sexta-feira, 20 de julho de 2012

Educação Especial - Prefeitura de Pinhais

Educação Especial - Prefeitura de Pinhais

Cursos Profissionalizantes - - SENAI - Pronatec

Cursos Profissionalizantes - - SENAI - Pronatec

veja no link os cursos profissionalizantes oferecidos em todo Paraná pelo Senai. Cursos Gratuítos.

Inscrição para Mestrado


Estarão abertas, de 23/07/2012 a 23/08/2012, as inscrições para o
Mestrado em Divulgação Científica e Cultural, oferecido pelo LABJOR -
Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo e IEL – Instituto de
Estudos da Linguagem, da Unicamp.
Para mais detalhes sobre o processo seletivo acesse o link

http://www.labjor.unicamp.br/cursos/informacoes_mest.htm


Atenciosamente
Labjor - Unicamp

David Bowie: Você sabe por que o cantor tem um olho de cada cor?



David Bowie tem um olho de cada cor porque tem heterocromia. Esse termo é utilizado para descrever olhos com cores diferentes em uma mesma pessoa.
19/7/2012 - 08:30
David Bowie tem um olho de cada cor porque tem heterocromia. Esse termo é utilizado para descrever olhos com cores diferentes em uma mesma pessoa. Causada por excesso ou falta de melanina, a heterocromia pode ocorrer como resultado da genética, doença ou machucado.
Há três tipos diferentes de heterocromia do olho: completa, setorial e central.

Completa é quando ambos os olhos têm cores diferentes - por exemplo, um marrom e outro azul.
A setorial ocorre quando há duas cores diferentes na mesma íris - um toque de uma segunda cor diferente da dominante.

A última, central, ocorre quando a íris têm dois ou mais "círculos" de cor - por exemplo, azul com um arco dourado perto da pupila ou externamente.

Pessoas com esse tipo de heterocromia são chamadas algumas vezes de "olhos de gato".

A heterocromia é relativamente rara - afeta cerca 11 em cada 1.000 pessoas na América. Pode ser herdada dos pais e surge da combinação de vários fatores, genéticos e adquiridos e não é necessariamente um sinal de fraqueza genética.

No caso de David Bowie ocorreu em 1962, metido numa briga por conta de uma garota, recebeu um ferimento grave na escola que ocasionou a heterocromia.
Fonte: Hospital de Olhos de São Paulo
 
 

Romances podem ajudar no ensino da Teoria da Relatividade




 Publicado em 19/julho/2012 | 
Albert Einstein também usou a imaginação para desenvolver sua teoria
Produtos culturais, como os romances, podem auxiliar na compreensão dos estudantes nas aulas de Física Moderna. Estas obras podem preencher uma lacuna apontada por diversos pesquisadores, que avaliam como insuficiente ou incorreto o conteúdo sobre o tema disponível em livros didáticos, descreve o pesquisador Emerson Ferreira Gomes.
No Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da USP, o professor apresentou sua dissertação de mestrado O Romance e a Teoria da Relatividade: a interface entre Literatura e Ciência no Ensino da Física através da análise do discurso e da estrutura da ficção. Gomes, que é professor no ensino básico, chegou a utilizar contos e filmes em suas aulas de Física. Segundo ele, a receptividade dos alunos era boa, pois fugia do conteúdo matemático e formal da disciplina. 
O trabalho analisa três romances escritos por cientistas que tratam da Teoria da Relatividade, tema amplamente disseminado na cultura e que desperta a curiosidade de alunos de ensino básico. O tempo e o espaço do Tio Albert, de Russell Stannard, apresenta didaticamente conceitos da Teoria da Relatividade, contando a história da jovem Gedanken, que recebe ajuda de seu tio Albert em seu trabalho de Ciências. Já Sonhos de Einstein, de Alan Lightman, mescla dados biográficos do físico alemão e ficção para contar a criação da Teoria da Relatividade. Por fim, Tau Zero, de Poul Anderson, é uma ficção científica em que 50 tripulantes viajam a caminho da estrela Beta Virginis, que fica a 32 anos-luz da Terra, numa nave de aceleração constante.

