sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Extrato de gerânio impede contaminação com HIV

Extrato de gerânio impede contaminação com HIV: Pode estar a caminho o primeiro fitoterápico contra a AIDS.

Problemas de visão podem afetar o rendimento escolar


O relatório Saúde Ocular no Brasil- 2012, publicado pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia, aponta 15 milhões de crianças em idade escolar com erros de refração - miopia, astigmatismo e hipermetropia, que causam dificuldade para enxergar e podem interferir no aprendizado. "Estas alterações, quando não corrigidas, podem ser a causa de mau desempenho escolar. Pais e professores podem ajudar observando os sintomas da criança e do adolescente. Queixas como  dor de cabeça, ardência e dores oculares, além de dificuldade para enxergar o quadro são indicativos de que possam apresentar algum distúrbio de visão", afirmou a dra. Doroteia Matsuura, clínica geral e chefe da Oftalmopediatria do Hospital Oftalmológico de Brasília (HOB).

O erro refracional não corrigido é uma das causas de ambliopia ,"olho preguiçoso" ou mau desenvolvimento de visão.  A incidência de ambliopia varia entre 0 e 5% da população geral. A Organização Mundial da Saúde estima em 153 milhões o número de pessoas com deficiência visual devido a erros de refração não corrigidos, dos quais oito milhões são cegos. "Os erros de refração não corrigidos são a principal causa de deficiência visual. São alterações que podem ser diagnosticadas com o exame oftalmológico", afirma a dra Doroteia.

 A oftalmologista do HOB ressalta, entretanto, que não apenas crianças devem ter este cuidado com os olhos. Segundo ela, exames oftalmológicos de rotina devem ser feitos sempre e em todas as idades. Antes de começar as aulas, por exemplo, é aconselhável uma avaliação médica para garantir melhor aproveitamento escolar. "Os estudantes que já usam óculos também devem fazer avaliações anuais, mesmo que aparentemente estejam enxergando bem, pois os óculos podem estar incorretos ou fracos. Alguns simplesmente não usam mesmo sabendo da necessidade. Isto prejudica seu rendimento, tanto na sala de aula quanto no seu estudo em casa, pois pode causar dores e cansaço", explica.

 A médica ainda dá dicas de cuidados que devem ser tomados para assegurar a saúde de seus olhos. "O melhor lugar para estudar é sentado à frente de uma mesa ou escrivaninha, com a luminosidade adequada. O mais indicado é usar uma luminária e a luz nunca deve ser direcionada para os olhos, mas direto para livro que está sendo lido", acrescenta Doroteia Matsuura, do HOB.
Fonte: Triplice Comunicação

Palestras on line gratuitas

Repassando... colaboração prof. Haroldo

Oi, tudo bem?

Além de produzirmos bastante conteúdo para ajudar micro e pequenos empresários, nós sempre apoiamos diversas iniciativas que tenham como objetivo passar mais e melhores conhecimentos para o dia a dia do empreendedor.

E é exatamente por isso que nós somos um dos apoiadores do 1º CECOMPE (Congresso Nacional de Comércio Eletrônico para Micro e Pequenas Empresas). Ele será totalmente online e gratuito e contará com grandes nomes do mercado de e-commerce e marketing digital no Brasil.

São dicas práticas valisosíssimas para quem ainda está começando e também para quem já está no mercado e busca estratégias para crescer.

Serão 7 dias com diversas ótimas palestras, indo de 17 até 23 de fevereiro.
A inscrição é muito rápida e fácil: é só clicar aqui.

Abraços,
Luiz Piovesana (por conteúdo que faz a diferença)

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Aprender a aprender


CELSO MING - O ESTADO DE SÃO PAULO - 31/01/2014 - SÃO PAULO, SP

Mais relevante do que a nova queda no desemprego, desta vez para o nível recorde de 4,3% da população ativa, é a informação de que a participação dos trabalhadores na indústria em 2013 caiu para 15,8%. Dez anos antes, eram 17,6%. (Nesse segmento estão incluídos também os empregados na indústria extrativa, distribuição de eletricidade, água e gás.)
Isso poderia ser tomado como mais uma indicação de desindustrialização. É mais consequência do forte crescimento do setor de serviços, que hoje pesa quase 70% no PIB. Em 2003, o subsetor de serviços prestados às empresas (mais aluguéis, atividades imobiliárias e intermediação financeira) empregava 13,4% da mão de obra. Hoje já são 16,2%.
O principal recado passado por essas estatísticas é o de que a indústria de transformação e também os sindicatos dos trabalhadores da área estão perdendo a capacidade de pressão, na proporção em que o setor de serviços vai absorvendo cada vez mais a força de trabalho: `A Volks vai dispensar 4 mil antes ocupados com a linha de montagem da Kombi? Ora, não é uma tragédia. O resto da economia absorverá essa gente...`.
Além disso, o mais baixo índice de desocupação da série histórica do IBGE reafirma o diagnóstico do Banco Central de que o mercado de trabalho continua atuando como importante fator de aumento de custos para o setor produtivo e, nessas condições, de foco de inflação.
Economistas se perguntam o que pode ser feito para aumentar a produtividade do trabalho. As soluções definitivas são de longo prazo: implicam melhoria no nível da educação e do treinamento.
Mas há um fator cujo resultado vem sendo pouco avaliado, que é o emprego crescente de Tecnologia da Informação, com sua enorme bateria de recursos, que começa no chip, passa pelos grandes sistemas operacionais e alcança hoje a impressão em terceira dimensão (3D).
A simples transmissão de informações instantâneas dispensa recursos de todos os níveis: instalações, máquinas, almoxarifados, estoques, capital de giro e, inclusive, mão de obra. Mas são recursos que encurtam os prazos, reduzem os erros e facilitam o planejamento.
Com mais Tecnologia da Informação à sua disposição, a mão de obra, mesmo a não especializada, se torna mais eficiente e, portanto, mais produtiva. O caixa do supermercado ou o auxiliar de funilaria podem ser hoje muito mais eficientes do que trabalhadores de sua idade há apenas dez anos.
Na última terça-feira, em artigo no Estadão, o especialista em Economia do Trabalho José Pastore advertiu para impressionantes mudanças no setor de logística que começam a surgir com o emprego intensivo de drones (pequenos aviões teledirigidos) na distribuição. Em Israel, leituras automáticas a distância de consumo de água e eletricidade são feitas há anos por meio de drones.
É claro, o aumento da produtividade da mão de obra depende substancialmente da qualidade da educação e do ensino. No entanto, essas novidades sugerem que, mais do que simplesmente enfiar informações na cabeça das pessoas, o maior desafio consiste em levar a população a aprender a aprender.

