sexta-feira, 28 de setembro de 2012

PRONATEC

Já está disponível o material da próxima aula. (Treliças e material de revisão)

Avisos:
- Dia 01/out é nossa última aula teórica.
Faremos alguns exercícios de revisão e um pequeno trabalho em sala. Não faltem!

- Dia 05/out é a nossa avaliação.

Desacoplar neurônios pode proteger contra Alzheimer e Parkinson

Desacoplar neurônios pode proteger contra Alzheimer e ParkinsonDesacoplar neurônios pode proteger contra Alzheimer e Parkinson: Pesquisa realizada no Brasil mostrou que desacoplar os neurônios pode ser uma estratégia simples e eficaz para a neuroproteção.

Embora sejam historicamente menos estudadas que as sinapses químicas, sabe-se hoje que as sinapses elétricas são fundamentais em diversas funções fisiológicas e cognitivas, como desenvolvimento, aprendizado, memória e percepção. [Imagem: Ag.Fapesp]

Casa-laboratório: rumo à autonomia energética residencial

Casa-laboratório: rumo à autonomia energética residencial: O objetivo é demonstrar que já existem tecnologias capazes de viabilizar casas energeticamente autônomas.
 Casa-laboratório: rumo à autonomia energética residencial

A casa-laboratório já incorpora as tecnologias de economia de energia mais tradicionais, como aquecimento de água por painéis termossolares e painéis fotovoltaicos para a geração de eletricidade. [Imagem: NIST]

Circuitos eletrônicos biodegradáveis dissolvem no corpo

Eletrônica

Circuitos eletrônicos biodegradáveis dissolvem no corpo

Redação do Site Inovação Tecnológica - 27/09/2012
Circuitos eletrônicos biodegradáveis dissolvem no corpo

Circuitos eletrônicos biodegradáveis dissolvem no corpo: Uma nova classe de circuitos eletrônicos projetada para ser implantada no corpo humano degrada-se por completo depois de cumprir sua tarefa.

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Palestra para professores de Ciências

Descrição: image001.png@01CD9B3D.D8F8B260

Atitudes que não deixam você evoluir!


dummie
1 – Não ter objetivos definidos
Se você não sabe o que quer, o tempo vai passar e nada vai acontecer, mas com certeza vai estar sempre com a sensação de que fez um monte de coisas. Escolha um ou dois objetivos extremamente realistas e pé no chão, para os próximos meses, escreva-os e detalhe um plano de ação. Ter algo mesmo que não seja “o plano perfeito” é melhor do que não ter nada.

2 – Achar que o momento certo ainda vai aparecer
O momento certo é um mito, ele não existe. As condições perfeitas nunca vão acontecer na hora que você precisa. Faça o momento certo ser o momento em que você decidir começar a sair do lugar, quem espera nunca alcança, ou nesse caso fica no mesmo lugar. É a lei da inércia.

3 – Não planejar seu tempo
Se você deixa a vida fluir como um rio, vai acabar como um peixe, na mesa de alguém ou nadando aleatoriamente. É preciso dar um norte para a semana, para o mês, para o dia. Se você não planejada nada, as coisas simplesmente se tornam urgentes e você fica sem tempo de fazer a vida evoluir.

4 – Não ter uma agenda eficiente
Se você anota as coisas que precisa fazer na cabeça, no post it, no caderno em qualquer lugar que tiver mais próximo, você é um forte candidato a se perder entre suas tarefas, não conseguir planejar de forma adequada e quando perceber não tem tempo para nada. Agenda eficiente é aquele que centraliza tudo que você precisa fazer, te permite planejar e está sempre presente com você.

5 – Usar o fim de semana para procrastinar a vida
Nada contra pegar um fim de semana de preguiça e não fazer nada, mas se você faz isso com a maior parte dos seus fins de semana tem algo errado. É no fim de semana que temos a oportunidade de recuperar a energia, de colocar a leitura em dia, de fazer algum curso, de ter tempo com os amigos, de estudar algo novo, de elaborar melhor suas ideias.

6 – Achar que alguém é responsável pela sua carreira
Não é a empresa, não é seu chefe, não são seus pais, seus amigos ou seus professores que fazem sua carreira. Você é que tem que constantemente usar seu tempo para investir em cursos, networking, eventos, estágios, etc.

