sexta-feira, 7 de junho de 2013

Exame caseiro detectará câncer de próstata pela urina

Exame caseiro detectará câncer de próstata pela urinaExame caseiro detectará câncer de próstata pela urina: A detecção precoce do câncer de próstata poderá se tornar tão fácil para os homens quanto os testes de gravidez comprados na farmácia são para as mulheres.
Kritika Mohan mostra o protótipo do teste caseiro para câncer de próstata - quando chegar ao mercado, ele deverá custar por volta de R$20,00.[Imagem: KPCC/Sanden Totten]

Vacina controla sintomas do autismo

Vacina controla sintomas do autismo: Os casos de autismo aumentaram quase seis vezes ao longo dos últimos 20 anos, e os cientistas não sabem o porquê.

terça-feira, 4 de junho de 2013

Argentinos e cubanos desenvolvem vacina para câncer de pulmão

Argentinos e cubanos desenvolvem vacina para câncer de pulmão: Pesquisadores argentinos e cubanos desenvolveram uma vacina que ajuda a combater o câncer de pulmão.

INICIAÇÃO CIENTÍFICA: um caminho para o estudante de graduação

Escrito por Luiz Carlos dos Santos   
Seg, 03 de Junho de 2013 00:00

A iniciação científica (IC) deve ser concebida como instrumento que permite o acesso de estudantes da graduação na pesquisa científica. Os programas de IC colocam o aluno desde cedo em contato direto com a atividade científica, propiciando seu engajamento na produção do conhecimento. A iniciação científica define-se, portanto, como um instrumento de formação de recursos humanos qualificados. É na graduação que o iniciante na investigação científica deve dar seus primeiros passos rumo à formação de pesquisador, participando de forma ativa em projetos de pesquisa com qualidade acadêmica, mérito científico e orientação adequada, individual e continuada. Ao participar de um projeto de investigação científica, o discente passa a entender como se faz ciência no mundo real. Assim, se desmistifica a visão do cientista como um ser diferenciado e o estudante passam a entender que o avanço científico ocorre, em grande parte, a partir de uma série de pequenos passos, da aplicação da inteligência e do esforço para a solução de problemas reais.

Enquanto objetivos da Iniciação Científica, citam-se: introduzir e/ou disseminar a pesquisa na graduação; despertar vocação para a ciência; incentivar talentos potenciais no ensino de graduação; contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa; proporcionar a iniciação nos métodos científicos, nas técnicas inerentes a cada área do conhecimento; aguçar o desenvolvimento da criatividade na ciência, mediante orientação de pesquisador qualificado; possibilitar a redução do tempo médio de titulação de mestres e doutores.
A IC, além dos objetivos elencados, garante visão de mundo mais ampla ao estudante, incentiva o alunado a participar de eventos técnico-científicos sobre sua área de estudos, melhora a concentração e a organização nos estudos; ensina, na prática, o estudante a lidar com imprevistos; propicia maior troca de informações entre aluno e professor. Portanto, ao inclinar-se à iniciação científica o estudante estará dando um passo à frente rumo à sua organização pessoal, visão de mundo e, certamente, quando egresso, será disputado pelas organizações privadas, institutos de pesquisa, agências de inovação ou estará plenamente preparado para ingressar na academia, agora como pesquisador, fazendo parte do quadro funcional.
É fácil distinguir, em sala de aula, um professor não está produzindo cientificamente de um professor-pesquisador. Este, com maestria, confere ao estudante uma formação diferenciada, principalmente na condução do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), seja uma monografia ou um artigo técnico científico, por exemplo.
De acordo com Beirão (2010): “O desafio da universidade contemporânea é formar indivíduos capazes de buscar conhecimentos e de saber utilizá-los. Ao contrário de outrora, quando o importante era dominar o conhecimento, hoje penso que o importante é ‘dominar o desconhecimento’, ou seja, estando diante de um problema para o qual ele não tem a resposta pronta, o profissional deve saber buscar o conhecimento pertinente e, quando não disponível, saber encontrar, ele próprio, as respostas por meio de pesquisa”.
A IC possibilita ao estudante da graduação, sob a orientação de um professor pesquisador (doutor ou mestre), a elaborar um projeto de pesquisa estabelecendo os pressupostos investigativos (formulação do problema ou questões norteadoras e objetivos), bem detalhando o percurso metodológico, a fim elucidar um fenômeno, fato ou ocorrência. Enfim, o aluno aprende a lidar com o desconhecido e a encontrar novos conhecimentos.
Cabe ressaltar que o estudante da graduação que participa de IC estará muito mais apto a ingressar em um programa de pós-graduação stricto sensu. Aquele que conseguem passar da graduação para o doutorado, normalmente teve ingresso em programa de iniciação científica.
Registre-se que o apoio a programas de iniciação científica no Brasil, por meio de concessão de bolsa, teve expressivo incremento nos anos 2000. Além dos programas estatais (federal e estadual), acresce-se o incentivo a esta estratégia (IC), mediante recursos próprios de algumas Universidades.
Ante o exposto, espera-se que a procura por programas de IC cresça a cada período letivo, resultando, consequentemente, na ampliação de fontes para futuras pesquisas e motivação ingressantes em programas de pós-graduação stricto sensu.
Referências:
BEIRÃO, Paulo Sérgio Lacerda. A importância da iniciação científica para o aluno da graduação. Disponível em: . Acesso em: 1º maio 2011.
SANTOS, Luiz Carlos dos. Tópicos sobre Educação, Metodologia da Pesquisa Científica [...]. Salvador: Quarteto, 2007.


