sexta-feira, 23 de maio de 2014

experimento de fisica

Peste Negra forçou seleção natural na Europa

Peste Negra forçou seleção natural na Europa: As gerações que viveram após o fim da Peste Negra foram compostas por indivíduos mais fortes e saudáveis.

Pra quem você pode doar sangue e de quem você pode receber sangue?

“Eu achava que uma pessoa só podia doar sangue para outra como o mesmo tipo sanguíneo, mas descobri que não é. Pode nos passar uma tabela e falar sobre isso?” Janaína Bittencourt
Janaína, a transfusão é um procedimento na qual o tecido conjuntivo sanguíneo de um doador é transferido a um receptor. De fato é preferível que estas pessoas possuam o mesmo grupo genotípico (O, A, B ou AB).
Mas para que a transfusão seja feita, é importante que o aglutinogênio característico (o responsável pela determinação do tipo sanguíneo encontrado na superfície das hemácias) do doador, seja compatível com a aglutinina (anticorpos que agem contra o aglutinogênio) do receptor, ou seja, a aglutinina do receptor não pode reagir com o aglutinogênio do doador. Isso é importantíssimo, pois caso sejam incompatíveis ocorrerá aglutinação (junção) das hemácias recebidas e isso pode causar sérios problemas ao receptor.
Por exemplo: Se um doador tiver aglutinogênio A só poderá doar para um receptor que não tenha aglutinina anti-A no plasma, ou seja, indivíduos do grupo A ou AB. Caso a doação seja feita para uma pessoa do grupo B ou O, por causa da aglutinina anti-A contida no plasma, ocorrerá aglutinação das hemácias doadas no interior dos vasos sanguíneos do receptor. Em outras palavras, o sangue vai ficar com aspecto de “coalhada”.
Em transfusões também analisamos o sistema Rh, onde indivíduos Rh- podem doar sangue tanto para pessoas Rh- quanto para os RH+. Já o RH+ somente pode doar para outro RH+.
Confira a tabela e tire suas dúvidas!
TABELA
80341
do Blog Diário de Biologia

Problema de visão pode causar atraso escolar, mostra pesquisa

Pesquisa revela que os óculos melhoram o aprendizado de mais da metade das crianças com problemas na visão.

Cuidados devem começar na pré-escola.

O atraso escolar de pelo menos 2 anos  para cerca de 20% dos alunos apontado pelo censo 2013 da Educação Básica poderia ser reduzido em mais da metade só com o  uso de óculos. Isso porque, o baixo rendimento escolar está associado à falta de óculos para 51% das crianças. É o que indica pesquisa feita com 36 mil alunos matriculados nas  escolas municipais de Campinas. De acordo com o oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto, o levantamento foi realizado pelo braço social do hospital em parceria com a Secretaria de Educação de Campinas. Fez parte do projeto social, Mais Visão, em que as crianças receberam óculos após triagem visual e exame médico.

"O estudo é resultado da avaliação dos pais e professores no período de um ano" afirma Queiroz Neto. Para ele a análise explica porque o Brasil tem a terceira maior taxa de evasão entre 100 países. Segundo o relatório do Pndu ((Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) 1 em cada 4 cria nças brasilerias abandonam a escola no ensino básico.

Outros efeitos dos óculos

Os professores também afirmam que 51,1% conseguem desenvolver atividades que antes não conseguiam, 57% concentram-se mais, 49% finalizam tarefas que antes não terminavam e 36,2% estão menos agitadas. Para os pais o uso de óculos fez com que as crianças que sentiam dor de cabeça parassem de se queixar, 88% passaram a ter mais interesse pelos estudos e a concentrar-se mais nas tarefas. Eles também afirmam que 68% não se incomodam em usar óculos e que 91% conseguem realizar tarefas que antes não conseguiam.
Maioria das crianças nunca foi ao oftalmologista

O especialista diz que 7 em cada 10 participantes do programa realizado no hospital nunca tinham passado por consulta oftalmológica. A estimativa do CBO (Conselho Brasileiro de Oftalmologia) é de que 30% das crianças brasileiras precisam usar óculos. Na infância o exame oftalmológico é essencial porque o olho está em desenvolvimento até a idade de 7 anos. "Qualquer bloqueio sem tratamento adequado neste período pode se transformar em deficiência visual grave e até levar à perda irreparável da visão", alerta.
Olho preguiçoso causa cegueira

