sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Bacana!

Um homem, seu cavalo e seu cão, caminhavam por uma estrada.  Depois de muito caminhar, esse homem se deu conta de que ele, seu cavalo e seu cão haviam morrido num acidente.
Precisavam desesperadamente de água. Numa curva do caminho, avistaram um portão todo magnífico, todo de mármore, com calçada com blocos de ouro no centro, na qual havia uma fonte de água cristalina.
O caminhante dirigiu-se ao homem que, numa guarita, guardava a entrada.
- Que lugar é este, tão lindo?
- Isto aqui é o céu, foi a resposta..
- Que bom que nós chegamos ao céu, estamos com muita sede, disse o homem.
- O senhor pode entrar e beber água à vontade, mas seu cavalo e cachorro não podem entrar.
O homem ficou muito desapontado porque sua sede era grande. Mas ele não beberia, deixando seus amigos com sede.
Assim, prosseguiu seu caminho. Depois de muito caminharem, ele chegou a um sítio. Num caminho de terra, com árvores dos dois lados que lhe faziam sombra.
A sombra de uma das árvores, um homem estava deitado:
- Bom dia, disse o caminhante. Estamos com muita sede, eu, meu cavalo e meu cachorro.
- Há uma fonte logo ali, disse o homem e indicando o lugar.
O homem, o cavalo e o cachorro foram até a fonte e mataram a sede.
- Muito obrigado, ele disse ao sair.
- A propósito, disse o caminhante, qual é o nome deste lugar?
- Céu, respondeu o homem.
- Céu?
- Mas o homem na guarita ao lado do portão de mármore disse que lá era o céu!
- Aquilo não é o céu, aquilo é o inferno.
- Mas então, disse ele, essa informação falsa deve causar grandes confusões.
- De forma alguma, respondeu o homem. Na verdade, eles nos fazem um grande favor. Porque lá ficam aqueles que são capazes de abandonar até seus melhores amigos...

Programa Banco do Brasil de Patrocínios



Estão abertas as inscrições para o Programa Banco do Brasil de Patrocínios 2014, que é um processo seletivo realizado por meio de chamada pública e tem por objetivo definir parte da programação de projetos a serem apoiados pelo Banco do Brasil ao longo do ano.

Os recursos serão destinados à realização de projetos ambientais, sociais, 
culturais e negociais.

As inscrições poderão ser feitas até o dia 30 de agosto.

Os patrocínios serão destinados à realização de eventos que ocorrerão entre 1º de março e 31 de dezembro de 2014.

Para mais informações: http://www.bb.com.br/docs/pub/inst/dwn/EditalPatrociniosBB.pdf

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

CURSO DE GENÉTICA



Curso de Extensão de Genética Comunitária:


Convidamos a comunidade para participar de Curso de Extensão de Genética Comunitária desenvolvido pelo Departamento de Genética da Universidade Federal do Paraná - UFPR, que será ofertado no segundo semestre deste ano. O curso será totalmente gratuito e oferecido na modalidade a distância (vídeo-aulas pela internet) para profissionais de saúde (agentes de saúde, médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, nutricionistas, fisioterapeutas, farmacêuticos, psicólogos, odontólogos, etc), assistentes sociais, pedagogos e professores (Ensino Infantil, Fundamental, Médio e Superior, incluindo magistério), e oferecerá certificado de 80 (oitenta) horas

O curso visa desenvolver no profissional a compreensão geral dos conceitos da Genética Comunitária como uma nova área da genética, e demais aspectos sociais e psicológicos, facilitando a identificação de sinais sugestivos de doença genética, sua correta abordagem e encaminhamento dos familiares e pacientes aos centros especializados.

Data Prevista:

Início 16 de setembro 2013
Término 29 de novembro de 2013

Conteúdos e Carga Horária:

# MÓDULO 1- Revisão de conceitos básicos de genética

  • DNA;
  • Cromossomo;
  • Gene;
  • Mutações;
  • Tipos de herança.

# MÓDULO 2 - Principais Doenças e Síndromes de Base Genética

  • Doenças monogênicas;
  • Doenças poligênicas;
  • Doenças multifatoriais;
  • Síndromes raras;
  • Epidemiologia.

