sexta-feira, 5 de outubro de 2012

PRONATEC

Já está disponível a prova, sua correção e o trabalho de recuperação
As notas vou postar até o inicio da semana.
Meu sentido aranha diz para que todos façam os exercícios da recuperação, especialmente os que faltaram na avaliação.









Criada célula solar com uma única molécula

Criada célula solar com uma única molécula: O experimento vai ajudar a projetar sistemas artificiais que imitem a fotossíntese.
Célula solar molecular

O fotossistema-I é excitado opticamente por um eletrodo (no alto). Cada elétron é transferido passo a passo em apenas 16 nanossegundos.[Imagem: Christoph Hohmann/Nanosystems Initiative Munich]

Plantas transgênicas: Por que e para quem?

Plantas transgênicas: Por que e para quem?: Liberados há quinze anos nas Américas e na Índia, os OGM, ou plantas transgênicas, continuam a suscitar desconfiança na Europa e ainda mais na Suíça.

Lentes de contato especiais poderão curar miopia

Lentes de contato especiais interrompem progressão da miopiaLentes de contato especiais poderão curar miopia: As novas lentes induzem o olho a crescer de uma forma que pode corrigir a visão míope ou reduzir a progressão da miopia.

Diagrama da miopia no olho humano - a correção da condição com óculos e lentes pode ter um efeito cumulativo com a hipermetropia.

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

PRONATEC

Apenas lembrando, amanhã 05/10/12 prova de Mecânica Aplicada!

UPDATE

Jogos temáticos sobre o Brasil aprenda brincando, veja em UPDATE









5 passos para achar a escola ideal - Ensino - Gazeta do Povo

5 passos para achar a escola ideal - Ensino - Gazeta do Povo

Curitiba homenageia a cultura japonesa neste mês de Outubro - Vida e Cidadania - Gazeta do Povo

Daniel Castellano/ Gazeta do Povo / Rua 24 Horas está decorada com elementos da cultura japonesa

Curitiba homenageia a cultura japonesa neste mês de Outubro - Vida e Cidadania - Gazeta do Povo

Livros grátis

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quarta-feira, 3 de outubro de 2012

IFPR abre inscrisções


Teve início nesta segunda-feira (1) o período de inscrições para o Processo Seletivo 2013 do Instituto Federal do Paraná (IFPR). São ofertadas 3009 vagas em 87 cursos técnicos e superiores nas cidades de Assis Chateaubriand; Campo Largo; Cascavel; Curitiba; Foz do Iguaçu; Irati; Ivaiporã; Jacarezinho; Londrina; Palmas; Paranaguá; Paranavaí; Telêmaco Borba e Umuarama.
As inscrições custam R$ 30 e devem ser realizadas por meio do site www.ifpr.edu.br até o dia 1 de novembro. Pedidos de isenção da taxa serão aceitos até o dia 15 de outubro. As provas serão realizadas no dia 16 de dezembro nas 14 cidades que possuem câmpus do IFPR. Os candidatos deverão realizar a prova na cidade onde o curso pretendido é ofertado.
Das vagas oferecidas para cada curso, 20% serão de inclusão racial, destinadas a estudantes de cor preta ou parda que possuam traços fenotípicos que os caracterizem como pertencentes ao grupo racial negro. Outros 40% serão de inclusão social, disponibilizadas para estudantes oriundos de escolas públicas. Ainda haverá reserva para candidatos indígenas (5%) e com deficiência (5%), sendo destinadas à concorrência geral 30% das vagas.
Não poderão candidatar-se às vagas de inclusão racial, social, ou às vagas destinadas a indígenas e pessoas com deficiência os candidatos que já possuem curso superior.
A homologação do resultado final do Processo Seletivo está prevista para o dia 1 de fevereiro de 2013. As aulas, para a maioria dos cursos ofertados, começam no primeiro semestre do próximo ano.
O edital do Processo Seletivo está disponível na página http://reitoria.ifpr.edu.br/processo-seletivo-2013.
Cursos
A relação completa dos cursos, bem como as descrições de cada um deles, pode ser consultada no Guia de Cursos IFPR 2013, disponível para download no site do Instituto.
Avaliação
Para o ingresso nos cursos técnicos integrados e concomitantes ao Ensino Médio, a prova avaliará conhecimentos referentes ao Ensino Fundamental. Já a seleção para os cursos técnicos subsequentes, e também para os cursos superiores, irá considerar conhecimentos relativos ao Ensino Médio.
Mostra de Cursos
Neste mês de outubro, todos os câmpus do IFPR promovem mostras para explicar aos candidatos os detalhes sobre cada curso oferecido. O calendário completo está disponível no hotsite http://www.ifpr.edu.br/mostra.
Edital
O Edital IFPR nº 06/2012, que rege o Processo Seletivo 2013, está disponível para consulta no endereçohttp://reitoria.ifpr.edu.br/processo-seletivo-2013.