7 – Não correr riscos
Se você faz o que costuma fazer sempre, vai ter o resultado de sempre. Os medíocres são aqueles que ficam na media. Os visionários, nada mais são do que pessoas que correram o risco e deram certo. Visionários erram, mas é errando que torna os riscos mais calculáveis. Alguma coisa você precisa arriscar, pense bem, analise com cautela, veja os prós e os contras e vá em frente.

8 – Reclamar
As coisas não dão sempre certo, a vida vai ter um monte de burradas, de erros, de traições, de mágoas, de perdas, etc. Viver é assim mesmo, se não curte isso, “pede pra sair” rsrsrs. Aprenda com os erros, faça uma análise e comece de novo. Perder seu tempo reclamando só vai piorar a situação. Enquanto você reclama, com certeza alguém já está começando a fazer a história de sucesso do amanhã.

9 – Excesso de Redes Sociais
Eu gosto do facebook, twitter, linkedin. Na medida certa eles fazem a diferença na vida pessoal e profissional. Agora se você está viciado nas redes e deixa de fazer coisas importantes, com certeza vai ser bem difícil de evoluir.

7 conceitos bizarros da física que todos devem conhecer

No dia-a-dia, conceitos básicos de física (como força, aceleração e pressão) não causam tanto espanto, nem soam absurdos. Quando mudamos para outros cenários, porém, as regras mudam: no mundo subatômico, por exemplo, partículas podem estar em dois lugares ao mesmo tempo, e só o fato de observá-las já altera seu estado; buracos negros podem conter a massa de uma estrela condensada em um único ponto; e para um objeto viajando à velocidade da luz, o tempo passa mais devagar.
Leia mais

Fonte: Hypescience

O Interesse e o medo


Assisti há alguns dias um belo curso ministrado pela especialista em marketing digital Martha Gabriel. Com a citação acima, colocada no meio da palestra, ela explicava sobre o poder do interesse e do medo na vida das pessoas. “São estas duas coisas que nos fazem acordar e partir para ação todos os dias”, disse Martha.
A frase de efeito faz pensar. E pode ser transportada, como foi o caso, para nossa sociedade atual, nossos desafios, problemas e confrontos. “Se você sabe os interesses e medos de um homem, você sabe o principal sobre ele”. São estas informações que deixamos todos os dias nas redes sociais, nos e-mails, nos telefonemas que fazem com que as marcas, a publicidade, a política, as empresas e as pessoas nos atinjam em cheio.
O medo de perder o emprego, do projeto não dar certo, da pessoa amada ir embora caminha em paralelo ao interesse de aprender algo novo, de fazer sucesso em um empreendimento, de criar filhos felizes e preparados para o mundo.

“Duas alavancas movem o homem: o interesse e o medo.” Napoleão Bonaparte

O que Martha Gabriel nos propõe é entender estes filtros. Quando o sentimento de medo nos invade ou temos interesse em algo, nossa tendência é agir – ou, pior – paralisar. Por isso, é preciso compreender estas alavancas para gerenciar nosso cotidiano e sermos empreendedores da própria vida.



PS: Martha Gabriel é considerada um das maiores especialistas de marketing digital e está na lista das 50 pessoas mais inovadoras do Brasil. Neste vídeo, ela dá a dica sobre “o pulo do gato”. Assista!

Colaboração: Prof. Haroldo

Bolsas!!

Programa de Bolsas Lemann Fellowship
A Fundação Lemann oferece bolsas em seis universidades americanas para estudantes e profissionais comprometidos com o desenvolvimento do Brasil. Venha conhecer o programa! Dia 27 de setembro às 18h30 - Fundação Lemann, Rua dos Pinheiros, 870 (conj 253/254) - Pinheiros - São Paulo
Inscreva-se

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

COWORKING


Porque as vezes simplesmente precisamos de uma forcinha…
Os benefícios de se adotar o “Coworking” são muitos, entre eles podemos citar:
• Um clima amistoso e de cooperação tornando o trabalho mais leve.
• Profissionais de diversas formações presentes em um mesmo ambiente, colaborando com a troca de ideias.
• É indicado para quem está em busca de ampliar o networking.
 