# MÓDULO 3 - Genética Comunitária

  • Histórico;
  • Definição;
  • Procedimentos Diante da Suspeita de DG;
  • Abordagem do paciente e dos familiares;
  • Reações esperadas diante da suspeita de DG;
  • Encaminhamento do paciente e familiares aos centros especializados;
  • Humanização do atendimento.

TOTAL = 80 horas

Requisitos do Público Alvo:

  • Possuir no mínimo Ensino Médio concluído;
  • Alguma familiaridade com o computador;
  • Acesso à internet.

Informações:
 
 


Att,

Thaís J.C. 
Thaís Jannuzzi Chaves (3614-7425 / 9907-1612)
Bióloga - Especialista (PUC-PR e IBMP) e Mestre em Genética (UFPR)
Coordenadora de Ciências - Ensino Fundamental/Anos Finais
Secretaria Municipal de Educação de Araucária-PR

Mulheres na Ciência: Marie Curie!

Por Pedro Monteiro Bittencourt
Orientação e revisão: Jeffrey Cássio de Toledo

No final do século XIX, início do século XX, o Ocidente estava, de certa maneira, estável. As transformações econômicas, sociais e culturais, proporcionadas pela dupla revolução – a Revolução Francesa e a Industrial -, pela consolidação da classe operária e dos movimentos de esquerda, entre tantas outras mudanças vistas no “longo século XIX”, estavam consolidadas, e as contradições destas políticas, em especial do imperialismo, não seriam tão facilmente percebidas até a eclosão da Primeira Guerra Mundial.

Neste mundo claramente hierarquizado, com o racismo científico em seu auge, e o papel da mulher claramente delimitado, com as universidades e o meio científico ocupados basicamente por homens, várias descobertas e teorias foram realizadas. Merece destaque a contribuição de Marie Curie, uma cientista polonesa que se tornou a primeira mulher a ganhar um prêmio Nobel (acabaria posteriormente ganhando outro Nobel em área diferente, o primeiro em física e depois em química), por suas descobertas quanto à radioatividade.

Apoiados nos estudos de Becquerel, Marie Curie e seu marido Pierre Curie, desenvolveram seus trabalhos quanto à radioatividade, e descobriram dois novos elementos químicos, o rádio e o polônio - este ganhou seu nome em homenagem à terra natal de Marie. Com um entendimento maior sobre a radioatividade, foi possível uma melhor compreensão da estrutura dos átomos, além de diversos outros avanços no campo da ciência. Merece destaque também, no entanto, a contribuição de Curie em outras áreas, como na medicina, com a utilização da radioterapia para o tratamento de câncer.

SAIBA MAIS:


A Descoberta da Radioatividade - www.if.ufrgs.br/tex/fis142/fismod/mod06/m_s02.html

A mulher que mudou a história da ciência - www.cdcc.usp.br/ciencia/artigos/art_29/MarieCurie.html

História da medicina nuclear - portaldaradiologia.com/?page_id=58#none

BRAINLY

brainly.com.br.jpg 

Agora, a rede social educativa Brainly.com.br, ao ganhar 100 000 alunos cadastrados no Brasil, lançou uma aplicação móvel gratuita para iOS e Android graças às quais os alunos brasileiros podem estudar e ajudar os outros onde quer que estejam! Só para relembrar: todos os portais do grupo Brainly.com já atraem 12 milhões usuários por mês em 19 países no mundo! O sucesso do versão brasileira mostra que social learning está totalmente na moda também no Brasil!

os links para fazer download das apps:


 

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Sugestão de Filme

Posted: 19 Aug 2013 05:04 PM PDT
Filme White Frog OnlineAssistir Filme White Frog Online Legendado
Gênero: ??? | Filmes Lançamentos 2012
Tempo de Duração: 93 min
Ano de Lançamento: 2013
Qualidade: DVDRip Legendado
Sinopse: “White Frog” conta a história de uma família obcecada com a ideia de parecer perfeita. O único “problema” aparente dos Young é o filho mais novo, Nick, que nasceu com Síndrome de Asperger, uma espécie de autismo, que faz com que a pessoa tenha dificuldades para se socializar. Quando o filho mais velho, Chaz, morre em um acidente, a família cai em pedaços. Nick, muito ligado a ele, precisa então juntar as peças. O longa é estrelado por Booboo Stewart (Nick), o Seith de “Crepúsculo”, Harry Shum (o Mike Chang de “Glee”), interpretando Chaz, um personagem que esconde durante a vida toda que é gay, e Tyler Posey (Doug), de “Teen Wolf”.

