sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Meu sonho vai se realizar!


Aprender dormindo
Nós podemos aprender enquanto dormimos.
Isto graças a uma nova forma inconsciente de memória, da qual os cientistas agora coletaram os primeiros sinais inequívocos.
A existência dessa forma inconsciente de memória foi comprovada por pesquisadores da Universidade do Estado de Michigan (EUA).
Os resultados são destaque no periódico científico Journal of Experimental Psychology.
Memória do sono
"Nós especulamos que podemos estar investigando uma forma separada da memória, diferente dos sistemas tradicionais de memória," disse Kimberly Fenn, coordenadora da pesquisa.
"Há evidências substanciais de que, durante o sono, o cérebro está processando informações sem o seu conhecimento, e essa habilidade pode contribuir para a memória em um estado de vigília," afirma.
No artigo, que analisou mais de 250 pessoas, Fenn e seu colega Zach Hambrick sugerem que as pessoas tiram proveito dessa capacidade de "memória do sono" de formas radicalmente diferentes.
Enquanto algumas pessoas experimentam melhoras dramáticas em sua memória depois de acordadas, outras não tiram proveito algum da memória do sono.
Ela acrescenta que a melhoria da memória foi observada na maioria das pessoas que participaram do experimento.
Reforço do aprendizado
Para os pesquisadores, esta habilidade é uma forma nova e previamente desconhecida de memória, capaz de reforçar o aprendizado sem ação consciente do indivíduo.
"Você e eu podemos ir para a cama ao mesmo tempo e ter a mesma quantidade de sono," disse Fenn, "mas, enquanto a sua memória pode aumentar substancialmente, pode não haver nenhuma mudança na minha."
Fenn acredita que a capacidade potencial dessa memória separada não é capturada por testes de inteligência e testes de aptidão tradicionais.
"Este é o primeiro passo para estudarmos se esse novo tipo potencial de memória está relacionado ou não com resultados como a aprendizagem em sala de aula", disse ela.
A pesquisadora aproveitou para reforçar a necessidade de uma boa noite de sono.
"Simplesmente melhorar o seu sono pode potencialmente melhorar seu desempenho na sala de aula", afirmou.
Fonte: Site Diário da Saúde

Isso me lembra do filme MATRIX, lembram da parte onde o NEO é treinado, bastou uma conexão e ele já sabia Kung-fu e etc. Pra quem acredita, vai uma simpatia "coloque o livro embaixo do travesseiro, assim vc aprende.


quinta-feira, 29 de setembro de 2011

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

'Bola de fogo' mata 1, fere 7 e destrói casas na Argentina





"Uma bola de fogo que vinha do céu." É a descrição dos moradores de Monte Grande, distrito do município de Esteban Echeverría, na Grande Buenos Aires, sobre a luz que ofuscou dezenas de pessoas ontem, às 2 horas. Em seguida, eles ouviram uma forte explosão, que matou uma pessoa e feriu outras sete.

Até a tarde de ontem, as autoridades ainda não haviam encontrado uma explicação para a explosão. No entanto, astrônomos argentinos não descartavam que poderia se tratar de um pequeno meteorito, do tamanho de uma bola de futebol ou de um televisor. A divulgação de duas fotografias amadoras, que mostram de forma difusa o clarão no céu, aumentou as especulações sobre o caso. Por precaução, as autoridades enviaram uma equipe para medir os níveis de radiação.
Segundo relatos de moradores, duas casas e um estabelecimento comercial ficaram completamente destruídos após a explosão, que também atingiu três veículos, deixando-os com as rodas para cima. O estouro rachou vidros em um raio de 400 metros. "Parecia uma cena de bombardeio", contou um morador.
O morador Fabián Siqueira, que teve o braço ferido na explosão, explicou aos canais de TV portenhos que acordou com um forte barulho. "Logo depois, a casa havia caído e eu estava coberto de escombros."
Incógnita. A diretora do Planetário de Buenos Aires, Lucia Sendon, classificou o fato de "uma incógnita". "Seria necessário encontrar algum vestígio, se isso fosse o resultado de um meteorito. As probabilidades de que uma coisa assim aconteça são baixas, mas existem", afirmou.
Outras hipóteses indicavam que poderia ser o resto de algum satélite ou de um outro tipo de "sucata espacial". "No entanto, não devem ser restos do satélite americano que caiu na madrugada do sábado sobre o Oceano Pacífico, já que isso ocorreu 48 horas antes da explosão em Esteban Echeverría", declarou Mariano Ribas, coordenador de astronomia da mesma instituição.
Fonte: O Estado de São Paulo

Vestibular 2011 UFPR

A UFPR registrou 50.100 incrições, seis mil a mais do que no último vestibular, um crescimento de 14,18%. O concurso anterior teve 43.903 concorrentes. As inscrições foram encerradas na última sexta-feira (23/09). Esse total é o maior desde 2004, explica Raul Von der Heyde, coordenador do Núcleo. Mas o número final ainda pode mudar um pouco porque já foram verificadas inscrições em duplicidade. O que está sendo feito agora é a conferência de todas as habilitações.

A UFPR está oferecendo para o próximo ano 5.177 vagas, 5,57% a mais do que em 2011. Neste vestibular há apenas um curso novo, Expressão Gráfica com 40 vagas. No total são 97 opções de cursos. 


