sexta-feira, 7 de março de 2014

Cientistas revivem vírus gigante congelado há 30 mil anos

Cientistas revivem vírus gigante congelado há 30 mil anos

Cientistas encontram novo problema de Física em vídeo da internet

Cientistas encontram novo problema de Física em vídeo da internet Steve Mould/The New York Times
Mould puxa e solta uma das pontas da corrente de dentro de uma jarra de vidro, mas ela continua se "derramando" por conta própriaFoto: Steve Mould / The New York Times

Geralmente, pesquisas de Física começam com um problema conhecido. Existem surpresas, é claro, mas elas não costumam vir de vídeos na internet, como aconteceu no caso da misteriosa fonte de corrente.
Tudo começou com Steve Mould, apresentador de um programa de Ciências na Inglaterra. Mould, que possui mestrado em Física pela Universidade de Oxford, parece ser o descobridor da fonte de corrente, que ele demonstrou em um vídeo espantoso publicado online. No clipe, ele puxa a ponta de uma comprida corrente de esferas de dentro de uma jarra de vidro. Quando solta a ponta, a corrente continua se derramando para fora do vidro por conta própria, como água ou gasolina sendo extraída de um tanque.
Somente isso já seria suficientemente interessante. Entretanto, a verdadeira surpresa é que a corrente não apenas escorre pela borda do vidro; enquanto cai, ela se ergue em uma curva, como uma fonte de água.
— Descobri isso por acidente. Eu estava procurando por um modelo físico de um polímero (uma molécula longa) — afirmou o apresentador durante uma entrevista.
Ele achou que uma corrente de esferas poderia funcionar, e no processo de investigar essa possibilidade, ele viu uma demonstração de contas de plástico jorrando para fora de um recipiente, caindo por cima da borda.