sexta-feira, 10 de junho de 2011

Eventos na área Biológica


X Congresso de Ecologia do Brasil

A Sociedade de Ecologia do Brasil irá promover o X Congresso de Ecologia do Brasil entre os dias 16 e 22 de setembro de 2011, na cidade mineira de São Lourenço. O evento contará com mini-cursos, concurso de fotografia, além de palestras e exposições. Mais informações: www.xceb.com.br/site/ .

Produção de Organismos Aquáticos e Desenv. Sustentável

O I Simpósio em Produção de Organismos Aquáticos e Desenvolvimento Sustentável é uma organização do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal Fluminensce – UFF e se realiza no dia 21 de junho de 2011 no Auditório Geógrafo Milton Santos, no Campus Praia Vermelha, em Niterói – RJ
Público Alvo: Alunos de Graduação, Pós – Graduação, Professores e Profissionais da extensão que militam no Estado do Rio de Janeiro junto ao tema e que se sentem órfãos de uma base sólida no conceito da produção, da competitividade de mercado e da sustentabilidade.
As inscrições podem ser feitas até o dia 17 de junho por meio de ficha de inscrição, presente na página do vento na internet, que deve ser encaminhada à Comissão Organizadora juntamente com o comprovante de pagamento por fax ou e – mail. Após essa data, as inscrições serão feitas apenas no dia do evento.
Inf: proaquas.mzo@gmail.com

Lançamento do CD "Ética e Direito Animal"
14 de junho de 2011 na UNIRIO – auditório do Centro de Ciências Jurídicas e Políticas - Rua Voluntários da Pátria, 107 / 4º andar – Rio / RJ.
O CD “Ética e Direito Animal” é um projeto da associação “Defensores dos Animais”. Trata-se de um curso básico sobre o tema, em forma de power point, com informações que vão possibilitar aos acadêmicos e aos profissionais do direito - advogados, delegados, promotores e juízes - atualizarem-se e atuarem com mais eficácia em causas envolvendo a defesa da fauna e os direitos dos animais.
Distribuição do material – O CD “Ética e Direito Animal” foi produzido por especialistas em direito animal no Brasil e será distribuído às faculdades de direito, às OABs, aos Ministérios Públicos e a todos os que atuam na defesa da vida e dos direitos dos animais.
Inf: [21] 2582-6646 / http://www.defensoresdosanimais.org.br/

VII Jornada de Biologia da UVV

Contato para Inscrições: adriana.chippari@uvv.br
http://www.uvv.br/portais/comunicacao/evento/165/vii-jornada-de-biologia.aspx

Simpósio Internacional de Morte Celular

O Simpósio Internacional de Morte Celular acontece de 10 a 13 de junho de 2011 no EcoResort Cheiro de Mato, em Mairiporã – SP. O simpósio é realizado a cada ano em um país diferente e reúne pesquisadores de destaque na área. O evento abordará temas relaventes como o envelhecimento celular tendo a participação de sete palestrantes brasileiros e trinta estrangeiros
Inscrições: As inscrições serão efetivadas após preenchimento de ficha de inscrição presente na página brasileira do simpósio. As inscrições para brasileiros devem ser realizadas junto à Secretaria da Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental (SBFTE) e confirmadas após envio de comprovante de pagamento via fax ou e – mail. As inscrições para brasileiros receberão subsídio da Sociedade Internacional de Morte Celular, com preços diferenciados. A inscrição completa dá direito a participação no simpósio, alimentação completa e acomodação dupla ou tripla, jantar especial de confraternização e transporte a partir da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).
Limite de Participantes: 200 pessoas
Site Oficial do Evento: http://www.celldeath-apoptosis.org/
Contato no Brasil: Maiores informações a respeito do Simpósio de Morte Celular podem ser obtidas pelo telefone: (11) 2976-2793 ou pelos e – mails: sbfte@pratica.com.br / icds2011@gmail.com

Oportunidades!!

