sexta-feira, 14 de setembro de 2012

PRONATEC

Já está disponível o material para a aula de segunda feira dia 17/09.
Inclui um material adicional, um manual de formulas técnicas da Cestari.
Até segunda!

Única Apresentação !

Orquestra Sinfônica do Paraná se apresentará no Teatro da Praça no domingo (16)

No próximo domingo (16) a Orquestra Sinfônica do Paraná se apresentará no Teatro da Praça às 16h. Será apresentado o espetáculo “Pedro e o Lobo”, que está inserido no projeto Concerto para Crianças.

A apresentação promete diversão com a história “Pedro e o Lobo”, obra do russo Sergei Prokofiev, que conta as aventuras de um menino, seu avô e os bichos da floresta. A composição foi escrita em 1936 com o objetivo pedagógico de mostrar as sonoridades dos diversos instrumentos musicais às crianças.

A narração do concerto fica por conta do maestro Osvaldo Ferreira, que mostra como cada instrumento da orquestra representa um personagem da história. A apresentação será regida pelo maestro Julien Benichou, que atua como diretor musical da Mid-Atlantic Symphony Orchestra e da Chesapeake Youth Symphony Orchestra, dois grupos musicais americanos.

As crianças podem ir fantasiadas e levar algum instrumento, que podem ser improvisados com garrafa pet, latas com sementes ou pedrinhas.

Projeto Concerto para Crianças
Araucária será a primeira cidade a receber o projeto Concerto para Crianças, que oferece oportunidade para as crianças conhecerem um pouco sobre o funcionamento de uma orquestra, além de assistirem a uma apresentação de música erudita.


Serviço
Concertos da Orquestra Sinfônica do Paraná
Regência: maestro Julien Benichou.
Dia 16/09 – Concerto para Crianças.
Local: Teatro da Praça – Rua São Vicente de Paulo, 1091 – Centro
Horário: 16h
Entrada gratuita

21 exercícios de neuróbica que deixam o cérebro afiado


"Você só estimula o cérebro se o exercita, por isso quem sempre esteve atento a esta questão terá menos problemas de saúde cerebral, como demência e doenças cognitivas, como Alzheimer". 
21 dicas para você montar seu treino 
O desafio da neuróbica é fazer tudo aquilo que contraria ações automáticas, obrigando o cérebro a um trabalho adicional, por isso:

1-Use o relógio de pulso no braço direito;

2-Ande pela casa de trás para frente;

3-Vista-se de olhos fechados;

4-Estimule o paladar, coma comidas diferentes;

5-Leia ou veja fotos de cabeça para baixo concentrando-se em pormenores nos quais nunca tinha reparado; 
6-Veja as horas num espelho;

7-Troque o mouse do computador de lado;

8-Escreva ou escove os dentes utilizando a mão esquerda - ou a direita, se for canhoto;

9-Quando for trabalhar, utilize um percurso diferente do habitual;

10-Introduza pequenas mudanças nos seus hábitos cotidianos, transformando-os em desafios para o seu cérebro;

11-Folheie uma revista e procure uma fotografia que lhe chame a atenção. Agora pense 25 adjetivos que ache que a descrevem a imagem ou o tema fotografado;

12-Quando for a um restaurante, tente identificar os ingredientes que compõem o prato que escolheu e concentre-se nos sabores mais subtis. No final, tire a prova dos nove junto ao garçom ou chef; 
neuróbica
13-Ao entrar numa sala onde esteja muita gente, tente determinar quantas pessoas estão do lado esquerdo e do lado direito. Identifique os objetos que decoram a sala, feche os olhos e enumere-os;

14-Selecione uma frase de um livro e tente formar uma frase diferente utilizando as mesmas palavras;

15-Experimente jogar qualquer jogo ou praticar qualquer atividade que nunca tenha tentado antes.