Base teórica

O estudo das obras toma como base teórica o modelo semiótico do linguista lituano Algirdas Julien Greimas e a análise do discurso derivada dos trabalhos do também linguista russo Mikhail Bakhtin. Gomes conta que as ferramentas conceituais utilizadas na pesquisa permitiram uma análise homogênea do texto e a percepção de um viés ideológico nas obras, como visões diferentes de ciência – O tempo e o espaço do Tio Albert propõe uma abordagem mais descontraída da Física – ou posicionamentos políticos dos autores em relação ao contexto histórico – Tau Zero foi escrito durante a Guerra Fria.
Para Gomes, com mais conhecimento sobre as obras e com uma metodologia melhor desenvolvida na pesquisa, as obras podem ser utilizadas com mais critério. “Em Tau Zero, pode-se trabalhar só com conceitos, mas também abordar questões históricas, do contexto da Guerra Fria, ou ainda do papel do cientista e da corrida espacial.”
Ao contrário de outras aulas da Física, a Teoria da Relatividade não pode ser comprovada por experimentos simples. Por isso, a imaginação do aluno, estimulada pelas ficções, é determinante na compreensão do tema. Nada mais adequado, já que, como destaca o pesquisador, a ciência também a utiliza em seus trabalhos: Galileu imaginava seus experimentos antes de realizá-los e o próprio Einstein desenvolveu situações imaginárias, partindo de um conjunto de verdades científicas, para poder formular a Teoria da Relatividade. “A ciência também é uma construção humana”, afirma Gomes.
Além de uma análise prévia sobre os produtos culturais que podem ser utilizados, o pesquisador ainda aponta outros eixos de contribuição trazidos por sua pesquisa, como novas formas de abordagem e ensino da Física Moderna, crescimento na interface entre arte e ciência e na alfabetização científica na sala de aula. E Gomes pretende levar esses estudos adiante: ele já realiza pesquisa de doutorado, agora estudando canções de rock que tratem de temas relacionados à Astronomia.
O trabalho teve a orientação do professor Luis Paulo de Carvalho Piassi, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH). O Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências é formado pela Faculdade de Educação (FE), Instituto de Física (IF), Instituto de Química (IQ) e Instituto de Biologia (IB).
Imagem: Wikimedia

Chip captura energia de múltiplas fontes

Chip captura energia de múltiplas fontes

captura energia de múltiplas fontes: O chip gerador de energia pode ser incorporado diretamente aos aparelhos que pretende alimentar, substituindo as baterias.

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Jovens criam jogos para pessoas com deficiência visual - Ensino - Gazeta do Povo

Jovens criam jogos para pessoas com deficiência visual - Ensino - Gazeta do Povo


Um grupo de alunos do Núcleo Avançado em Educação (Nave), programa de educação do Oi Futuro, desenvolveu três games para pessoas com deficiência visual. São jogos compatíveis com PC, iPad, iPhone e Android, ativados por voz ou por movimentos. Com idades entre 16 e 17 anos, os quatro criadores dos jogos são estudantes do Colégio Estadual José Leite Lopes, do Rio de Janeiro. Os jovens fizeram uma ampla pesquisa sobre mídia para pessoas com deficiência visual que resultou em um jogo de batalha contra zumbis, outro que cobra a repetição de uma sequência de movimentos e um que simula um carro em movimento.

Hemobanco está com estoque de sangue 50% abaixo do normal - Saúde - Gazeta do Povo

Hemobanco está com estoque de sangue 50% abaixo do normal - Saúde - Gazeta do Povo

Cursos a distância da UFPR


INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O CURSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM EDUCAÇÃO INTEGRAL E INTEGRADA, NA MODALIDADE EaD TURMA 2012, PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL, DO ENSINO FUNDAMENTAL OU DO ENSINO MÉDIO.


INSCRIÇÕES ABERTAS PARA OS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO PÚBLICA, GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL E GESTÃO PÚBLICA EM SAÚDE NA MODALIDADE EAD


quarta-feira, 18 de julho de 2012

Repórter da BBC 'engole' câmera que transmite digestão em tempo real


Michel Mosley conseguiu ver restos do café da manhã dentro do estômago, ele participa de experimento do Museu de Ciência de Londres. 

Veja o vídeo

fonte: o Último Segundo / BBC

A natureza é decididamente imprevisível, dizem físicos

A natureza é decididamente imprevisível, dizem físicos: Em um artigo que promete balançar os fundamentos de muitas previsões, pesquisadores da mecânica quântica afirmam que a natureza é decididamente imprevisível.

INPE apresenta sistema de propulsão de satélites feito no Brasil

INPE apresenta sistema de propulsão de satélites desenvolvido no Brasil
O subsistema de propulsão foi desenvolvido para a PMM, a Plataforma Multimissão, a base de satélites criada pelo INPE para uso no Amazônia-1 e no satélite de pesquisas Lattes.[Imagem: INPE]

INPE apresenta sistema de propulsão de satélites feito no Brasil: O equipamento será usado na correção de atitude e elevação de órbita dos satélites, operações comuns durante toda sua vida útil.

terça-feira, 17 de julho de 2012

Cientistas encontram 16 geoglifos na fronteira do Amazonas com o Acre


Cientistas encontraram 16 novos geoglifos nas áreas florestais localizadas nas proximidades da fronteira do Amazonas com o Acre. A descoberta aconteceu durante um voo, realizado no dia 16 de junho, às margens da BR 317. O grupo de pesquisadores é liderado pela professora da Universidade Federal do Pará (UFPA) e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Denise Schaan.

