quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Um novo horizonte para o ensino

Um novo horizonte para o ensino: O Brasil tem uma oportunidade de ouro para melhorar a educação no país: a exploração do petróleo no megacampo de Libra, licitado há três semanas, vai injetar bilhões de reais na área social. Além disso, uma nova fonte de recursos poderá ser criada com a a...

UFPR divulga aprovados na primeira fase do vestibular

do site da UFPR

A Universidade Federal do Paraná divulgou o resultado da primeira fase do processo seletivo 2013/2014 na quarta-feira (13), às 14 horas. A listagem dos selecionados para a segunda etapa do vestibular tem 14.087 nomes, sendo 50,32% candidatos do sexo masculino e 49,68% feminino. Os convocados devem fazer a próxima etapa do concurso nos dias 1 e 2 de dezembro, quando serão aplicadas as provas de compreensão e produção de textos e as específicas. São ofertadas 4.500 vagas.
Entre os convocados, 454 são treineiros, portanto não concorrem à vaga, e 236 disputam vaga no curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar. O perfil socioeducacional mostra que 50,74% dos convocados têm entre 18 e 19 anos e só 15% tem mais de 23 anos. O reitor Zaki Akel Sobrinho destacou o grande número de residentes no Paraná aprovados na primeira fase: 11.510 candidatos, 81,7% do total. “Isso prova que a UFPR está cumprindo o seu papel e atendendo o povo do Paraná”, disse o reitor.
Ao anunciar os dados, Zaki Akel parabenizou todos os aprovados e lembrou  àqueles que não constam na listagem, que ainda é possível tentar uma das 1.596 vagas da UFPR ofertadas através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), no mês de janeiro. “Parabenizo também toda a equipe responsável pelo vestibular. A primeira fase transcorreu com pleno êxito e tranquilidade institucional, graças à grande experiência da equipe.”
A segunda fase do vestibular será realizada no domingo (01/12), em Curitiba e Palotina, com as provas de compreensão de texto e redação, comuns a todos os candidatos. No dia 02 de dezembro, os candidatos realizam as provas específicas de Física, Matemática, Química, Biologia, Geografia, História, Sociologia ou Filosofia, conforme determinação dada pelo curso. Para os candidatos de 29 cursos da UFPR não há prova específica. Os cursos de Design e Arquitetura e Urbanismo têm prova específica com formato próprio, também no dia 02 de dezembro.
O diretor do Núcleo de Concursos da UFPR, Raul von der Heyde, explica que os locais da segunda fase ainda estão sendo definidos, em função da realização das provas específicas da segunda-feira. Os comprovantes de ensalamento estarão disponíveis a partir do dia 25 de novembro. Segundo o diretor, as notas de corte estarão disponíveis a partir de segunda-feira (18), na página do Núcleo de Concursos.
Cotas
Este ano, ao fazer a inscrição para o vestibular, o candidato já fazia sua opção pelas cotas. Desde 2004, a UFPR mantém uma política afirmativa, destinando 40% das suas vagas para cotas raciais e sociais. Dessas vagas, 25% são preenchidas conforme a Lei Federal nº 12.711/2012 e 15% conforme os critérios da UFPR.
Relatório Socioeducacional
Segundo dados do Núcleo de Concursos, 94% dos aprovados na primeira fase são solteiros. A maior parte, 71% são paranaenses e 57,12% moram em Curitiba. Entre os convocados de outros Estados há 1.129 moradores de São Paulo; 687 de Santa Catarina; 39 do Rio Grande do Sul e 722 de outros Estados.
Apenas 26,82%, 3.778 pessoas, dos classificados trabalham, sendo 15,86% em período integral. A maioria, 73,18% ou 10.309 aprovados, só estudam. Entre os classificados na primeira fase, 42,93% cursou o ensino fundamental e o médio integralmente em escola particular; 26,27%, integralmente em escola pública.

Acesse aqui a relação dos aprovados na Primeira Fase.

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Asas de borboleta convertem luz em calor e reproduzem DNA

Asas de borboleta convertem luz em calor e reproduzem DNA: Será que o futuro dos circuitos eletrônicos em nanoescala pode ser encontrado nas asas de uma borboleta?
Asas de borboleta convertem luz em calor e reproduzem DNA
O padrão natural proporcionado pelas asas da borboleta cria uma grande área superficial de recepção da luz. [Imagem: Miyako et al./ACS Nano]

Abertas pré-inscrições para Parfor presencial 2014

Assessoria de Comunicação/Seed

Professores da rede pública de educação básica que precisam de formação superior podem fazer a pré-inscrição para cursos presenciais de licenciatura até o dia 13 de janeiro de 2014. O Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Parfor Presencial) tem disponível no Paraná 2.045 vagas. 