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Recados

O artista Daniel Duda orienta, de 3 a 7 de junho, uma oficina gratuita de arte digital, com o tema Introdução à animação/motion graphics em Adobe After Effects. A oficina acontece das 19h30 às 22h45, no Centro de Arte Digital do Portão Cultural. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (41) 3229-4454. As vagas são limitadas.  
 
 
Queremos convidar seus estudantes e professores do Ensino Médio a conhecer esta edição do Prêmio Jovem Cientista www.jovemcientista.cnpq.br que tem por tema Água: Desafios da Sociedade.

segunda-feira, 3 de junho de 2013

SEMANA MEIO AMBIENTE: ESCRITORIO VERDE - UTFPR (5 a 7 de junho de 2013)

5/06 (quarta-feira/ dia mundial do Meio Ambiente) - Auditório Grande:

8h30 - Abertura ? Reitoria e Direção Campus Curitiba, Autoridades Municipais e Estaduais

9h00 ? 12h00 - Palestra e debate ? O Brasil está sabendo cuidar do seu meio ambiente?

Tereza Urban (jornalista, ambientalista e escritora) e José Alvaro Carneiro (ambientalista e ex-superintendente do IBAMA, Diretor do Hospital Pequeno Príncipe); Prof. Dr. Eloy Casagrande (professor e coordenador do Escritório Verde da UTFPR)

14h00 - Sessão do Filme - Brichos II - A Floresta é Nossa (Paulo Munhoz) (Três turmas escolas municipais);

16h00 ? EcoTrailer, Carro Elétrico Pompeo e exposição ?Projetos de Revitalização do Passeio Público? dos alunos do curso de especialização em Construções Sustentáveis ? Pátio central

17h00 ? Visita guiada ao Escritório Verde (inscrições pelo email: contato@escritorioverdeonline.com.br)


06/06 (quinta-feira) Escritório Verde (Bloco V) e Pátio Central Campus Centro

Pátio Central - Escambo (manhã, tarde e noite) / Ecotrailer no EV (atividades) / Maquete EV (solar) / Coleta óleo de cozinha usado / Grafite no paredão lateral do EV (prédio Digidata) / Carro Elétrico Pompeo

9h00 - 12h00 - Palestras e Debate (Escritório Verde)

George Brown - Minhocas/ecologia;

Catamare (Associação de Catadores - falar do nosso" lixo").

14h00 - Palestras e Debate (Escritório Verde)

Zig Koch - Fotógrafo da natureza ? Apresentação da segunda edição do livro ?Araucária ? A Floresta Meridional do Brasil?.

Henrique Schmidlin (Vitamina) ? Ambientalista e Montanhista

16h00 - Palestra educativa sobre "GRAFITE NÃO É PICHAÇÃO"

18h00 ? Recital violão instrumental com Mario da Silva ? Lançamento de novo CD ?Tu Tausan Tu Elve?



07/06 (sexta-feira) Escritório Verde e cobertura do Bloco V

9h00 as 18h00 - Feira de orgânicos (Casa da Videira) / Feira de livros infantis e meio ambiente / Charges com Tiago Recchia e Paixão / Bicicleta que faz suco  / Carro Elétrico Pompeo

9h00 - 12h00 - Palestra e Oficinas sobre como construir hortas verticais, horizontais, minhocários e composteiras e transformar jardins em jardins comestíveis.

14h00 - Eloi Zanetti (Apresentação Livro Infantil - contação de histórias)

15h30 ? Alexandra Barcellos (Livro infantil ? contação de histórias)

17h30 - Lançamento do Livro e Coquetel:

"Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável" - Livro didático para Ensino Médio/Técnico (Edit. Livro Técnico) - Autores: Prof. Eloy F. Casagrande Jr. e Profa. Libia Patricia Peralta Agudelo)

Música instrumental de alunos da EMBAP (Escola de Música e Belas Artes do Paraná)

(Coordenação: Prof. Mário Silva)



OBS: Durante os três dias será recolhido óleo usado de cozinha no pátio central e EV (Ambiental Santos).



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Prof. Eloy F. Casagrande Jr., PhD
Coordenador do Escritório Verde da UTFPR, Campus Curitiba
Professor do DACOC / PPGEC / PPGTE
Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
Tel:  41 3324-2343
Email: eloy.casagrande@gmail.com
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/8353762351277382

SEMINÁRIO - UTFPR

SEMINÁRIO CONJUNTO - LICENCIATURA EM FÍSICA E PPGFCET
"A BOMBA ATÔMICA REVELADA - A recriação da bomba atômica através da literatura aberta"
Prof. Dr. Dinis Gomes Traghetta (Universidade Positivo)

Nesta sexta-feira (07 de junho) das 14h às 16h, no Miniauditório.

"O Prof. Dinis é doutor em Física pela Universidade de São Paulo (São
Carlos) e professor da UP desde 1999. Neste período tem trabalhado com
divulgação científica, e um dos seus trabalhos resultou na publicação
do livro com o título desta palestra, em que serão abordados aspectos
históricos, técnicos e geopolíticos do desenvolvimento de artefatos
bélicos nucleares. Para finalizar, o Prof. Dinis também abordará
questões pertinentes ao terrorismo nuclear, tema de preocupação
constante neste Século XXI."


Silvino Iagher
Assessor de Comunicação - Câmpus Curitiba
UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná