sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Biodisel usando borra de café!


O processo consiste em extrair um óleo essencial da borra de café. Este óleo mostrou ser uma matéria-prima viável para a produção do biodiesel.

Aqui no Paraná, muitos conhecem o slogam da campanha de separação do lixo de Curitiba "lixo que não é lixo, não vai pro lixo. SE PA RE". Os cientistas da USP estão provando isto. Através da extração do óleo essêncial do café, o mesmo que dá o aroma do mesmo, os pesquisadores conseguiram produzir biocombustível. Mais uma vez podemos ver que sem o conhecimento, podemos perder muitas coisas
Leia mais

Emprego: taxa de desocupação é de apenas 3,1% para quem tem faculdade, diz IBGE

RIO - O diploma da faculdade já garante a milhares de brasileiros o pleno emprego. Levantamento exclusivo do IBGE, nas seis principais regiões metropolitanas do país, mostra que a taxa de desemprego da população que tem nível superior atingiu em 2010 seu menor nível em oito anos: 3,1% - quase a metade da média nacional (6,7%). Segundo especialistas, é o mesmo que dizer que praticamente não falta trabalho - ainda que, muitas vezes, fora da área da formação - para quem passou pelos bancos universitários.
O aumento da qualificação fora da universidade também chama a atenção. Segundo o IBGE, o país encerrou 2010 com 7,6 milhões de pessoas, 34,1% do total de trabalhadores nessas seis regiões metropolitanas, com algum curso de qualificação concluído ou em andamento. É mais que o dobro dos 3,7 milhões de trabalhadores nessa condição em dezembro de 2002.
Os números mostram um avanço na educação e refletem também o bom momento da economia brasileira, que deve ter fechado 2010 com crescimento recorde, perto de 8%. Mas os analistas lembram que, num momento em que muitas empresas se queixam da dificuldade de encontrar profissionais no mercado, a qualidade da formação dos trabalhadores deixa a desejar.
- O avanço da formação da população brasileira é fantástica. E esse cenário certamente não é um privilégio das regiões metropolitanas, até por causa do processo de interiorização do emprego - disse Cimar Azeredo, gerente da Pesquisa Mensal de Emprego (PME) do IBGE e responsável pelo estudo.
Para analistas, qualidade do ensino deixa a desejar
Fica a dúvida, entretanto, se esse ritmo de absorção de conhecimentos é compatível com as necessidades das companhias, frisou Azeredo.
- O que fica claro é que houve uma transformação na estrutura do emprego. Seja no chão de fábrica, numa plataforma ou num escritório. As novas tecnologias fizeram os profissionais perceberem que era preciso se capacitar mais. Mas, se esse ritmo é suficiente, não sabemos.
Segundo a pesquisa de Azeredo, empregados e desempregados buscam estar mais atualizados. Entre os homens ocupados, 20,6% frequentavam ou já tinham concluído alguma qualificação em dezembro de 2002. Oitos anos depois, essa parcela chega a 34%. Entre as mulheres empregadas, a fatia sobe de 21% para 34,1%.
- Estudar para se preparar para o mercado de trabalho passou a ser uma prioridade também em todas as faixas etárias. O que é um reflexo de que o mercado de trabalho está oferecendo oportunidades, ou seja, abrindo vagas.
O professor da PUC-Rio José Márcio Camargo reconhece que houve avanços na escolaridade dos brasileiros. Porém, "ainda é muito pouco". Em sua avaliação, o nível educacional é extremamente baixo e traz sérias consequências para o desenvolvimento do país.
Fonte: O Globo On-line

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Notas de aula

Confira as novas notas de aula, sobre os assuntos desta semana no colégio Cecíclia Meireles

Temperaturas abaixo do zero absoluto podem ser alcançadas





É possível saltar sobre a barreira do zero absoluto, passando diretamente de uma determinada temperatura absoluta positiva - acima do zero absoluto - para uma temperatura absoluta negativa - abaixo do zero absoluto.