Geoglifo de Água Fria, em Xapuri (Foto: Diego Gurgel/Divulgação UFPA) 
Geoglifo de Água Fria, em Xapuri (Foto: Diego Gurgel/Divulgação UFPA)

Geoglifo é o nome dado a formações fechadas por ávores ou fossos e, em geral, de formato circular ou retangular em que só é possível ser visualizado através de sobrevoo. A denominação está relacionada as Linhas de Nazca, formações localizadas no sul de Peru. Um dos geoglifos recém-descobertos foi visto a 20 km de Boca do Acre (AC), a 1.028 km de Manaus, e tem o formato de retas paralelas com limites por árvores. Outro foi encontrado à margem direita da BR-317, perto da fronteira do Acre com o Amazonas. A formação tem o desenho de figuras retangulares e árvores de castanheiras mortas foram encontradas nas proximidades.
Fonte:Portal Educação


Professor para EJA em ensino Técnico


Necessitamos instrutores para trabalhar com capacitação de jovens e adultos na Região Metropolitana de Curitiba:
a. Formação Eletrotécnica - para ensinar Instalações prediais e industriais;
b. Formação em Mecânica - para ensinar Mecânica básica industrial;
c. Formação em Eletrônica ou curso similar para ensinar Eletrônica básica.
Os interessados enviarão curriculum para edio@ettibagi.org.br.

--
Atenciosamente
Édio Furlanetto - Presidente do Conselho de Administração
041 9605 2512
Instituto Tibagi - 041 3029 7393 / 3024 9848
Rua Conselheiro Laurindo, 600 - 3º Piso
CEP 80060-100 Curitiba PR - Centro
www.ettibagi.org.br 

UPDATE


Educador defende uso de videogame como ferramenta de ensino, já pensou nisso?
É uma coisa da qual seus alunos iriam gostar com certeza! Veja na nossa página UPDATE.

Maioria dos homens vai ao médico com doença em fase avançada

Maioria dos homens vai ao médico com doença em fase avançada: O machismo - homem não pode adoecer - seria um dos principais fatores para o menor comparecimento dos homens aos exames preventivos.

Anvisa divulga suplementos alimentares com riscos à saúde

Anvisa divulga suplementos alimentares com riscos à saúde: De acordo com o alerta da Agência, alguns desses suplementos contêm ingredientes que não são seguros para o consumo como alimentos.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

EVENTOS


MEETING NACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
17 A 18 de AGOSTO
CHAPECÓ/SC
 
PROGRAMAÇÃO
EDUCAÇÃO FÍSICA: a recreaçao como instrumento pedagógico - Darci Orso/RS
ATIVIDADES FÍSICO-ESCOLARES (coletânea de atividades para as séries iniciais e para o ensino fundamental) - DARCI ORSO/RS 
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR - Vilson Bagatini/RS
PSICOMOTRICIDADE: as 7 maravihas do mundo - Vilson Bagatini/RS
A ARTE E A CULTURA INDÍGENA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR - Eliton Seara/SC
 
I ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
31 de AGOSTO a 01 de SETEMBRO
FRAIBURGO/SC
 
PROGRAMAÇÃO
UM OLHAR ATRAVÉS DA CONVENÇÃO DA ONU SOBRE O DIREITO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA: novas perspectivas e desafios - Diovana Abreu Sartori/SC
INCLUSÃO: ADAPTAÇÃO DA ESCOLA E DO MATERIAL PEDAGÓGICO PARA O ALUNO COM DEFICIÊNCIA FÍSICA - Diovana Abreu Sartori/SC
ALUNO ESPECIAL - OLHAR ESPECIAL - Sônia Huber/SP
ESCOLA ESPECIAL OU ENSINO COMUM ADAPTADO - o que é melhor? - Sônia Huber/SP
SURDO E MUDO - Jogue fora essa ideia - Ledir Clery Dreher/SC
PARADIGMA EDUCACIONAL - Esidia laffin/SC
A ARTE E A CULTURA INDÍGENA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL - Eliton Seara/SC
 
 
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES: 
 
ACESSE O SITE
 
 
OPEM EVENTOS
(47) 3045 - 3977

Educação Especial

Veja nossa atualização.

Jogo brasileiro ajuda na educação de crianças com autismo

Instituto Butantan desenvolve analgésico contra dores crônicas

Instituto Butantan desenvolve analgésico contra dores crônicas: Os primeiros testes em animais comprovaram a eficácia do medicamento, que usa uma proteína presente no sangue humano.

Aparelho de baixo custo controla computador com os olhos

Aparelho de baixo custo controla computador com os olhos

Aparelho de baixo custo controla computador com os olhos