sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Mistério do túmulo do último imperador inca está a um passo de ser revelado


Imperador Atahualpa foi executado pelos colonizadores espanhóis em 1533, mas sua múmia nunca foi encontrada

Muito procurado, mas nunca descoberto, o túmulo de Atahualpa, o último imperador inca, mantém-se no centro de muitas especulações ao longo dos anos; mas, desta vez, o enigma parece ter sido desvendado no Equador, bem no meio dos Andes.
Fortalezas, palácios e santuários do antigo império pré-colombiano se espalham na região de Sigchos, a 70 km ao sul de Quito, no sopé ocidental da cordilheira, e seus segredos ainda são numerosos.
A historiadora equatoriana Tamara Estupiñan acha que desvendou um desses mistérios, localizando, em junho de 2010, após dez anos de trabalhos, um "sítio arqueológico inca", não muito longe do legendário vulcão Cotopaxi.
Para esta pesquisadora, do Instituto francês de Estudos Andinos (Ifea), ninguém duvida que neste amontoado de pedras, junto às margens do rio Machay, no território Malqui, se esconda a última morada de Atahualpa.
Fonte: O Último Segundo

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Neutrinos mais rápidos que a luz?!

Todos podem dormir sossegados: a Teoria da Relatividade de Albert Einstein está salva por enquanto. Os neutrinos mais rápidos que a luz, descobertos no ano passado por físicos do Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (na sigla em francês, CERN) nada mais foram do que resultado de uma má conexão entre um dos computadores e o GPS do experimento.


Fonte: O Último Segundo
leia mais

Troque o teclado QWERTY por um teclado Braille

Mais uma oportunidade para transmitir conhecimento.

Troque o teclado QWERTY por um teclado Braille: Aplicativo gratuito e de código aberto permite digitar no iPhone ou iPad sem precisar olhar para a tela.

Brasil quer auto-suficiência em radioisótopos e radiofármacos

Um grande passo para a independência.

Brasil quer auto-suficiência em radioisótopos e radiofármacos: O país está a caminho de se tornar auto-suficiente na produção de radioisótopos e radiofármacos, substâncias essenciais na Medicina Nuclear.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Zumbi Walk

A única coisa que vale a pena ver no carnaval


Além das escolas de samba, dos blocos e do pré-carnaval, o rock também está presente na Folia de Momo em Curitiba. O festival Psycho Carnival 2012, que começa nesta quinta-feira (16), no Centro Histórico de Curitiba, tem na programação diversas bandas do estilo Psychobilly, um desfile de zumbis e um encontro de carros modificados ao melhor estilo Hot Rod.
Em 2012, o festival chega à 13ª edição e traz mais de 40 bandas de vários lugares, tanto brasileiras quanto estrangeiras para a capital paranaense. Dentre os destaques estão os ingleses da Coffin Nails e os holandeses da Batmobile.

Fonte: site G1

Palometas atacam banhistas em balneário de Toropi, na Região Central


Cerca de 20 banhistas foram atacados por palometas no balneário de Passo do Angico em Toropi, na região central do Estado, na tarde deste domingo. As vítimas tiveram ferimentos leves nos dedos das mãos e dos pés e receberam atendimento no local.

O ataque começou por volta das 16h30min. Houve tumulto no balneário. Os salva-vidas da Operação Golfinho pediram que os banhistas saíssem do Rio Toropi para evitar novos ataques.

A espécie, de acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), é carnívora, da família das piranhas. Os peixes costumam atacar em cardume para se alimentar. O baixo nível do Rio Toropi e a escassez de comida podem ter motivado o ataque, segundo o Ibama.

dIÁRIO DE SANTA MARIA