 
 
 
Coworking é uma tendência mundial para um novo padrão de trabalho.
Os profissionais autônomos, quem trabalha em casa e quem viaja muito a trabalho sofrem de um mal comum: o isolamento. Coworking é união de um grupo de pessoas que continuam trabalhando independentes umas das outras, mas compartilham valores e buscam a sinergia que acontece quando pessoas talentosas dividem o mesmo espaço, gerando um fluxo de troca de idéias e experiências.
Grande parte dos espaços de coworking foram fundados por empreendedores "nômades" de tecnologia, que buscavam locais de trabalho alternativos aos cafés e às suas próprias casas.
Incubadoras de startups, centros de negócios ou escritórios virtuais não se encaixam no modelo de coworking, pois lhes faltam os principais aspectos: o social, o colaborativo e o informal. As práticas de conduta do coworking fazem com que ele se aproxime mais ao modelo das cooperativas, onde o foco não está apenas no lucro, mas também na sociedade.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Coworking

Orquestra da UTFPR

 Orquestra da UTFPR convida para uma apresentação de boas-vindas aos alunos
e servidores da UTFPR!

Local: pátio do Câmpus Sede da UTFPR
Data: 02 de outubro (terça-feira)
Horário: 17h30
www.orquestra.ct.utfpr.edu.br

Aluno que brigou com professora será transferido de escola; família diz que processará docente


GUSTAVO DELACORTE - UOL EDUCAÇÃO - 24/09/2012 - SÃO PAULO, SP
O aluno de 15 anos que se envolveu em uma briga com uma professora de inglês de uma escola particular de Santos (72 km de São Paulo) no último dia 13 será transferido da instituição.
A decisão foi tomada na última sexta-feira (21), após uma reunião entre o aluno, acompanhado de seu advogado, a professora, a direção da escola e o conselho de classe, que é formado por mais da metade dos professores do colégio Santa Cecília, onde o caso aconteceu. Na reunião, ficou decidida a aplicação da penalidade de transferência compulsória - quando uma carta de transferência é dada ao aluno para que ele vá para outra escola.
De acordo com a assessoria de imprensa do colégio, a professora está afastada por motivos médicos, sendo um deles a queda sofrida na briga com o aluno, que ocasionou uma lesão no cóccix. Após o término do período da licença médica, ela voltará às atividades profissionais normais.
Segundo o advogado da professora, José Luiz Macedo, ela não quer se pronunciar sobre o caso por envolver um menor e não pretende parar de dar aula.
“Ela ficou muito abalada e não quer se expor. Ela dá aula há mais de 20 anos. Só nessa escola são 15, tanto que está recebendo a solidariedade de todos. Dar aula é a coisa que ela mais gosta de fazer”.
Outro lado
O advogado do adolescente, Claudio Augusto Santos, afirmou que a família do garoto entrará com uma ação contra a escola e a professora.“Ele está muito abalado e não tem dormido. Primeiro nós vamos resolver a questão da transferência, porque ele precisa fazer as provas para poder concluir o terceiro bimestre. Depois disso, com certeza entraremos com uma ação, porque está havendo uma grande distorção dos fatos”.
O advogado encaminhou ao Ministério Público os vídeos gravados durante a confusão e agora aguarda a decisão do promotor de Justiça.
“O vídeo que está sendo divulgado foi editado. Eu enviei os originais desse e de outro vídeo, que mostra claramente a professora segurando o aluno, dando um `golpe` nele e o arremessando ao chão”.
Entenda o caso
O incidente aconteceu no último dia 13 em uma classe do 1º ano do ensino médio do colégio Santa Cecília, em Santos, por conta de uma nota que o aluno recebeu e não teria concordado. Um vídeo do fato, gravado por um dos outros alunos que presenciaram a briga, foi divulgado na internet na última quinta (20).
Na gravação, o aluno aparece sentado, se levanta, caminha até a professora para questionar a nota e uma discussão é iniciada. Momentos depois, ele pega o diário de classe da professora e começa a apagar as notas. A professora tenta recuperar o diário e os dois caem no chão em uma briga. A confusão é separada por um aluno e um inspetor de alunos da escola. 

