sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Reator feito de Sucata destrói lixo tóxico.




Reator feito com sucata destrói solvente tóxico

Embora a reação de destruição da acetonitrila seja simples, a otimização das condições de reação é complicada. [Imagem: Ag.USP]

Pesquisadores da USP demonstraram que reciclagem combina com limpeza do meio ambiente também de uma forma muito ativa.
Usando sucata da própria universidade, o grupo desenvolveu um equipamento que pode converter grande quantidade de acetonitrila, um solvente altamente tóxico, em subprodutos de menor impacto ao meio ambiente.
A acetonitrila, um subproduto da indústria automobilística, é utilizada usualmente como solvente nas análises em 60% dos cerca de 400 laboratórios de pesquisa da USP em Ribeirão Preto, os quais geram cerca de 100 litros de resíduos dessa substância por mês.
Anteriormente, a acetonitrila era armazenada nos laboratórios, sem ter um destino ambientalmente adequado.
Fonte: Site Inovação Tecnológica

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Vulcões são 'engolidos' por fenda tectônica no Pacífico


Novas imagens computadorizadas do fundo do mar obtidas através de ressonância revelaram como vulcões submarinos são "engolidos" pela fenda entre duas placas tectônicas no oceano Pacífico.
fonte: A folha de São Paulo

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Terra II


Astrônomos da NASA confirmaram a existência de um exoplaneta com características similares à da Terra, em uma "zona habitável", girando em torno de uma estrela ainda desconhecida.
O Kepler 22-b tem 2,4 vezes o tamanho da Terra e está situado a 600 anos-luz de distância.
A temperatura média da superfície do planeta extrassolar foi calculada pelos cientistas em 22º C.
Ainda não se sabe a composição do Kepler 22-b, se ele é feito de rochas, gás ou líquido.
Apesar disso, o exoplaneta já está sendo chamado de "Terra 2.0" pelos cientistas da NASA.
Durante a coletiva de imprensa, a astrônoma Natalie Batalha disse que os cientistas ainda investigam a possibilidade de existência de mais 1.094 planetas, alguns deles em zonas "habitáveis".
Fonte: Site Inovação Tecnológica


Apesar de estar mais próximo da estrela, esta emite cerca de 25% menos luz em comparação ao Sol, o que permite ao Kleper 22-b manter sua temperatura em um patamar compatível com existência de água líquida, ainda não confirmada. [Imagem: NASA]
Confirmado planeta extrassolar na zona habitável

    terça-feira, 6 de dezembro de 2011

    Mestrado/Doutorado em Biologia Molecular - UFPR

    Estão abertas as inscrições ao processo seletivo para ingresso no Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular. São 47 vagas, sendo 27 de mestrado e 20 de doutorado, em cinco diferentes linhas de pesquisa. Para mestrado, Biologia Molecular de Patógenos, Fisiologia de Processos Celulares e Toxicologia Celular. Para o doutorado, Cronobiologia e Fisiologia de Processos Celulares. 
    Interessados podem se habilitar até o dia 9 dezembro. As provas serão no dia 6 de fevereiro de 2012. Para mais informações basta conferir o edital de abertura do processo seletivo, disponível no site do programa www.pgbiocel.ufpr.br. 

    segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

    Vazamento de água radioativa em Fukushima


    A Tokyo Electric Power (Tepco), a operadora da usina nuclear de Fukushima, detectou um vazamento de cerca de 45 toneladas de água contaminada com estrôncio radioativo, parte das quais poderiam ter saído da unidade, informou nesta segunda-feira a rede "NHK".
    Segundo a Tepco, a fuga foi detectada neste domingo em um dispositivo de reciclagem para eliminar o sal de água radioativa que se acumula na usina, após o que se procedeu a deter o sistema para conter o escape.
    No entanto, antes que se detivesse o dispositivo vazaram 45 toneladas de água que se acredita pode conter cerca de 130 mil becquerels de estrôncio radioativo por centímetro cúbico.
    Parte do líquido contaminado poderia ter chegado até uma fundação que se conecta com o mar e na qual a Tepco acumulou sacos de areia para tentar conter o vazamento, acrescentou a "NHK".
    Desde o início da crise nuclear, no dia 11 de março, as autoridades japonesas realizam análise para investigar o impacto do acidente na vida marinha perto da central, já que se estima que entre 21 de março e 30 de abril a unidade pôde ter vertido ao mar cerca de 15 mil terabecquerels de césio e iodo radioativo.
    A Tepco mantém na central um duplo sistema de descontaminação de água radioativa que se acumula nos seus porões, e que posteriormente utiliza para esfriar os reatores.
    Segundo a operadora, o escapamento detectado não vai representar nenhum problema acrescentado nos trabalhos de reciclagem nem no processo de esfriamento dos reatores.
    Fonte: O Último Segundo