sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Aviso

Hoje estou em Florianópolis, por isso não estou atualizando o Blog. Segunda feira voltaremos ao ar.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

PRONATEC

O material da próxima aula já está disponível. Não esqueça, próxima aula teremos avaliação (1° parte).

A internet transformou a língua portuguesa?


Apesar de ser língua materna apenas no Brasil e em Portugal, o português está entre as dez mais faladas no mundo, segundo o Ethnologue - são 178 milhões de pessoas que o utilizam em 37 países como primeiro idioma. Nos últimos anos, ele tem sofrido influência direta da internet, e o advento das redes sociais deu um empurrão nesse quadro.


Internet 

Se td o q fosse publicado aqui no Olhar Digital fosse digitado desta forma, s/ respeitar mto o que se aprende na escola quanto à escrita, o conteúdo das reportagens seria deixado de lado? Vcs, leitores, acreditam q um "corrão", um "comofas" ou um "todos chora" dificulta a compreensão?

Fonte: Site Olhar Digital
Leia mais

Revista Pré-Univesp


O número 23 da revista Pré-Univesp traz um balanço da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – Rio+20 – que aconteceu em junho e reuniu 188 países, entre chefes de Estado, cientistas e representantes da sociedade civil. Findo o evento, o que se pode esperar dos países e da sociedade em termos de agenda de ações para uma economia verde? Nesta edição, você poderá entender se o documento final da reunião de fato reflete ‘o futuro que queremos’. Artigos e reportagens discutem a Cúpula dos Povos e o papel dos movimentos sociais na Rio+20, mudanças nos padrões de consumo, biodiversidade e um assunto que causou polêmica ao ser retirado das discussões: o papel da mulher no desenvolvimento sustentável. Em entrevista, Lídia Brito, diretora de Políticas Científicas da Unesco, discute o papel da ciência nos debates sobre sustentabilidade. Para conhecer a agenda ambiental do Brasil desde a Rio 92, acesse a seção de infográficos, que também explicam o que são os serviços ecossistêmicos e como são as cidades sustentáveis.

Boa leitura!

Veja a revista

Reator trata efluentes e metais pesados num único processo


Uma indústria que trabalhe com metais pesados, como o cobre e cádmio, poderá se utilizar de um único reator para tratar de forma conjunta estes metais e o esgoto doméstico. A inovação vem sendo estudada na Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP. “Estes metais são geralmente utilizados em indústrias metalmecânicas e de galvanoplastia, e também é encontrado em águas de mineração”, conta o engenheiro Gustavo Mockaitis.
No Laboratório de Processos Biológicos da EESC, o cientista desenvolveu um protótipo, em escala laboratorial, de um Reator de Leito Ordenado que possibilita o tratamento simultâneo dos dois tipos de materiais.
Desenho do esquema do biorreator: o efluente entra pela parte inferior e sai pela parte superior do equipamento
Fonte: Agência USP Notícias

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

PRONATEC

Já está disponível o material da SEW sobre acionamentos. Nós utilizaremos isso para o nosso trabalho, na próxima aula. Discutiremos um dos exemplos!

EUA testam avião que atinge velocidade seis vezes superior à do som


A Força Aérea dos Estados Unidos testou na noite desta terça-feira uma aeronave experimental não-tripulada projetada para voar até seis vezes mais rápido do que a velocidade do som — cerca de 5.800 quilômetros por hora.
EUA testam avião que atinge velocidade seis vezes superior à do som  Chad Bellay/AP 
O aeronave experimental não tripulada, chamada de X-51 WaveRider, foi lançada sobre o Oceano Pacífico por um bombardeiro B-52 que decolou da base militar de Point Mugu, na Califórnia. As informações foram divulgadas pelo jornal local Los Angeles Times.
O B-52 decolou com sucesso neste terça-feira, mas não há nenhuma informação adicional disponível sobre o voo de teste, disse o porta-voz da Força Aérea Americana à agência de notícias americana Associated Press.
Em 2011, em um teste anterior, o X-51 caiu no mar cerca de quatro segundos depois de ter sido lançada de um bombardeiro. A aeronave foi projetada pela Boeing para ataques militares, conforme o Pentágono.
Fonte: Jornal Zero Hora

Com ensino médio estagnado, MEC já planeja mudanças no currículo


O plano de mudança foi desenhado pelo Ministério da Educação após a divulgação dos resultados do Ideb, o índice que mede o desempenho da educação básica nacional.
Segundo os dados referentes ao ano passado divulgados ontem, o ensino médio, antigo colegial, estagnou no país. A nota, que vai de zero a dez, considera o desempenho em português e matemática e também a taxa de aprovação dos estudantes (quantos passaram de ano).