Não por acaso, um levantamento da OMS (Organização Mundial da Saúde) mostra que 5% das crianças brasileiras são cegas de pelo menos um olho e 60% dos casos de cegueira são evitáveis. O especialista destaca que a maior causa de cegueira monocular na infância é a ambliopia ou olho preguiçoso que atinge 4% das crianças brasileiras. Acontece quando o desenvolvimento de um dos olhos fica comprometido. As causas podem ser: estrabismo (olhos desalinhados), catarata congênita unilateral e diferença importante do grau de miopia, hipermetropia ou astigmatismo entre os olhos.

Diagnóstico precoce simplifica tratamento

Queiroz Neto afirma que o diagnóstico do olho preguiçoso antes dos 5 anos permite que o tratamento seja feito com a oclusão do olho de melhor visão para forçar o desenvolvimento do outro.  Isso porque, a criança só usa o olho bom e o outro fica cada vez mais fraco.

Ele diz que a oclusão pode funcionar como suporte à cirurgia para alinhar os olhos nos casos mais avançados de estrabismo que não respondem bem à terapia de exercícios e óculos. Também é fundamental para restaurar a visão após o implante de lente intraocular para corrigir a catarata unilateral.

Estrabismo pode passar despercebido

Nem todo estrabismo, destaca, pode ser percebido pelos pais. Há casos em que a doença é latente e só pode ser notada nos testes de motilidade ocular feitos no consultório. Dores de cabeça e torcicolo freqüentes podem indicar necessidade de consultar um oftalmologista para diagnosticar desvio latente do olho.

Sinais de problemas de visão

Queiroz Neto afirma que os problemas oculares mais comuns na infância são os vícios de refração - miopia, hipermetropia e astigmatismo. Ele explica que na miopia a visão de longe é ruim porque as imagens são projetadas na frente da retina pelo sistema de foco do olho - córnea e cristalino. No astigmatismo, irregularidades no formato da córnea fazem com que as imagens sejam projetadas em mais de um plano e a visão fica distorcida. Já na hipermetropia as imagens são projetadas atrás da retina e a visão de perto fica fora de foco. 
 
Em geral os vícios de refração surgem a partir da idade de 3 anos, mas podem aparecer antes, principalmente quando os pais usam óculos. Como a criança não tem noção de como enxerga o mundo, pais e professores devem estar atentos aos sinais de problemas de visão. Os principais elencados pelo médico são:

Excesso de computador aumenta risco de miopia

Na volta às aulas, muitas crianças podem ter dificuldade de enxergar a lousa. Um estudo feito por Queiroz Neto mostra que passar muitas horas usando computador e videogame quase dobra o risco de contrair miopia (dificuldade de enxergar à distância). O médico explica que isso acontece porque quando o olho está em desenvolvimento o excesso de esforço para enxergar de perto pode enfraquecer a acomodação e causar miopia.
 
O problema pode ser transitório ou permanente, dependendo do esforço visual e de fatores genéticos.
Os sinais de necessidade de consulta médica são dor de cabeça no final das aulas, sentar sempre nas primeiras carteiras ou aproximar muito os livros dos olhos.

Avaliação pela internet

Pais e professores que quiserem assegurar o melhor rendimento escolar das crianças podem fazer a avaliação visual através de testes auto-explicativos disponíveis no site do médico - www.drqueirozneto.com.br.  Ele diz que a avaliação pela internet não substitui a consulta médica. Apenas sinaliza como a criança enxerga.
Fonte: LDC Comunicação



quinta-feira, 22 de maio de 2014

Spring Awakening

Situado na Alemanha do século XIX, "Spring Awakening" (O Despertar da Primavera) é um musical de rock composto por Duncan Sheik e Steven Sater e baseado na peça "Frühlings Erwachen" (1891), do dramaturgo alemão Frank Wedekind. Banido por anos na Alemanha por sua representação de temas como aborto, homossexualidade, estupro, violência infantil e suicídio, o texto conta a estória de adolescentes que passam pelo desabrochar da sexualidade e pelos tumultos advindos desta época em suas vidas.


DIAS: 22, 23 e 24 de maio de 2014.
HORÁRIO: 20h.
LOCAL: Auditório da UTFPR.

