quarta-feira, 8 de maio de 2013

Ausência de Olfato

No dia 8 de maio, às 15 horas, a Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) recebe a palestra Se eu não sentisse mais cheiro? O olfato é um dos nossos cinco sentidos e sua função é importante em diversas atividades do nosso dia a dia. Todos já ouvimos falar dos misteriosos poderes do olfato e sua importância no amor, amizade e alimentação. Você já imaginou como seria sua vida se, de uma hora para a outra, você parasse de sentir cheiro? A anosmia (perda do olfato) é uma realidade de milhões de pessoas ao redor do mundo.
O evento é gratuito,  não exige inscrição prévia e acontecerá na Sala de aula da Pós-Graduação, Bloco superior 15, da FCF, que fica na Av. Prof. Lineu Prestes, 580, Cidade Universitária.

fonte: Agência USP de notícias

História da Física

Posted: 06 May 2013 05:51 PM PDT
Por Elisiane Campos de Oliveira Albrecht


Você provavelmente não deve ter reconhecido o nome que está no titulo deste texto, porém o dono dele foi muito importante para a Física brasileira ou, melhor ainda, para Física mundial. Cesar Lattes descobriu, junto com outros cientistas, a partícula subatômica méson pi. Esta descoberta foi importante para a compressão do mundo subatômico.

Lattes nasceu em Curitiba no dia 11 de junho de 1924. Fez parte de seus estudos nesta cidade, formando-se em Matemática e Física na Universidade de São Paulo. Com apenas 23 anos de idade, entrou no cenário mundial da Física, com a participação da descoberta do mesón pi em 1947, impulsionando a Física de Partículas. Até então muito se falava das partículas indivisíveis, que a matéria era formada por átomos, a parte indivisível da matéria. Com a descoberta do grupo de Cesar Lattes as portas para um novo mundo foram abertas. Existiam teorias que previam a existência de partículas além daquelas que se conheciam como cargas elementares, porém estas não haviam sido detectadas até então.

Em 1937 Carl D. Anderson e Seth H. Neddermeyer encontraram na “radiação cósmica” os sinais de algo que parecia ser a partícula prevista na teoria de Yukawa. Ele acreditava que era necessário existir uma partícula maior que elétron, que poderia ser absorvida por prótons e nêutrons, e com isso poderia haver uma explicação para as forças nucleares existentes entre estas partículas. No entanto, em 1947 descobriu-se que a partícula de Anderson e Neddermeyer não tinha o comportamento previsto pela teoria. É aí que temos a entrada do grupo de Cesar Lattes. Eles conseguiram verificar em seus experimentos a existência de outra partícula. E com isso temos a abertura para novas descobertas. Depois da observação destas partículas, foram possíveis novas teorias e, consequentemente, um novo ramo na física: o das partículas subatômicas. Mais do que análise de uma partícula, estes experimentos possibilitaram uma revisão dos conceitos físicos da matéria.


Além da contribuição mundial de Cesar Lattes os brasileiros também tiveram outra contribuição, com a ajuda de outros pesquisadores criaram o Centro Brasileiro de Pesquisas Física (CBPF).
Cesar Lattes morreu em 2005 vítima de parada cardíaca, deixando um legado imenso na historia da física nuclear.


terça-feira, 7 de maio de 2013

Mais um pouco de filosofia!

Liberdade-determinismo

CORAÇÃO DE RATO


momento filosófico! - colaboração prof. Haroldo

Em suas “Fábulas Fabulosas”, nos conta Millôr Fernandes, no título “O rato que tem medo”, que um rato, depois de muito sofrer sendo perseguido pelos gatos, pede para um grande mágico transformá-lo em um gato, pois não suportava mais ser perseguido e intimidado. Nem bem foi transformado, como quase todo rato que se transforma em gato, passou a perseguir todos os ratos que encontrou. Viveu satisfeito até encontrar um cão – que então o persegue. Implora mais uma vez para que o mágico o transforme, dessa vez em um cão, e assim, por efeito da magia vai subindo sucessivamente a escala zoológica até chegar na iminência de ser transformado em ser humano. Nessa altura das coisas, o mágico o transforma novamente num rato. - Mas por que voltei a ser rato? – pergunta o animal, frustrado. Com a sabedoria típica das fábulas, o Grande Mágico responde: - De que adiantaria para o mundo mais um homem com “coração de rato”? Importante não é o quanto você sobe na escala, mas o coração que você mantém!

