sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

EAD lança Processos Seletivos para professores bolsistas

Foram publicados na última terça-feira (29), três editais da Diretoria de Educação a Distância (EAD) do IFPR. Os documentos contemplam processos seletivos para a contratação professores bolsistas para os cursos técnicos em Hospedagem, em Agente Comunitário de Saúde e em Transações Imobiliárias. 
Saiba mais

UPDATE

Veja nossas atualizações.

Internet pode inspirar novas formas de educação!

Luz azul destrói bactérias resistentes a antibióticos

Luz azul destrói bactérias resistentes a antibióticosLuz azul destrói bactérias resistentes a antibióticos: Uma simples luz azul, aplicada durante meia hora, elimina seletivamente infecções causadas por uma superbactéria.
Todos os animais no grupo tratado com luz azul sobreviveram, enquanto que, no grupo de controle, 82% dos animais morreram em decorrência da infecção.[Imagem: Cortesia Omniluz Clear-U]

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Professor deve ajudar aluno a ser autodidata


DAVI LIRA - O ESTADO DE SÃO PAULO- 29/01/2012 - SÃO PAULO, SP
Dos três adjetivos associados à sua pessoa - visionário, inventivo e futurista -, talvez o primeiro seja o mais adequado para descrever o norte-americano Marc Prensky, especialista em educação e em tecnologia. Prensky é conhecido pela criação dos termos `nativos digitais`, geração que nasceu durante a era digital, e `imigrantes digitais`, aqueles que nasceram antes da explosão digital.
Autor de livros premiados, como o Não me atrapalhe, mãe! Estou aprendendo e Aprendizagem baseada em jogos digitais, Prensky deve lançar no fim do ano sua sexta obra, que vai discutir a reformulação dos currículos ao propor mais ênfase à abordagem de habilidades voltadas ao estímulo do senso crítico, aprofundamento do pensamento, sociabilidade e relacionamento humano.
A convite da Fundação Telefônica Vivo, o escritor fará uma palestra na Campus Party 2013 (evento de inovação tecnológica) amanhã, em São Paulo. Na quinta-feira, Prensky conversou com o Estado por telefone de sua casa em Nova York.
Como o avanço da tecnologia agrava as dificuldades da educação hoje no mundo?
Marc Prensky - A educação formal que oferecemos não é muito boa, independentemente do lugar ou da rede de ensino. Isso porque vivemos num momento onde o tempo é cada vez mais acelerado, cheio de incertezas, complexidades. A educação que nós oferecemos às nossas crianças ainda é a mesma que era oferecida no século passado.
Como adaptar a escola ao novo contexto tecnológico?
Marc Prensky - A forma como os professores ensinam é a mesma. Eles ficam em pé na frente dos alunos e apenas falam, enquanto os estudantes apenas escutam, quando escutam, e fazem anotações. São métodos velhos. O melhor método é único, é o da parceria. E há várias formas de se alcançar bons resultados quando professores e alunos trabalham como parceiros. Estudantes podem fazer suas atividades e o professor deveria estar presente como um guia, uma espécie de técnico esportivo. Essa mudança conceitual é uma forma pedagógica que está mais relacionada a esse novo contexto.
Mas como se daria efetivamente essa parceria?
Marc Prensky -Professores e alunos devem conversar. Não sobre notas, mas sobre quem eles são. E como eles fazem as coisas que fazem. Isso é a principal coisa que falta. Eles acham que são dois grupos diferentes. Eles devem se enxergar como parceiros. Como pessoas que estão trabalhando juntas buscando resolver problemas comuns. Professores precisam conhecer as paixões dos estudantes, a maneira como eles pensam e como eles aprendem. E estudantes precisam saber mais sobre os seus professores. O que eles estão tentando fazer, quais são os seus objetivos. Esse relacionamento pode continuar formal, mas numa maneira menos distante.
