sábado, 2 de março de 2013

Agora faço parte da equipe do SAREH

logo sarehAgora faço parte da equipe do Sareh. Um grupo de professores que atua nos hospitais do Paraná ministrando ulas para os alunos em tratamento de saúde. Para Curitiba, na área de exatas eram 7 vagas.
Veja o resultado

Saiba mais sobre o Sareh

sexta-feira, 1 de março de 2013

NAPNE de Curitiba promove curso de Formação em Educação Especial



O NAPNE (Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais) do Câmpus Curitiba, em conjunto com o grupo de pesquisa em acessibilidade, promoverá um curso de Formação em Educação Especial. Os temas do curso incluem: surdocegueira, deficiência visual, deficiência intelectual, altas habilidades, TGD, currículo e práticas, entre outros. As palestras  terão duração de 30 minutos com outros 30 minutos para debate. Os encontros serão realizados nas primeiras quintas-feiras de cada mês, às 13h30, no auditório da Sede Salgado Filho, em Curitiba. Não é preciso realizar inscrição prévia. No dia 7 de março, dia da primeira discussão, o assunto abordado será surdocegueira. No dia 4 de abril, o tema é deficiência física.

Capacitação para professores

DEVIDO A GRANDE PROCURA, O CENTRO DE CAPACITAÇÃO DO INSTITUTO NÃO VIOLÊNCIA ABRE MAIS UM CURSO PARA O 1º. SEMESTRE DE 2013:

CURSO: LEITURA DE FILMES PARA EDUCADORES

Objetivo
Utilizando a leitura cinematográfica, debater temas relacionados a educação, violência, direitos humanos, relações humanas.

Público Alvo
Educadores e demais interessados nos temas propostos.

Diferencial do Programa
Linguagem Áudio-Visual

Carga Horária
20 horas, sendo 5 (cinco) encontros de 4 horas.

Programação

Leitura de Filmes para educadores
Turma 1
Dia da semana
6as. Feiras
Período
Tarde
Horário
13h30 às 17h30
Freqüência
Mensal
Temas:
Datas:
Entre os muros da escola
22.03
A onda
12.04
Bang Bang - você morreu
03.05
Duelo de Titãs
24.05
O contador de histórias
21.06

Filmes por encontro:

1.      “ENTRE OS MUROS DA ESCOLA”
França (2007) - François Marin (François Bégaudeau) trabalha como professor de língua francesa em uma escola de ensino médio, localizada na periferia de Paris. Ele e seus colegas de ensino buscam apoio mútuo na difícil tarefa de fazer com que os alunos aprendam algo ao longo do ano letivo. Utilizando uma linguagem quase documental, trata de questões atuais ao âmbito escolar como a relação professor-aluno e os sentimentos que desta relação despontam como frustração, medo, cansaço, impotência... Questiona as barreiras universais do processo educativo, incluindo a situação de violência nas escolas. 

2.      “A ONDA”
A Onda (título original: Die Welle) é um filme alemão de 2008 dirigido por Dennis Gansel. Rainer Wegner, professor de ensino dio, deve ensinar seus alunos sobre autocracia. Devido ao desinteresse deles, propõe um experimento que explique na prática os mecanismos do fascismo e do poder. Wegner se denomina o líder daquele grupo, escolhe o lema "força pela disciplina" e dá ao movimento o nome de A Onda. Em pouco tempo, os alunos começam a propagar opoder da unidade e ameaçar os outros. Quando o jogo fica sério, Wegner decide interrompê-lo. Mas é tarde demais, e A Onda saiu de seu controle. Baseado em uma história real ocorrida na Califórnia em 1967.

3.      “BANG BANG – VOCÊ MORREU”
O filme (Guy Ferland, 2002) é baseado na peça de teatro de William Mastrosimone, "Bang, Bang, You’re Dead", de 1999. O objetivo principal da peça era denunciar e combater a violência nas escolas. A primeira produção da peça ocorreu 11 dias antes do massacre na escola Columbine, no mesmo dia do aniversário de um dos alunos envolvidos.

4.      “DUELO DE TITÃS”
(EUA, 2000) Herman Boone (Denzel Washington) um técnico de futebol americano contratado para trabalhar no comando de um time universitário dividido pelo racismo, os Titãs. Inicialmente, Boone sofre preconceitos raciais por parte dos demais técnicos e até mesmo de jogadores do seu time, mas aos poucos ele conquista o respeito de todos e torna-se um grande exemplo para o time e também para a pequena cidade em que vive.

