sexta-feira, 6 de junho de 2014

Plantas brasileiras podem ajudar a enfrentar mudanças climáticas

Plantas brasileiras podem ajudar a enfrentar mudanças climáticasPlantas brasileiras podem ajudar a enfrentar mudanças climáticas: Elas estão entre as espécies com grande capacidade adaptativa, tolerantes à escassez hídrica e a temperaturas elevadas.

Estudo do genoma de espécies do Semiárido e do Cerrado (como o pequi) que são tolerantes a temperaturas elevadas e à escassez hídrica pode contribuir para o melhoramento genético de culturas como soja, milho, arroz e feijão, diz pesquisador da Embrapa.[Imagem: Agência Fapesp]

Colégio Naval

Prova ainda não tem data definida. Inscrições custam R$ 20 e vão até dia 28 de julho
01/06/2014 | 00:01 | Da Redação

   

A Diretoria de Ensino da Marinha (DEnsM) publicou edital para o preenchimento de 230 vagas destinadas ao ingresso de alunos no Curso de Preparação de Aspirantes do Colégio Naval (CN). A aprovação é realizada por meio de concurso público nacional. As inscrições poderão ser feitas entre 9 de junho a 28 de julho de 2014.
Para concorrer a uma das vagas, o candidato deve ser do sexo masculino, ter entre 15 anos e 18 anos de idade no primeiro dia do mês de janeiro de 2015, ter concluído o 9º ano do Ensino Fundamental, ou estar em fase de conclusão.
As inscrições podem ser realizadas no site da DEnsM (www.ingressonamarinha.mar.mil.br) ou em um dos postos da Marinha. A taxa de inscrição é de R$ 20 e ainda não há data da prova definida.
O candidato será submetido a provas, de caráter eliminatório e classificatório, de Matemática, Estudos Sociais, Ciências, Português e Redação. Os classificados nesta fase inicial passarão ainda por verificação de inspeção de saúde, teste de aptidão física, avaliação psicológica e verificação de documentos.
Os aprovados em todas as etapas do processo estudarão no Colégio Naval, localizado em Angra dos Reis, Rio de Janeiro, em regime de internato (semanal) pelo período de três anos letivos. Receberão durante o curso, ensino básico em nível médio, com conteúdo de Matemática, Português, Inglês, Física, História, Geografia, Química, Biologia e Informática; e ensino militar-naval. Além disso, terão direito a uniforme, alimentação, vencimentos, assistências médico-odontológica, psicológica, social e religiosa.
https://www.ensino.mar.mil.br/sitenovo/index.html
http://www.gazetadopovo.com.br/posgraduacao/conteudo.phtml?id=1472967&tit=Marinha-tem-230-vagas-para-Colegio-Naval

Passeio virtual


Você conhece as dependências do Observatório Nacional? Então venha fazer um Passeio Virtual em:

http://www.on.br/Tour360ON/flash/Tour_onTour.html


Se você puder, por favor divulgue este Passeio Virtual na sua rede social e entre seu amigos. O Observatório Nacional agradece.

Abraço,

---
Carlos Henrique Veiga
Observatório Nacional/MCTI
Pesquisador da Coordenação de Astronomia e Astrofísica
Chefe da Divisão de Atividades Educacionais
Rua General José Cristino, 77 São Cristóvão
Cep: 20921-400 Tel:(005521)3504-9127 Fax:2589-8972
Rio de Janeiro-Brasil     www.on.br

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Mundo sem porteiras!