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Fosforeno: rival do grafeno nasceu para ser um transístor

Fosforeno: rival do grafeno nasceu para ser um transístor: Parece que o grafeno terá que ceder espaço para materiais mais promissores mais cedo do que se pensava.

Criado LED de uma única molécula

Criado LED de uma única molécula: O LED molecular representa um passo importante na criação de componentes para um computador molecular do futuro.

LED molecular



O LED molecular representa um passo importante na criação de componentes
para um computador molecular do futuro.[Imagem: Guillaume
Schull-IPCMS(CNRS/Universidade de Estrasburgo)]

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Cortar açúcar ou gordura? Médicos gêmeos comparam dietas

Cortar açúcar ou gordura? Médicos gêmeos comparam dietas: Alexander cortou totalmente os carboidratos, enquanto Chris ingeriu uma quantidade mínima de gordura.

Cortar açúcar ou gordura? Médicos gêmeos comparam dietas
Médicos gêmeos adotaram novos hábitos alimentares para comparar dietas que cortam gorduras e dietas que cortam carboidratos.[Imagem: Joanna Barwick/BBC

Benefícios de treinamento cognitivo duram pelo menos 10 anos

Benefícios de treinamento cognitivo duram pelo menos 10 anos: Esta é a primeira vez que se avaliou benefícios ligados a tarefas do dia a dia, e não habilidades mentais ligadas ao próprio treinamento.

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Links interessantes


Posted: 31 Jan 2014 09:08 PM PST
O site GSTI disponibilizou dois módulos com aulas detalhadas sobre redes de computadores. Veja abaixo como acessar o conteúdo. ...
 
Posted: 31 Jan 2014 09:08 PM PST
São apresentados os conteúdos gramaticais para o uso correto da língua portuguesa, como pontuação, crase e ortografia. O curso oferece todas ...
 
Posted: 31 Jan 2014 09:08 PM PST
Esta é uma impressora japonesa 3D que consegue reproduzir a imagem de uma pessoa em miniaturas que pode ter 10, 15 ou 20 cm. ...
 
Posted: 31 Jan 2014 09:08 PM PST
Suspensão tangencial para bicicleta é essencialmente um conjunto de lâminas dobradas sobre si mesmos proporcionando como ponto de amortecime ...
 
Posted: 31 Jan 2014 09:08 PM PST
Pesquisadores da Universidade Carnegie Mellon estão desenvolvendo dispositivos eletrônicos comestíveis que podem monitorar a saúde, forneci ...
 
Posted: 31 Jan 2014 09:08 PM PST
Aprenda sobre CSS em sete vídeo aulas ...
 
Posted: 31 Jan 2014 09:08 PM PST
Aborda diversas explicações sobre cálculos e suas aplicações. ...
 
Posted: 31 Jan 2014 09:08 PM PST
Este livro analisa o Movimento Separatista Sulino, muito marcante na década de 90. A reflexão tem como pano de fundo a cultura gaúcha e busc ...
 
Posted: 31 Jan 2014 09:08 PM PST
Baixe obras clássicas para leitura e entretenimento. Não deixe de ler... ...
 
Posted: 31 Jan 2014 09:08 PM PST
Desde fundamentos muito básicos de como segurar a máquina, por exemplo, até recursos mais avançados de iluminação, o curso lhe dará conhecim ...
 
Posted: 31 Jan 2014 09:08 PM PST
Pois saiba que o Curso de Telemarketing revela todos os segredos e técnicas deste setor que cresceu 235% nos últimos três anos no Brasil, to ...
 
Posted: 31 Jan 2014 09:08 PM PST
Você não precisa ter perdido o emprego para aproveitar as dicas e conhecimento do Curso de Recolocação Profissional: ele é planejado também ...
 

Semana pedagógica 2014

Mais uma vez nada de novo. Apenas que querem acabar com a EJA.
Sim, ensino de jovens e adultos está por um fio. O governo mandou uma instrução no final do ano para que as turmas agora sejam praticamente todas coletivas. As turmas individuais, aquelas para alunos que não conseguem acompanhar os estudos por trabalharem ou por exercer outras atividades ou outros motivos, ficam quase impossíveis de existir. A matrícula que ocorria em qualquer momento, agora só com datas limitadas. Quem tinha vontade vai ficar querendo. Os professores, vão perder também, pois acabam ficando sem alunos. Os alunos perdem também, pois quem precisa estudar, vai ter que ir para as escolas particulares que ministram EJA. Por trás dessa grande jogada do plaboy do governo, está o sistema S. S de sujeira, sacanagem e sem caráter.
Se você estudou ou estuda dê seu apoio. Curta e este ano vote direito!