5.      “O CONTADOR DE HISTÓRIAS”
Baseado na vida do brasileiro Roberto Carlos Ramos, educador e "contador de histórias" de fama internacional. Aos 6 anos de idade, Roberto Carlos Ramos é deixado em uma entidade assistencial por sua mãe. Aos 13, Roberto continua analfabeto, tem mais de 100 fugas e várias infrações e é considerado "irrecuperável". Mas o encontro com uma pedagoga mudará para sempre sua vida. O diretor, Luiz Villaça, o filme recebeu o selo da Unesco, Organização das Nações Unidas.

Local dos cursos: Praça Tiradentes, no. 335, sl 502 – Centro – Curitiba – PR

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site: www.naoviolencia.org.br
(ficha de inscrição no link 'Programação Centro de Capacitação')

Certificação: Os participantes que obtiverem 80% de frequência no curso tem direito a certificado da UFPR.

Mais informações: fone 41.3254.1643 ou naoviolencia@naoviolencia.org.br

As turmas estão condicionadas ao número de inscritos.


Instituto Não Violência
www.naoviolencia.org.br
naoviolencia@naoviolencia.org.br

Imagem em 3-D revela processo de divisão celular

A análise de imagens tridimensionais de células mostra que durante a reprodução celular a divisão das mitôcondrias favorece a nova célula que se forma, para garantir mais produção de energia e a sua sobrevivência. A descoberta aconteceu em pesquisa com a participação do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP. As imagens captadas por microscópios são processadas em computador para geração de esquemas da estrtutura das células em 3-D. O estudo vai auxiliar na compreensão do processo de divisão das mitocôndrias e dos mecanismos genéticos envolvidos.
 Foi um trabalho que exigiu cinco anos de desenvolvimento
A pesquisa apresenta uma abordagem quantitativa, na medida em que faz a medição das propriedades físicas e geométricas e da densidade das células e de suas partes (organelas). “Essa quantificação mais sistemática serve para complementar as pesquisas em genética, nas áreas de Biologia e Medicina”, explica o professor Luciano da Fontoura Costa, do IFSC, um dos participantes do trabalho.

Fonte Agência Usp de notícias
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quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Educação especial

Confira o vídeo com os relatos dos pais sobre a inclusão dos filhos autistas nas escolas. Leis, direitos, bulling etc. Confira na seção Educação Especial

Inscrições para bolsas na área nuclear vão até 18 de abril - UFSC

Estão abertas até 18 de abril as inscrições para programa de bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado oferecidas em parceria pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Eletrobrás Eletronuclear. O propósito da parceria é apoiar a formação de profissionais da área nuclear para atuação em projetos de pesquisa e de desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação e também em núcleos de inovação e transferência de tecnologia.
O edital do programa prevê a oferta de 35 bolsas de mestrado no Brasil, com duração máxima de 24 meses; de 15 bolsas de doutorado, também no país, com duração máxima de 48 meses e previsão de doutorado-sanduíche no exterior, além de dez bolsas de pós-doutorado, com duração máxima de 24 meses.
As áreas de interesse previstas no edital são física de reatores; monitoração e diagnóstico de centrais; engenharia do combustível e gerenciamento do combustível; termo-hidráulica; segurança de instalações nucleares e análise de acidentes; mecânica estrutural aplicada a instalações nucleares; processo de extensão da vida útil de instalações nucleares; materiais de interesse nuclear; rejeitos radioativos; engenharia de fatores humanos aplicada a instalações nucleares. Terão preferência as áreas de interesse relacionadas a plantas nucleares com reatores do tipo PWR (água pressurizada).
As propostas dos candidatos às bolsas devem seguir os critérios descritos no edital e ser enviadas com os documentos exigidos — os candidatos serão selecionados internamente e inscritos por instituições de educação superior que ofereçam programas de pós-graduação credenciados pela Capes. O resultado final será divulgado em julho próximo. A implementação das bolsas está prevista para agosto.
Nos casos de doutorado-sanduíche no exterior, serão seguidas as normas da Diretoria de Relações Internacionais da Capes.
Mais informações no edital do programa Capes/Eletrobrás Eletronuclear, no endereço eletrônico  ou na sede da Eletrobrás Eletronuclear, Gerência de Desenvolvimento e Capacitação — Rua da Candelária, 65, 4º andar, Centro, CEP 20091-029, Rio de Janeiro, RJ.
Fonte: MEC – Assessoria de Comunicação Social  - Quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013 – 14:37