O senhor propõe uma revolução nos métodos educacionais?
Marc Prensky - Eu não gosto de falar em revolução. Eu prefiro falar em adaptação a um novo contexto. O aspecto tradicional da escola deve ser preservado, mas ela deve ter como norte a preparação dos alunos para o mundo.
É onde entra a tecnologia?
Marc Prensky -Parte dessa adaptação deve ser feita com a tecnologia, porque as crianças vivem na era da tecnologia. Mas isso é apenas uma parte da questão. Nós devemos deixar os estudantes fazerem coisas úteis, devem pesquisar assuntos que serão discutidos em sala, utilizando cada vez mais a tecnologia. E a função do professor seria responder às dúvidas. A outra parte tem a ver com a maneira como ensinamos. O que ensinamos para as crianças é Matemática, Línguas, Ciência e Estudos Sociais e isso não é o que deveríamos ensinar pensando no futuro.
Deveríamos reformular o currículo então?
Marc Prensky -Sim, nós temos que mesclar as disciplinas. Mas o que eu proponho vai além disso. Nós deveríamos ensinar numa lógica de aprofundamento de habilidades de análise, pensamento, discussão, sociabilidade e relacionamento humano.
Como deve ser a postura do professor?
Marc Prensky - Os professores devem ser como técnicos esportivos. Eles devem ser bons em fazer com que os jogadores sejam bons. O professor deve trabalhar como se fosse um guia que incentiva o aluno a ser mais autodidata.
Os professores devem ser mais tecnológicos?
Marc Prensky - Os professores não deveriam nem se aproximar da tecnologia, porque a função do professor é observar o que os estudantes fazem e ter certeza de que o que eles estão fazendo é de boa qualidade. Eles devem saber apenas as possibilidades que a tecnologia pode oferecer.
Os professores não precisariam nem se familiarizar com o assunto?
Marc Prensky -Eles devem saber que é possível que os estudantes possam se comunicar bem através de um vídeo, e a partir daí avaliar a qualidade do material produzido. Ou seja, os professores não precisam ficar preocupados com a tecnologia. Agora, existe algo que é muito estúpido. Os professores dizem: agora nós todos iremos criar uma apresentação em power point juntos. O que os professores deveriam dizer é que todos precisariam apresentar alguma coisa sobre o conteúdo específico, usando a ferramenta que eles quiserem.
Então como tornar a escola mais atraente?
Marc Prensky -Aumentaríamos o interesse de alunos se mostrássemos a eles porque estamos ensinando o que ensinamos e para quê serve tudo isso. Não damos respostas aos alunos que perguntam porque estamos aprendendo equação quadrática ou porque eles deveriam estudar, em detalhes, a história da Grécia.
Você é um entusiasta dos cursos online, como os do educador Salman Khan, que viraram uma febre na internet?
Marc Prensky - As crianças deveriam ter acesso a cursos online. Mas acho que são velhos métodos em novos formatos. A velha educação apresentada de uma maneira online. Se você quiser promover essa velha educação, tudo bem. Mas se você acha que esse método defasado é ruim, então, fazê-las num formato moderno não adicionada nada. As pessoas ainda tentam consertar um sistema defasado de maneiras diferentes como essa.
QUEM É
O nova-iorquino Marc Prensky, de 67 anos, é considerado um dos maiores especialistas na aplicação de tecnologias nas áreas de educação. Ele é formado em Matemática e Francês com especializações pelas universidades de Yale e pela Escola de Negócios de Harvard. Com passagem por Wall Street, é também criador do site Spree Games e presidente da Game2Train, que utiliza jogos no processo de aprendizagem.