Extrato de planta amazônica protege da radiação solar


O extrato da planta amazônica Protium heptaphyllum, também conhecida como Almecegueira ou Breu, é eficiente na proteção da pele contra a radiação solar. Testes feitos na Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP demonstram que o vegetal tem propriedades antioxidantes, que agem no combate aos radicais livres (moléculas altamente reativas que podem danificar as células sadias do corpo), auxiliando na prevenção contra o envelhecimento e o surgimento de câncer de pele.
Planta conhecida como Almecegueira ou Breu é eficiente contra a radiação solar

Os componentes do extrato, quando aplicado sobre a pele, agem para a preservação de sistemas responsáveis pelo controle dos radicais livres no organismo humano. Com a irradiação da superfície cutânea pelos raios ultravioletas, há um desequilíbrio entre a proporção das substâncias nocivas e seus combatentes. Assim, os agentes protetores naturais sofrem uma queda ao serem consumidos em sua ação para a remoção dos radicais livres. “A radiação solar provoca a geração de muitos radicais livres na pele e os mecanismos antioxidantes naturais não são suficientes para neutralizar todos eles, resultando em danos ao tecido”, explica a farmacêutica Ana Luiza Scarano Aguillera Forte, autora do trabalho. “Como o extrato tem grandes quantidades de antioxidantes, ele mesmo sequestra os radicais livres na pele”, completa.
Fonte: Agência Usp

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Novo vírus similar ao SARS causa gripe fatal

Novo vírus similar ao SARS causa gripe fatal: O novo coronavírus pode ter sido resultado de uma mutação de um vírus já existente, ou podia estar transitando entre animais e agora saltou para os humanos.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Professor para o CIEE


O CIEE esta precisando de professores para ministrar aulas de matemática no programa aprendiz.

    Informações gerais aos interessados:

    São turmas de 25 alunos, todos já estão trabalhando, a idade é de 15 à 17 anos.
    As aulas são aos sábados, manhãs, das 08 ao 12 horas. Local: colégio Top Gun.
 
    Sala com datashow, som e notebook.

    Caso tenham alguém para indicar, me avisa por gentileza.

Atenciosamente,

Lucas Klettemberg Rocha
Programa Aprendiz - CIEE/PR - São José dos Pinhais
Rua XV de Novembro, 2175 -  6º andar - salas 28/29
Fone: 41 3383-2937 / 41 9698-6681
lucas.rocha@cieepr.org.br
www.cieepr.org.br

Universidade digitalizada



Unesp cria programa que garante acesso gratuito pela internet a todo o seu material de educação a distância. Em iniciativa semelhante, a USP já havia lançado um portal para disponibilizar videoaulas de seus cursos presenciais e semipresenciais.
Por: Yuri Hutflesz
Publicado em 17/09/2012 | Atualizado em 17/09/2012
Universidade digitalizada
O professor Eduardo Werneck, do curso de especialização em geografia da Unesp/Redefor, grava vídeo de orientação para trabalho de conclusão de curso. O material foi disponibilizado gratuitamente pelo programa Unesp Aberta. (foto: Jéssica Miwa)
A prática de disponibilizar conteúdo educacional na internet está, pouco a pouco, ganhando espaço entre as universidades públicas brasileiras. Em maio, a Universidade de São Paulo (USP) anunciou a criação de um portal que garante acesso livre a videoaulas gravadas para seus cursos presenciais e semipresenciais. Em seguida, foi a vez da Universidade Estadual Paulista (Unesp) aderir a essa democratização do material de ensino.
Em junho foi lançado o programa Unesp Aberta, que tem como objetivo disponibilizar gratuitamente pela internet todo o conteúdo produzido para os cursos de educação a distância da universidade, além de outras obras e materiais diversos.
Os itens produzidos para os cursos a distância reúnem textos, videoaulas, apresentações de slides, atividades com autocorreção e programas de computador educacionais, além de mapas, imagens e animações. Livros e periódicos pertencentes ao sistema de bibliotecas da Unesp, incluindo obras raras, que não podem ser manuseadas, integram a biblioteca virtual do programa. Há também um acervo digital que conta com diversos materiais gerados ou adquiridos pela universidade, entre teses, dissertações e conteúdos audiovisuais variados.
Até agora o programa Unesp Aberta já disponibilizou cerca de 18 mil itens
Até agora já foram colocados na rede cerca de 18 mil itens. São cursos produzidos para os programas governamentais Rede São Paulo de Formação Docente (Redefor),Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) e Universidade Aberta do Brasil e livros digitais criados a partir de pesquisas de alunos de pós-graduação, além do material da biblioteca e do acervo. E o site continuará recebendo novos conteúdos. Para ter acesso, basta criar um nome de usuário com senha.

Fonte: Ciência Hoje