Cursos


O Porvir mapeou além das videoaulas, uma série de materiais adicionais gratuitos que podem ser consultados e até baixados pelos interessados. Confira a listagem completa a seguir:

TCC (Trabalho de conclusão de curso de graduação)
Instrutor: professor José Carlos Abreu (Fundação Getúlio Vargas)
Acesse aqui

Material adicional gratuito para consulta:
1. Confira modelo pré-formatado de TCC elaborado pela USP São Carlos
2. Aprenda a utilizar o Prezi como alternativa aos slides do Powerpoint
3. Descubra uma nova forma de apresentar o trabalho com o Mural.ly

MONOGRAFIA (de Graduação ou de Especialização)
Instrutor: professor Fábio Maiomone (Universidade Católica de Santos)
Acesse aqui

Material adicional gratuito para download:
1. Leia as principais recomendações para a monografia feitas pela USP
2. Confira as instruções detalhadas para elaboração de uma monografia
3. Baixe a ferramenta Monogrando para ajudar na formatação do trabalho

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Instrutor: professor Alexandre Barros (Cientista Político)
Acesse aqui

Material adicional gratuito para download:
1. Confira as diretrizes sobre dissertações disponibilizadas pela USP
2. Leia o manual sobre a confecção de dissertações da UFRJ
3. Conheça os softwares usados para facilitar a elaboração da dissertação

TESE DE DOUTORADO
Instrutor: professor João Luiz Azevedo (Unifesp)
Acesse aqui

Material adicional gratuito para download:
1. Baixe o manual de elaboração de teses publicado pela UFRJ
2. Organize a rotina de estudo com o orientador com o software Colabolo
3. Acesse um modelo de esqueleto de uma tese de doutorado da COPPE

(Davi Lira, Portal Porvir)
http://porvir.org/porcriar/videoaulas-gratuitas-ensinam-fazer-de-tcc-tese/20130813
 http://ead120.klicksite.com.br/aprenda-a-curar-as-dores-da-alma-com-a-magia-e-o-poder-oculto-das-ervas/?v=NTczfDB8/#!/assista Fitoenergética

NASA testa foguete que decola e pousa de volta

NASA testa foguete que decola e pousa de volta: Foguetes que decolam e conseguem pousar de volta não são utilizados na exploração espacial desde a missão Apolo.

EVENTO 2

 

Estão abertas até a próxima sexta-feira (23) as inscrições para o I Seminário de Educação para as Relações Étnico-Raciais. A iniciativa é da Prefeitura de Araucária e está sendo organizada pela Secretaria Municipal de Educação (SMED).

Serão quatro encontros que devem ocorrer no período noturno no Anfiteatro da Prefeitura, totalizando uma carga horária de 16 horas. Os participantes receberão certificados.

O primeiro encontro será realizado na terça-feira (27), com o mediador André Luiz Nunes da Silva, que abordará o tema “Políticas Públicas de Ações Afirmativas, Justiça e a Questão Racial na Educação”.

Os interessados em participar devem realizar as inscrições pelo telefone 3614-7425.


Confira a programação:

DATA ASSUNTO MEDIADOR HORÁRIO/LOCAL
27/08/2013
(3ª feira)
Políticas Públicas de Ações Afirmativas, Justiça e a Questão Racial na Educação André Luiz Nunes da Silva 18h30
Anfiteatro da Prefeitura
26/09/2013
(5ª feira)
Literatura Afro-Brasileira Cleber Fabiano da Silva 18h30
Anfiteatro da Prefeitura
21/10/2013
(2ª feira)
As Relações Raciais e a Escola na Perspectiva das Leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008 Denis de Nilton Laurindo 18h30
Anfiteatro da Prefeitura
13/11/2013
(4ª feira)
Religiões Africanas no Contexto Escolar Dirléia Aparecida Matias 18h30
Anfiteatro da Prefeitura