Conheça 10 sites para aprender mais de 200 idiomas estrangeiros gratuitamente
POR PORVIR - IG ÚLTIMO SEGUNDO - 03/06/2014 - SÃO PAULO, SP
Com o processo de internacionalização cada vez mais intenso dos países, aprender um idioma estrangeiro é requisito indispensável. Tanto por questões pessoais quanto profissionais, ter domínio ou até conhecimento básico de outras línguas estreita laços de amizade é também é capaz de favorecer o crescimento na profissão. E com o surgimento e a evolução das ferramentas tecnológicas o que não faltam são opções que ajudam no processo de aprimoramento das habilidandes dos estudantes que se aventuram em conhecer outros idiomas.
Sendo assim, confira a lista de 10 plataformas gratuitas, tanto brasileiras quanto internacionais que abrigam diferentes cursos de idiomas que vão do inglês - passando pelo mandarim, espanhol, polonês - até o russo. São mais de 200 idiomas para suprir os interesses mais diversos possíveis. Confira:

1. Colingo
O site é ideal para quem quer aprender inglês com americanos nativos. As aulas acontecem através do Hangout, videoconferência do Google, que ajuda a praticar a fala e compreensão auditiva. Para quem não tiver um microfone, for tímido ou quiser apenas ouvir, é possível ainda assistir a transmissão ao vivo das aulas ou acompanhá-las depois pelo YouTube. Para acessar a plataforma é preciso ter cadastro no Facebook e as aulas acontecem por meio de convites dos administradores.

2. Bussu
No site, as pessoas podem criar o próprio perfil ou fazer o login via Facebook. É possível aprender até 12 idiomas como alemão, francês, espanhol. São 18 milhões de pessoas cadastradas na plataforma. Há recursos como vocabulários, diálogos, gravador de voz, podcasts e revisão. O acesso à conta básica é gratuito e o novo usuário tem à disposição sete dias para usar os serviços premium, depois disso, o premium passa a ser pago.
3. Forvo
É considerado um dos maiores guias de pronúncias do mundo. A plataforma é perfeita para quem tem curiosidade de saber como se pronuncia uma determinada palavra. Além disso, pode ajudar outros usuários gravando pronúncias de seu próprio idioma. Há diferentes línguas como russo, tártaro (língua falada por mais de 5 milhões de pessoas na República do Tartaristão, na Rússia). Há 300 mil pessoas cadastradas e na plataforma é possível ainda saber quantos usuários estão on-line.
4. Livemocha
Nesta plataforma, as pessoas podem tanto aprender quanto ensinar um outro idioma pra alguém, sem pagar nada. Os usuários vão ganhando créditos tanto corrigindo atividades ou dando dicas, que podem ser convertidos para acessos a áreas premium do site, que são normalmente pagas. Há mais de 6 milhões de membros em todo o mundo e é considerada a maior comunidade on-line de aprendizado de outros idiomas.

5. Memrise
A plataforma é voltada a pessoas que já têm algum conhecimento em um determinado idioma e querem ampliar o vocabulário. São 220 línguas disponíveis. É também considerada ideal para os professores que querem desenvolver, a longo prazo, a aprendizagem de seus alunos, pois o site oferece recursos em que os alunos podem aprender o idioma, por exemplo, a partir da cultura geral com imagens ou músicas de um país específico. O estudante também pode acompanhar o rendimentos dos cursos que realiza.

6. Weblínguas
Neste site brasileiro, os usuários podem aprender até quatro línguas diferentes: português, inglês, espanhol e francês. Na plataforma, é possível estudar a partir de textos que trabalham situações do cotidiano como o café da manhã, a hora almoço, uma hospedagem no hotel, entre outras. Além disso, os estudantes podem aprender como pronunciar as palavras, realizar testes e acompanhar o rendimento de suas aulas.

7. Your Language Exchange
Este site permite que estudantes se conectem diretamente com outros usuários nativos para aprender um novo idioma. O diferencial desta plataforma é que reúne outros recursos como dicionários, planos de aulas e recursos em áudio. Há também jogo de palavras em cada língua, para que os estudantes aprendam expressões formando palavras. São cerca de 1 milhão de membros cadastrados em 133 países, falantes de 115 línguas distintas.

8. The Mixxer
Esta plataforma também conecta estudantes com usuários de outras partes do mundo. Nele, a interação acontece via Skype e o objetivo é que se tornem tanto alunos quanto professores de sua própria língua. Para acessar à conta, é preciso criar um perfil simples, marcar o idioma de origem e selecionar a língua que quer aprender e ter a sorte de encontrar alguém on-line querendo conversar.

