia e Vila Tebas. Fone: 3912-5628.

Fonte: Site da Pref. de Pinhais

Energia solar e fusão nuclear suprirão demanda da humanidade


O diretor-geral adjunto do Reator Internacional Termonuclear Experimental (Iter, na sigla em inglês), Carlos Alejaldre, demonstrou confiança de que no futuro as necessidades energéticas de toda a humanidade poderão ser supridas unicamente pela energia solar e de fusão.

Em entrevista à Agência Efe, Alejaldre explicou que o estado do Iter, em construção em Cadarache, no sudeste da França, tenta reproduzir as reações de fusão que ocorrem no sol e outras estrelas para gerar energia.

"Desde julho de 2010 estamos construindo os prédios. É uma etapa importante e todos os membros reafirmaram seu compromisso com o orçamento", destacou.

No projeto de mais de 10 bilhões de euros, além da União Europeia - que assume 45% dos custos de construção - participam a China, Índia, Japão, Coreia do Sul, Rússia e Estados Unidos.

O objetivo do Iter (em latim "caminho") é comprovar a viabilidade científica e tecnológica da fusão como fonte energética e extrair dez vezes mais energia do que a que for introduzida.

A energia de fusão, frente à dos atuais reatores nucleares, é segura, pois quase não produz resíduos radioativos e os especialistas defendem que embora tenham uma atividade de 100 anos, no pior cenário o impacto para a humanidade seria como fumar dois ou três maços de cigarros em um só dia na vida.

Fonte; o Estado de São Paulo
Leia mais

Professores encurtam aulas



As aulas da rede pública de ensino começaram nesta terça-feira, mas uma paralisação dos professores das escolas estaduais fará parte dos estudantes voltar mais cedo para casa hoje. Os alunos receberam ontem cartas do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP – Sindicato), direcionadas aos pais, com explicações sobre o motivo de as aulas serem in­­terrompidas nesta quinta-feira. As aulas, de 50 minutos, terão apenas meia hora de duração. Por isso, quem for à escola no período da manhã deve ser liberado a partir das 10h30 e, à tarde, perto das 16 h. No período da noite as aulas vão terminar por volta das 21 h.

Os professores da capital devem se reunir na Boca Mal­­dita, no centro de Curitiba, en­­quanto nos outros municípios a concentração ocorrerá em praças e nas sedes dos Núcleos de Educação. Segundo a presidente da APP–Sindicato, Marlei Fernandes de Carvalho, todas as 29 regionais do estado confirmaram participação na paralisação. “Informa­­mos sobre o ato na última reunião que tivemos com a Seed, em 31 de janeiro. Não é um dia para reunião, é um dia para mobilização, para unir a categoria e mostrar à sociedade nossa pauta”, afirma.
Fonte: Gazeta do Povo

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Vale a pena lembrar!


Audioteca Sal e Luz

Venho por meio deste e-mail divulgar o trabalho maravilhoso que é realizado na Audioteca Sal e Luz e que corre o risco de acabar.
A Audioteca Sal e Luz é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, que produz e empresta livros falados (audiolivros).

Mas o que é isto? São livros que alcançam cegos e deficientes visuais (inclusive os com dificuldade de visão pela idade avançada), de forma totalmente gratuita.

Seu acervo conta com mais de 2.700 títulos que vão desde literatura em geral, passando por textos religiosos até textos e provas corrigidas voltadas para concursos públicos em geral. São emprestados sob a forma de fita K7, CD ou MP3.

Nos ajude divulgando!!!

Se você conhece algum cego ou deficiente visual, fale do nosso trabalho, DIVULGUE!!!
Para ter acesso ao nosso acervo, basta se associar na nossa sede, que fica situada à Rua Primeiro de Março, 125 - Centro. RJ. Não precisa ser morador do Rio de Janeiro.

A outra opção foi uma alternativa que se criou, face à dificuldade de locomoção dos deficientes na nossa cidade.
Eles podem solicitar o livro pelo telefone, escolhendo o título pelo site, e enviaremos gratuitamente pelos Correios.
A nossa maior preocupação reside no fato que, apesar do governo estar ajudando imensamente, é preciso apresentar resultados. Precisamos atingir um número significativo de associados, que realmente contemplem o trabalho, senão ele irá se extinguir e os deficientes não poderão desfrutar da magia da leitura.
Só quem tem o prazer na leitura, sabe dizer que é impossível imaginar o mundo sem os livros...

Ajudem-nos. Divulguem!