Fonte: Folha de São Paulo

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Descoberto em Tonga navio pirata do século 18 com porão cheio de tesouros


Segundo a lenda, o Port-au-Prince, um navio corsário de bandeira britânica, foi atacado pelos guerreiros locais em 1806, onde a maior parte de sua tripulação foi massacrada.

Um navio pirata - citado nas histórias populares de Tonga e que afundou no século XIX - foi descoberto no litoral da nação do Pacífico com o porão cheio de tesouros, informa nsta quinta-feira, 9, um comunicado do Governo local.

Segundo a lenda, o Port-au-Prince, um navio corsário de bandeira britânica, foi atacado pelos guerreiros locais em 1806 após chegar em Tonga, onde a maior parte de sua tripulação foi massacrada por ordem do rei Ulukalala Finau II.

Um mergulhador local encontrou recentemente um navio cujas características eram similares às da lendária embarcação pirata em frente à ilha de Foa, afirma a porta-voz de turismo Sandra Fifita.

"Acredita-se que o navio possa abrigar uma considerável quantidade de cobre, prata e ouro em seu porão, assim como vários candelabros de prata, bandejas de incenso, crucifixos e cálices", assinala o comunicado.

Segundo os livros que estudam a época pré-cristã de Tonga, o rei ordenou que o navio fosse afundado com todo seu tesouro a bordo após resgatar o ferro e os canhões da embarcação.

"Este é um achado significativo para o povo de Tonga. Este naufrágio revelará uma grande quantidade de informação sobre a história de Tonga e, especificamente, sobre as ilhas de Haapai, explica Sandra.

O Port-au-Prince foi construído na França, mas a marinha britânica o capturou na capital do Haiti, que dá nome à embarcação, e foi enviado ao "Novo Mundo" com o objetivo de atacar e saquear os navios espanhóis.

Em 1805, sob o mandato do Capitão Duck, foi levado às águas do Pacífico para a caça de baleias.

Vários grupos de mergulhadores locais estão mapeando a região para registrar e enviar os dados ao Museu Marítimo de Greenwich, na Inglaterra.

Fonte: O Estado de SP

Não existe bronzeado seguro, diz especialista

Não existe bronzeado seguro, diz especialista

Evento - ENADSE

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Professor acusado de maltratar aluna consegue reverter justa causa e ganha indenização.

As ações que chegam à Justiça do Trabalho mineira são o termômetro de uma realidade alarmante: os professores estão ficando reféns de alunos sem limites e de instituições de ensino omissas, mais preocupadas com o lucro do que com a formação ética dos estudantes. 
 
A visão mercantilista da educação tem sido a responsável por situações absurdas, em que a violência psíquica e física ganha o aval das direções e coordenações de muitas instituições de ensino, pela falta de repreensão e de sanções adequadas aos alunos rebeldes. É que muitas delas são mantidas e financiadas pelas mensalidades dos estudantes.
 
Em consequência, elas preferem acobertar o comportamento inadequado de alunos rebeldes do que perder uma fonte de lucro. Sob essa ótica, o aluno é tratado como um cliente, que sempre tem razão, enquanto o professor é visto como um simples empregado, que pode ser substituído com facilidade, e, por essa razão, ele é obrigado a tolerar o desrespeito. 
 
O resultado disso pode ser observado também nos meios de comunicação, que frequentemente noticiam situações de total desrespeito ao profissional da educação. Já se tornaram comuns as notícias de professores agredidos e até mesmo assassinados em salas de aula por motivos banais, como, por exemplo, a insatisfação do aluno por causa de uma nota baixa. 
 