Zero ABSOLUTO é um termo que impressiona.
Soa como um limite inviolável, além do qual é impossível pensar em qualquer experimento.
Mas, na realidade, há um estranho reino de "temperaturas negativas absolutas", abaixo do "zero absoluto", que não só são previstas pela teoria, como também já se mostraram alcançáveis na prática.
Agora, cientistas acreditam ter encontrado uma maneira melhor de ultrapassar esse absoluto.
Se eles estiverem corretos, experimentos poderão revelar novos estados da matéria em um futuro muito próximo - dentro de mais ou menos um ano.
Estas são as afirmações de alguns cientistas que estão afirmando esta possibilidade. Para quem não se lembra o zero absoluto é na teoria o estado no qual a temperatura do corpo é tão baixa (cerca de -273,15°C ou 0K - zero Kelvin), no qual a "movimentação" das moléculas seria a menor possível.
Fonte: The New Scientist - Site Inovação Tecnológica
leia mais

Veja em Material de apoio

Sites educacionais e nossas sugestões de filmes com sinopse e links para vc baixá-los.




quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Revista de Quimica! Grátis


A mineração do enxofre.



Está no ar a oitava edição da revista digital de apoio ao estudante pré-universitário - Pré-Univesp, publicação da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). O tema desta edição é "Química". Esperamos que o conteúdo, composto por reportagens, artigos, infográficos, entrevista, vídeos e textos literários possa ajudá-los em sua preparação para os vestibulares e nas atividades escolares.
A Pré-Univesp pode ser acessada no endereço eletrônico:
http://www.univesp.ensinosuperior.sp.gov.br/preunivesp/

Além dos textos voltados para o tema "Química", a revista conta também com conteúdo dinâmico, disposto na seção de Notícias e na Agenda Cultural, trazendo informações diárias de interesse de quem pretende ingressar no ensino superior.

REPORTAGENS

Desvendando o mundo pela química
Ciência surgiu da necessidade do homem de transformar a natureza

A química da beleza
Hábitos da vida contemporânea são frutos de muita pesquisa e exemplos de como a química está presente nos aspectos mais cotidianos

Poluição química e química antipoluição
No ar, na água e na terra, a poluição química merece atenção de governos, indústrias e cidadãos

Mau uso da ciência
Armas químicas são exemplos da utilização irracional dos avanços científicos

ENTREVISTA

César Zucco
Para o químico, a sustentabilidade do planeta passa necessariamente pela química, que deverá usar o mais avançado da ciência, tecnologia e inovação para prover água, alimentos, remédios, moradia e energia aos mais carentes.

ARTIGOS
Biodiversidade: patrimônio químico-biológico de gerações passadas, presente e futuras
Por Vanderlan da Silva Bolzani

A química de novos materiais e o seu papel frente aos desafios do novo milênio
Por Maria Lucia Caetano Pinto da Silva

Nanoquímica: a visão química da nanociência e nanotecnologia
Por Aldo José Gorgatti Zarbin

Alquimia no século 21
Fernando Galembeck

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Próteses no Egito




Hoje é muito fácil, ver pessoas utilizando próteses para substituir membros amputados ou para corrigir "defeitos". Dos seios de silicone, as nádegas e peitorais pré fabricados até mesmo as pernas e braços de fibra de carbono e titânio. Quem poderia imaginar que toda essa técnologia é muito mais antiga do que se imagina, sem tecnologia mesmo eram os "piratas da perna de pau".
Recentes descobertas da arqueologia mostram que os egipcíos já tinham conhecimento suficiente para realizar estas próteses, que pelos estudos e testes realizados não eram somente para "maquiar" o que faltava.
Fonte: A folha de São Paulo On-line
Leia mais

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Fora da Universidade!

Falo para meus alunos que fazer uma faculdade é importante, pois aumenta consideravelmente a chance de emprego, sucesso profissional etc. É um incentivo para que  o mesmo estude e veja que o estudo pode mudar sua vida. Sempre falo também que se não conseguir uma vaga, o mundo não acaba. Existem cursos técnicos em várias áreas, que podem suprir o desejo de trabalhar em determinadas áreas. Não sou médico, mas posso fazer técnico em enfermagem. Não sou engenheiro mecâncio, mas sou tecnólogo em mecânica  e assim por diante. Muitos dos meus alunos não passam no vestibular, muitos daqueles que fazem cursinho não conseguem. Eu mesmo anos atrás deixei de fazer engenharia porque nove pessoas haviam sido melhores e eu tinha estudado muito...
Olhando esta notícia hoje fico pensando, porque desistir.

Evasão cresce e dá prejuízo no PR

Em 2009, 56 mil universitários abandonaram cursos no estado, maior taxa desde 2003; rombo para o poder público e para as instituições privadas é de R$ 568 milhões

Confira na integra a reportagem da Gazeta do Povo e veja também as dicas para não se enganar na hora de escolher o curso universitário.
fonte: Gazeta do Povo On-line
Leia mais

Confira!

Na página de material de apoio, mais um game para divertir e ensinar. Aprenda literatura brincando!