16-Compre um quebra cabeças e tente encaixar as peças corretas o mais rapidamente que conseguir, cronometrando o tempo. Repita a operação e veja se progrediu;

17-Experimente memorizar aquilo que precisa comprar no supermercado, em vez de elaborar uma lista. Utilize técnicas de memorização ou separe mentalmente o tipo de produtos que precisa. Desde que funcionem, todos os métodos são válidos;

18-Recorrendo a um dicionário, aprenda uma palavra nova todos os dias e tente introduzi-la (adequadamente!) nas conversas que tiver;

19-Ouça as notícias na rádio ou na televisão quando acordar. Durante o dia escreva os pontos principais de que se lembrar;

20-Ao ler uma palavra pense em outras cinco que começam com a mesma letra;

21-A proposta é mudar o comportamento rotineiro. Tente, faça alguma atividade diferente com seu outro lado do corpo e estimule o seu cérebro. Se você é destro, que tal escrever com a outra mão? 
Fonte:  Site Minha Vida

Energia escura é real, dizem astrônomos

Energia escura é real, dizem astrônomos


Energia escura é real, dizem astrônomos
Os mapas extragalácticos selecionados pelos pesquisadores como relevantes são mostrados como conchas, representando uma distância crescente da Terra, da esquerda para a direita. [Imagem: Terra: NASA/BlueEarth; Via Láctea: ESO/S.Brunier;CMB:NASA/WMAP]

Consumo de álcool antecipa derrame em 15 anos

Consumo de álcool antecipa derrame em 15 anos: O estudo também mostrou que o consumo de grandes quantidades de álcool contribui para uma forma mais grave de AVC em idade precoce.

Fracassa teste de vacina contra a dengue

Fracassa teste de vacina contra a dengue: Os resultados dos primeiros testes com uma vacina contra a dengue trouxeram um pequeno entusiasmo e muito desapontamento.

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Amigo Animal


Amigos de todo o Brasil, como é de conhecimento da maioria, a Associação do Amigo Animal mantém, desde 07/2000, o abrigo Chácara São Francisco de Assis, em Campo Magro (Região Metropolitana de Curitiba), onde vivem cerca de 2000 cães resgatados, medicados, esterilizados e à espera de um lar definitivo.
As instalações da Chácara são muito simples e vêm sofrendo constante desgaste, a ponto de alguns canis terem sido desativados, pois representavam risco à segurança dos animais e dos funcionários do abrigo.
Alguns poucos canis foram construídos nos últimos anos, pois invariavelmente é preciso gastar mais com a manutenção dos animais propriamente dita, como alimentação, atendimento veterinário, limpeza, medicamentos, e quase nunca temos condições de fazer as melhorias necessárias na infraestrutura do local.
No entanto, a situação das instalações da chácara está muito delicada, pois os poucos canis que existem e funcionam atualmente não atendem à demanda da superpopulação, o que favorece brigas e doenças, prejudicando muito, de forma geral, a qualidade de vida dos cães abrigados.
A área total utilizável da chácara é relativamente grande, e se pudermos cercar uma parte dela, deixando os cães soltos e livres, muitos dos problemas hoje existentes serão resolvidos, pois os cães terão espaço para correr, brincar, enfim, é um investimento direto na qualidade de vida dos animais abrigados.
Lembramos sempre que a maioria dos cães abrigados não possuem raça definida e têm tamanho médio, o que dificulta encontrar o tão sonhado lar definitivo, e assim o abrigo, que deveria ser temporário, acaba se tornando definitivo para muitos deles, infelizmente.
         Portanto, estamos iniciando uma grande CAMPANHA para arrecadarmos fundos para essa obra. A ideia é arrecadar o suficiente para 850 metros de muro pré-moldado (para que os animais não possam escalar e fugir), 08 portões de tela e 04 containers. Os containers são uma opção barata à construção de instalações de alvenaria ou madeira, e serão usados para depósito de ração e doações, além de abrigo para os próprios cães. A obra está orçada em R$ 95.000,00 (muro + containers + portões). Se você tiver contatos onde estes materiais possam ser adquiridos por preços mais acessíveis, envie-nos a informação.
       Participem ativamente desta Campanha! As doações podem ser em dinheiro (qualquer valor), em matéria-prima ou através da compra de produtos e sorteios de rifas e bingos. Peça a listagem dos produtos que estão sendo vendidos especificamente pela internet para esta Campanha, vocês irão adorar a qualidade e bom gosto.
Para doações em dinheiro: HSBC AG. 0152 C/C 04351-31; BANCO DO BRASIL AG. 1518-0 C/C 14938-1; ITAÚ AG. 0255 C/C 33336-1; BRADESCO AG. 2015 C/C 19534-0; CAIXA ECONÔMICA FEDERAL AG. 1525 C/POUPANÇA 013-2774-9, ou boleto bancário pelo PAGSEGURO UOL diretamente em nosso site.
 Desde já agradecemos sua adesão à nossa Campanha pela melhoria das instalações do abrigo! Nossos focinhos carentes aguardam ansiosos pela oportunidade de uma vida melhor!
Abraços de todos os Voluntários da Amigo Animal. (maiores informações ligue 41-9975-2711)

