Material de Apoio

Sites Educacionais  - atualizado 17/02/11

Neste há um programa gratuito para elaborar cruzadinhas, provas de ciências e outros:
http://cenfopciencias.wordpress.com/2009/11/10/programa-auxiliar-para-a-elaboracao-de-cruzadinhas/

Neste há atividades diversas, jogos e outros:
http://www.atividadeseducativas.com.br/

Neste há Jogos educativos, Jogos infantis grátis, desenhos para colorir, passatempos, conteúdo educativo, etc.:
http://www.smartkids.com.br/

Este é um site de atividades para educação infantil, especializado em atividades escolares. Brincadeiras em grupo, Brincadeiras Infantis, etc.:
http://www.jogosbrincadeiras.com.br/

NOSSA SUGESTÃO DE FILMES


Esperando o Superman

SINOPSE
O documentarista Davis Guggenheim nos lembra que as "estatísticas" educacionais têm nomes: Anthony, Francisco, Bianca, Daisy e Emily, cujas as histórias são a base de "Esperando o Super-homem". Enquanto acompanha um grupo de crianças promissoras por um sistema que inibe, ao invés de estimular, o desenvolvimento acadêmico, Guggenheim realiza uma análise exaustiva da educação pública. "Esperando o Super-homem" tem este nome devido a uma entrevista com o notável Geoffrey Canada, fundador da Harlem Children Zone. A Harlem Children Zone utilizou uma estratégia ampla, incluindo um Baby College pré-natal, programas de assistência social e períodos mais longos nas suas escolas com o objetivo de criar uma nova estrada para o futuro para um dos bairros mais sombrios de Nova York. "Esperando o Super-homem" acompanha cinco crianças e os seus pais que desejam obter uma educação pública decente, mas que acabam tendo que entrar em uma loteria em formato de bingo para obterem uma boa escola charter, porque as escolas próximas às suas casas são fracassos estrondosos. O destino do país não será decidido em um campo de batalha, ele será determinado em uma sala de aula.
LINK DO FILME EM FORMATO TORRENT

Sebbe

SINOPSE
Um belo filme dramático que conta a história do jovem de 15 anos Sebastian (Sebbe), que passa suas horas vagas catando lixo e componentes eletrônicos, e com esses detritos ele habilmente constrói novos objetos, inclusive um motor para a sua velha bicicleta. É um garoto tímido e constantemente intimidado pelos seus colegas de classe, quando não pelo seu vizinho que também o agride sexualmente, além da convivência com a sua mãe bipolar, que em certos momentos lhe dá carinho e em outros o insulta. Um filme com um surpreendente roteiro, uma fotografia belíssima e elogiado pela crítica especializada.
LINK DO FILME EM FORMATO TORRENT



Jogos Educativos (atualizado 14/02/11)

O Jogo ENENWARS é um sogo sobre interpretação de texto criado pelo canal do livro. Parece com aqueles games antigos no estilo space invaders. Sua nave vai destruindo meteoros e alguns tem livros no seu interior. Quando você pega um livro abre-se uma janela para uma pergunta sobre um texto de literatura. Bem interessante, o site do canal do livro tem outros recursos, mas necessita que a escola faça uma assinatura básica. Acesse e confira o jogo é free.

http://www.canaldolivro.org.br/enemwars/

http://www.canaldolivro.org.br/


Jogos Educativos (atualizado dia 07/02/2011)http://eterna.cmu.edu/htmls/abouteterna.html
 
Jogo eterna , permite projeções de complexas moléculas de RNA

Está disponível a coleção História Geral da África.

Um dos projetos editoriais mais importantes da UNESCO nos últimos trinta anos, a coleção História Geral da África é um grande marco no processo de reconhecimento do patrimônio cultural da África, pois ela permite compreender o desenvolvimento histórico dos povos africanos e sua relação com outras civilizações a partir de uma visão panorâmica, diacrônica e objetiva, obtida de dentro do continente.
A coleção foi produzida por mais de 350 especialistas das mais variadas áreas do conhecimento, sob a direção de um Comitê Científico Internacional formado por 39 intelectuais, dos quais dois terços eram africanos. 