Terra de gigantes



Ilustração reconstitui como seriam alguns dos animais cujos fósseis foram encontrados nas cavernas de Tocantins
Foto: Terceiro / Divulgação/Uni-Rio
Ilustração reconstitui como seriam alguns dos animais cujos fósseis foram encontrados nas cavernas de Tocantins Terceiro / Divulgação/Uni-Rio
RIO - Se cavernas são janelas para a pré-história, o Brasil é como uma mansão escura, onde a maioria delas permanece cerrada. Na vastidão do Brasil Central e Norte, a luz só começa a entrar agora, com os primeiros estudos a mergulhar na escuridão do que pode ser um dos maiores complexos de cavernas do país. De lá emergem fósseis da fauna grandiosa da última Idade do Gelo. Ursos e tatus gigantes, onças maiores do que as atuais, parentes de lhamas e camelos com focinho longo, parecendo personagens de desenhos animados. Animais desaparecidos há milênios, cujo estudo promete iluminar cenários do futuro dos ecossistemas brasileiros, em tempo de mudança climática.
Junto aos fósseis de animais, cientistas descobriram vestígios humanos, como dentes e pinturas rupestres. Ainda à espera do resultado da datação, esses dentes podem ser alguns dos mais antigos registros humanos do país, testemunhos de capítulos desconhecidos do povoamento das terras que hoje são o Brasil.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/ciencia/terra-de-gigantes-7671378#ixzz2MC9fQse3
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quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

EJA

Novas aulas postadas!

Primeiro satélite dedicado a vigiar asteroides é lançado


O primeiro telescópio espacial especificamente dedicado à busca de asteroides foi lançado nesta segunda (25) com sucesso.
Do tamanho de uma mala grande e batizado de NEOSSat (Satélite de Vigilância de Objetos Próximos à Terra, na sigla em inglês), o aparelho foi desenvolvido pela Agência Espacial do Canadá e custou cerca de R$ 50 milhões.
O satélite circulará a Terra cada cem minutos e será posicionado a 800 km do planeta. Por sua localização, ele conseguirá vasculhar uma área bem próxima ao Sol, até cerca de 45º. Essa região é de difícil observação pelos telescópios terrestres, que atualmente fazem o grosso do monitoramento.



Fonte: A Folha de SP
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Banco de Leite Humano necessita doações


O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital de Clínicas (HC) é a unidade responsável pela captação, processamento, pasteurização e armazenamento do leite materno. O mesmo é disponibilizado para o aleitamento de recém-nascidos e prematuros que não podem ser amamentados pela mãe e estão internados no Hospital. Banco de Leite Humano (BLH) do HC Segundo a chefe do BLH Celestina Bonzanini Grazziotin, o estoque de leite materno está em baixa. Dos dez freezers disponíveis, apenas dois estão ocupados. No último mês, foram coletados apenas 124 litros, porém é preciso 170 litros para suprir as necessidades do banco. Para ser uma doadora, as mulheres necessitam ter realizado o pré-natal, estar com todas as vacinas em dia, além de não ter nada que as impeçam de amamentar.
Doação ─ “É importante a mãe perceber que tem bastante leite e que tem a possibilidade de realizar a doação”, explicou Celestina. O leite pode ser buscado na residência da doadora em Curitiba e as regiões metropolitanas como Pinhais, São José dos Pinhais, Colombo e Almirante Tamandaré. O HC necessita ainda, com máxima urgência, da doação de frascos de vidro, lisos, do tipo café solúvel, pequenos e médios (até 500ml), com tampas de plástico.


Mais informações podem ser obtidas no Banco de Leite Humano do HC, pelo telefone 3360-1867, no horário das 08 às 18 horas, de segunda a sexta-feira.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Faltam alunos para cursos técnicos - Ensino - Gazeta do Povo

Faltam alunos para cursos técnicos - Ensino - Gazeta do Povo


FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Faltam alunos para cursos técnicos

Com a previsão de abertura neste ano de quase 85 mil vagas pelo Pronatec, o Paraná está em busca de estudantes

Extrato de soja e cogumelo combate metástase

Extrato de soja e cogumelo combate metástase do câncer de próstata
Extrato de soja e cogumelo combate metástase: O composto natural funciona como uma terapia complementar, aumentando a eficácia do tratamento tradicional.

