sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Células-tronco são produzidas de forma simples, sem genética

Células-tronco são produzidas de forma simples, sem genética: Para produzir as células-tronco, células adultas foram simplesmente colocadas em uma solução ácida por meia hora.

Físico recua e nega existir buraco negro

O físico inglês Stephen Hawking, da Universidade de Cambridge, que se tornou notório como um dos criadores da teoria moderna do buraco negro, está causando barulho na comunidade científica pela publicação de um artigo online, ainda sem revisão de outros cientistas, que declara sem cerimônias: "Não existem buracos negros".
A declaração tenta colocar um ponto final em uma discussão que se arrasta há décadas e que, em última instância, está na base de um dos principais desafios da Física: unificar a Teoria da Relatividade (que explica o mundo macroscópico) com a Mecânica Quântica (que explica o mundo microscópico).
A ideia de buraco negro -- um objeto cosmológico resultante do colapso de uma estrela, cuja massa gigantesca (que pode ser milhões de vezes maior que o Sol) é condensada em um único ponto, com tamanha força gravitacional que suga tudo o que está a sua volta, até mesmo a luz -- vem do início do século 20.

Stephen Hawking, da Universidade de Cambridge, publica artigo online revisando teoria sobre 'horizonte de eventos' e causa barulho

29 de janeiro de 2014 | 2h 02
Fonte: O Estadão

Sua existência só pôde ser confirmada a partir da Teoria da Relatividade Geral, que Albert Einstein elaborou em 1915. Por décadas se imaginou que esse objeto apenas engolia outros objetos, mas não retornava nada para o espaço, o que contrariaria outras leis. Em 1974, Hawking propôs que no horizonte de eventos, uma espécie de fronteira do buraco negro, partículas escapariam como radiação, o que ficou conhecida como radiação Hawking. Assim, ele evaporaria lentamente até desaparecer.
Essa conclusão acabou encaixando o buraco negro dentro da segunda lei da Termodinâmica, que prevê que a entropia (desordem) de um sistema nunca podia diminuir. Se o buraco só engolisse sem devolver nada, a entropia do Universo estaria comprometida.
Reportagem da revista científica Nature, que comentou o novo estudo de Hawking, lembra que a proposta da radiação gerou outras dúvidas, entre elas a que ficou conhecida como paradoxo da muralha de fogo. O físico Joseph Polchinski, do Instituto Kavli, propôs que, de acordo com a Teoria da Relatividade, se um astronauta tivesse o azar de passar perto do buraco negro, atravessaria sem perceber o horizonte de eventos e seria puxado como um espaguete para dentro do buraco. Mas, argumenta o pesquisador e colegas, pela Mecânica Quântica, a radiação Hawking não se dissiparia simplesmente, mas formaria uma muralha de fogo no entorno do horizonte de eventos. Assim, o astronauta seria queimado.
O problema é que não dá para ser uma coisa ou outra. Apesar de os cientistas não saberem ainda como, para o mundo funcionar, as duas teorias têm de conversar.
Nova teoria. Hawking propôs agora, em artigo no site ArXiv, que, em vez de um horizonte de eventos, haveria um "horizonte aparente", uma superfície que pode capturar a luz, mas também pode mudar de forma por conta de flutuações quânticas, possibilitando que ela escape.
Daí, ele conclui que, nesse sentido, os buracos negros como propostos originalmente não existem. "A ausência de um horizonte de eventos significa que não existem buracos negros no sentido de sistemas dos quais a luz não pode escapar para o infinito", escreveu Hawking no artigo.
Em entrevista à Nature, explicou: "Não há escapatória para um buraco negro na teoria clássica". Entretanto, a Mecânica Quântica "permite que energia e informação escapem de um buraco negro". Para resolver definitivamente o problema, só unificando as teorias, diz. Só que o problema, lembra ele à revista, intriga os cientistas há quase um século. Assim, "a explicação correta permanece um mistério", reconhece.

A festa da leitura no QG dos pequenos “bandoleiros”

Josué Teixeira/Gazeta do Povo / ucélia transforma a sombra de uma árvore em palco e aparece com uma valise metálica e colorida nas mãos, como se estivesse chegando de uma viagem imaginária

Toda quarta-feira, dezenas de crianças têm encontro marcado com bichinhos falantes, fadas, heróis e outros seres mágicos no quintal da professora aposentada Lucélia Clarindo, em Ponta Grossa, nos Campos Gerais. Em 2007, quando o projeto Bando da Leitura começou, na sala da casa dela, a professora nem imaginava que se tornaria protagonista de uma bela história de incentivo à formação de muitos pequenos leitores. O projeto voluntário é hoje um espaço alternativo de leitura reconhecido pelo Ministério da Cultura e conta com um acervo de cerca de 3 mil livros.
O Bando terá a primeira reunião oficial de 2014 em 5 de fevereiro, mas, na semana passada, houve uma edição especial para cerca de 20 crianças. Lucélia transforma a sombra de uma árvore em palco e aparece com uma valise metálica e colorida nas mãos, como se estivesse chegando de uma viagem imaginária. “Tem um monstrinho dentro dessa mala! Será que eu abro? Vocês não estão com medo?” Essa é a deixa para uma simpática lagarta de espuma sair da escuridão da mala e contar a história da sua transformação em borboleta.

