sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Autistas são mentalmente superiores em vários aspectos


Autismo não é deficiência
"Nós precisamos parar de considerar que a estrutura cerebral diferenciada dos indivíduos autistas seja uma deficiência."
O alerta está em um artigo do Dr. Laurent Mottron, da Universidade de Montreal (Canadá), publicado nesta semana pela conceituada revista Nature.
Segundo o cientista, as pesquisas revelam que muitos autistas têm capacidades e qualidades que frequentemente excedem aquelas dos indivíduos ditos "normais".
"Dados recentes, e minha própria experiência pessoal, sugere que é hora de começar a pensar no autismo como uma vantagem em algumas esferas, não uma cruz para carregar," afirma Mottron.
Inteligência autêntica
Mottron e sua equipe demonstraram de forma firme e sistemática as habilidades - e às vezes as superioridades - dos autistas em múltiplas operações cognitivas, tais como a percepção e o raciocínio, entre outras.
Seu grupo inclui vários autistas, dos quais Michelle Dawson é um sucesso em particular. Michelle está dando grandes contribuições para a compreensão da condição por meio de seu trabalho e de seu julgamento.
"Michelle desafiou a minha percepção científica do autismo," confessa Mottron.
Esse desafio levou à interpretação dos pontos fortes do autista como a manifestação de uma inteligência autêntica, e não de uma espécie de truque do cérebro que lhes permite executar tarefas inteligentes sem pensar.
Variação da espécie humana
"É incrível para mim que há décadas os cientistas estimem a magnitude da deficiência mental baseando-se na aplicação de testes inadequados e na interpretação incorreta dos pontos fortes dos autistas," diz Mottron.
"Nós cunhamos uma palavra para isso: normocentrismo, ou seja, o preconceito que você tem de que se você faz ou é algo, é normal, e se o autista faz ou é, então é anormal," acrescenta.
O pesquisador afirma lamentar o fato de que muitas crianças autistas acabam fazendo trabalhos repetitivos, trabalhos braçais, apesar de sua inteligência e da aptidão para dar contribuições mais significativas para a sociedade.
"Michelle e outros indivíduos autistas têm-me convencido de que, em muitos casos, as pessoas com autismo precisam mais do que tudo é de oportunidades, muitas vezes de apoio, mas raramente de tratamento," afirma.
"Como resultado, meu trabalho e o de outros propõe que o autismo deva ser descrito e estudado como uma variante aceita dentro da espécie humana, não como um defeito a ser suprimido," conclui Mottron.
Fonte: Site Diário da Saúde

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Vestibular UFPR

A UFPR divulgou na segunda-feira (07) os locais onde serão realizadas as provas da primeira fase do processo seletivo 2012, que ocorrem no próximo domingo (13). São 29 espaços na capital, espalhados por diversos bairros, além de dois em Palotina. 

O local com maior número de candidatos é a PUC, que receberá 10.353 alunos. Dentro da UFPR, os campi Reitoria, Politécnico, Botânico e Agrárias, além do Setor de Saúde, no Alto da Glória, também receberão os vestibulandos. 

O coordenador do Núcleo de Concursos, Raul Von der Heyde, destaca o fato de este ano ter o maior número de inscritos ─ 50.057 ─ desde 2004 e espera que, como nos anos anteriores, tudo ocorra normalmente. "Os candidatos precisam estar calmos, tranquilos, para que possam realizar a prova sem pressa e conquistar a entrada na UFPR", aponta. Nesta primeira fase os estudantes deverão resolver 80 questões de conhecimentos gerais, no formato múltipla escolha, dentro do prazo de cinco horas ─ das 14h às 19h. 

Em relação aos horários os estudantes devem estar bem atentos. Os portões abrem às 12h45 e serão fechados pontualmente às 13h30. "Quem não conhece o local de realização da prova deve aproveitar o sábado para passar em frente, descobrir o melhor caminho e até mesmo calcular quanto tempo precisa para chegar", comenta o coordenador. Ele ainda destaca que os candidatos precisam estar cientes de que, no dia, o movimento em torno dos locais é muito maior, por isso deve haver uma folga neste tempo previsto. "É melhor chegar antes e esperar os portões abrirem a perder a prova por dois ou três minutos", garante. 

O início das provas, no entanto, é às 14h. É importante lembrar que, para a realização do processo os estudantes devem portar documento de identidade, comprovante de ensalamento, caneta preta, lápis ou lapiseira e borracha. Além disso não é permitido ao candidato manter em seu poder relógios e aparelhos eletrônicos como celular, calculadora e MP3; utilizar bonés, gorros ou chapéus; alimentar-se dentro da sala de provas (aqueles que, por questões médicas, necessitarem, devem solicitar ao aplicador o encaminhamento à sala de inspeção); e comunicar-se com outro candidato ou utilizar qualquer tipo de material de consulta. 