Os cursos iniciarão no segundo semestre de 2014 e só podem participar professores que estejam em sala de aula. O Parfor Presencial é organizado e financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para atender a Política Nacional de Formação dos Profissionais do Magistério da Educação Básica. 

Nesta etapa são oferecidas três categorias de cursos. Primeira licenciatura, para professor e tradutor intérprete de Libras que trabalham na rede pública sem formação superior ou que mesmo com a formação, queira fazer o curso de licenciatura na área em que atua na sala de aula; segunda licenciatura, para professor e tradutor intérprete de Libras que estão em área distinta da sua formação inicial, e curso de formação pedagógica para professor e tradutor intérpretes de Libras, graduados, mas não licenciados, que trabalham na educação profissional.

Os professores devem acessar a Plataforma Freire, (freire.mec.gov.br) sistema informatizado do Ministério da Educação para gestão da formação docente, para obter maiores informações e realizar a pré-inscrição. 

Dúvidas sobre o Parfor Presencial podem ser esclarecidas pelo telefone (41) 3340-1507 e 3340-5661 da Secretaria de Estado da Educação do Paraná ou pelo 0800 616161, opção 7, da CAPES, ou ainda, por meio do Fale Conosco da Capes.

UFPR abre inscrições para novas modalidades de vagas remanescentes


Estão abertas as inscrições para três modalidades de vagas no Provar – Processo de Ocupação de Vagas Remanescentes da Universidade Federal do Paraná. Em todas, o prazo para habilitações termina no dia 25 de novembro.
Os interessados em vagas na modalidade de Aproveitamento de Curso Superior devem preencher os seguintes critérios: o candidato deverá comprovar que colou grau há dois anos, ou antes de 11 de novembro de 2011, em curso superior de graduação; que tem diploma registrado ou, no caso de instituição estrangeira, diploma revalidado e registrado. Estão disponíveis 167 vagas.
Para concorrer na categoria de Complementação de Estudos, o candidato deve comprovar que é graduado por instituição de ensino superior, nacional ou estrangeira, que colou grau na UFPR ou em outra instituição de Ensino Superior, em outra habilitação no mesmo curso para o qual pleiteia a vaga. São ofertadas nessa categoria 108 vagas.
A terceira categoria é Reintegração de Ex-Aluno, que beneficia ex-estudantes da UFPR que se evadiram do curso de graduação e desejam retornar ao mesmo curso. Nesse caso, o candidato deve comprovar que teve registro ativo no curso desejado há pelo menos cinco anos, ou seja, no período de 2009 a 2013. E que o cancelamento de seu registro acadêmico deu-se exclusivamente por abandono ou a pedido, pois não são aceitos alunos jubilados. Há 242 vagas disponíveis.
Em todas as categorias, o candidato não pode ter obtido o benefício de vaga remanescente na UFPR em qualquer uma das modalidades, em qualquer época. Outros pré-requisitos, documentação necessária, taxas e vagas estão disponíveis no site do Provar, o http://www.provar.ufpr.br/.

Vacina brasileira contra HIV começa a ser testada em animais

Vacina brasileira contra HIV começa a ser testada em animais: Quatro animais começaram a ser imunizados com a vacina que contém partes do vírus HIV.

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

PUCPR divulga resultado do vestibular de verão 2014

PUCPR divulga resultado do vestibular de verão 2014: A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) divulgou às 16 horas desta sexta-feira (1) o resultado do Vestibular de Verão 2014. A relação acima tem os nomes dos 8.543 aprovados no concurso. Muitos calouros comemoraram a aprovação no tradicional b...

APROVADOS

UFPR muda calendário de aulas por causa da Copa

UFPR muda calendário de aulas por causa da Copa: Por causa dos jogos da Copa do Mundo de 2014, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) alterou o calendário acadêmico da instituição para o ano letivo de 2014. A decisão foi tomada na última sexta-feira (27), pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão ...

