sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Blog do JSilva: Curso básico de programação para sistemas Android

Pessoal, dei uma olhada neste Blog e achei muita coisa interessante. Para quem quer fazer cursos on-line ou ver alguns livros, pode ser uma boa oportunidade. Para quem está pensando em aproveitar a funcionalidade dos tablets e celulares, vai um link sobre um curso básico de programação em Android.

Blog do JSilva: Curso básico de programação para sistemas Android

No mesmo blog, achei outra página muito legal (são eles que disponibilizam o curso acima!). Na página de cursos e artigos, existem várias matérias interessantes, até uma sobre física dos jogos, confira!
thecodebakers.org

Educação Especial

Confira as atualizações

Autismo x poluição

Tradutor de linguagem de sinais.

Curso de Genética nas Férias !!

Nanotubos de titânio otimizam osseointegração de implantes

Nanotubos de titânio otimizam osseointegração de implantesNanotubos de titânio otimizam osseointegração de implantes: Pesquisadores brasileiros descobriram uma forma de melhorar a integração dos implantes metálicos com os ossos

"Quando a película é depositada sobre o titânio, os nanotubos irão abrigar as células ósseas que poderão crescer no seu interior."[Imagem: Alain Robin/EEL]

Maior depósito de carbono da Terra está no núcleo

Núcleo da Terra tem maior depósito de carbono do planeta
Maior depósito de carbono da Terra está no núcleo: Geólogos acreditam ter solucionado um mistério de longa data: o que pode explicar a densidade do núcleo da Terra?

O trabalho dos pesquisadores chineses parece dar nova munição às teorias abiogênicas do petróleo. 

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Nanotubos são eficientes na osseointegração de implantes


Na Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP, cientistas estão desenvolvendo nanotubos de óxido de titânio (titânia – TiO2) que poderão ser utilizados para melhorar a osseointegração de implantes produzidos com o metal.
Nos experimentos, os pesquisadores conseguiram obter uma fina película, medindo entre 500 nanômetros e 3 micrômetros de espessura e que concentra nanotubos, que podem ser vistos somente em microscópio eletrônico de varredura de alta resolução. As películas de titânia (nanotubos de óxido de titânio) foram obtidas por anodização, como conta o professor Alain Robin, do Departamento de Engenharia de Materiais da EEL. “Quando a película é depositada sobre o titânio, os nanotubos irão abrigar as células ósseas que poderão crescer no seu interior”, descreve.
O docente, que estuda diversas ligas metálicas além do titânio, supervisionou um estudo em que foram obtidos os nanotubos. O trabalho da estudante de Engenharia de Materiais Michele B. A. Ribeiro, Obtenção e caracterização de nanotubos de TiO2 sobre titânio, foi realizado no Laboratório de Corrosão e Eletrodeposição da EEL, e recebeu menção honrosa no 20º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP (SIICUSP) ocorrido entre os dias 22 e 26 de outubro de 2012.
Fonte:Agência USP de Notícias