O horário mínimo para saída da sala de prova é às 15h30 e, o máximo, às 19h. Após o término da realização das provas, no próprio dia 13, será divulgado o gabarito provisório das questões objetivas no site do Núcleo. 

O resultado desta primeira fase será divulgado até o dia 30 de novembro, também no site. Os estudantes que forem convocados para a segunda fase realizarão as provas nos dias 11 e 12 de dezembro. 

Para a emissão do comprovante de ensalamento para a primeira fase o candidato deve acessar o site do Núcleo de Concurso (www.nc.ufpr.br) ter em mãos o número do protocolo e também o do RG, além da data de nascimento. No site, os estudantes podem também consultar a relação candidato/vaga para o curso pretendido. 


Fonte: UFPR (site)

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Escola investe no básico e faz sucesso entre "tecnológicos"


As principais ferramentas de ensino de algumas escolas norte-americanas localizadas no Vale do Silício – epicentro da economia tecnológica e onde estão as sedes de gigantes como Google, Apple, Yahoo e Facebook – não têm nada de alta tecnologia: quadro-negro com giz colorido, estantes com enciclopédias, mesa de madeira cheia de apostilas, lápis preto, papel e agulhas de tricô. Não há um único computador à vista. Eles não são permitidos em sala de aula e o colégio até desaprova seu uso em casa. Essa postura faz parte do método Waldorf de ensino, adotado em vários países e presente em 82 escolas no Brasil e cerca de 160 nos Estados Unidos.
Essas escolas caminham na direção oposta da grande maioria das instituições de ensino. Vincu­­lar o aprendizado com no­vas tecnologias é um caminho defendido por muitos especialistas. Contudo, a metodologia waldorfiana está focada em atividade física e aprendizado por meio de tarefas criativas e manuais. Aque­­les que apoiam essa abordagem dizem que os computadores inibem o pensamento criativo, a atividade, a interação humana e a atenção.
Entre os alunos de uma das escolas Waldorf de Los Altos, na Califórnia, três quartos são filhos de pessoas que trabalham nas grandes corporações do Vale do Silício e têm forte conexão com a informática. Alan Eagle, 50 anos, é formado em Ciência da Com­­putação e trabalha na área de co­­municação executiva do Google. Ele usa iPad e smartphone e matriculou os dois filhos, Andie e William, em instituições com essa metodologia. Como outros pais, Eagle não vê contradição na postura adotada com os filhos. A tecnologia, diz ele, tem tempo e lugar. “Eu rejeito a ideia de que se precisa de auxílios tecnológicos no ensino fundamental. É ridículo defender que um aplicativo de iPad possa ensinar meus filhos a ler ou a fazer aritmética melhor”, diz.
Comparação
Defensores do método Waldorf dificultam a comparação com outras metodologias. Em parte porque não são administrados testes padronizados nas séries primárias. Eles seriam os primeiros a admitir que alunos das séries iniciais podem não obter boas notas nessas provas pelo fato de não serem treinados segundo um currículo padrão de Matemática e Leitura. Diante disso, o debate recai na subjetividade, na escolha parental e numa diferença de opinião sobre envolvimento.
Paul Thomas, professor de Educação na Universidade de Furman (EUA) e autor de 12 livros sobre métodos de educação pública, diz que “uma abordagem parcimoniosa da tecnologia na sala de aula sempre beneficiará o aprendizado”. Contudo, ele afirma que “a tecnologia é uma distração quando precisamos de alfabetização, alfabetização matemática e pensamento crítico”.
Na área pedagógica, uma preocupação comum a respeito do método Waldorf refere-se aos casos em que um aluno é transferido para uma escola mais convencional. Na opinião da professora Maísa Pannuti, dos cursos de Pedagogia e Psicologia da Univer­­sidade Positivo, as crianças da educação infantil são as que sentem mais o impacto da mudança, já que as escolas Wal­­dorf não alfabetizam até os 7 anos de idade. Entretanto, o processo de adaptação costuma ser curto. “Eles desenvolvem muito bem outros aspectos essenciais à primeira infância. Por isso acabam se adaptando rápido”, diz Maísa.

O essencial
Criado pelo austríaco Rudolf Steiner, em 1919, o método Waldorf chegou ao Brasil em 1956. Entre seus principais diferenciais estão:
Materiais orgânicos
Evita-se o uso de plástico e outras substâncias sintéticas. Brinquedos e objetos pedagógicos são feitos de madeira, pano ou argila.
Trabalhos manuais
Valoriza-se práticas como marcenaria, tricô e outras que exijam esforço físico, concentração e criatividade.
Artes
Música, pintura e escultura fazem parte do cotidiano dos alunos e estão presentes em todas as disciplinas. Todos aprendem a tocar algum instrumento e a cantar.
Ensino em ciclos ou “épocas”
Durante um mês, por exemplo, ocorre a “época de História”, no mês seguinte vem a “época de Matemática” e assim com todas as disciplinas.
Não à tecnologia em sala de aula
Computadores e equipamentos eletrônicos são considerados desnecessários ao desenvolvimento saudável das crianças. A pedagogia Waldorf não condena a tecnologia, mas seu uso na educação só é aceito para alunos mais velhos, a partir do ensino médio.