Inventário Participativo das Aves do Paraná


Caro amigo.
A Hori Consultoria Ambiental (www.hori.bio.br) com o apoio de diversas pessoas e entidades ligadas à Ornitologia está organizando o “1° INVENTÁRIO PARTICIPATIVO DAS AVES DO PARANÁ” um evento que será realizado na semana entre 24 e 30 de setembro de 2012 em comemoração ao Centenário da Ornitologia Paranaense.
A proposta é reunir um grande montante de informações sobre a avifauna paranaense durante um período estabelecido e mediante a colaboração de dezenas de pessoas. Todos poderão participar, de ornitólogos profissionais até observadores de aves amadores e fotógrafos, desde que se julguem suficientemente habilitados para identificar as espécies registradas. Paralelamente sugere-se que também carreguem seus documentos (fotos e sons) no site Wikiaves (www.wikiaves.com.br).
Será muito simples fazer parte dessa iniciativa. Para isso os colaboradores deverão realizar registros de acordo com o protocolo abaixo definido em um ou mais lugares inseridos dentro dos limites territoriais do Paraná entre os dias 24 e 30 de setembro de 2012. Para cada lugar de registro deverão indicar: 1. Nome do local e município; 2. Coordenada geográfica; 3. Data e horário das observações; 4. Nome completo de todos os observadores; 5. Lista de espécies registradas. Planilhas padronizadas e outras orientações serão distribuídas entre todos na ocasião da inscrição.
Toda a troca de mensagens e informações será possível por meio de um grupo de discussão especialmente preparado para o momento. Sugere-se que os participantes cadastrem-se nesse grupo a fim de facilitar o trabalho de comunicação. Basta acessar http://br.groups.yahoo.com/group/ipavepr/e fazer sua inscrição. Caso você prefira enviar as informações diretamente por email use o fernando@hori.bio.br.
O documento final referente a essa atividade será publicado sob a forma de um livro que, uma vez concluído, ficará livremente disponível para a consulta e download por meio da internet. Essa obra será subdidivida em capítulos, cabendo autoria a cada um dos participantes. Ressaltamos, no entanto, que para isso será necessário que reúna informações razoáveis do ponto de vista de composição e representatividade geográfica.  Dessa forma, sua participação bem como envolvimento, divulgação e indicação de potenciais participantes será fundamental! 
PARTICIPE!
A Equipe de Organização.
 

_________________________________________
FERNANDO C. STRAUBE
Hori Consultoria Ambiental
Curitiba, Paraná, Brasil

EDUCAÇÃO ESPECIAL

Brasileiros criam painel interativo para deficientes físicos com o Kinect

Sistema identifica pessoas que perderam membros e cadeirantes.

Usuários podem usar comandos de voz em português para navegar na web.

O Kinect, acessório para Xbox 360 e PC que reconhece os movimentos do jogador, é muito usado em games e dispensa o uso de joystick. Desde o lançamento do aparelho no final de 2010, desenvolvedores "hackearam" o dispositivo para usá-lo com outras funcionalidades, o que fez a Microsoft lançar um kit de desenvolvimento aberto para que o Kinect fosse utilizado para outras finalidades.