9. BBC Languages
A plataforma oferece uma área exclusiva com inúmeros recursos como vídeos, áudios, textos, vocabulário, pronunciação, gramática e testes. É possível aprender até 40 línguas como os tradicionais inglês e espanhol até mesmo suíço e polonês.

10. My Happy Planet
Esta também é outra opção que conecta estudantes de uma língua com seus nativos. Os usuários precisam criar uma conta, selecionar seu idioma e escolher o país em que pretende encontrar um nativo para aprender uma nova língua. Eles têm acesso a chats, vídeos e exercícios.

Bactérias de ambientes extremos trazem esperança de novos medicamentos

Bactérias de ambientes extremos são esperança de novos medicamentosBactérias de ambientes extremos trazem esperança de novos medicamentos: Cientistas estão indo coletar bactérias em abismos marinhos e em desertos extremamente áridos.

Colônias de actinobactérias do deserto do Atacama, no Chile, com potencial para serem usadas como antibióticos de alta potência.[Imagem: Alan Bull]

Ser bilíngue aumenta a inteligência

Ser bilíngue aumenta a inteligência: Falar uma segunda língua aumenta a inteligência, a fluência verbal e de leitura.

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Cursos gratuitos online

Lista com muitos cursos gratuitos online


[+] - 5Ss para os pequenos negócios - Curso online
http://educabr.org/277.html

[+] - A Chegada do Som ao Cinema: Curso gratuito online
http://educabr.org/1766.html

[+] - A Escola e o Conceito de Gênero e Sexualidade: Curso gratuito online
http://educabr.org/1768.html

[+] - A história do Jeans e seu criador, Levi Strauss: Curso gratuito online
http://educabr.org/1760.html

[+] - A Lei de Diretrizes e Bases: Curso gratuito online
http://educabr.org/1687.html

[+] - A Química da Biosfera: Curso gratuito online
http://educabr.org/1677.html

[+] - A Reforma Política No Brasil: Curso gratuito online
http://educabr.org/1778.html

[+] - Abordagens, métodos e perspectivas sócio-interacionistas no ensino de Língua Inglesa: Curso gratuito online
http://educabr.org/1688.html

Veja todos os curso da Unesp Aberta

Os dez maiores erros de cálculo da engenharia

Os dez maiores erros de cálculo da engenharia: Aqui estão 10 exemplos de como um pequeno erro de cálculo pode sair muito caro - e até ser fatal.

Conteúdo pedagógico: A criança dos 7 aos 9 anos

Quando a criança vem à escola, o que ocorre, no caso ideal, aproximadamente aos sete anos quando ela está pronta para sair da fase infantil da imitação, mas esta ainda se estende nos primeiros anos de escola. Essa fase é visível pelo começo da troca dos dentes. Como diz o verso da manhã do 1° ao 3° ano, a criança está “ansiosa por trabalhar e desejosa de aprender”. Mas é importante que o professor conheça o caráter particular do desejo de aprender que um primeiranista sente. A perda das características do primeiro setênio não é brusca. Ela ocorre paulatinamente durante esses três primeiros anos. Assim, o primeiro ano ainda revela uma participação onírica com os homens e como mundo ao redor, e isso aparece no ambiente dos contos-de-fada Se as forças da imitação têm atuado até essa idade de uma maneira sadia, elas podem ser aproveitadas amplamente no ensino. Um ano mais tarde, a criança já está mais acordada, a vida anímica com seu caráter de sonho passa a diferenciar-se. Desperta a alegria relacionada com as idéias que permeiam a natureza de forma imaginativa nas personagens das fábulas. Nessa idade, a alma infantil participa também intensamente dos grandes ideais dos santos, dos quais falam as lendas. O distanciamento em relação ao mundo, que começa no 3° ano escolar, pode ser um pouco doloroso, mas ele será também maravilhoso, na medida em que o horizonte da criança se alarga pelo ensino. Desaparece a união anterior e uma sensação do próprio “Eu” desperta, o que leva a uma distinção entre o mundo interior e o mundo exterior. Essa fase pode refletir-se nas histórias bíblicas como também na vivência ativa das diversas profissões que dirigem o olhar para a possibilidade de ser atuante no âmbito social.
veja mais na fonte!