Fonte: Gazeta do Povo

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Estamos sós?


O governo dos Estados Unidos afirmou no site da Casa Branca que ainda "não há evidências" de que exista vida fora de nosso planeta, nem que algum "extraterrestre" tenha entrado em contato com "a raça humana".
Em duas iniciativas distintas, 17 mil cidadãos assinaram documentos no qual pedem que Washington torne público seu conhecimento sobre a existência de seres de outro planeta.
Numa tentativa de se aproximar da população, o presidente americano, Barack Obama, lançou em setembro o site "We the people", no qual incentiva manifestações, pedidos e perguntas sobre a vida extraterrestre.
Os signatários pedem que sejam abertos ao público "todos os arquivos de todas as agências e dos militares relacionados ao fenômeno".
Exigem também que o assunto seja discutido em audiências públicas no Congresso.
Phil Larsson, assessor da divisão de política espacial e comunicações da Casa Branca, afirma que nenhuma informação sobre a ocorrência de vida em outro planeta foi ocultada do público.
Apesar disso, o funcionário diz que isso não significa que o assunto não precisa ser explorado e que existem numerosos projetos para comprovar se existe vida extraterrestre.
Larsson cita como exemplo a missão do telescópio Kepler, da Nasa, que tem como objetivo detectar a existência de planetas com condições de vida similares à Terra.
Além disso, cita a próxima missão a Marte: "Mars Science Laboratory". O assessor diz ainda que cientistas e matemáticos afirmam com "visão estatística" que entre os trilhões de planetas existentes no Universo é possível que exista um que possua vida.
No entanto, as possibilidades de contato, "especialmente com os inteligentes", são "extremamente pequenas" devido às grandes distâncias. "O fato é que não temos evidências de presença extraterrestre aqui na Terra", conclui Larsson.
Fonte: Portal R7
Lógico, estatisticamente deve existir algo vivo. Provavelmente diferente, talvez até sejamos mais evoluídos. Mas existem mais coisas para nos interessarmos aqui na Terra do que lá fora.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Asteroide passa perto da Terra


Um enorme asteroide passará perto da Terra na próxima terça-feira (8), em uma aproximação rara que não representa risco de impacto para o planeta, afirmaram esta semana cientistas dos Estados Unidos, que esperam ansiosos a oportunidade de observá-lo.
"Não é potencialmente perigoso, é apenas uma boa oportunidade para estudar um asteroide", garantiu o astrônomo da Fundação Nacional de Ciências (NSF, na sigla em inglês), Thomas Statler.
O asteroide circular, chamado 2005 YU55, tem 400 metros de largura e ficará mais perto da Terra do que a Lua, a 325.000 km de distância, informou a agência espacial americana.
Segundo previsões, o horário em que o asteroide estará mais próximo da Terra será às 21h28 de terça-feira, hora de Brasília.
A aproximação será a maior de um asteroide deste tamanho em mais de 30 anos e um evento similar não voltará a ocorrer até 2028.
No entanto, quem desejar ver o corpo celeste precisará de um telescópio. "Ele não será perceptível a olho nu. Será preciso um telescópio com lente de mais de 15 cm para vê-lo. Para tornar a observação ainda mais complicada, se moverá muito rápido no céu quando passar", disse Statler.
"Vários radiotelescópios foram instalados na América do Norte para registrar a passagem do astro", continuou Fisher.
"O momento momento (e local) para observá-lo serão as primeiras horas da escuridão de 8 de novembro na costa leste dos Estados Unidos", emendou.
Os astrônomos que estudam este objeto, classificado como um asteroide de classe C, dizem que é muito escuro, cor de carvão, e bastante poroso.
Fonte: O Último Segundo

Aniversário de Marie Curie - Nossa homenagem



Marie Curie, nome assumido após o casamento por Maria Skłodowska, (Varsóvia7 de Novembro de 1867 — Sallanches4 de Julho de 1934) foi uma cientista polonesa que exerceu a sua actividade profissional na França. Foi a primeira pessoa a ser laureada duas vezes[1] com um Prémio Nobel, de Física, em 1903 (dividido com seu marido, Pierre Curie, e Becquerel) pelas suas descobertas no campo da radioatividade (que naquela altura era ainda um fenómeno pouco conhecido) e com o Nobel de Química de 1911 pela descoberta dos elementos químicos rádio e polônio.
Fonte: Wikipédia
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