Salman Khan conta suas descobertas sobre o aprendizado



NATHÁLIA BUTTI - REVISTA VEJA -02/12/2012 - SÃO PAULO, SP
O matemático americano Salman Khan, ou Sal, tornou-se o mais bem-sucedido professor de todos os tempos sem nenhuma base teórica na área da pedagogia nem trânsito no mundo dos especialistas em educação. Aos 36 anos, ele nunca chegou a demonstrar ambição de se converter em um grande pensador da sala de aula, mas vem se firmando como alguém com um olhar muito pragmático e ácido sobre a escola. Sal não muda o tom em seu recém-lançado The One World Schoolhouse: Education Reimagined, best-seller nos Estados Unidos, com chegada ao Brasil prevista para janeiro com o título Um Mundo, uma Escola (Editora Intrínseca; 272 páginas; 29,90 reais). Preservando o estilo coloquial e ao mesmo tempo assertivo de suas aulas - já vistas 200 milhões de vezes na rede -, ele expõe pela primeira vez de forma mais organizada suas descobertas sobre o aprendizado. Incentivado pelos colegas do Vale do Silício, onde fincou sua Khan Academy, até arrefeceu um pouco o ritmo frenético com que produz conteúdo em quarenta áreas do conhecimento - algo que parecia impossível para quem o conhece bem - para concluir o texto sobre o qual se debruçou por dois anos. “Não tenho a pretensão dos grandes teóricos, mas uma experiência concreta que sinaliza para uma escola menos chata”, resume a VEJA o entusiasmado Sal.
O mérito número 1 desse jovem matemático que coleciona ainda graduações em ciências da computação e engenharia elétrica e uma passagem pelo mercado financeiro é mostrar que a transformação da escola - ainda baseada no velho modelo prussiano do século XVIII - não requer nada de muito mirabolante nem tão dispendioso. Sal é, acima de tudo, um defensor do bom-senso. Ele infdaga: “Se todas as pesquisas da neurociência já provaram que as pessoas perdem a concentração em longas palestras, por que a aula-padrão é expositiva e leva uma hora?”. Suas lições virtuais não passam de vinte minutos. Sal se declara ainda contra a falta de ambição acadêmica, uma das raízes do fracasso escolar. “O aprendizado de hoje é como um queijo suíço, cheio de buracos, e isso é estranhamente tolerado. Os alunos mudam de capítulo sem ter assimilado o anterior”, dispara com o mesmo ímpeto com que combate a monotonia na sala de aula. “Enquanto o mundo requer gente criativa e com alta capacidade inovadora, o modelo vigente reforça a passividade”, diz.
Uma de suas grandes contribuições é mostrar como a tecnologia pode revirar velhas convicções sobre a escola, área em que ainda paira uma zona de sombra - inclusive no Brasil. As iniciativas nesse campo costumam se limitar a prover acesso a computadores e tablets sem que se faça nada de verdadeiramente útil, muito menos revolucionário, com eles. Sal aponta dois caminhos. O primeiro requer bons professores para lançar na rede conteúdo do mais alto nível para ser visto de qualquer lugar e no ritmo de cada um. De tão simples parece banal, mas ele reforça que pode estar justamente aí a chave para um novo tipo de escola. “A criança assiste em casa à melhor aula possível, e o tempo na escola passa a ser usado de forma muito mais produtiva, para dúvidas e projetos intelectualmente desafiantes”, explica. O outro caminho descortinado por ele passa pela possibilidade que o computador traz de monitorar o desempenho dos alunos em tempo real - algo que, se bem aplicado, pode se converter em uma ferramenta valiosa. O próprio Sal desenvolveu um programa que permite ao professor visualizar o desempenho do aluno no instante exato em que ele resolve os desafios propostos no site da Khan Academy. Assim que a dúvida aparece, e antes que as lacunas se cristalizem, o mestre entra em ação. Os bons resultados de escolas que começam a adotar o sistema são um sinal de que Sal envereda por uma trilha acertada.
Um capítulo do livro é dedicado à sua própria trajetória e ajuda a desvendar o que o fez percorrer o improvável caminho da docência. Sal conta que achava “entediantes” as aulas na escola e, depois, no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Começou aí a imaginar maneiras de tornar o aprendizado mais atraente. Suas aulas fizeram sucesso primeiro no círculo familiar, mas, ao colocá-las gratuitamente na rede, em 2004, logo conquistou milhares de pessoas, atraídas pela mescla de espontaneidade, entusiasmo e excelência. Fã incondicional da Khan Academy, o fundador da Microsoft, Bill Gates, foi quem deu à mãe de Sal alento em relação aos novos rumos profissionais do filho.“O dia em que apareci na Fortune como o professor preferido de Gates foi o primeiro em que minha mãe não fez cara feia por eu não ter cursado medicina”, lembra um bem-humorado Sal. Defensor do básico - o bom conteúdo bem dado -, ele tem uma utopia de escola em que a curiosidade e a iniciativa sejam instigadas em grau máximo. De tão acelerado, faz reuniões de trabalho enquanto se exercita e costuma pular refeições -ritmo que contrasta com o do muito mais lento mundo da educação no qual ingressou. “É preciso romper de uma vez por todas com a inércia”, conclui.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Nova galáxia descoberta é apelidada de "feijão verde" por sua aparência - Mundo - Gazeta do Povo

Nova galáxia descoberta é apelidada de "feijão verde" por sua aparência - Mundo - Gazeta do Povo

Descoberto o dinossauro mais antigo, com 245 milhões de anos - Mundo - Gazeta do Povo

Descoberto o dinossauro mais antigo, com 245 milhões de anos - Mundo - Gazeta do Povo