ENTRADA FRANCA.

Classificação Indicativa: 16 anos.

Espetáculo em Inglês, sem legendas.

quarta-feira, 21 de maio de 2014

CONADE

 Entre 26/5 e 01/06 acontecerá o CONADE, evento gratuito com várias
palestras online! 
Cerca de 30 palestrantes  apresentarão idéias variadas
sobre assuntos diversos. O evento é gratuito e você pode assistir a todo
o programa, simplesmente cadastrando aqui seu email:
http://hotmart.net.br/show.html?a=S1911340L&ap=91e6


ou

Experimento vai criar matéria e antimatéria a partir da luz

Experimento vai criar matéria e antimatéria a partir da luz: Se tudo funcionar como previsto, feixes de pura luz vão se transformar em matéria e antimatéria.Experimento vai criar matéria e antimatéria de pura luz

Descrição básica do experimento - todas as tecnologias necessárias para realizá-lo já existem. [Imagem: Oliver Pike et al. - 10.1038/nphoton.2014.95]

Resfriamento geotérmico será testado em escola pública

Resfriamento geotérmico será testado em escola pública: Pesquisadores da USP criaram um sistema alternativo de ar condicionado que minimiza o uso de energia elétrica.

terça-feira, 20 de maio de 2014

Departamento de Informação Educacional do Sinepe/PR realiza estudos sobre Educação no Paraná

O Departamento de Informação Educacional do Sindicato das Escolas Particulares do Paraná (Sinepe/PR) realizou quatro estudos sobre a Educação no Paraná com o objetivo de produzir um material completo e útil para consulta dos estabelecimentos de ensino.
Os trabalhos usaram como fonte os microdados fornecidos pelo Censo Escolar e do Ensino Superior 2009-2012 INEP/MEC (dados mais recentes disponíveis).
Desta forma, o Sinepe disponibiliza os estudos que registram o crescimento no número de estudantes do ensino superior em Curitiba por rede de ensino; e a evolução, por rede, dos alunos matriculados no Ensino Fundamental em Curitiba e no Paraná.
Os outros dois estudos são sobre as matrículas na Educação de Jovens e Adultos (EJA) Fundamental e Médio, por rede, em Curitiba e no Paraná, e ainda um levantamento do número de instituições particulares da Educação Básica na Região Metropolitana de Curitiba.
Confira os estudos:
- Matrículas do Ensino Superior por rede de ensino
Instituições Particulares da Educação Básica da Região de Curitiba
Ensino Fundamental
Educação de Jovens e Adultos
Matéria publicada no Nota 10 de 16/5/14
 
Acesse aqui outros dados estatísticos do Paraná

Curso de Programação em Calculadora HP

Caros alunos,

Vou oferecer, GRATUITAMENTE, o Curso de Programação em Calculadora HP no dia 31/05/2014
(13h às 17h), sábado.

Público Alvo: Alunos e servidores da UTFPR e toda a COMUNIDADE que tiver interesse em
aprender.

Página para as inscrições: http://pessoal.utfpr.edu.br/laurogalvao/aulas/curso_hp
Inscrições somente on line

Período de inscrição: de 01/05/2014 até 28/05/2014

Será fornecido certificado de participação de 4 horas.


Prof. Dr. Lauro Cesar Galvão
E-mail: laurogalvao@yahoo.com.br
Página: http://pessoal.utfpr.edu.br/laurogalvao"

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Curso on line

Cana-de-açúcar começa a virar cana-de-óleo

Cana-de-açúcar começa a virar cana-de-óleoCana-de-açúcar começa a virar cana-de-óleo: Manipulações genéticas poderão permitir usar a cana-de-açúcar para fabricar biodiesel.



A cana-de-açúcar está sendo cruzada com o Miscanthuspara produzir uma "cana-de-óleo" mais eficiente e mais resistente ao frio.[Imagem: Universidade de Illinois]

Conheça a tecnologia da brazuca, a bola da Copa

Conheça a tecnologia da brazuca, a bola da CopaConheça a tecnologia da brazuca, a bola da Copa: A Brazuca incorpora uma nova superfície, com pequenas protuberâncias para criar mais aderência.

Para especialistas, novidades tecnológicas fazem da Brazuca uma bola melhor que a Jabulani.