sexta-feira, 29 de junho de 2012

quinta-feira, 28 de junho de 2012

AJUDE A SANTA CASA


                

                 De 25 de junho a 3 de agosto as lojas Jean Louis David, Axxium, Bello Café e Centro de Shiatsu Tereza Zanchi oferecem descontos especiais em produtos e serviços para os clientes e destinam parte da renda para a Santa Casa de Curitiba. A campanha Compra Solidária é uma iniciativa da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba de captação de recursos para compra de um eletrocardiógrafo para o hospital.
                 Para ter direito aos descontos, o consumidor deve apresentar o ticket bônus devidamente preenchido no estabelecimento participante e depositar na urna da Compra Solidária. O ticket bônus pode ser impresso direto no sitehttp://www.doesantacasa.org.br.

                 Conheça as lojas participantes:
JEAN LOUIS DAVID
Corte de Cabelo Masculino: de R$ 37,00 por R$ 27,00
Corte de Cabelo Feminino: de R$ 47,00 por R$ 32,00
Corte de Cabelo Feminino: de R$ 57,00 por R$ 42,00 (shampoo + creme + lavado + secado)
                 Centro | Rua Vicente Machado, 476
AXXIUM
                 Toda a loja com 20% de desconto
                 Shopping Palladium | Loja 2055, Piso L2
                 Juvevê | Rua Rocha Pombo, 246
                 Caiobá | Rua Rio Branco, 273
BELLO CAFÉ
                 01 Cappuccino + 01 Empada + 01 Trufa por R$ 11,70
                 Centro | Rua Comendador Macedo, 371
CENTRO DE SHIATSU TEREZA ZANCHI
                 Quick Massage de 15 minutos por R$ 20,00
                 Shopping Estação
                 Shopping Curitiba
                 Shopping Crystal
                 Shopping Palladium
                 Park Shopping Barigui
Hugo Lange | Rua Augusto Stresser, 1919

A gripe voltou!


 Alerta sobre como se prevenir da Gripe A (H1N1)
        As orientações também estão disponíveis no site da Secretaria Municipal da Saúde http://www.saude.curitiba.pr.gov.br/index.php/orientacao-e-prevencao/orientacao-gripe e no site do Governo do Estado www.saude.pr.gov.br.
             Informações pelo telefone: 0800 643 8484.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

George Solitário


O "George Solitário", último sobrevivente da subespécie Chelonoidis nigra abingdoni, das tartarugas gigantes que dão nome às ilhas Galápagos, do Equador, foi encontrado morto neste domingo (24) no Parque Nacional Galápagos (DPNG).
Um comunicado da DPNG assinala que o guarda do parque Fausto Llerena, que cuidava da tartaruga, descobriu esta manhã que o animal não se movimentava e "ao verificar se deu conta que não tinha sinais vitais".
"O corpo do quelônio estava em uma posição como se tivesse indo para o bebedouro de água", detalhou a DPNG, ao apontar que as possíveis causas de sua morte, único sobrevivente da espécie da ilha Pinta, serão conhecidas após autópsia.
O corpo do "George Solitário" - cuja idade exata é desconhecida, mas "se estima que passasse dos cem anos", segundo a DPNG - está no momento em uma câmara frigorífica para evitar sua decomposição.
A tartaruga era oriunda da ilha Pinta, a mais setentrional das Galápagos, e foi resgatada em 1972 por um grupo de caçadores dedicados a erradicar as cabras, uma espécie introduzida pelo homem que dizimou o habitat e levou as tartarugas gigantes dessa ilha à beira da extinção.
Desde então, George tinha sido parte do programa de criação em cativeiro da DPNG. Foram realizadas diferentes iniciativas para a reprodução, inicialmente com fêmeas da espécie do vulcão Wolf da ilha Isabela, com as quais conseguiu acasalar após 15 anos de convivência, mas os ovos não foram férteis.
Fonte: O Último Segundo

Governo cria 77 mil cargos em instituições de ensino federais - Ensino - Gazeta do Povo

Governo cria 77 mil cargos em instituições de ensino federais - Ensino - Gazeta do Povo

A maior parte das vagas é para cargos de técnicos administrativos, 27.714. Outras 24.306 são para professores de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, e 19.569 para professores de ensino superior. A lei aprovou ainda a implementação de 1.608 cargos de direção, em quatro categorias diferentes, e 3.981 funções gratificadas em três categorias.