HC procura estudantes voluntários para projeto com pais e pacientes da Neuropediatria



Fachada do Hospital. Foto de Leonardo Bettinelli
O programa de voluntariado do HC está selecionando estudantes de Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional para participar do projeto Ocupando o Tempo: reflexões e discussões na sala de espera. São palestras e encontros de curta duração para pais e crianças atendidos no Centro de Neuropediatria. São abordados assuntos desde a higiene infantil, até limites como tempo de permanência das crianças no computador ou no celular.
Muitos pacientes de outras cidades chegam de ambulância pela manhã e só são atendidos à tarde. O projeto é uma forma de ocupar o tempo desse público com informações importantes. Os universitários interessados em ser voluntários podem entrar em contato com Jaqueline pelos telefones 3598-0160 e 3264-9101 ou enviar e-mail para jacque.glaser@gmail.com.

Fique de olho na programação - ARAUCÁRIA

EDUCAÇÃO ESPECIAL - CURSO


Custo do curso - 25 reais


Ensino inclusivo beneficia crianças especiais, confira em nossa seção EDUCAÇÃO ESPECIAL.

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Inclusão x Exclusão

Ouvi muito `não` até conseguir matricular meu filho, conta mãe de menino autista
Mariana Monzani - UOL Educação - 30/09/2012 - São Paulo, SP

A escola deveria ser direito de todos, seja de crianças e adolescentes em situação de inclusão ou não, segundo a LDB (Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional). Contudo, Patrícia Rodrigues de Campos Rocha, 33, mãe do Guilherme, 7, diagnosticado com autismo, conta que ouviu muito “não”até conseguir matricular o filho em uma escola de ensino regular.
Patrícia conta que escutou `diversas desculpas”: “não estamos preparados para recebê-lo”’, `aqui tem muitas escadas e pode ser perigoso`, `ele usa cadeira de rodas?`, `só podemos aceitá-lo se você pagar uma profissional para cuidar dele por fora”.
Segundo Marie Claire Sekkel, do Instituto de Psicologia da USP, autora de um pesquisa sobre inclusão, após as crianças passarem por essa experiência, elas não reproduzem, apenas, o discurso politicamente correto, elas se diferenciam na formação e no modo como agem no mundo. `Não achar que é só porque a criança tem deficiência que ela vai dar mais trabalho em sala de aula.”, fala.
“O que eu reconheço como fundamental, hoje, é a disponibilidade das pessoas em poder pensar diferente, em poder fazer diferente, em se ver diante dos pequenos desafios da vida e encontrar novos caminhos usando os recursos que elas têm”, diz Prislaine Krodi, psicóloga da Creche Pré-Escola Oeste da USP (Universidade de São Paulo), um estabelecimento modelo de inclusão.
 