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Últimos dias para inscrição nos concursos de docente nas áreas de Informática e de Gestão Pública

Profissionais interessados em concorrer às duas vagas de docentes, ofertadas nas áreas de Informática e na de Gestão Pública, têm prazo somente até a próxima terça-feira (4) para se habilitaram nestes concursos realizados pelo Setor de Educação Profissional e Tecnológica (SEPT). Inscrição e informações sobre taxas, documentos necessários, programa das provas, remuneração, entre outros, podem ser obtidas no site http://www.progepe.ufpr.br/progepe/concursos/docente/concursos_publicos/concursos.html
Além dessas duas vagas, outras 19 foram abertas em outros quatro Setores da UFPR, em várias áreas de conhecimento e de local de atuação (Curitiba, Palotina, e Matinhos). Até 11 de fevereiro, o público interessado pode se inscrever nos concursos abertos pelas Ciências Agrárias, que oferta três vagas nas áreas de conhecimento em Higiene e Segurança do trabalho: Segurança no Trabalho Florestal e Industrial Madeireiro; em Medicina Veterinária – Inspeção de Produtos de Origem Animal; e em Engenharia Agrícola – Hidráulica e Hidrologia. Na Exatas, a vaga ofertada é na área de Expressão Gráfica com ênfase em Desenho Mecânico; no Setor de Tecnologia a vaga a ser preenchida é em Engenharia de Produção – Ciência dos Materiais, Mecânica e Processos de Fabricação Aplicados à Engenharia de Produção.
11 vagas em Palotina
Também até dia 11 de fevereiro, estão abertas as inscrições para os concursos abertos pelo Setor Palotina. Ao todo são 11 vagas nas áreas de conhecimento em Computação; Fitotecnia: Ecofisiologia e Produção de Sementes; Fitotecnia: Horticultura; Sistemas de Produção e Extensão Rural; Educação; Física; Matemática; Química; Topografia e Desenho Técnico; Engenharia Elétrica; e Engenharia Mecânica.
Interessados em concorrer às duas vagas ofertadas pelo Setor Litoral, em Matinhos, têm prazo até 18 de fevereiro para se inscreverem. As áreas de conhecimento são Gestão de Empresas e Serviços Turísticos de Eventos, Lazer e Recreação, Alimentos e Bebidas, Meios de Hospedagem; e em Gestão de Tecnologias Aplicadas a Empresas e Serviços Turísticos. Até o dia 20 de fevereiro podem se habilitar os interessados na vaga aberta pelo SEPT, na área de Bioinformática. Mais informações podem ser obtidas no site da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (www.progepe.ufpr.br).

EJA tem ensino flexível para quem quer voltar à escola

Pausa
Alunos com mais de 15 anos interessados em concluir Ensino Fundamental e mais de 18 anos para o Ensino Médio podem se matricular até sete de fevereiro.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

EDUCAÇÃO ESPECIAL

Confira nesta seção um pequeno guia para entender a linguagem dos sinais!

Inscrição de adultos que querem retomar os estudos segue até dia 7

Está aberta até 7 de fevereiro a primeira etapa de matrícula para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Paraná. O objetivo é atender alunos acima de 15 anos que querem voltar à sala de aula por não terem tido acesso à escolarização na idade certa ou por terem interrompido os estudos. As matrículas para 2014 podem ser feitas em qualquer uma das escolas estaduais que oferecem EJA ou diretamente nos Centros Estaduais de Educação Básica para Jovens e Adultos. Basta levar carteira de identidade e fazer o cadastro. O aluno recebe o material de ensino e passa por avaliação com um pedagogo, que vai indicar a forma de escolarização conforme o perfil do estudante. As aulas podem ser coletivas, nas quais o aluno tem dias certos e frequência a cumprir; individuais, em que o aluno cumpre a carga horária da disciplina de acordo com a oferta da escola; ou optar por cursar uma única disciplina ou quatro. As outras três etapas de matrículas serão abertas em abril, julho e outubro.

Brasileiros dobram capacidade de informação em computadores quânticos

Brasileiros dobram capacidade de informação em computadores quânticos: A técnica permite resgatar uma parte da informação que antes se perdia na computação e na transmissão quântica de dados.

Brasileiros dobram capacidade de informação em computadores quânticos

A nova técnica dobra a capacidade de dados do entrelaçamento triplo de fótons que já havia sido criado pela equipe brasileira.[Imagem: Felippe A. S. Barbosa/PRL]