Comissão aprova destaque que prevê 10% do PIB na educação - Ensino - Gazeta do Povo

Comissão aprova destaque que prevê 10% do PIB na educação - Ensino - Gazeta do Povo

terça-feira, 26 de junho de 2012

Como desenvolver as diversas inteligências




Há mais de 25 anos, a direção do Colégio Montserrat, instituição privada que atende alunos de zero a 18 anos em Barcelona (Espanha), decidiu implantar e desenvolver o ensino a partir do princípio que o ser humano possui múltiplas inteligências, conceito apresentado alguns anos antes pelo psicólogo cognitivo e educacional estadunidense Howard Gardner.
Além de conhecimentos linguísticos ou de lógica e matemática, parâmetros enfatizados e avaliados até então por quase todas as instituições de ensino ao redor do mundo, o método busca o desenvolvimento também das inteligências musical, visual, corporal, interpessoal, intrapessoal, naturalista e existencialista.
Diretora titular do Colégio Montserrat e da TV web educativa Think1.TV (http:// www.think1.tv), a Madre Montserrat Del Pozo trabalha na supervisão e aperfeiçoamento desse modo de ensino. Responsável também por projetos na República de Camarões, a diretora viaja o mundo divulgando o ensino por inteligências múltiplas, e faz um alerta: “Precisamos preparar as próximas gerações para dominar competências globais.”
Nesta entrevista concedida com exclusividade à Gestão Educacional, a educadora relata algumas das experiências de implantação do conceito de inteligências múltiplas na Catalunha e na África e, nesse aspecto, ainda fornece dicas para professores e gestores trabalharem currículo, metodologia de ensino e instalações.

Gestão Educacional: Quando e por que o Colégio Montserrat decidiu trabalhar as múltiplas inteligências?
Montserrat Del Pozo: Em 1986, tentávamos entender os motivos de alguns de nossos alunos, mesmo com potencial, não terminarem seus estudos ou sequer ingressarem na universidade. Os estudos indicavam que os estímulos ambientais geram no cérebro humano uma rede sináptica responsável pelo aumento da capacidade de conhecer e resolver problemas. Percebemos então que estimulávamos muito pouco os sentidos nas crianças de zero a 6 anos; o problema estava na educação infantil. Hoje, nossas crianças desse nível manuseiam tintas e materiais que estimulam o tato, o olfato, a visão, a audição e o paladar para que todas as inteligências sejam usadas desde cedo. Também nas idades posteriores criamos metodologias interativas que transformam a experiência cognitiva e sensorial em algo educativo.
Gestão Educacional: A escola precisa ser reconcebida para trabalhar as inteligências múltiplas?
Montserrat: Em primeiro lugar, é necessário definir para qual mundo a escola educa. O modelo tradicional de ensino baseava-se em palestras de um professor detentor do conhecimento, e o aluno buscava o engrandecimento da alma. Com a internet, a oferta grande e de fácil acesso a conteúdos e informações gerou uma educação 2.0, em que o professor compete como autoridade do conhecimento com produtos de comunicação. As próximas gerações necessitam de uma versão “3.0”, fundamentada no preparo dos alunos com competências de uso em qualquer parte do mundo globalizado e conectado. Estamos na transição entre esses dois últimos modelos. Trabalhar as inteligências múltiplas é uma metodologia que instrumentaliza os jovens para resolver problemas em qualquer parte do mundo, a partir de outros locais e a qualquer tempo.
Gestão Educacional: A senhora pode dar um exemplo?
Montserrat: Devemos olhar os alunos como pessoas que mudarão o mundo. Numa aula sobre a Segunda Guerra Mundial, fizemos um projeto em que os alunos conheceram e executaram melodias compostas por prisioneiros judeus. Estudamos a realidade dos campos de concentração, o conhecimento musical e o respeito humano. Esse projeto se propôs a sensibilizar os jovens, incentivá-los a pensar para criar um futuro diferente em que não se repitam os erros do passado, como foi essa guerra e algumas de suas particularidades como o racismo.

Gestão Educacional: Como é a organização curricular num colégio voltado ao estímulo de múltiplas inteligências?
Montserrat: Projetos de compreensão ajudam a desenvolver competências em informática, pensamento crítico e criativo, com ênfase nas rotinas e habilidades dos alunos. Na prática é uma aprendizagem experiencial e cooperativa. Os componentes curriculares de Física, Química, Matemática e Tecnologia são abarcados em projetos científicos interdisciplinares. As disciplinas da área das Ciências Sociais, Ética e Religião compõem projetos humanísticos. Os idiomas são ensinados a partir da perspectiva linguística, com o desenvolvimento de leitura, compreensão, escrita e aprendizado do uso técnico e social dos meios de comunicação.