EVENTO

Do USP Online

Acontece no dia 19 de setembro, na Faculdade de Educação (FE) da USP, o Colóquio A situação do Autismo na França hoje – Uma experiência articulada à educação, a partir das 8 horas.
O evento terá como público alvo profissionais que trabalham na área de saúde e educação. Para os organizadores, a questão do autismo tem levantado várias discussões e cada vez mais observa-se uma insistência em se enfatizar a causa do autismo como sendo biológica. Essas teses se baseiam principalmente em pesquisas genéticas que nada podem comprovar cientificamente nesse sentido.
O evento é gratuito, mas requer inscrição prévia até o dia 10 de setembro na Seção de Apoio Acadêmico da unidade. A FE fica na Av. Universidade, 308, Cidade Universitária, São Paulo.
Mais informações: site http://www3.fe.usp.br/secoes/inst/novo/eventos/detalhado.asp?num=1632, e-mail lenymrech@uol.com.br

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Extremos do Clima

Relatório indica que todo o Brasil deverá ficar ao menos 3ºC mais quente até o fim do século; chuvas podem aumentar 30% no SVeja mais na revista Fapespul-Sudeste e diminuir até 40% no Norte-Nordeste

Pais de crianças autistas divergem sobre educação especial

Familiares de pessoas com autismo estão organizando, para daqui a duas semanas, um grande ato, em
Brasília, para pressionar  o governo pelo direito de educarem seus filhos em casa ou em instituições
O movimento encontra resistência dentro do próprio universo de pais com filhos autistas. Há
associações que defendem que o caminho para a maior socialização é por meio da educação regular.
A divisão veio à tona após a presidente Dilma vetar, na lei que iguala direitos de autistas aos de demais
pessoas com deficiência, trecho que deixava aberta a possibilidade de a educação do grupo ser
realizada de acordo com necessidades específicas.

"O autismo se manifesta em diferentes graus, o que vai gerar demandas diferentes. Não é possível
tratar tudo na mesma normativa", diz Berenice Piana, mãe de um jovem com autismo e uma das
principais responsáveis pela aprovação da lei.
Entre as alegações dos que apoiam a educação segmentada estão a exposição dos filhos ao bullying, a
falta de estrutura e capacitação de professores nas escolas regulares e a imprevisibilidade das ações
das crianças, que podem inclusive ser violentas, dentro da sala de aula.
Apaes em todo o país dão fôlego ao pleito de quem defende a educação especial. A instituição é a mais
tradicional do país no trato com pessoas com deficiência intelectual tanto em aspectos educacionais
como em terapias.

Pelo Plano Nacional de Educação, em avaliação no Congresso, instituição nenhuma poderá, a partir de
2016, receber recursos públicos para fornecer ensino exclusivo a grupos com deficiência como autistas,
downs ou paralisados cerebrais, como no caso das Apaes.
"O mundo moderno exige toda criança na escola e o governo investiu em leis e procedimentos que
levassem o país a esse patamar. Se a criança não puder ir à escola por motivos médicos sérios, a
escola deve ir à criança", afirma o psicólogo Manuel Vazquez Gil.
Ele tem um filho com autismo em grau severo e que estuda no ensino regular.
O MEC (Ministério da Educação) defende que é inconstitucional a manutenção das escolas especiais,
uma vez que o Brasil é signatário de convenção internacional que determina a educação inclusiva,
fornecendo os governos as condições para isso.

"Os pais precisam ter o direito de escolha de onde querem educar seus filhos. Eles são os melhores
especialistas, vivem o problema no dia a dia", declara Piana.
Na política de educação inclusiva do MEC estão previstas ações "intersetoriais" para atender os casos
mais graves de pessoas com deficiência na escola, que envolvem auxílio de acompanhantes, atenção à
saúde e ensino complementar.
Os contrários à obrigatoriedade do ensino regular afirmam que, na vida prática, a educação inclusiva
não tem efeito para pessoas com autismo em grau severo, que não aprendem à contento e na escola
ficam longe de cuidados da família ou de profissionais habilitados.
A secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Linamara Battistella, avalia que o
debate em torno da educação de autistas não pode ser generalizado e precisa de mais espaço.

"O conceito da educação inclusiva é para o que trabalhamos, mas é preciso particularizar o que exige
um cuidado diferenciado. Em caso de autistas com grave dependência, talvez a escola convencional
não seja o melhor lugar."
Já a secretária municipal da mesma pasta, Marianne Pinotti, defende que a escola regular crie
condições, com a ajuda dos pais e de especialistas, para o atendimento de qualquer criança, de acordo
com suas necessidades.