É com esse clima hostil em seu ambiente de trabalho que muitos professores estão exercendo suas funções. Esse tema foi objeto de análise do juiz substituto Daniel Cordeiro Gazola. Na 29ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte, ele julgou a ação proposta por um professor, dispensado por justa causa, sob a acusação de ter maltratado uma aluna. 
 
Mas, depois de examinar o conjunto de provas, o magistrado descobriu que, na realidade, a vítima foi o professor, que foi hostilizado por um grupo de estudantes liderados e influenciados pela aluna rebelde. 
 
Fonte: Granadeiro Advogados
Leia mais

Arachnocampa: larvas que constroem redes brilhantes para captura de alimento



Fonte: Blog da Biologia
-
Pertencente a ordem Diptera (mosquitos e moscas) e à família Mycetophilidae, os “mosquito-fungo da Nova Zelândia” é um dos mais incríveis de que temos conhecimento. O nome científico é Arachnocampa luminosa que significa mais ou menos ” inseto aranha que brilha”. Esse nome é devido dois de seus traços peculiares: sua capacidade de emitir brilhar no escuro e o método que usa para capturar suas presas.
Os adultos desta espécie são muito pouco conhecidos, pois passam a maior parte da vida como larva (de 8-12 meses) e por causa disso quando adultos não se alimentam e suas peças bucais não funcionam. Mas a fase mais interessante desses insetos é mesmo a fase larval. Quando larva, os Arachnocampa possuem cerca de 4 cm de comprimento, são caçadores vorazes e tem grandes mandíbulas bem preparadas para caçar suas presas, possuem a cor marrom, mas com a pele translúcida que permite mostrar um brilho esverdeado através da pele. Incrível como um vagalume!
A bioluminescência desses insetos se deve a reações químicas que ocorrem em um órgão especializado localizado na extremidade do tubo excretor. Assim como os vagalumes, produzem a enzima luciferase que juntamente com a luciferina e oxigênio produzem uma luminosidade natural, a bioluminescência. No caso dos Arachnocampa, a larva produz a luz com o objetivo de atrair alimento. Quanto mais faminta estiver, mais luz emitirá.
As larvas vivem principalmente em locais escuros e úmidos como cavernas, para que possam pendurar no teto seus fios de seda coberto com muco bioluminescente que produz. Com esse fio, as larvas produzem redes brilhantes de seda, com fios de até 50 cm de cumprimento que ficam pendurados aguardando a presa. As cavernas infestadas dessas larvas são um show da natureza, centenas de fios cobertas com glóbulos de mucosa brilhante. No escuro os fios brilham e vários insetos são atraídos pela luz e acabam presos na mucosa que possui substâncias químicas capazes de paralisar a presa. Uma vez capturada a presa vira comida das larvas que se cuidam para comer o suficiente para manter o adulto vivo para o acasalamento.
O maior inimigo dos Arachnocampa são os turistas que visitam suas cavernas em busca de um dos mais fabulosos espetáculos da natureza, veja nas fotos!

Prêmio Milton Santos de Educação Superior


Temos a satisfação de informar-lhe que a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior
(ABMES) acaba de lançar o regulamento da 5.ª Edição do Prêmio Milton Santos de Educação Superior,
2012. Com esta iniciativa, a ABMES presta a sua homenagem ao geógrafo Milton Santos, Professor
Emérito da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, falecido em São
Paulo no dia 4 de junho de 2001.
O Prêmio Milton Santos tem como objetivo reconhecer o mérito de personalidades que contribuem para
o aprimoramento da educação superior no País nas seguintes categorias:  administração de
instituição de ensino superior, gestão empresarial e desempenho na área pública.
O processo de indicação dos nomes – 1 (um) em cada categoria – prevê a participação de todos os
mantenedores associados, em dia com as suas obrigações financeiras. Para tanto, preparamos um hot
site (http://milton.abmes.org.br) contendo informações claras – passo-a-passo – com vistas a facilitar o
preenchimento dos dados. Os associados têm o prazo até  1.º de outubro de 2012 para enviar os
nomes e informações sobre aos indicados, conforme previsto no regulamento.
Pretendemos assegurar que o processo transcorra de forma legítima e democrática em consonância
com os princípios sempre defendidos pela ABMES e com o respeito e a consideração que dedicamos
ao nosso quadro de associados.
Sua participação é valiosa e bem-vinda.