Atenciosamente,

Christiane Blume - Audioteca Sal e Luz. Rua Primeiro de Março, 125- 7º Andar. Centro - RJ. CEP 20010-000
Fone:             (21) 2233-8007      
Horário de atendimento: 08:00 às 16:00 horas

http://audioteca.org.br/noticias.htm <http://audioteca.org.br/noticias.htm>   A Audioteca não precisa de Dinheiro, mas de DIVULGAÇÃO! Então conto com a ajuda de vocês: repassem! Eles enviam para as pessoas de graça, sem nenhum custo. É um belo trabalho! Quem puder fazer com que a Audioteca chegue à mídia, por favor fique à vontade. É tudo do que eles precisam.

Oportunidade de trabalho em projeto social

  
DIVULGANDO OPORTUNIDADE DE TRABALHO EM PROJETO SOCIAL DE GERAÇÃO DE  TRABALHO E RENDA COM CATADORES(AS) DE MATERIAIS RECICLÁVEIS, A BAIXO SEGUE LISTA COM OS RESPECTIVOS CARGOS OFERTADOS.
ENVIAR CURRICULUM E PROPOSTA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DEVIDAMENTE ASSINADA. PARA ESTE ENDEREÇO ELETRONICO
suelitarocker@hotmail.com
OU ENTREGRAR PESSOALMENTE NA SEDE DO INSTITUTO LIXO E CIDADANIA
RUA Dr. REYNALDO MACHADO, 33
BAIRRO REBOUÇAS
CURITIBA - PARANÁ
80.215-010
PARA DEVIDAS INFORMAÇÕES ENTRE EM CONTATO COM A SUELITA              (41) 3079-8620      



Proposta de Prestação de Serviços

À INSTITUTO LIXO E CIDADANIA
Assunto: Proposta de Prestação de Serviços de XXX

Prezados Senhores,

RESUMO DE FORMAÇÃO E ATIVIDADES JÁ DESENVOLVIDAS PELO PROPONENTE

Para fins de prestação de serviços de XXX perante o MTE, o valor da prestação de serviços totaliza a quantia de R$ XXX (XXX) mensais, para o período de XXX meses.

Fico à disposição
Atenciosamente,


Curitiba, 02 de fevereiro de 2012.


___________________________________
Nome
Formação




ANEXO I


Cargo  Período   Valor

Advogado                   36 meses 3.000 a 4.000
Pedagogo                   36 meses 3.000 a 4.000
Contabilista                36 meses 3.000 a 4.000
Técnico Ambiental       36 meses 2.500 a 3.500
Técnico Administrativo 36 meses 1.500 a 2.500
Técnico Catador           36 meses 2.500
Técnico em Logístiva        1 mês 1.000 a 2.00
Estagiário Direito         36 meses 1.000 a 1500
Estagiário Contabilidade 36 meses 1.000 a 1500
Educador Social 10 meses 1500, a 2000,

Educador/Catador  12 meses 1200 a 1800,

Quer ser astronauta?


Se você já sonhou em ser astronauta, pode ter certeza de que você não é o único. Mesmo com a moral da Nasa um tanto em baixa nos últimos tempos — devido à aposentadoria dos ônibus espaciais, cortes orçamentários, e menor ênfase em missões tripuladas — mais de 6.300 pessoas se candidataram para uma vaga de astronauta na agência espacial americana, num processo de seleção aberto dois meses atrás. É o maior número de candidatos desde 1978, quando a agência recebeu mais de 8.000 aplicações (entre o fim do Programa Apollo e o início do programa de ônibus espaciais).


Entre 9 e 15 pessoas serão selecionadas para compor a 21ª turma de astronautas da Nasa. Na melhor das hipóteses, portanto, a concorrência é de 420 candidatos por vaga. Oito vezes maior do que a relação candidato-vaga para Medicina na USP, que em 2011 ficou em torno de 51. Imagine só! “Isso demonstra que o público continua genuinamente interessado em dar continuidade à exploração do espaço”, disse a chefe do Escritório de Seleção de Astronautas da Nasa, Duane Ross, em um comunicado divulgado hoje pela agência.
A exploração humana do espaço é um tema que divide opiniões mesmo entre os maiores entusiastas do assunto. Ninguém é contra explorar o espaço com telescópios, robôs, sondas e satélites. Claro. Mas as missões tripuladas são um ponto mais delicado … Será que vale a pena continuar a mandar seres humanos ao espaço? Com todos os riscos e custos envolvidos? 6.300 americanos, pelo menos, acreditam que vale… e estão dispostos a correr o risco. (como eu estaria, também, num piscar de olhos)


Segundo a Nasa, os novos astronautas vão “viver e trabalhar na Estação Espacial Internacional, ajudar a construir as espaçonaves Orion (veículo tripulado de transporte que está sendo desenvolvido para substituir os ônibus espaciais), e dar continuidade às parcerias da Nasa com empresas que prestarão serviços de transporte comercial para a Estação Espacial”.


