sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

O matador dos Pampas




Pesquisadores encontraram o fóssil de uma nova espécie de predador da era Paleozóica em um sítio em São Gabriel, no Rio Grande do Sul. O animal viveu no sul do Brasil muito antes dos dinossauros e a análise do fóssil traz informações importantes de como era o cenário da região há mais de 260 milhões de anos, pois o Pampaphoneus biccai é o mais antigo carnívoro terrestre encontrado na América do Sul.
A análise do crânio do animal mostrou que ele media aproximadamente três metros de comprimento e pesava mais que um leão. De acordo com os pesquisadores, apesar do aspecto geral, ele não era um réptil, nem um dinossauro. Análises dos ossos mostraram que se trata de um terápsido – animal da linhagem que deu origem aos mamíferos atuais.
Fonte: O Último Segundo

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Clorofila x Câncer


Estudos irreais
Além de confirmar o valor da clorofila na luta contra o câncer, uma nova pesquisa levantou sérias questões sobre como as doenças estão sendo estudadas nos laboratórios científicos.
O estudo revelou que a clorofila presente nos vegetais verdes oferece proteção contra o câncer quando o composto é testado aos níveis modestos de exposição a elementos carcinogênicos mais comumente encontrados nas situações da vida real.
No entanto, a clorofila aumentou o número de tumores em níveis de exposição carcinogênica muito elevados.
Segundo os cientistas, isto levanta sérias questões sobre se os estudos tradicionais feitos em laboratório - com camundongos submetidos a elevados níveis de exposição tóxica - estão realmente dando as respostas precisas para o que representa e o que não representa um risco real à saúde, assim como quais abordagens alimentares ou medicamentosas são mais úteis.

Clorofila contra o câncer
Uma das limitações apontadas pelo grupo é que os estudos com camundongos são caros, o que leva os pesquisadores a utilizarem poucas cobaias e altos níveis de exposição carcinogênica.
"Há consideráveis evidências em estudos clínicos e epidemiológicos com humanos que a clorofila e seu derivado, a clorofilina, pode proteger contra o câncer," explica Tammie McQuistan, da Universidade do Estado do Oregon (EUA).
"Este estudo, tais como outros antes dele, mostrou que a clorofila pode reduzir os tumores, até um determinado ponto. Mas, sob elevadas doses do mesmo carcinogênico, a clorofila de fato piora o problema. Isto questiona o valor da abordagem frequentemente usada nos estudos de compostos causadores de câncer," diz ela.

Diferença entre remédio e veneno está na dose
Para contestar a abordagem tradicional, os cientistas decidiram fazer seus testes usando não os caros camundongos, mas trutas arco-íris - tanto porque elas reagem de forma muito similar aos roedores, como porque é possível usar milhares delas em cada experimento.
Os resultados batem frontalmente contra a premissa fundamental da maioria da pesquisa médica - expor um animal de laboratório a elevados níveis de um composto, observar o resultado e calcular matematicamente como a conclusão se aplicaria com baixos níveis de exposição.
O fato, demonstraram os cientistas, é que a reação dos animais não apenas não varia linearmente com a dose, como os modelos matemáticos tradicionais preveem, como, na verdade, as reações podem ser opostas dependendo da dose.
De resto, um fenômeno largamente conhecido da medicina, em que um composto benéfico pode resultar em intoxicação se tomado em doses elevadas - mas isto não tem sido levado em conta nas pesquisas médicas, dizem os cientistas.

Mundo humano real
Quanto à clorofila, o grupo demonstrou que seu mecanismo protetor é extremamente simples: a clorofila se liga e sequestra os compostos carcinogênicos no interior do trato gastrointestinal, fazendo-os serem eliminados pelo corpo.
Sob baixa exposição a elementos carcinogênicos, como geralmente ocorre no dia-a-dia, a clorofila mostrou-se fortemente protetora do organismo contra o câncer.
Os especialistas concluem que o uso das trutas arco-íris pode produzir resultados melhores, mais precisos e mais próximos das situações do mundo real, em comparação com os estudos tradicionais com roedores.
Além disso, as conclusões podem ser mais relevantes para os seres humanos porque as pesquisas podem usar doses baixas de toxinas. Experimentos feitos com trutas arco-íris, segundo eles, são 20 vezes mais baratos do que experimentos com ratos ou camundongos.

Colaboração prof. Haroldo
Fonte: Diário da Saúde

Peixes mortos no Parque São Lourenço



Desde ontem dia 18/01/12 vários peixes apareceram mortos pelo lago do parque, alguns ainda ficam pelo nível da água tentando respirar com a boca aberta. Vi a mesma cena no início do ano nos rios-esgoto que existem nos balneários de Canoas e Santa Terezinha, aqui em Pontal do Sul-PR.Esgoto, poluição e descaso dos frequentadores.
Cada pipoca que você joga no lago, leva um pouco de óleo para a água. Cada latinha ou plástico ou o esgoto doméstico lançado nas águas só aumenta esse quadro.  