Confira algumas oportunidades de emprego e concursos, vej a nossa seção de oportunidades!

Festival 5 minutos

Festival promovido pela prefeitura de Araucária, com apresentações de 5 minutos de duração. Para as seguintes categorias Teatro, dança e circo, todas as modalidades Adulto/infantil.
Mais informações:
teatrodapraca@araucaria.pr.gov.br
http://www.araucaria.pr.gov.br/ 

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Cientistas buscam professores para conhecer superacelerador LHC

Professores brasileiros que lecionem física no ensino médio têm a chance de visitar o maior acelerador de partículas do mundo, o LHC, que fica na fronteira entre a França e a Suíça.
A oportunidade vem da Escola de Física do Cern, organizada pela SBF (Sociedade Brasileira de Física). As inscrições vão até o dia 20 de junho e podem ser feitas pelo site www.sbfisica.org.br/ensino/EscoladeFisicaCERN, no qual o professor interessado preenche um formulário.
Os 20 professores aprovados visitarão o Cern, instituição-mãe do superacelerador, dos dias 4 a 9 de setembro deste ano. A verba para a viagem vem do Ministério da Ciência e Tecnologia e da Capes. Podem participar professores das redes particular, federal, estadual e municipal de ensino.
O curso para os professores será ministrado inteiramente em português, já que começou como um esforço para popularizar o Cern entre os docentes de física de Portugal. Nações africanas falantes do português também participam. O Brasil foi convidado para se tornar membro do Cern e, para fazer parte da colaboração, falta apenas a aprovação do Congresso.
Fonte: A Folha de São Paulo

A Nova tabela periódica!

A tabela periódica ensinada nas escolas acaba de ganhar mais dois elementos químicos.
Reconhecidos como números 114 e 116, eles não foram batizados e por isso não têm nome ainda. Provisoriamente, estão sendo chamados de "ununquadium" e "ununhexium".
A inclusão foi reconhecida por um comitê internacional de químicos e físicos que pertencem ao Iupac (União Internacional de Química Pura e Aplicada) e ao Iupap (União Internacional de Física Pura e Aplicada).
No total, são 114 os elementos químicos conhecidos. Os de número 113, 115 e 118 não foram aceitos oficialmente pelas evidências e testes não se mostrarem conclusivos.
Os dois novos integrantes são os metais mais pesados da tabela e tiveram que passar por experimentos antes de serem reconhecidos.
Os pesquisadores criaram os elementos a partir de uma colisão de dois átomos produzida em um acelerador e "existiram" por menos de um segundo antes de se separarem.
Fonte: A Folha de São Paulo
Leia mais

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Olhando para o Céu



Fonte: http://www.heavens-above.com/
Chegamos à metade do ano e ao final do outono. Dia 21 de junho às 17:16h inicia oficialmente o inverno para nós, moradores do hemisfério sul e o verão, para os que moram no hemisfério norte.
O céu de inverno é caracterizado pelo Cruzeiro do sul (Crux) na vertical e pela facilmente reconhecível constelação do Escorpião (Scorpius) no lado leste do céu, no início da noite. Se você dispõe de um binóculo ou telescópio, pode aproveitar as noites frias e estreladas para explorar a região entre Escorpião e Sagitário (Sagitarii), rica em objetos interessantes e facilmente observáveis, como a nebulosa da Lagoa (M8). Esta região também é a direção do centro de nossa galáxia.
EVENTOS ASTRONÔMICOS DO MÊS:
01/06/2011 - Eclipse parcial do Sol - visível somente no hemisfério norte.
01/06/2011 - Lua nova ou novilúnio.
08/06/2011 - Lua crescente.
12/06/2011 - Lua no perigeu (menor distância entre a Lua e a Terra - 360.000km aprox.).
15/06/2011 - Lua cheia ou plenilúnio.
15/06/2011 - Eclipse total da Lua - não visível no Paraná.
21/06/2011 - Primeiro dia do Inverno (solstício de inverno).
23/06/2011 - Lua minguante.
INSTRUÇÕES DE USO DA CARTA CELESTE:
O leitor deverá posicionar-se  de acordo com os pontos cardeais e tentar reconhecer algumas estrelas ou padrões como o Cruzeiro do Sul (Crux) ou Escorpião (Scorpius), duas das mais fáceis e conhecidas constelações do céu tradicional.


