quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Adoro o Carnaval de Curitiba!


Divulgação / Mayra Alarcón está em Mar Negro, de Rodrigo Aragão, uma das produções nacionais do festival

1º Não passa mais do que 5 min de reportagem na TV!
2° Tem tradição de não ter tradição!
3° Tem o Psycho Carnival!
4° Tem a Zumbi Walk!
5° Quase todo mundo vai pro litoral! 90% da população! Exagerando um pouco!!!!!!
6° E o Carnaval Sangrento!


De que os zumbis são um dos principais elementos do carnaval curitibano, ninguém duvida. Desde o ano passado, a tradicional marcha dos mortos-vivos, que acontecerá no domingo, 2, ganhou um baita complemento: o festival de cinema de horror Grotesc-O-Vision, organizado pela companhia de teatro Vigor Mortis com apoio da Fundação Cultural de Curitiba. A iniciativa complementa o circuito carnavalesco alternativo, ao lado do Psycho Carnival e da Zombie Walk. Os ingressos custam R$ 10 e R$ 5 (meia-entrada) por sessão.
A partir desta sexta-feira, o público poderá conferir a programação que engloba longas e curtas-metragens de horror brasileiros e estrangeiros, de países como Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Grã-Bretanha e Argentina. O festival abre com o curta Him Indoors, do inglês Paul Davis, sobre um serial killer cujo “único” problema é a agorafobia (pânico de multidões).

Alteração gênica reduz índices de tumor em células-tronco

Pesquisadores do Instituto de Biociências (IB) da USP conseguiram reduzir de forma significativa o desenvolvimento de tumores em células-tronco embrionárias a partir do silenciamento (redução da expressão) de um gene específico. Trata-se do gene E2F2, que se manifestava de forma aberrante em diversos tipos de cânceres.
O coordenador da pesquisa é Oswaldo Keith Okamoto, professor do IB e pesquisador do Centro de Pesquisas sobre o Genoma Humano e Células-tronco (CEGH-CEL). Desde 2003, seu grupo estuda tumores e em 2008 passou também a estudar células-tronco embrionárias. Os resultados do projeto “Fator de transcrição E2F2 e expressão de proto-oncogenes em células-tronco embrionárias humanas” foram divulgados em janeiro deste ano na revista Stem Cells and Development. Ele teve verba da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e os estudos foram desenvolvidos no Departamento de Genética e Biologia Evolutiva do IB.
As células-tronco embrionárias têm como característica a pluripotência, isto é, a capacidade de se diferenciar em qualquer tipo de célula dos tecidos biológicos. Porém, o professor Oswaldo ressalta: “as células pluripotentes também têm capacidade de gerar tumores”.

Sensores brasileiros detectam ozônio, hidrogênio e radiação ionizante

Sensores brasileiros detectam ozônio, hidrogênio e radiação ionizante: Equipes multi-institucionais brasileiras apresentaram três tecnologias inéditas e com aplicabilidade imediata.

Sensores brasileiros detectam radiação ionizante e hidrogênio

O sensor de hidrogênio já está pronto para ir ao mercado, devendo ser utilizado inicialmente em transformadores de grande porte. [Imagem: Namitec]

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Músculos artificiais superfortes feitos com linha de anzol

Músculos artificiais superfortes feitos com linha de anzol: Com a participação de dois brasileiros, a equipe criou músculos artificiais que poderão ser usados em dispositivos médicos, próteses, e robôs.

Músculos artificiais superfortes feitos com linha de anzol

Depois que as linhas de pesca são enroladas, elas são amarradas com linhas de costura: está pronto o supermúsculo artificial.[Imagem: Science/AAAS]

Tecnologia brasileira reduz tempo de combate a incêndios

Tecnologia brasileira reduz tempo de combate a incêndios

Tecnologia brasileira reduz tempo de combate a incêndios

O caminhão tem capacidade para transportar 12 toneladas de CO2. [Imagem: Coppe/UFRJ]