Deficiente visual, professora que dá aula em Piracicaba relata superação
Thomaz Fernandes - G1 Globo.com -30/09/2012 - Rio de Janeiro, RJ

A professora Érica Aparecida de Fátima dos Santos, de 30 anos, dá aulas de história como temporária em escolas estaduais de Piracicaba (SP) há três anos. Além das dificuldades inerentes a lecionar para adolescentes e atuar na rede pública, a piracicabana ainda precisa se desdobrar diariamente para enfrentar a deficiência visual sem prejudicar o aprendizado dos alunos.
Quando Érica nasceu, problemas no parto deixaram sequelas na sua visão. À medida que foi crescendo, a professora perdeu gradualmente a visão até ficar completamente cega aos 16 anos. Durante a readaptação, descobriu a vocação para ensinar. `Depois que passei pelo processo de adaptação, passei a ensinar braile e descobri que tinha vocação para lecionar. Como gostava de história, fiz o vestibular e passei`, relatou.
Na Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), que é adaptada para deficientes, Érica foi prevenida sobre as dificuldades que enfrentaria após se formar. `Uma professora me falava das minhas limitações e de como poderia superá-las. Ela me orientou sobre o meu direito de solicitar um assistente e me preveniu que não seria fácil`.
Adaptações
Há um ano, Érica conseguiu, por meio de processo judicial, um professor assistente encarregado de escrever a lição na lousa e auxiliar na questão disciplinar. Até então a professora se encarregava sozinha de todo o trabalho, que vai além do conhecimento da matéria. `No meu primeiro ano, o Estado rejeitou meu pedido por um auxiliar. Então precisei requisitá-lo na justiça`, afirmou.
Sem a ajuda de um assistente com visão da sala de aula nos dois primeiros anos, a professora elaborou adaptações ao próprio trabalho. `Como eu não conseguiria passar a matéria na lousa, fazia todo o conteúdo no meu computador (sonorizado) e passava para a turma ou deixava uma cópia com o representante de classe`, explicou.
Para ministrar provas, sempre havia um funcionário da escola para garantir que os alunos não fraudassem o exame. Para corrigi-las, ela recorria à mãe e a irmã, que liam as respostas para que ela apontasse erros e acertos. O principal problema foi conter casos de indisciplina. ``Pelo fato de eu não enxergar, os alunos acham que tem uma liberdade que não encontram com outros professores. É duro quando 30 alunos estão falando ao mesmo tempo e saber que se eu enxergasse bastava uma repreensão para eles se calarem`, disse.
Parceria e rendimento
Apesar de ter conseguido `sobreviver` dois anos sem o auxiliar, Érica admite que o seu desempenho e o andamento das aulas é inferior sem esse auxílio. `Mesmo conversando com os alunos e sendo respaldada pela diretoria, não adianta achar que não precisava do auxiliar, pois precisava`, contou.
O professor de matemática Murilo Feliciano, de 20 anos, está há três meses atuando como os `olhos` de Érica, seja lendo provas, escrevendo na lousa ou apontando o aluno responsável pela conversa em sala de aula. `Para mim está sendo uma experiência boa dentro da sala de aula, mesmo fora da minha área`, disse.
Superação
Érica sente-se na obrigação de representar um exemplo para deficientes visuais. O Estado não respondeu ao questionamento sobre o número de deficientes visuais em salas de aula da rede estadual, mas ela afirma que não é uma prática. Por ser uma das poucas, a professora crê que um erro ou uma desistência podem prejudicar a inserção de deficientes na área. `O deficiente visual nem desistir pode`, completou.

HIV pode ter gerado bactéria iSalmonella/i mortal

HIV pode ter gerado <i>Salmonella</i> mortalHIV pode ter gerado bactéria iSalmonella/i mortal: Há um indício forte de que o HIV está permitindo que novos patógenos humanos evoluam usando o estado de saúde mais frágil das pessoas imunodeprimidas.
A nova linhagem de bactéria do gênero Salmonella é chamado iNTS, da sigla em inglês para salmonela não-tifoide invasiva.[Imagem: Wikipedia]

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Fotos

Atualizei as fotos - Semana Cultural do Colégio Cecília Meireles

Fabricação de Vinho e Cerveja.