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Luz do Sol é usada para fabricar células solares

Luz do Sol é usada para fabricar células solares: Além de fonte de energia, o Sol agora foi usado para produzir os materiais usados para fabricar as próprias células solares.

EXTRA! EXTRA! GARANTA JÁ SUA ÁGUA RADIOATIVA.

Posted: 29 May 2014 04:29 AM PDT
Por: Letícia Patricio Christopholi - Parque da Ciência

E a história começa por volta do ano de 1895, quando Wilhelm Conrad Roentgen se encontra ocupado e muito atento diante de um Tubo de Crookes (tubo, geralmente de vidro, dentro do qual se faz vácuo, com a finalidade de analisar fenômenos físicos da condutividade elétrica), quando de repente seu servente chama sua atenção para uma tela. Era uma placa coberta por Platinocianeto de Bário em que ele observou luminosidade devido a fluorescência do material, e mesmo virando a placa para o lado contrário, continuou a observar o fenômeno. Foi então que resolveu colocar a sua mão entre a placa e o tubo e, surpreendentemente, viu seus ossos projetados naquela tela! E assim finalmente fora descoberto o Raio X.

A descoberta do Raio X desencadeou uma onda fantástica de estudos nos levando a descoberta da radioatividade e, apesar de Antoine Becquerel ganhar destaque pela mesma, na verdade ele apenas repetiu alguns experimentos antes realizados por outros cientistas que procuravam relação entre o Raio X e a fosforescia, no caso de Becquerel, especificamente do urânio. Por conseguinte, outros cientistas passaram a estudar os Raios de Becquerel, Marie Curie foi um deles. A ideia de Marie era localizar outros materiais que emitissem o mesmo tipo de radiação que o urânio, o primeiro elemento foi o Tório, descoberto juntamente com outro cientista, e os próximos foram o Polônio e o Rádio, descobertos com seu marido Pierre Curie. Marie acabou por descobrir que este fenômeno ocorria com outros materiais e lhe deu o nome de "radioatividade".

Diante de todas as descobertas e de tanto artigos publicados, a sociedade ficou atônita, os meios de comunicação espalhavam a notícia da descoberta da radioatividade, destacando o novo elemento Rádio e suas possíveis aplicações comerciais. Como era algo novo, não se tinha o conhecimento necessário para saber os efeitos do uso destes elementos radioativos.

Figura 01 – Propaganda de água radioativa.  
Um dos absurdos comerciais resultantes dessa descoberta foi a venda de água radioativa, além de filtros e talhas que prometiam proporcionar radioatividade à água. Tudo começou com a publicação de um artigo por Joseph John Thompson, relatando a presença de radioatividade em águas medicinais que eram provenientes das rochas por onde a água passava, encontrada em Spas e centros de tratamento

Pelo fato de algumas pessoas não terem acesso a esses lugares uma das opções seria água engarrafada, o problema é que a água logo perdia sua propriedade terapêutica devido a desintegração do Radônio e por isso começaram com a venda de talhas e filtros que deveriam garantir a radioatividade da água. A justificativa utilizada era que a água era "desnaturada" por causa do processo de tratamento, os produtos oferecidos, então, restaurariam as suas propriedades terapêuticas. Os benefícios prometidos eram: aumento do número de hemácias, eliminação de venenos do sangue e uma melhor digestão dos alimentos (Mcklis,1990 apud Lima, 2011). 




Além da água, medicamentos, produtos de beleza, dentre outros produtos, foram comercializados. Alguns exemplos se encontram na tabela 01:

Tabela 01 – Tabela de Produtos com Radioatividade adicionada
Fonte: Sociedade Brasileira de 
Química