Leia mais em Educação Especial

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Feira de Profissões da UFPR


Apesar da greve dos professores, está mantida a UFPR: Cursos e Profissões. Uma Feira de Ideias para seu Futuro, que começa nesta sexta-feira, dia 14. Realizada há dez anos consecutivos pela Universidade Federal do Paraná, a feira é o grande momento de integração entre a sociedade e a comunidade acadêmica, e pela primeira vez será realizada no Centro de Eventos do Setor de Educação Profissional e Tecnológica, próximo ao Centro Politécnico. O endereço é Rua Alcides Vieira Arcoverde, 1225, Jardim das Américas.
Três linhas de ônibus chegam ao local: as linhas Estudantes, Interbairros V e Erasto Gaertner. O acesso por carro pode ser feito pela Rodovia Curitiba-Paranaguá, entrando para o campus Centro Politécnico e/ou Shopping Jardim das Américas. Também há um caminho pela Avenida das Torres. Nesse caso, o acesso ao Centro de Eventos fica no sentido São José dos Pinhais para Curitiba, também entrando para o Centro Politécnico. Há placa indicativa no local. O mapa está disponível no link http://www.feiradecursos.ufpr.br/localizacao.html.  O estacionamento será gratuito, no Centro Politécnico.
O Centro de Eventos, recém-inaugurado, permitirá que todos os cursos estejam concentrados num mesmo espaço facilitando a visitação. A disposição dividirá as graduações por áreas ─ Humanas, Saúde, Tecnologia, Exatas etc. ─ de forma que os estudantes possam localizar o curso do seu interesse rapidamente. São 4.325m² onde estarão dispostos os 113 estandes, com apresentação das graduações, empresas juniores e serviços da UFPR. Todos os cursos da UFPR terão estandes próprios, onde estudantes e professores atenderão os visitantes, fornecendo informações e tirando dúvidas .
SERVIÇO
UFPR: Cursos e Profissões. Uma feira de ideias para seu futuro (10ª edição).
Centro de Eventos – Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR.
Rua Alcides Vieira Arcoverde, 1255, Jardim das Américas.
De 14 a 16 de setembro
Das 9 às 18 horas
Entrada Gratuita
Site www.feiradecursos.ufpr.br.

WILL


Will é um vídeo de animação minimalista criado pelo estudante Eusong Lee do CalArts, o renomado Instituto de Artes da Califórnia. Inspirado nos dolorosos acontecimentos do 11 de setembro de 2001, Lee construiu em meros 4 minutos, um curta-metragem de amor e perda muito mais significativo que alguns longas sensacionalistas produzidos por aí.
A comovente história, que lembra bastante o início de “Tão Longe, Tão Perto” (indicado ao Oscar 2012), é sobre um pai preso num das torres do World Trade Center tentando falar com sua filha ao telefone durante o primeiro e segundo ataque terrorista aos gigantescos prédios. Arte e música em sincronia:

WI FI Curitiba


Confira os pontos da capital onde há internet gratuita:

- Faróis do Saber: são 44 unidades espalhadas pela cidade, com computadores e internet gratuita, assim como as Ruas da Cidadania e as 181 escolas que integram o programa Comunidade Escola.
- Largo da Ordem: sinal gratuito desde as Ruínas do Alto São Francisco até o Memorial de Curitiba, incluindo a região da Igreja do Rosário.
- Parque Barigui: desde a entrada do estacionamento pela Gustavo Hartmann ( passando pelo bistrô); região do Salão de Atos; nos dois estacionamentos, salão e lanchonete; na curva das churrasqueiras e estacionamento da BR-277.
- Praça da Espanha.
- Jardim Botânico: entrada, estacionamento principal e lanchonete.
- Ruas da Cidadania: Matriz, Boa Vista, Cidade Industrial, Santa Felicidade, Bairro Novo e Boqueirão.
- Escolas municipais (em um raio de aproximadamente 400 metros): Rachel Mader Gonçalves (Uberaba), Professora Nathália de Conto Costa (Umbará), João Amazonas (Campo de Santana) e Centro de Educação Integral Júlio Moreira (São Braz). Segundo a prefeitura de Curitiba, até o fim de setembro outras 20 escolas receberão a rede sem fio.

Veja como utilizar a rede sem fio oferecida pela prefeitura:

- Localize a rede wifi_curitiba
- O navegador redireciona para o site Passaporte Curitiba
- Após o cadastro, a navegação é liberada
- Depois do primeiro acesso, basta inserir login e senha e utilizar a rede em qualquer um dos locais disponíveis
- A velocidade de conexão varia de acordo com o número de usuários simultâneos em cada região

Fonte: Instituto Curitiba de Informática.

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Incertezas sobre Heisenberg: influência do observador é posta em dúvida

Experimento lança dúvidas sobre Princípio da Incerteza de HeisenbergIncertezas sobre Heisenberg: influência do observador é posta em dúvida: Experimento mostrou que a interferência do observador sobre a medição quântica é menor do que o necessário para sustentar o Princípio da Incerteza de Heisenberg.