Gestão Educacional: Qual é o papel das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs)?
Montserrat: Os jovens aprendem a produzir conhecimento e conteúdo audiovi­suais, a manusear câmeras, equipamentos de estúdio de rádio e TV; [aprendem] edição, publicação na web e também como lidar com as redes sociais, que se transformaram num ponto de aprendizagem, quase outra escola. As tecnologias digitais também são ferramentas de eficácia e rapidez para o aluno gerir o próprio estudo, revisar conteúdos e buscar entender o que não ficou claro na escola. Todo nosso conteúdo está disponível on-line, em um sistema de gestão de aprendizagem baseado na plataforma gratuita de código aberto Moodle.

Gestão Educacional: Quais passos os gestores educacionais devem adotar para transformar sua escola em uma instituição que segue as inteligências múltiplas?
Montserrat: O ensino com ênfase nas múltiplas inteligências se baseia no pre­paro para resolução de problemas, possível apenas se o aluno se entender como sujeito. A escola deve integrar espaços e atividades para que essas pessoas tenham riqueza de relacionamentos, comunicação e expressão. A primeira mudança nesse sentido é do currículo e das metodologias de avaliação, pois devemos verificar também como ensinamos. O segundo ponto é a reavaliação dos papéis do professor e do aluno. Depois vem a organização do centro de ensino. Em Barcelona, por exemplo, integramos os laboratórios às salas de aula para que o aluno pratique e tenha a teoria concomitantemente, sem precisar sequer se deslocar. Por último, a arquitetura deve ser transformada com a composição de um ambiente que estimula todos os sentidos e a criatividade, o que chamamos de desorganização organizada.

Gestão Educacional: Quais são os papéis do professor e do aluno nesse contexto?
Montserrat: O docente se torna um treinador, no sentido do termo inglês coach, ou seja, aquele que orienta e trabalha as competências comunicativas e de resolução de problemas. Nossos laboratórios são integrados às salas de aula para que as experimentações ocorram em conjunto com o conhecimento teórico. A própria estrutura de pensamento do docente é modificada e ele se torna alguém que prepara a criança e o jovem para aprender durante toda a vida [lifelong learning], de forma singular, em todos os seus espaços. Por sua vez, os alunos participam do processo de maneira autônoma e metacognitiva – eles fazem a gestão do próprio aprendizado e constroem metodologias e currículos próprios, com o desenvolvimento de competências personalizadas.

Gestão Educacional: Quanto tempo leva para se adaptar uma escola a essa linha de ensino? Os custos são considerados altos para instituições com poucos recursos?
Montserrat: Normalmente, três anos são suficientes, mas depende das verbas disponíveis. Estimo que uma praça educativa como a de Barcelona custe o dobro de uma escola convencional para alunos das mesmas classes médias e altas na Espanha. Laboratórios e instalações de última geração encarecem o projeto, porém sua falta não inviabiliza projetos mais modestos. Na República de Camarões, onde trabalhamos praticamente sem recursos, implantamos a metodologia numa escola com 3 mil alunos, na qual as salas eram muito ruins e feitas de materiais rudimentares. Com o que tínhamos, modificamos a decoração, as cores e transformamos o local num ambiente digno para as pessoas que estão lá dentro.

Gestão Educacional: Como é o trabalho nessas condições com menos recursos?
Montserrat: A principal mudança é de abordagem. No caso dessa escola africana, criamos uma grande ligação e motivação afetiva, como quem diz ao aluno: “Você é importante, por isso estou aqui”. Não há estrutura física, mas o ensino e a aprendizagem são enriquecidos com leituras de contos, colheita de frutas nas redondezas e idas ao mercado, entre tantas outras atividades. A ideia básica é a mesma: criar situações em que as experiências estimulem as redes sinápticas e desenvolvam as diversas inteligências para a criança querer saber mais, ter vontade de aprender. É antes de tudo um preparo neurológico para pensar.


Fonte: revista Gestão Educacional.

Brasileira cria macarrão com farinha de banana verde sem glúten

Brasileira cria macarrão com farinha de banana verde sem glúten

Brasileira cria macarrão com farinha de banana verde sem glúten: A pesquisa mereceu destaque na edição desta semana da revista científica iJournal of the Academy of Nutrition and Dietetics/i.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Autismo


ficou interessado em ler, vá até a fonte! Veja a revista

Fonte: Blog Caminhos do Autismo


Entrevista com Beakman

O Manual do Mundo acaba de completar 60 milhões de views, e desta vez essa marca será comemorada com algo muito especial: uma entrevista com Paul Zaloom, o ator que interpretou Beakman.



Projeto Baleia Franca

Rio +20 (16/06/2012) - Rodrigo De Rose da Silva, o Projeto Baleia Franca - PBF / Brasil fala com Pavilion TV sobre o trabalho que estão fazendo para promover o desenvolvimento sustentável eo que eles esperam ganhar pela sua presença na cimeira.
 veja o video no link abaixo.
vídeo