Download gratuito (somente na versão em português):

Volume I: Metodologia e Pré-História da África (PDF, 8.8 Mb)
ISBN: 978-85-7652-123-5
Volume II: África Antiga (PDF, 11.5 Mb)
ISBN: 978-85-7652-124-2
Volume III: África do século VII ao XI (PDF, 9.6 Mb)
ISBN: 978-85-7652-125-9
Volume IV: África do século XII ao XVI (PDF, 9.3 Mb)
ISBN: 978-85-7652-126-6
Volume V: África do século XVI ao XVIII (PDF, 18.2 Mb) 
ISBN: 978-85-7652-127-3
Volume VI: África do século XIX à década de 1880 (PDF, 10.3 Mb)
ISBN: 978-85-7652-128-0
Volume VII: África sob dominação colonial, 1880-1935 (9.6 Mb)
ISBN: 978-85-7652-129-7
Volume VIII: África desde 1935 (9.9 Mb)
ISBN: 978-85-7652-130-3
Informações Adicionais:Coleção História Geral da África
Programa Brasil-África: Histórias Cruzadas

Disponível:
http://www.unesco.org/pt/brasilia/dynamic-content-single-view/news/general_history_of_africa_collection_in_portuguese/back/20527/cHash/fa3a677a3d/



Jogos Educativos (atualizado dia 13/12/2010)

agradecemos a colaboração do prof. Haroldo (Araucária)

http://www.ludoeducativo.com.br/

http://www.cmdmc.com.br/sudoku

http://www.cmdmc.com.br/quebra-cabeca

***********************************************
Jogo Célula à Dentro

O que é o Célula Adentro?

O Célula Adentro é um Jogo de Tabuleiro onde cada equipe é desafiada com diferentes Casos sobre a célula. 
Como investigadores, cada equipe deverá juntar evidências e usar sua capacidade de raciocínio e dedução para desvendar alguns dos mistérios da célula.
veja como baixar é gratuíto



Filmes, livros etc - Material de Apoio para Aulas mais interessantes

Criação

SINOPSE
O inglês naturalista Charles Darwin esforça-se para encontrar um equilíbrio entre suas teorias revolucionárias sobre a evolução das espécies e sua esposa religiosa, cuja fé contradiz o seu trabalho.
baixar o torrent do filme



Acho que por ser um tema atual este filme possa interessar não só à nós professores e alunos enquanto dentro do ambiente escolar mas também como pais.

Bullying – Provocações Sem Limites Dublado 2010


Descricao:
Jordi é um adolescente que perdeu recentemente seu pai e que, junto à sua mãe, decide mudar de cidade para começar uma nova vida. Em princípio tudo parece bem, mas o destino reservado para ele será uma terrível surpresa já que quando Jordi passar pelo portão da nova escola, cruzará sem saber a tenebrosa fronteira de um novo inferno.
veja parte do filme on-line



Nossa sugestão para levar alguns temas interessantes para a sala de aula:

The History Channel – Como Nasceu Nosso Planeta

Idioma: Português
Gênero: Documentário
Ano de Lançamento: 90 minutos
Duração: 2009
Sinopse: O planeta Terra é único. Um imenso globo de rocha com quase 40 mil quilômetros de perímetro. É um refúgio. Com 1/3 de terra, 2/3 de água e atmosfera rica em oxigênio, é o único lar de criaturas vivas, conhecido no universo. Mas esse oásis azul e verde nem sempre foi tão acolhedor. O planeta tem cicatrizes de um passado traumático. Um passado de condições extremas e de catástrofes espetaculares. Em um período de quase 5 milhões de anos ele foi mudando de feição, um mundo de fogo, um mundo de gelo, de mares violentos e céus venenosos. As formas de vida que hoje vemos, são os felizes sobreviventes de uma longa série de extinção em massa. Nesses últimos 200 anos, os cientistas vem explorando o planeta e desvendando seus segredos. As notáveis descobertas que fizeram, levaram-nos a contar uma história maravilhosa, a história de como nasceu nosso planeta.
ver parte do filme on-line