sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

A última fronteira

Uma ilustração mostrando como os Russos pretendem chegar ao lago.

 O último local intocado pelo homem está prestes a ter seu primeiro contato depois de aproximadamente 14 milhoes de anos. Trata-se do lago Vostok, localizado na Antartica, debaixo de uma camada de quase 4 km de gelo e neve. Uma broca está se aproximando da água em estado líquido e deve atingir o lago propriamente dito ainda este mês (Janeiro de 2011). A espectativa dos cientistas é descobrir possíveis formas de vida que possam ser até mesmo desconhecidas para nós, além disso os estudos realizados, podem auxiliar em novas descobertas.
Fonte: Site Inovação Tecnológica
Leia mais

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

UFPR publica regras da seleção via Sisu; data do resultado do vestibular segue indefinida

O Núcleo de Concursos (NC) da Universidade Federal do Paraná publicou nesta quarta-feira (5) o edital que contém as regras para o preenchimento das 524 vagas oferecidas pela instituição através do Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

Disponível no endereço www.nc.ufpr.br, o documento traz informações sobre o período de inscrições do Sisu, que começa no próximo dia 16, e o calendário de matrículas para cada uma das três chamadas previstas.
O edital ainda detalha as normas de preenchimento das vagas de inclusão racial e social.
Implantado em 2009 pelo Ministério da Educação, o Sisu unifica a oferta de vagas em instituições públicas de ensino superior. Nesta edição, são 83.125 vagas em 83 universidades de todo o país.
No total, a UFPR oferece neste ano 5.540 vagas --5.016 delas através de seu vestibular próprio.

Resultado do vestibular

A UFPR mantém a previsão de divulgar no próximo dia 14 o resultado do vestibular.
Segundo o coordenador do Núcleo de Concursos, Raul von der Heyde, a data ainda não está totalmente definida porque a universidade depende da liberação, pelo Ministério da Educação, das notas das provas objetivas do Enem, que representarão 10% da nota final dos candidatos.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Cientistas criam a menor bateria do mundo

Muitos equipamentos utilizam baterias, imagine se estas baterias fossem menores e mais potentes! Menos peso, menor formato = novas possibilidades. Utilizando-se da nanotecnologia isto está se tornando possível. Os pesquisadores utilizaram uma técnica que permite aos mesmos construir uma bateria e a observá-la dentro de um microscópio e assim compreender todo o processo de funcionamento, carregamento e descarregamento. As novas informações mostram que alguns processos industriais de fabricação devem ser repensandos.
Fonte: O Estado do Paraná
Leia mais

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Mortes de aves nos EUA e morte de peixes no Paraná são mistério!

A grande maioria das aves mortas são Melros.
Especialistas em vida selvagem estão tentando solucionar um mistério que evoca imagens apocalípticas no estado americano de Arkansas. Mais de 3 mil pássaros caíram mortos do céu, momentos depois da meia-noite do Ano Novo. Algum tempo depois, segundo o jornal The Guardian, cerca de 100 mil peixes apareceram boiando em um rio próximo.
Fonte: O Último Segundo
Leia mais


Aqui no Brasil, tivemos a morte de vários peixes nas proximidades da Baía de Paranaguá. Ainda estão fazendo testes para verificar o que aconteceu. Sardinhas, corvinas, bagres e até botos estão entre as quase 100 toneladas de peixes mortos. Foi pedido para que a população não coma nenhum destes peixes por motivos de segurança.
Fonte: O Estado do Paraná
Leia mais

Bem vindos há 2011

Quando estava na escola, ficava imaginando como a vida era legal, meu universo eram apenas os muros da escola, o campinho de futebol, os desenhos e a rua onde jogavamos futebol. Basicamente tudo era jogar futebol. Ficava pensando que o mundo ia acabar em 2000, achava que isso estava escrito em algum lugar... Muito se falou, até que o tempo passou... passou a 1997 ou 1998 e não e o mundo não foi dominado pelas máquinas, não teve exterminador. Não teve pane de computadores em 2000, não teve nenhum computador enlouquecido em 2001, nem ao menos chegamos perto de Júpiter - 2001 não foi uma odisséia no espaço. Consequêntemente não tivemos um contato em 2010.
Os escritores de ficção vão ter que se esforçar mais, e colocar datas ainda mais impossíveis 2500 pra cima. Ai eu paro e penso, com tanta imaginação, quem teve a pobreza de pensamento de imaginar que comer lentilha, pular ondas, chupar uva e comer romã (aliás que frutinha cara e sem graça!) ia ajudar em alguma coisa. Comer carne de porco porque o pobre fuça para frente, comer peixe porque nada para frente, sorte do carangueijo que anda de lado rsrs. Bem tradição é tradição, sendo assim Feliz Ano Novo!
Desejando muitas realizações há todos continuamos este projeto de levar um pouco de informação sobre ciências para os interessados e ficar por dentro das novidades nesta área.

Abraços

Prof. Osvaldo