Fonte: O Estado do Paraná.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Justiça determina acesso de todos os candidatos à redação do ENEN


Justiça Federal no Ceará determinou que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) ofereça para todos os 4 milhões de participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011 a cópia das correções da prova de redação. O pedido tinha sido feito pelo Ministério Público Federal (MPF) no estado. O Ministério da Educação (MEC) e o Inep já informaram que vão recorrer da decisão. De acordo com a sentença do juiz Luís Praxedes Vieira da Silva, medida é para ser cumprida em caráter de urgência.
O edital do Enem não prevê que o estudante possa recorrer da nota obtida na redação, por isso muitos candidatos entraram com ações na Justiça pedindo vista da prova e, em alguns casos, revisão da pontuação. Em sua decisão, o juiz Luís Praxedes da Silva disse que o cerceamento de defesa dos candidatos que não puderam ter acesso às provas configura “ofensa ao princípio constitucional da ampla defesa e do contraditório”. O magistrado determinou o cumprimento imediato da decisão.
O MEC já informou que a partir da edição do Enem deste ano, todos os participantes terão acesso ao espelho da correção das redações, conforme determinou acordo firmado com o MPF no Distrito Federal em 2010.
Fonte Gazeta do Povo
Com todas as irregularidades que foram mostradas recentemente é uma decisão correta do MEC. Além do que, muitos alunos sempre acreditam que suas redações não foram tão ruins é uma chance de  corrigir os erros e verificar que o ENEN é uma boa ferramenta de avaliação.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Cianobactéria


Cianodiesel

Pesquisadores brasileiros estão estudando a utilização de cianobactérias como matéria-prima para a produção de biodiesel.
Na semana passada, pesquisadores suíços anunciaram um progresso significativo na utilização desses microrganismos na criação de células fotoeletroquímicas que imitam a fotossíntese.
Os cientistas da USP querem extrair o lipídeo que se acumula nas células deste tipo de bactéria para transformá-lo em óleo diesel.
O novo potencial combustível recebeu o nome de cianodiesel.
O combustível deriva de um dos elementos vivos mais antigos existentes na natureza, as cianobactérias, elemento microbiano de aplicações biotecnológicas variadas e de potencial de desenvolvimento ilimitado.

Bactérias fazem fotossíntese

Os pesquisadores buscam uma matéria-prima alternativa mais viável, tanto economicamente como também mais abundante, e que não envolva concorrência com os alimentos, como o etanol hoje produzido a partir do milho e da cana-de-açúcar.
Enquanto o milho produz 168 litros de óleo por hectare plantado, microrganismos fotossintetizantes podem produzir algo em torno de 140.000 litros por hectare.
"A diferença [é] que não há necessidade de área cultivável e a colheita é contínua,", afirma Caroline Pamplona, membro do grupo no Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena) da USP, em Piracicaba.
A pesquisadora acrescenta que a necessidade nutricional das células é simples, o período de produção de biomassa é curto e a concentração de óleo pode chegar a 50%.
"Portanto, produzir biodiesel a partir de cianobactérias pode ser vantajoso," explica. "Outro importante benefício é a utilização de águas residuais e marinhas no cultivo das bactérias".

Clima bom para bactérias

Detentor da tecnologia, que vem sendo continuamente aprimorada, o laboratório Cena, possui uma coleção de culturas com mais de 500 linhagens, procedentes dos mais diversos biomas, tais como manguezais, caatinga, mata atlântica, amazônia e pantanal.
"O clima do Brasil favorece o cultivo de cianobactérias. Além disso, o país apresenta uma grande diversidade desses organismos potenciais para utilização como matéria-prima na síntese do biodiesel", completa Caroline.
A pesquisadora acredita no aproveitamento das propriedades das cianobactérias, que poderão ser grandes geradoras de energia no futuro.
"A engenharia genética pode contribuir com o desenvolvimento de sistemas biológicos novos e mais eficientes, aumentando a viabilidade do cianodiesel", aponta.

Desafios

A tendência de aumento do uso do biodiesel sinalizada pelos órgãos governamentais tem incentivado a busca de fontes renováveis alternativas, menos poluentes e provenientes de recursos naturais.
Feito a partir de óleos vegetais e animais, o tipo de biodiesel mais comum hoje existente resulta de derivados agrícolas, motivo de preocupação dos governos devido o receio de escassez de alimentos.
"Porém, a transição será demorada e enfrentará diversos desafios tecnológicos e políticos," alerta a pesquisadora.

Fonte:Site Hiperscience
Colaboração prof.Haroldo

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Dilma e a educação

A presidenta Dilma Rousseff disse nesta segunda-feira (16) que o desenvolvimento do País depende da educação. No programa semanal Café com a Presidenta, ela destacou a democratização do acesso ao ensino superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (Prouni). Juntas, as iniciativas contabilizam mais de 300 mil vagas abertas desde o início do ano.

“O desenvolvimento do País depende da educação e por isso esses programas são tão importantes, são tão estratégicos para o jovem, para a sua família e, sobretudo, para o Brasil”, disse. “Nossa intenção é garantir a todos os jovens que queiram frequentar a universidade uma chance, uma oportunidade”, completou.
Dilma lembrou que o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) permite que o estudante financie até 100% da mensalidade, com juros de 3,4% ao ano. O programa prevê ainda que o aluno só comece a pagar o empréstimo um ano e meio após o término da faculdade. O prazo é três vezes mais que a duração do curso.
Fonte: O Último Segundo

Pra quem gosta de vinho

Um pesquisador da Universidade de Connecticut que estudava a relação entre envelhecimento e uma substância presente no vinho falsificou mais de 100 dados, o que coloca em dúvida grande parte do trabalho produzido.
Leia mais

Fonte: O Estado de São Paulo