sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Novas Perspectivas de vida fora da Terra!

Mesmo frustrando as espectativas de muitos interessados no tema "vida fora da Terra", a notíca transmitida ontem pela NASA foi uma descoberta fascinante. A vida pode não ser exatamente do jeito que pensavamos! Muito se fala e se imagina sobre o tema, basta ver todos estes filmes de ficção científica. Mas a descoberta revelada, com tanto alarde, não foi a prova definitiva da existência de outras formas de vida, mas sim, a possibilidade dessa vida realmente existir.

Os pesquisadores descobriram em um lago, algumas bactérias que conseguiam sobreviver em um ambiente com arsênico (uma substância muito venenosa). Para que exista vida, necessitamos de uns 6 elementos mínimos, sendo um dele o fósforo. Esta bactéria acaba utilizando o arsênico para substituir o papel do fósforo, adaptando-se, "evoluindo". Charles Darwin, chamava isso de seleção natural. E é esta adaptação ao meio que acaba derrubando por terra, todas as pesquisas sobre encontrar vida extraterrestre. Todas as pesquisas eram baseadas nos elementos ditos indispensáveis há vida, agora já sabemos, que eles não são assim tão indispensáveis. Isso amplia em muito a nossa pesquisa.
Fonte: O Estado de São Paulo
Leia mais

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Curso Gratuito promovido pelo Observatório Nacional

A Divisão de Atividades Educacionais do Observatório Nacional tem o
prazer de convidar a todos a participarem do novo curso a distância/2011:
                            EVOLUÇÃO ESTELAR
O curso é inteiramente grátis. Nenhuma taxa é cobrada aos
participantes. O material produzido, disponibilizado no site do
Observatório Nacional pode ser copiado (donwload) e impresso, desde
que não seja publicado em outros meios de divulgação sem a nossa
previa autorização.
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no endereço eletrônico:
http://www.on.br/site_edu_dist_2011/site/index_ee.html

IMPORTANTE: Antes de iniciar o curso não deixe de ler com atenção as
INFORMAÇÕES GERAIS.
              SEJAM BEM-VINDOS AO OBSERVATÓRIO NACIONAL E BOA SORTE
Carlos Henrique Veiga
Observatório Nacional/MCT
Pesquisador da Coordenação de Astronomia e Astrofísica
Chefe da Divisão de Atividades Educacionais
Rua General José Cristino, 77 Bairro Imperial de São Cristóvão
Cep: 20921-400 Tel:(005521)3504-9127 Fax:2589-8972
Rio de Janeiro - Brasil     http://www.on.br/

Nasa deixa mundo em suspense sobre descoberta de vida extraterrestre

WASHINGTON (AFP) - A Nasa, a agência espacial americana, vem causando efervescência, principalmente na internet, ao anunciar para esta quinta-feira uma entrevista à imprensa sobre uma descoberta científica ligada à vida extraterrestre.




"A Nasa realizará uma coletiva de imprensa às 14h00 (17h00, horário de Brasília) na quinta-feira, dia 2 de dezembro, para discutir uma descoberta em astrobiologia com consequências para a pesquisa de provas da existência de vida extraterrestre", informou a agência em seu site na Internet. A coletiva acontecerá em Washington e terá transmitissão ao vivo pela NASA TV e pelo site da agência.

Os apaixonados pelo espaço e pelos extraterrestres fizeram uma enxurrada de especulações na web sobre a importância deste anúncio, mas a Nasa não quis dar mais detalhes até o momento.

Entre as pessoas que falarão na quinta-feira estão Mary Voytek, que dirige o programa de astrobiologia da Nasa, Felisa Wolfe-Simon, pesquisadora em astrobiologia no USGS (Instituto de Geofísica Americano), bem como Pamela Conrad, astrobióloga do Centro Espacial Goddard da Nasa.

A astrobiologia é uma disciplina que estuda a vida no universo, incluindo sua origem e evolução, sua localização e as chances de ela se perpetuar. fonte: Yahoo notícias

Bem, não espere nenhum homenzinho verde. Pode ser no máximo uma bactériazinha congelada, ou alguma coisa parecida. Lembre que vida extraterrestre, pode ser qualquer coisa. Pode ser algo parecido com o que existe por aqui ou não, mas não necessáriamente é superior. Vamos com calma.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Rato volta a andar com tratamento desenvolvido por pesquisadores de Curitiba


Curitiba também tem pesquisadores bons, a criadora do método, Katherine Athayde de Carvalho, do Hospital Pequeno Príncipe, é um bom exemplo disto. Seu método propõem tratar as lesões dos pacientes com suas próprias células tronco. O estudo já está adiantado, inicialmente em ratos, mas na Turquia o mesmo procedimento já está sendo testado em humanos, utilizando os procedimentos da pesquisadora.
Fonte: A Folha On-line.
Leia mais