Biochip portátil detecta 13 doenças tropicais

Biochip portátil detecta 13 doenças tropicais: O biochip já é capaz de detectar a gripe aviária H5N1, a malária e a dengue.

Biochiop portátil detecta 13 doenças tropicais
O biochip já é capaz de detectar a gripe aviária H5N1, a malária e a dengue. Outras 10 doenças deverão ter seus kits de identificação colocados no mercado nos próximos meses. [Imagem: Veredus Laboratories]

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Lifebuoy transforma pães indianos em mídia

comunicadores pao 21 midia alternativa  roti pao OgilvyAction Lifebuoy
Mas como incentivar milhões de pessoas a lavarem as mãos antes de comer, e assim, ajudar a parar a propagação de doenças como a diarréia e pneumonia, uma das principais causas de morte das crianças na Índia?
A marca de sabonetes Lifebuoy e a agência OgilvyAction Índia tiveram uma ideia bem criativa, e em vez de encherem o espaço do encontro com mídia tradicional que ninguém iria prestar atenção, usaram o Roti como suporte publicitário para transmitir a mensagem da marca.
Estamparam, com ajuda de prensas, mais de  2,5 milhões de Rotis com a frase “Já lavou as mãos com Lifebuoy?”. Segundo a empresa, com esta ação alcançaram mais de cinco milhões de visitantes do encontro.
Fonte:Comunicadores.info - colaboração prof. Haroldo
Veja o vídeo e o resto da reportagem

EDUCAÇÃO ESPECIAL

Confira a reportagem Garoto autista fica mais falante e feliz após adotar cachorra resgatada.

Orelha biônica impressa em 3D consegue ouvir rádio

Orelha biônica impressa em 3D consegue ouvir rádio: O objetivo é demonstrar a possibilidade de mesclar circuitos eletrônicos com tecidos biológicos ou biologicamente compatíveis.

Orelha biônica impressa em 3D mescla biológico e eletrônico O projeto e construção de órgãos biônicos que melhorem a capacidade dos sentidos humanos é normalmente conhecida como cibernética.[Imagem: Frank Wojciechowski]

A Boy And His Atom: The World's Smallest Movie

The ability to move single atoms, one of the smallest particles of any element in the universe, is crucial to IBM's research in the field of atomic-scale memory. In 2012, IBM scientists announced the creation of the world's smallest magnetic memory bit, made of just 12 atoms. This breakthrough could transform computing by providing the world with devices that have access to unprecedented levels of data storage. But even nanophysicists need to have a little fun. In that spirit, the scientists moved atoms by using their scanning tunneling microscope to make … a movie, which has been verified by Guinness World Records™ as The World’s Smallest Stop-Motion Film.

Ciência no Papo: um encontro do HypeScience em Curitiba

Jardim Botânico. Foto: Carlos Ruggi/SMCS 

Estamos preparando nosso primeiro evento presencial desde que começamos nossas atividades e ele será em Curitiba, cidade da sede central da nossa edição.
Como o próprio nome diz a prioridade será conversar sobre nossos assuntos favoritos: ciência, tecnologia, filhotes fofos, etc. sem aqueles olhares reprovadores de pessoas que acham que estamos dando uma de “sabe-tudo” quando, em realidade, estamos apenas exalando nossa paixão pelo que mais nos interessa.
Para aqueles que estão procurando uma nova amizade — alguém que se entusiasme tanto quanto você com os estes assuntos — será fundamental participar da reação e combinar elementos. Quem sabe você faz uma ligação positiva e até mistura o seu DNA?
Data: 10 de maio (sexta-feita), 20h
Local: Curitiba-PR, local específico a definir (mas deve ser longe do centro)
Ainda não definimos local, pois dependemos de suas inscrições para determinar este detalhe. Entrada gratuita, pagará apenas pelo que consumir.
Faça sua inscrição