A genisteína é um tipo de isoflavona da soja, de mais fácil absorção pelo organismo humano.[Imagem: Cortesia de Amino Up Chemical]

Vitamina C é mais benéfica para meninos

Vitamina C é mais benéfica para meninos: A vitamina C reduziu pela metade a incidência do resfriado comum em pessoas sob estresse físico.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Valorização do professor

O que o Brasil pode fazer para valorizar seus professores. Entrevista com Renato Casagrande
Redação
Ouça a entrevista com Renato Casagrande, especialista em gestão e desenvolvimento profissional.
Especial para professores de exatas, vale à pena ouvir


CBN Curitiba - A rádio que toca notícia

Receita libera programa gerador do Imposto de Renda 2013 - Imposto de Renda 2013 - Gazeta do Povo

Receita libera programa gerador do Imposto de Renda 2013 - Imposto de Renda 2013 - Gazeta do Povo

Mestrado em Bioinformática

Estão abertas até o dia 1º de março (valendo a data da postagem) as inscrições para o processo seletivo do Mestrado em Bioinformática da UFPR. São ofertadas 12 vagas. Os interessados devem ter formação acadêmica nas seguintes áreas: Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Ciências Agrárias; Ciências Exatas; Computação ou Engenharias. São trabalhadas duas linhas de pesquisa: Sistemas de Bioinformação e Bioinformática Complexa. O principal foco de pesquisa é o da informação relacionada à Biologia Molecular.
O Programa de Pós-Graduação em Bioinformática da UFPR é o terceiro do Brasil na modalidade, cuja área inovadora está em expansão internacionalmente. Nele são desenvolvidas pesquisas nas áreas de Genômica, Transcriptômica, Proteômica, Metagenômica e demais áreas que envolvem a Biologia Computacional. Para mais informações basta consultar o edital disponível no site http://www.bioinfo.ufpr.br/.

Curso de Direitos Humanos

INSCRIÇÕES ABERTAS - INSCREVA-SE E PARTICIPE
Curso: Direitos Humanos e Diversidade
Vivemos uma sociedade cheia de contradições e desigualdades. Ao passo que estas tensões se tornam visíveis, temos a possibilidade de construirmos uma sociedade mãos democrática. Porém quando falamos em uma educação para a cidadania não sabemos como operacionalizar este ideal. Muitas vezes estamos mergulhados em uma percepção superficial acerca destes desafios e reproduzimos cotidianamente preconceitos comuns. Falar em Direitos Humanos nos ajuda a compreender de modo mais profundo estas contradições sociais e como podemos agir no sentido de ampliar atitudes inclusivas no sentido da transformação social.
Objetivos:
  • Sensibilizar profissionais da educação para a necessidade imperativa dos Direitos Humanos na atualidade.
  • Refletir sobre as principais contradições sociais que são vivenciadas nos processos educativos, através da história da conquista dos direitos humanos nas últimas décadas.
  • Problematizar assuntos polêmicos como os conflitos raciais, os direitos da criança e do adolescente e os direitos sexuais/reprodutivos.
  • Provocar mudanças na prática pessoal e profissional dos participantes do curso para que possam construir cotidianamente uma sociedade mais justa e igualitária.
Público-Alvo: educadores e profissionais ligados à criança e ao adolescente
Carga horária: 20 horas (5 encontros de 4 horas)
Metodologia:  debates, recursos audiovisuais, trocas de experiências entre os participantes, momentos expositivos. 
Turmas:
Direitos Humanos e Diversidade
Turma 1
Turma 2
Dia da semana
2a. Feira
2a. Feira
Período
Tarde
Manhã
Horário
13h30 às 17h30
8 às 12 h
Freqüência
mensal
mensal
Temas:


Introdução: Declaração dos Direitos do Homem.
04.03
25.03
Direitos da criança e do adolescente.
08.04
15.04
Direitos étnico-raciais e o Estatuto de Igualdade Racial.
13.05
06.05
Direitos de minorias sexuais.
10.06
27.05
Direitos da mulher
01.07
17.06
Certificado: Aos participantes com mínimo de 80% de frequência recebem certificado pelo Centro de Estudos em Segurança Pública e Direitos Humanos da UFPR.
Inscrições gratuitas no site www.naoviolencia.org.br
As turmas estão condicionadas ao número de inscritos. Mais informações fone 3254 1643.