PRORROGADAS AS INSCRIÇÕES PARA O I FOCAR E XVIII EREA!

Foram prorrogadas até o dia 06/06/2011 as inscrições para o I FOCAR - Curso de Formação Continuada em Astronomia e XVIII EREA - Encontro Regional de Ensino de Astronomia, que ocorrerão simultaneamente entre os dias 06 e 10 de junho de 2011, no campus da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Visam discutir o panorama do ensino de Astronomia, além de serem um importante  instrumento para a capacitação de professores. A programação contará com atividades diversificadas, ministradas pelos mais renomados pesquisadores da área no país.
O I FOCAR integra uma das linhas de ação do projeto "Céu do Paraná", coordenado pelo Prof. Dr. Marcelo Emílio (UEPG) e executado em parceria com a UFPR, Observatório e Planetário do Colégio Estadual do Paraná, Parque da Ciência, Sociedade dos Astrônomos Amadores e Clube de Astronomia da UTFPR, financiado pelo CNPQ e pela Fundação Araucária. Além da capacitação de professores, a proposta contempla a execução de sessões de planetário e de observação do céu em 40 cidades com baixo IDH do Paraná durante 2 anos, aquisição de equipamentos para divulgação científica e pesquisa em Astronomia para as instituições parceiras.
Para maiores informações e inscrições, acesse o site ceudoparana.uepg.br

Fonte:Blog Ciencia e diversão

terça-feira, 7 de junho de 2011

UFPR vai usar o resultado do ENEM

O próximo processo seletivo da Universidade Federal do Paraná (UFPR), a ser realizado no segundo semestre deste ano, utilizará as notas da edição 2011 do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para cálculo do desempenho final dos candidatos.

Notas de edições anteriores do exame não serão consideradas. A informação é do coordenador do Núcleo de Concursos (NC) da UFPR, Raul von der Heyde.

Assim como no ano passado, as provas objetivas do Enem 2011 corresponderão a 10% da nota final dos vestibulandos da UFPR.

"É importante que todos os estudantes interessados em ingressar na universidade se inscrevam para o Enem, do contrário terão no máximo 90% da nota final, o que pode fazer diferença entre uma aprovação e uma reprovação", alerta Raul.

As inscrições para o Enem, que são feitas através do endereço http://enem.inep.gov.br, terminam às 23h59 de sexta-feira (10).

O edital do vestibular da UFPR será divulgado somente no final de julho. O total de vagas já está definido pela resolução de número 39/2011 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da universidade.

A UFPR oferecerá 5.087 vagas em seu vestibular próprio, distribuídas em 96 opções de cursos de graduação. Outras 529 serão preenchidas através do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), do Ministério de Educação. Os números deste ano são ligeiramente superiores aos do ano passado, quando UFPR abriu 5.016 vagas em seu vestibular 524 pelo Sisu.

Em relação ao processo seletivo anterior, haverá um novo curso, o de Expressão Gráfica, com 40 vagas diurnas em Curitiba.

A primeira fase do vestibular 2011-2012 da UFPR está prevista para a tarde do dia 13 de novembro. A segunda, para os dias 11 e 12 de dezembro, sempre à tarde. O período de inscrição irá de 19 de agosto a 16 de setembro. A taxa custará R$ 80, o mesmo valor cobrado em 2010.


Reciclar e remanufaturar sempre vale a pena?


Há um número igual de situações nas quais a remanufatura de fato consome mais energia do que fazer um produto do zero. [Imagem: Gutowski et al.]

