sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Alckmin sanciona lei que proíbe testes em animais pela indústria cosmética

Caio do Valle - O Estado de S. Paulo
SÃO PAULO - O governador Geraldo Alckmin (PSDB) disse nesta quinta-feira, 23, que promulgou o projeto de lei estadual que proíbe testes em animais na indústria de cosméticos, higiene pessoal e perfumes. A medida ainda será regulamentada, mas empresas que desobedecerem ficam sujeitas a multa de cerca de R$ 1 milhão por animal usado em teste.

Câncer do pâncreas é curado em cobaias em seis dias

Câncer do pâncreas é curado em cobaias em seis dias: Cientistas descobriram um tratamento que pode eliminar o câncer de pâncreas em cerca de uma semana.

Câncer do pâncreas é curado em cobaias em seis dias
À esquerda, células de câncer no pâncreas aparecem em verde. Após o tratamento de seis dias (direita), elas desapareceram quase por completo. [Imagem: Douglas Fearon]

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Aumento do nível do mar pode ameaçar futuro do sul da Flórida




Mais para o interior da Flórida, o Everglades, região pantanosa cuja água abastece grande parte de Miami, pode um dia ficar inutilizado, devido ao avanço inexorável do oceano, temem alguns cientistas. As Flórida Keys, ilhas que adentram o Golfo do México, ficariam submersas, assim como o condado de Key West.

Leia direto na fonte

Rosado e peludo: o menor tatu do mundo




O pichiciego-menor (Chlamyphorus truncatus) mede pouco mais de 10 cm, passa a maior parte de sua vida escavando embaixo da terra, e uma carapaça rosada cobre o seu suave pelo branco.
É o menor tatu do mundo, alimenta-se de invertebrados e plantas e é visto raramente na superfície. Encontrado nas planícies da Argentina, o pichiciego-menor é muito suscetível ao estresse e não tolera bem encontros com humanos.
"É um animal muito delicado, que em cativeiro sobrevive no máximo oito dias antes de morrer", disse à BBC Mundo Mariella Superina, especialista na preservação de tatus.

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Bateria de fluxo orgânica é nova promessa da energia renovável

Bateria de fluxo orgânica é nova promessa da energia renovável: A bateria de fluxo baseada em moléculas orgânicas elimina os metais que encarecem a tecnologia.

Bateria de fluxo orgânica é nova promessa da energia renovável

Baterias de fluxo armazenam energia em fluidos químicos contidos em tanques externos, em vez de dentro do próprio recipiente da bateria. [Imagem: Eliza Grinnell/Harvard SEAS]

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Voltamos!

Acabou o descanso, volta a rotina. Este ano promete! Copa, carnaval, eleições. Sabe lá o que mais. Bem vindos à 2014!

Média do Enem varia segundo a universidade no Paraná

MEC garante que instituições têm autonomia para dar pesos diferentes às provas. Primeira chamada do Sisu foi divulgada ontem
Publicado em 14/01/2014 | TALITA BOROS VOITCH, ESPECIAL PARA A GAZETA DO POVO, COM AGÊNCIA O GLOBO
Qual conhecimento qualifica melhor um futuro estudante de Engenharia Mecânica? A resposta varia segundo a universidade escolhida para graduação. Pelo menos é isso que mostra uma comparação do peso das provas do Enem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) entre as instituições do estado. Mesmo considerando que a nota avaliada é a mesma, a média final do candidato muda de acordo com a universidade. Os resultados da primeira chamada do Sisu foram divulgados ontem pelo Ministério da Educação (MEC).
Leia mais

Células funcionalizadas impedem metástase do câncer

Células funcionalizadas impedem metástase do câncer: O tratamento experimental conseguiu inibir o espalhamento do câncer, a metástase, responsável por mais de 90% das mortes.

Células funcionalizadas impedem metástase do câncer
Quando os leucócitos "esbarram" com as células cancerígenas, a proteína TRAIL se incumbe de matá-las.[Imagem: Michael King Lab/Cornell]