Banco de Leite Humano do HC foi reformado


Será inaugurada às 10 horas do próximo dia 03 de outubro, no hall do 4º andar do
prédio da Maternidade, as novas instalações do Banco de
Leite Humano do Hospital de Clínicas. Com uma área de 275 metros quadrados o banco de leite ficou mais moderno, permitindo conforto às mães e foi adequado às normas da Vigilância Sanitária. A unidade ganhou ainda o consultório do
enfermeiro (para o atendimento das mães e doadoras), a sala de
administração, a sala de recepção e a sala do nutricionista. Além disso,
todos os móveis foram trocados.
Os recursos para essa reforma vieram do Programa de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (REHUF) em um valor total de R$ 366.823,27.
SOBRE O BANCO DE LEITE HUMANO ─ Os trabalhos de coleta do Banco de Leite Humano do HC iniciaram em 1978, em uma sala do 3º andar do prédio da
Maternidade do Hospital. Em 1987, mudou para o 4º andar do mesmo prédio,
onde permanece até hoje. Entre os anos de 1999 e 2000, eram coletados 350
litros por mês. Atualmente, a coleta tem variado de 150 a 250 litros
mensais. Assim, atende à necessidade interna do Hospital. A expectativa é de que com a reforma seja possível recuperar o volume anterior.
Todo leite coletado é destinado com prioridade , aos nascidos no HC, e excedente pode ser repassado às unidades de Saúde, aos bebês que não podem ser amamentados pela mãe.Visando aumentar as doações, o Hospital de Clínicas realiza campanhas permanentes e ainda faz coleta domiciliar, que é a principal fonte de entrada de leite no banco. Já a coleta interna é voltada às mães com excesso de leite, que manifestem vontade e necessitem doar.

UFPR e Hospital Erasto Gaertner realizam campanha de prevenção ao câncer de colo de útero

Uma campanha de prevenção ao câncer de colo de útero vai mobilizar profissionais dos programas Casa (Centro de Atendimento à Saúde), do Laboratório de Imunogenética e Histocompatibilidade do Departamento de Genética, do Departamento de Tocoginecologia da UFPR, e também do Hospital Erasto Gaertner. Todas as mulheres ─  alunas, professoras e servidoras técnico-administrativas ─  que pertencem à comunidade universitária e tenham entre 15 e 45 anos estão convidadas a participar. O período de exames será de 16 a 20 de outubro, no Casa 3, e os agendamentos já  podem ser feitos pelo telefone 3361-6066.
Durante a campanha, será realizada a coleta cervical para dois exames: o citológico (papanicolau ou preventivo), que detecta alterações celulares no colo do útero, e o exame molecular captura híbrida, para detecção precoce do HPV. Este exame detecta a presença do HPV de alto risco, mesmo na ausência de lesões. No caso da inclusão deste exame haverá também a coleta de uma amostra de sangue.
Para participar é preciso atender  alguns critérios, como não possuir histórico de lesões cervicais (ter realizado cauterização ou conização), não estar grávida, não
ter sido submetida à cirurgia para remoção do útero, entre outros itens que serão informados durante o agendamento. O número de atendimentos é restrito. Mais informações:  3361-6066

UPDATE

As plataformas online de educação Coursera, edX e Udacity oferecem cursos com a grife de universidades de prestígio, como Harvard, MIT e Stanford, sem cobrar nada. Elas usam as redes sociais e democratizam o aprendizado. Veja como funcionam 

 

Foto: Pode parecer complicado, mas não é: o ensino à distância é possível para todas as idades
Pode parecer complicado, mas não é: o ensino à distância é possível para todas as idades 

Leia mais em UPDATE e saiba quais cursos, como onde ...

Para quem quiser ver as redes sociais através dos olhos de um educador... veja a dica abaixo:

As redes sociais desempenham cada vez mais um papel de primordial importância na educação. Todavia, em especial quando se fala em termos profissionais, há quer procurar alternativas que fujam aos facebooks onde cabe toda a gente e onde a conversa acaba por fugir ao essencial.
Dois sites americanos Chronicle of Higher Education e Education Dive, elaboraram dois estudos, o segundo complementar ao primeiro, em que foram selecionadas 10 opções de redes sociais para educadores e estudantes de pós-gradução em ciências ou humanidades.

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fonte: Professor TIC