Dylan Mahler e Lee Rozema usaram fótons entrelaçados para fazer suas medições, cujos resultados questionam uma das interpretações do Princípio da Incerteza de Heisenberg. [Imagem: Dylan Mahler/University of Toronto]

Biossensor monitora nível de glicose pela lágrima

Sem picada: biossensor monitora glicose pela lágrimaBiossensor monitora nível de glicose pela lágrima: As picadas para coletar sangue e medir o nível de glicose são companheiras desagradáveis do dia-a-dia de muito pacientes. Mas isto está prestes a acabar
Com este biossensor minúsculo, pacientes de diabetes poderão monitorar seus níveis de glicose pela lágrima ou pelo suor, dispensando as picadas para coletar sangue.

Normatizadas comissões de ética para uso de animais em pesquisas científicas

Normatizadas comissões de ética para uso de animais em pesquisas científicas: A resolução, publicada no Diário Oficial, fixa o funcionamento das comissões de ética e determina o cumprimento de medidas regulamentadas há quatro anos.

Labjor Revista ComCiência

Está no ar o número 141 da revista mensal eletrônica de jornalismo científico ComCiência<http://www.comciencia.br>, publicada pelo Labjor e pela SBPC. O tema desta edição é "Tecnologias para a educação".


Editorial

- A Univesp e as tecnologias para a educação
Carlos Vogt
http://www.comciencia.br/comciencia/?section=8&edicao=81&tipo=1000

Artigos

- Inovações em EaD na América Latina
Gilda Helena Bernardino de Campos
http://www.comciencia.br/comciencia/?section=8&edicao=81&id=995

- Uma pesquisadora e suas bananas nas conferências TEDx SP e TED Global
Milena Boniolo
http://www.comciencia.br/comciencia/?section=8&edicao=81&id=999

- Educação a distância e mídia-educação: da modalidade ao método
Maria Luiza Belloni
http://www.comciencia.br/comciencia/?section=8&edicao=81&id=1002

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

UPDATE

Estimular o aluno, essa é a chave.
Veja duas propostas para história e leitura na nossa página UPDATE. Um jogo para aprender sobre a história do Brasil e a utilização de Blog's para estimular a leitura.

Cursos para professores


CONTATO PARA INSCRIÇÃO NOS CURSOS SEB

Informações: Todos os cursos serão gratuitos e receberão certificado pela UFPR.
As aulas serão presenciais.
Para informações sobre datas, horários e locais, entrar em contato com os coordenadores dos cursos através dos emails abaixo.
Para baixar os cartazes de cada curso, clique AQUI


Alfabetização e Letramento
·         Ação integrada para o Letramento – luciacherem@gmail.com – Profª Lucia Cherem
·         Prática de Letramento e Alfabetização – grazielaluc@ufpr.br – Profª Graziela Lucchesi

Artes
·         Interfaces do Ensino da Arte na Educação Básica – evertonribeiro@ufpr.br – Prof. Everton Ribeiro
·         Artes Cênicas para o Ensino Médio – arterscenicasem@yahoo.com.br – Prof. Cleverson  Carneiro

Biologia
·         Estratégias Pedagógicas para maior interatividade no ensino da Biologia –extensão.biologia.ufpr@gmail.com – Profª Flávia Rios
·         Conhecendo a vida no Solo – jair@ufpr.br  - Prof. Jair Dionísio
·         Fronteiras da Genética – irishassm@gmail.com / lupealle@gmail.com – Profª Iris Hass e Lupe F. Alle

Ciências
·         Educação Ambiental no viés da Transversalidade anos iniciais –marianegioppo@gmail.com – Prof. Carlos Souza
·         Educação Ambiental no viés da Transversalidade anos finais –marianegioppo@gmail.com – Prof. Carlos Souza

Educação Física
·         O Fenômeno do Lazer como possibilidade de conteúdo – cursolazer.edfisica@gmail.com– Profª Simone Rechia
·         Ensino da Educação Física e Esporte  – capefesp@ufpr.br – Prof. Fernando Mezzadri

Educação Integral
·         Artes do Corpo, Artes da Palavra, Artes Visuais e Artes Cênicas –palmira809@gmail.com – Profª Palmira Sevegnani
·         A Escola e a Cidade: políticas públicas de educação – solmarrc@gmail.com – Profª Yvelise Arcoverde
·         A Escola e a Cidade: Univer-Cidade o educar para e pela cidade –cursouniver.cidade@gmail.com – Profª Simone Rechia