Mistério cerca morte de dez elefantes em floresta de Bornéu

Dez elefantes pigmeus, uma espécie considerada ameaçada, foram encontrados mortos em uma reserva na Malásia. As autoridades afirmam que eles podem ter sido envenenados.

Os animais, da espécie elefante-pigmeu-de-bornéu, sofreram hemorragia interna e seus corpos foram encontrados em um espaço de três semanas.


Em foto tirada no dia 23 de janeiro, filhote tenta reanimar elefante pigmeu, provavelmente morto por envenenamento em reserva de Bornéu

Os corpos de quatro elefantes foram encontrados na semana passada e, dois dias depois, as autoridades encontraram outros quatro animais, alguns deles mortos e outros já em estado grave, morrendo.

Sen Nathan, veterinário-chefe da da Reserva Florestal Gunung Rara, no Estado de Sabah (ilha de Bornéu), afirmou que os elefantes mortos tinha idades que variavam entre quatro e 20 anos e que seriam todos de um mesmo grupo familiar.

"Foi muito triste ver todos aqueles elefantes mortos, especialmente uma das fêmeas que tinha um filhote muito pequeno, de cerca de três meses de idade. O filhote estava tentando acordar a mãe morta", afirmou Nathan.
 Fonte: O Último Segundo

Leia mais 

Links interessantes !

Para quem é professor alguns links interessantes, confirma. Colaboração prof. Haroldo

 
 

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Macacos no espaço!


TV estatal iraniana mostra macaco sendo retirado de foguete
Foto: Reuters

governo iraniano anunciou esta segunda-feira que sua missão de enviar um macaco ao espaço foi bem sucedida.
O primata viajou em um foguete Pishgam, que, em um voo suborbital, atingiu 120km de altitude, para depois "retornar intacto" ao solo.
A emissora estatal de televisão mostrou imagens do macaco, que cumpriu a missão preso por um cinto, sendo retirado do foguete.
Países ocidentais já expressaram diversas vezes sua preocupação com a possibilidade de que o programa espacial de Teerã seja usado para desenvolver mísseis de longo alcance, que carregariam ogivas nucleares. O Irã, no entanto, nega qualquer intenção de seguir este projeto, enfatizando que seu programa nuclear teria fins pacíficos.
Em 2010, o governo iraniano conseguiu enviar um rato, uma tartaruga e vermes para o espaço, mas uma tentativa de fazer o mesmo com um macaco falhou no ano seguinte.
O presidente Mahmoud Ahmadinejad anunciou em 2010 que pretende enviar um homem para o espaço em 2019.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/ciencia/ira-lanca-macaco-ao-espaco-o-recupera-vivo-diz-governo-7419097#ixzz2JSCscKel
© 1996 - 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

CURSOS DE ATUALIZAÇÃO PARA PROFESSORES

FUNDAÇÃO CECIERJ/DIRETORIA DE EXTENSÃO

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA OS CURSOS DE ATUALIZAÇÃO

Edital 2013

A FUNDAÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - FUNDAÇÃO CECIERJ, vinculada à SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA - SECT, faz saber das inscrições e dá outras providências para os cursos de atualização do ano de 2013, nas áreas de Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Códigos, Matemática, Tecnologia Educacional e Prática Docente. Os cursos são gratuitos, realizados na modalidade a distância e voltados para profissionais da área de Educação (ensino médio e fundamental) em áreas específicas e afins, assim como licenciandos de último ano, de acordo com o número de vagas discriminado a seguir:
Área Vagas
Ciências da Natureza 900
Ciências Humanas 650
Linguagens e Códigos 500
Matemática 500
Prática Docente 750
Tecnologia Educacional 1250
Todas e quaisquer informações e alterações relativas ao processo seletivo de que trata este Edital constarão do site www.cederj.edu.br/extensao. É de responsabilidade do candidato visitá-lo assiduamente, conhecer o Edital e informar-se sobre as etapas deste processo.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Só os urubus gostam da desgraça dos outros!

É triste saber que várias pessoas acabaram morrendo enquando estavam se divertindo. Os até agora 231, 233 sei lá, este número talvez aumente ainda com os que estão internados. Irresponsabilidade, acaso, azar, destino, trajédia você pode dar o nome que quiser agora tanto faz. Infelizmente aconteceu. O que me deixa triste é a especulação feita pela televisão. Até um certo ponto o que se observava era informação. Mas o destaque aos poucos virou um show, uma quantidade enorme de "especialistas" e de "videntes" que tinham todas as respostas para que se evitasse o ocorrido, porém ninguém os tinham procurado antes. Deviamos passar toda responsabilidade pela nossa segurança, para estes especialistas. Não teriamos mais trajédias, desastres, derrepente até o crime diminuiria. O fato é que vários eventos ocorreram, pequenos ou grandes, mas que somados resultaram no que se viu. Urubus é que se aproveitam dos mortos. Respeitem as famílias!

Cursos Gratuítos OCW

A ESAGS, oferece programas gratuitos por meio do OpenCourseWare Consortium (OCW), movimento que se reúne para compartilhar conhecimento gratuito pela internet. 
A ESAGS é uma das seis instituições de ensino, do País, e uma das 200 melhores do mundo que participa da ação. Qualquer pessoa, de todos os níveis de escolaridade e onde quer que esteja, até mesmo pelo celular, pode fazer o curso. Basta estar conectado na Internet.

veja os cursos