UFPR adianta divulgação do resultado do vestibular

UFPR adianta divulgação do resultado do vestibular

Curso Horticultura Orgânica e Jardinagem Biodiversa

Normalmente fazemos em 2 dias, desta vez faremos em um dia, atendendo a alguns pedidos.
Fique à vontade para repassar este convite a quem achar que pode se interessar. Ficamos-lhes gratos.
____________________________________________________________________________
 
Horticultura Orgânica e Jardinagem Biodiversa
(Curso continuado, em módulos sazonais complementares)
 
Módulo Primavera / 2013
01 de dezembro
 Horta Curso_2a
Aberto a todos os interessados em cultivos naturais
A participação poderá ser em um ou mais módulos, conforme o seu interesse
Cada módulo focará aspectos peculiares da estação em vigor.
 
Trata-se de uma proposta de iniciação e aprofundamento em práticas ecológicas para implantação, manutenção, conservação e revitalização de jardins, pomares, hortas e áreas de preservação ambiental.
 
Horta Curso_1a
 
Possíveis temas a serem abordados, entre outros, em sintonia com os interesses do grupo. Sugerimos que ao fazer a sua inscrição, envie-nos os 3 temas que mais te interessam, assim teremos uma idéia das suas expectativas.
 
1)      Como se faz Jardinagem Biodiversa.
2)      Paisagismo Solidário e Condomínios da Biodiversidade.
 3)      Produção e aquisição de Sementes e Mudas.
 4)      Enxertia, mergulhia, estaquia e alporquia.
 5)      Cuidados com ferramentas para jardinagem.
6)      Utilização adequada dos Equipamentos de Proteção Individual.
 7)      Leitura da Paisagem como ferramenta de planejamento e execução.
 8)      Como fazer Mini jardins, mini hortas e mini pomares.
 9)      Conservação e revitalização de ambientes naturais e áreas verdes.
10)  Identificação e erradicação ou manejo de plantas “invasoras”.
11)  Manutenção e readequação de gramados, floreiras e canteiros.
12)  Técnicas ecológicas para evitar desequilíbrios como “pragas” e “doenças”.
13)  Reciclagem dos resíduos, compostagem, adubação orgânica e biofertilizantes.
14)  Implantação, tratos culturais e podas de pomares e plantas frutíferas.
15)  Identificação e utilização de plantas ornamentais, aromáticas e comestíveis.
16)  Valorização dos ambientes com plantas medicinais e florestais nativas.
17)  Irrigação racional, reutilizaçao e reciclagem de águas.
18)  Laguinhos e fontes artificiais.
19)  Cercas vivas diversas e seus múltiplos usos.
20)  Hortas ecológicas
 
Mais do que um curso informativo, trata-se de uma abordagem integrativa da natureza e de todos os seus elementos, incluindo a nós mesmos, como parte de um todo inseparável, cuja harmonia é buscada através de práticas inclusivas, onde tudo tem seu lugar. Cada módulo é também conduzido de acôrdo com o interesse específico dos participantes, de forma fluida e adaptativa.
 
Ministrante:
Ademar da Silva Brasileiro, conhecido como Mago Jardineiro (‘O Encantador de Plantas’), atua há 14 anos na implantação de jardinagem integrativa em Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba. Atua também como gestor ambiental, prestando consultorias para ONGs, prefeituras, empresas e propriedades cujos responsáveis queiram conservar a natureza, aproveitando os recursos renováveis disponíveis para gerar melhor qualidade de vida. Foi instrutor de Jardinagem e Paisagismo da Federação Espírita do Paraná (FEP) e da FAS (Fundação de Assistência Social de Curitiba) e é instrutor de jardineiros da FACOP (Fundação de Asseio e Conservação do Paraná), formando jardineiros profissionais.
 
LOCAL: RECANTO SOL LUNAR – Campina Grande do Sul/PR (30 km do centro de Curitiba).
 
Horário: Das 09:30 hs às 18:30 hs.
 
Valor: R$ 120,00 (inclui almoço, mudas e sementes).
 
OBS: Estamos abrindo a opção para quem quiser chegar no sábado à noite (a partir das 19hs) e pernoitar no local, através de uma contribuição adicional de 15 reais (inclui o café da manhã de domingo). Nesse caso, trazer um lanche para compartilharmos no sábado à noite. Trazer também roupa de cama e cobertor (temos colchões e travesseiros) e quem tiver talentos musicais pode trazer seus instrumentos para fazermos uma cantoria.
 
Informações e Inscrições: F. (41) 3676-1433 e 9907-8797