Ensino de Inglês
·         Exercitando a perspectiva crítica no ensino do inglês – nap.ufpr@gmail.com – Profª Juliana Z. Martinez
·         Cultura e Ensino de Língua Estrangeira na Escola Pública – nap.ufpr@gmail.com – Profª Juliana Z. Martinez
·         Alternativa para prática de sala de aula em inglês – nap.ufpr@gmail.com – Profª Juliana Z. Martinez
·         Repensando o ensino da pronúncia nas aulas de inglês –  nap.ufpr@gmail.com – Profª Juliana Z. Martinez

Gestão Educacional
·         Gestão Escolar – analorena@ufpr.br – Profª Ana Lorena Bruel

História
·         História para o Ensino Médio – www.empresas.ufpr.br – Prof. Armando Dalla Costa
·         História para o Ensino Médio: nações, nacionalismos e identidade nos séculos XIX e XX –karinakbellotti@gmail.com – Profª. Karina Bellotti
·         Curso de História para os anos finais: revisitando a história do Paraná –paranarevisitado@gmail.com – Profª Martha Hameister

Língua Portuguesa e Literatura
·         Mediadores de Leitura do Ensino Fundamental – misotani@gmail.com – Profª Mina Isotani
·         Mediadores de Leitura do Ensino Fundamental  – a leitura crítica dos meios de comunicação nas aulas de Português – regianeribeiro5@gmail.com – Profª Regiane Ribeiro

Matemática
·         Matemática para o ensino médio: resolução de problemas –sebextensaoufpr.blogspot.com.br – Profª Neila Agronionih
·         Matemática para o ensino médio: a organização do currículo em rede –sebextensaoufpr.blogspot.com.br – Profª Ettiènne Cordeiro Guérios

Saúde e Prevenção
·         Prevenção de drogas para educadores:  escola um ambiente livre de tabaco –easousa.56@gmail.com – Profª. Dione Menz
·         Prevenção de drogas para educadores: escola que protege –adriana.bigliardi65@terra.com.br – Profª Dione Menz
·         Protagonismo Juvenil como estratégia para a construção de uma cultura de paz –carminharibeiro@gmail.com – Profª Dione Menz
·         Cuidar-se uma forma de amar e respeitar – ledziuba@gmail.com – Profª Dione Menz

Sociologia
·         Sociologia para o ensino médio: a atuação social da mídia abordada em produção audiovisual – audiovisualufpr@gmail.com – Prof. João Somma Neto
·         Sociologia para o ensino médio – ensinodesociologia.ufpr2012@gmail.com – Profª Cristina Teixeira

Cursos Gratuítos

No e-mail que recebi existe um comentário, que os cursos abaixo não tem certificado, bem alguns possuem! Para quem quer conhecimento isso realmente não importa muito. São cursos em inglês, mas com um pouco de esforço acho que dá pra levar.

Acesse https://www.coursera.org/

são 121 cursos em várias áreas de artes, física até medicina. Os cursos são ofertados por 16 universidades.










Curso de Fabricação de Pães sem Glutén


Chef Sandra
Cursos de Pães sem Glúten
Fone: (41) 3345-8968   /  9968-1639

Em Curitiba, sábado, dia 15 de setembro de 2012
                        Das 14:30 h às 18:00 h
Preparo de:
Pão de Coco
Pão de Tomate Seco
Pipoca de Polvilho Azedo
Pizza (fina e crocante)

Na apostila constará também essas receitas:

Bolacha Doce / Bolinho de Chuva / Bolo de Maçã
Farinha Especial sem Glúten Chef Sandra
Granola / Torta Salgada

As alunas participarão da confecção dos pratos e haverá
degustação. Valor: R$ 120,00.
Favor confirmar sua presença, pois as vagas são limitadas.
Local: Av. José Gulin, 1560 - Bacacheri
Hotel próximo ao evento: www.dunamyshotel.com.br
Fone: (41) 3251-3300
Inscrições: acelpar@gmail.com (Solange)

Mulheres podem ver cores que homens não enxergam

Mulheres podem ver cores que homens não enxergamMulheres podem ver cores que homens não enxergam: Isso talvez possa explicar os estranhos nomes que as mulheres costumam dar às cores - elas podem estar realmente vendo cores diferentes, que os homens não veem.
Os homens têm maior sensibilidade para detalhes finos e estímulos com movimento rápido, enquanto as mulheres são melhores em discriminar entre as cores.