O NC também divulgou a relação candidato/vaga para o próximo vestibular que ainda poderá ter algumas alterações. Por enquanto Medicina é o curso mais concorrido com 47 candidatos por vaga. São 7.498 inscritos para 158 vagas. Outro curso bastante procurado é Arquitetura e Urbanismo com 27 candidatos por vaga, assim como Biomedicina com 23 candidatos por vaga. A primeira fase do vestibular da UFPR será dia 13 de novembro, um domingo, a partir das 14 horas, com 80 questões de conhecimentos gerais. Já a segunda etapa, para os aprovados na primeira fase, a prova de compreensão e produção de textos será dia 11 de dezembro, também no período da tarde.

Veja relação dos cursos mais procurados:
Medicina - 47 c/v
Publicidade e Propaganda 28 c/v
Arquitetura e Urbanismo - 27 c/v
Direito( noturno) 23 c/v
Biomedicina - 23 c/v
Jornalismo - 21 c/v
Direito(diurno) 17 c/v
Psicologia - 17 c/v
Design Gráfico - 16 c/v
Medicina Veterinária - Cta 16 c/v
Engenharia Civil - 15 c/v
Engenharia Mecânica 12 c/v
Engenharia da produção 10 c/v
Administração (manhã) 11 c/v

No concurso da UFPR também é realizada a seleção para a Polícia Militar, que terá 76 candidatos por vaga. São 5.367 inscritos para 70 vagas.

O coordenador do vestibular da UFPR lembra que há 100 anos foi criado o vestibular. Começou em 1911 com o exame de admissão para o acesso ao ensino superior e em 1915 passou a ser chamado de vestibular.


Mais informações no site: www.nc.ufpr.br 


Mudas de Araucária

A UFPR deu início, juntamente com a Secretaria de Justiça do Paraná e a empresa Risotolândia, à plantação de mudas de araucária, que serão disponibilizadas a partir do próximo mês de dezembro.

Serão 90 mil mudas de araucária selecionadas especialmente para a produção de pinhões.

O valor das mudas é de R$ 1. A arrecadação será distribuída da seguinte forma: um terço para o setor de transplantes de fígado do Hospital de Clínicas, um terço para a pesquisa com araucárias e um terço para cobrir os custos com a produção das mudas.

Os interessados devem entrar em contato pelos telefones             (14) 3350-5601       (Lucimara) e 3350-5728 (Carlos) para fazer a reserva das mudas. 

VIII festival de Artes Cênicas e 14ª Feira do Livro em Araucária

Segue anexo programação do VIII Festival de Artes Cênicas Eliseu
 Voronkoff e 14ª Feira do Livro de Araucária.

programação

 Ivana Poitevin
 Coordenação de Divulgação
 Secretaria Municipal de Cultura e Turismo
 divulgacaosmct@arauca
ria.pr.gov.br

             41 3905 6065       / 9818 0708

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Mais rápido que a luz!





Um grupo internacional de cientistas anunciou ontem que partículas fundamentais, conhecidas como neutrinos, são capazes de viajar a uma velocidade mais rápida que a da luz. Outros pesquisadores encararam com cautela a descoberta. No entanto, se o achado for comprovado, uma das regras mais fundamentais da física moderna cairá por terra: a convicção de que nada viaja mais rápido que 299.792.458 metros por segundo.

Antonio Ereditato, porta-voz dos cientistas, disse que medições recolhidas nos últimos três anos mostraram que um feixe de neutrinos produzido na Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (Cern, na sigla em francês), próximo a Genebra, percorreu 732 quilômetros no subsolo e atingiu o Laboratório de Gran Sasso, na Itália, 60 nanossegundos mais rápido que a luz (mais informações nesta página).


"Nós temos grande confiança nos resultados. Checamos e rechecamos todas as possíveis fontes de erros e não encontramos nada", afirmou Ereditato. "Queremos agora que outros cientistas verifiquem tudo de forma independente." Se confirmada, a descoberta comprometerá a teoria da relatividade especial, formulada por Albert Einstein em 1905, que diz que a velocidade da luz é uma constante cósmica e nada no universo poderia viajar mais rápido.


A descoberta, totalmente inesperada segundo os cientistas, surgiu no contexto do Projeto Opera, uma iniciativa conjunta do Cern e do laboratório italiano. Cerca de 15 mil feixes de neutrinos - partículas subatômicas que vagam pelo universo e não costumam interagir com a matéria - foram produzidos durante três anos no Cern e enviadas para o Gran Sasso, onde eram capturadas por detectores gigantes.


A luz teria percorrido a mesma distância - de 732 quilômetros - em 2,4 milésimos de segundo. Os neutrinos levaram um tempo 60 bilionésimos de segundo menor. "É uma diferença minúscula", afirmou Ereditato, que também leciona na Universidade Berna, na Suíça. "Mas conceitualmente é incrivelmente importante."


O pesquisador, no entanto, não quis comentar o que acontecerá se outros cientistas confirmarem os resultados. "O achado é tão impressionante que, por enquanto, todos devemos ser prudentes", disse. "Nem quero pensar nas implicações."


Confirmação. Um resultado semelhante havia sido obtido em 2007, nos Estados Unidos. Cientistas detectaram neutrinos enviados do Fermilab, em Illinois, chegando aos detectores do Projeto Minos, em Minnesota, antes do tempo previsto. Mas como o experimento não possuía controles muito confiáveis, a descoberta foi encarada com ceticismo. Agora, com o anúncio do achado europeu, os americanos querem repetir o experimento com mais cuidado. 


A existência dos neutrinos, um elemento subatômico com massa muito pequena e produzido no decaimento radioativo ou em reações nucleares foi confirmada em 1934. Contudo, ainda intriga os cientistas. Em um único dia, milhões de neutrinos produzidos pelo Sol atravessam o corpo humano.
Fonte: O Estado de São Paulo