Senso comum
A reciclagem e a remanufatura de produtos - em vez de fazer produtos novos a partir do zero - deve permitir uma grande economia de energia, certo?
Não exatamente, garante um novo estudo realizado por pesquisadores do MIT, nos Estados Unidos.
Amplamente difundidas como ambientalmente corretas, as práticas de reciclagem e remanufatura são usadas desde as latinhas de alumínio e os pneus recauchutados, até os cartuchos de impressora jato de tinta e os motores remanufaturados.
Mas a equipe do Dr. Timothy Gutowski demonstrou que o senso comum não se confirma quando os dados são cuidadosamente verificados.

Fonte: Site Inovação Tecnológica
Leia mais

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Feijoada dos amigos do HC

Neste ano, o evento acontece no dia 11 de junho, no Hotel Bourbon Curitiba Convention e reúne empresários, políticos, convidados e amigos, em prol do Hospital de Clínicas da UFPR.
Além de saborear um delicioso almoço, os participantes vão concorrer a vários brindes e poderão participar de um leilão, com produtos variados.
Em 2010, o evento contou com 400 pessoas e o recurso captado possibilitou a compra de camas hospitalares, colchões, refrigeradores, estetoscópios e cadeiras infantis para o setor de Pediatria
Quem quiser adiantar o convite, pode adquirir na sede da Associação, na Av. Agostinho Leão Júnior, 336, ou pelos telefones (41) 3091-1232 ou 3091-1000. Toda a renda será revertida para o Hospital de Clínicas.
Serviço:
6.ª Feijoada Beneficente da Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas
Data: 11 de junho de 2011, a partir das 12h
Local: Hotel Bourbon Curitiba Convention - Rua Cândido Lopes, 102
Convite: R$ 60,00 por pessoa. Inclui buffet de feijoada, saladas, sobremesa, água, refrigerante, caipira, batidas, cerveja, música ao vivo e avental promocional.

Patrocinador Master: Grupo Noster
Patrocinadores: Devassa, Fecomércio, Fernandez Mera, Unimed - Curitiba
Apoio: Hotel Bourbon, ÉdeCasa, F9, Gráfica MB, JetSet, Kamisul, MM Eventos, Oficina das Velas, Tecelagem Imperial

Universidade do Professor é fechada


A Secretaria de Estado da Educação (Seed) suspendeu oficialmente as atividades da chamada Universidade do Professor, espaço que promovia oficinas, palestras e cursos de capacitação direcionados aos professores das escolas públicas do Paraná. O complexo, que conta com dois grandes auditórios com capacidade para acolher até mil pessoas e uma ampla estrutura de chalés para hospedagem, funcionava desde 1995 em Faxinal do Céu, no município de Pinhão (na Região Centro Sul).
A universidade era fruto de um convênio entre o governo do estado e a Copel, proprietária da área e dos imóveis lá existentes. Esse modelo de aperfeiçoamento dos docentes, posto em prática na primeira gestão do ex-governador Jai­­me Lerner (1995-1998) foi considerado exemplo de sucesso pelos edu­­­cadores e teve sequência na gestão de Roberto Requião, político de concepção ideológica e administrativa totalmente diferente do antecessor.

Fonte: Gazeta do Povo
Leia mais

Não é de se estranhar esta atitude, todo governo quer mostrar que pode fazer melhor e acaba sempre usando alguma atitude de por tudo abaixo e começar do zero. Não sei se esta "universidade" era grande coisa ou não, mas sem dúvida acredito que era mais fácil reformar a casa do que construir tudo novamente. Acho que é influencia destes programas de TV onde o morador sai e em uma semana ou duas a casa é reconstruida e está melhor do que nunca. Espero que seja assim com a "universidade" espero que seja assim com a "semana de capacitação" porque do jeito que está não dá pra ficar.
Outra coisa há se pensar é que nem sempre algumas mudanças apenas são suficientes é uma questão de cultura. Ir se adaptando e mudando. Sempre lembrando que perfeição não existe, mas todas as coisas podem ser ajustadas, corrigidas para que fiquem o melhor possível.