O processo de seleção vai durar mais de um ano e os escolhidos precisarão completar dois anos de treinamento para ter uma oportunidade de ir ao espaço. Uma das exigências é aprender russo — especialmente agora, que o único modo de ir e voltar da Estação Espacial é com os russos, nas cápsulas Soyuz.   Кто вы обращаетесь к?


PROCURA-SE: ASTRONAUTA
Posted: 07 Feb 2012 04:28 AM PST
Estadão.com.br

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Ipad em sala de aula


Parao professor da Universidade da Inglaterra, Sugata Mitra, que participada EducaParty, dentro da Campus Party Brasil 2012, a educação precisasofrer uma drástica mudança estrutural e ideológica de paradigma. Nacontramão de outros educadores, Mitra criticou em entrevista exclusivaao Terra a prática cada vez mais comum em escolas e universidades, aoredor do mundo, de presentear os alunos com dispositivos tecnológicoscom o objetivo de introduzir a tecnologia na educação. "Dar iPads, porexemplo, é fornecer ao aluno uma nova maneira de jogar videogames".
Segundo Sugata, osprofessores precisam introduzir a tecnologia dentro do processoeducacional e usar os recursos como agregadores de conhecimento - e nãosubstituidores de seres humanos. E, para isso, eles têm de olhar menospara os livros didáticos para entender o processo educacional. "Aeducação precisa acontecer de baixo para cima, e os professores têm queaprender com os alunos", afirmou o pensador. Na opinião dele, um futuromelhor é feito por meio das dúvidas e das perguntas que fazem pensar -e não do simples ato de respondê-las. Por isso, o papel que o professortem hoje é secundário. "Um professor, atualmente, responde perguntasdos alunos. Ele é o Google. Isso não está certo. O professor precisaser mais do que o Google. Ele
 precisaser a pessoa que também faz perguntas, que instiga a imaginação de umjeito provocativo", afirmou. Convidado especial da FundaçãoTelefônica|Vivo, Sugata, que se assumiu ex-hacker, é o criador doprojeto Hole in the Wall, aplicado em uma favela de Nova Délhi, naÍndia, onde ele mesmo nasceu. Computadores eram colocados em uma sala eburacos na parede eram feitos. Educadores observaram, através dosburacos, as crianças tendo o primeiro contato com a web e concluíramque o aprendizado era autômato. "Quando elas tinham dúvidas, elasperguntavam ao Google, entendiam a resposta e a memorizavam. Isso não éinteressante?", provocou Sugata ao relacionar esta ação "digital" aopapel do professor contemporâneo. E é justamente neste ponto que ateoria encontra a prática de acordo com os resultados do estudo que elepropôs.
A primeira visitade Sugata Mitra à Campus Party - Sugata Mitra participa pela primeiravez do evento em 2012, mas já esteve no Brasil outras vezes. "Estouansioso porque eu sei que é um encontro de tecnologia enorme e commuitas pessoas dispostas a falar sobre coisas novas", disse oprofessor. Além de participar do EducaParty, ele também fará umencontro com um grupo de crianças do Parque Santo Antônio, em SãoPaulo, no qual discutirá o papel fundamental nelas na necessáriarevolução da
 educação.
Campus Party 2012 -A Campus Party, o maior evento geek do planeta, realizado em mais desete países, acontece entre os dias 6 e 12 de fevereiro de 2012. A sedeé o Pavilhão de Exposições do Anhembi Parque, na zona norte de SãoPaulo (SP). Pelo quinto ano consecutivo no Brasil, a edição de 2012 jácomeçou batendo recordes: todas as entradas foram vendidas em 22 diasem setembro do ano passado. Com 7 mil participantes, sendo 5 milacampados no local , a Campus Party oferece neste ano mais de 500 horasde conteúdo. Os principais nomes desta edição são Michio Kaku,conhecido como o "físico do impossível", Sugata Mitra, pesquisador eprofessor de Tecnologia Educacional da Newcastle University, JulienFourgeaud, gerente de produtos e negócios da Rovio, John Klensin,pesquisador do MIT, e Vince Gerardis, co-fundador da Created By, entreoutros. A programação do evento tem transmissão ao vivo pelohttp://live.campus-party.org e aqueles que quiserem interagir com atransmissão pelas redes sociais podem enviar perguntas para ospalestrantes. As hashtags exclusivas para cada uma das áreas deconteúdo são: Ciência - #cpbrCI; Cultura Digital - #cpbrCD;Entretenimento Digital - #cpbrED; Inovação - #cpbrIN e Palco Principal- #cpbrMainStage. A hashtag oficial do evento é #cpbr5.

Terra Educação, 06/02/2012
"iPadem sala de aula é como dar um videogame", diz educador
Rafael Maia Diretode São Paulo
colaboração prof. Haroldo