Fonte: Folha de S. Paulo

Fármaco brasileiro mostra bons resultados contra anemia falciforme

Fármaco brasileiro mostra bons resultados contra anemia falciforme: A pesquisa representa um avanço para o tratamento de uma doença extremamente negligenciada.
Fármaco brasileiro mostra bons resultados contra anemia falciforme No destaque em verde, hemácia normal; a seta vermelha indica uma hemácia falciforme[Imagem: Jean Leandro dos Santos]

Coração artificial implantável é desenvolvido no Brasil

Coração artificial implantável é desenvolvido no Brasil: É o primeiro coração artificial totalmente implantável feito no Brasil.
Coração artificial implantável é desenvolvido no Brasil
O formato da bomba cardíaca diminui o impacto mecânico sobre o sangue. [Imagem: Agência Fapesp]

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

EDUCAÇÃO ESPECIAL

3° Parte da série do Fantástico sobre Autismo

Como lidar com os sintomas mais graves, como a agressividade de pessoas com autismo? Essa é uma preocupação comum a muitas famílias que convivem com esse transtorno. E, principalmente: é possível dar um mínimo de autonomia a essas crianças? O doutor Drauzio Varella mostra que autismo tem tratamento.

Confira em Educação Especial

Garfield saca tudo de Física

Adoro o Garfield , por isso sempre que posso recorro a ele para ensinar algo. Vamos aprender o que é peso ? E qual é a diferença entre Peso e Massa ?
Veja a tirinha abaixo do Garfield e pense:

Nova dieta : Perca peso indo para … Lua!

O nosso Garfield saca muito de física. Na Lua, onde a gravidade é menor, o peso de nosso gatinho seria bem menor. Embora, ele não perdesse massa nenhuma. Peso e massa são conceitos bem diferentes. A Massa é a quantidade de matéria que um corpo possui e não se altera se o corpo mudar de lugar no Universo. Mas o Peso depende da ação da gravidade. Ele se altera se o corpo mudar de lugar no Universo.
Por isso, o Garfield está com a razão: se ele for para um planeta cuja gravidade é menor, seu peso fica menor. Embora, a sua massa – que é o que o Jonh quer que ele perca- não se altere. Na Lua a gravidade é seis vezes menor do que na Terra. Então, na Lua , o peso do nosso gato ficaria seis vezes menor!

O Peso é uma Força.

A atração da gravidade exerce uma força em todos os corpos. E o peso é uma força !
O peso de um corpo é igual à ação da gravidade da Terra sobre a sua massa. Ou seja se a Força de um corpo é calculada por : F=m.a ( onde F é a força, m é a massa do corpo e a é a, aceleração). O peso é calculado por :
P= m.g

Substituimos Força (F) pelo Peso (P). A massa (m) do corpo continua a mesma , pois é uma propriedade da matéria e não se modifica. A aceleração (a) é substituida pela aceleração da gravidade (g).

Como o Peso é uma força, ele possui:
  • uma direção: vertical, em relaçào a superfície terrestre.
  • um sentido: sempre de cima para baixo, pois é a massa da Terra , que é maior, que atrai todos os corpos para o seu centro.
  • uma intensidade: que é o módulo da força medido por quilograma-força (kgf) ou newton (N).

Lembrando que …

Para medir a massa de um corpo sempre usamos uma balança de prato. Pois a massa será sempre a mesma independente de onde se encontra o corpo.

http://dicasdeciencias.com/2013/08/17/aulas-para-o-ensino-medio-e-fundamental/

Brasileiro ajuda a projetar estufa inflável para Marte

Brasileiro ajuda a projetar estufa inflável para Marte: Estudante brasileiro faz parte de uma equipe premiada em uma competição promovida pela NASA.

Brasileiro ajuda a projetar estufa inflável para Marte

A estufa conta com robôs para a colheita das plantas. [Imagem: Green on the Red Planet Team]

Lâmpada de Moser: inventor brasileiro não ficou rico, mas ficou feliz

Lâmpada de Moser: inventor brasileiro não ficou rico, mas ficou feliz

Lâmpada de Moser: inventor brasileiro não ficou rico, mas ficou feliz

Criador e criatura: Moser criou a lâmpada que agora leva seu nome durante a série de apagões que o Brasil enfrentou em 2002.[Imagem: BBC]