REUTERS/©Natural History Museum, London/Mark Witton/Handout  / Desenho retrata como seria o dinossauro da espécie Nyasasaurus parringtoni  
Desenho retrata como seria o dinossauro da espécie Nyasasaurus parringtoni

Atenção Edital para mestrado e Doutorado - SEED

Senhores e Senhoras

Informamos que o Edital do Processo Seletivo Interno para afastamento laboral dos servidores públicos estaduais pertencentes ao Quadro Próprio do Magistério - QPM e Quadro de Funcionários da Educação  Básica - QFEB, a fim de se dedicarem a cursos em Programas de Pós-Graduação: Mestrado e Doutorado, em 2013 estará disponível no Portal Dia a Dia Educação,
Anexo a Resolução nº 7.282/2012 -GS/SEED e Edital nº 56/2012 - DG/SEED.

Solicitamos ampla divulgação dessa Política de Valorização dos Profissionais da Educação da rede pública estadual de ensino.

Grata

Fátima Godinho
Comissão Interna


Att
Mauricio Ferraz da Costa
  Chefe do NRE AMSul

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Como escolher um brinquedo que agrade uma criança?

Como escolher um brinquedo que agrade uma criança?: Uma técnica simples pode ajudar a escolher um brinquedo que atraia a atenção das crianças e ainda ajude a educá-las.

Tratamento controverso para autismo faz mais mal do que bem

è muito importante aprender para que erros como esse não sejam cometidos.

Tratamento controverso para autismo faz mais mal do que bem: Muitos cientistas afirmam que nunca se comprovou devidamente a conexão entre o autismo e os metais pesados tratados pela quelação.

Marie Curie

O Museu Universitário (Muni) apresentará exposição sobre a vida e obra da cientista Marie Curie. De origem polonesa, ela desenvolveu seu trabalho na França durante o final do século XIX e início do século XX. Seu trabalho foi reconhecido com o Prêmio Nobel de Física, em 1903 (em conjunto com seu marido, Pierre Curie, e Antoine Henri Becquerel) pelos estudos em radioatividade.
Em 1911 ela recebeu outro prêmio Nobel, desta vez de Química, pela descoberta dos elementos químicos Radio e Polônio. Ela foi a primeira cientista a receber dois prêmios Nobel e é a única pessoa, até o momento, a receber este prêmio em áreas científicas distintas.
Esta exposição mostra detalhes da vida e trabalho da cientista e ocorrerá de 3 a 7 de dezembro no Museu Universitário da PUCPR. O material da apresentação é fornecido pela Aliança Francesa de Curitiba e conta com o apoio da Escola Politécnica.

SERVIÇO:
Exposição Marie Curie
Data: 3 a 7 de dezembro
Horário: 9h às 21h
Local: Museu Universitário PUCPR

Vagas

A Coordenação do Portal Dia a Dia Educação, da Diretoria de Tecnologia Educacional (Ditec), está ampliando o seu quadro de funcionários para atuar na equipe como técnico pedagógico e seleciona profissionais para atuarem nas seguintes áreas/funções:

Pedagogo (02 vagas)
Função: Gerenciar e inserir conteúdos digitais nos ambientes do Portal (Alunos, Educadores, Gestão Escolar, Comunidade)

Requisitos:
Pertencer ao Quadro Próprio do Magistério – QPM
Residente na região de Curitiba ou área metropolitana
Disponibilidade de 40 horas semanais
Experiência mínima de 02 anos na área da educação
Conhecimento e domínio em informática: editores de textos, planilhas eletrônicas, conhecimento em web (acessar e-mail, realizar pesquisas), editores de apresentação, editores de imagens, vídeos e áudios.



Professor: Ensino Religioso (1 vaga)
Função: Gerenciar e inserir conteúdos digitais na página de Ensino Religioso

Requisitos:
Formação: conforme Deliberação 01/06
Disponibilidade de 40 horas semanais
Disponibilidade para viagens
Residente em Curitiba ou na área metropolitana
Professor do Quadro Próprio do Magistério - QPM
Experiência mínima de 02 anos na disciplina
Conhecimento e domínio em informática: editores de textos, planilhas eletrônicas, conhecimento em web (acessar e-mail, realizar pesquisas), editores de apresentação, editores de imagens, vídeos e áudios.



Professor: Biologia (1 vaga)
Função: Gerenciar e inserir conteúdos na página de Biologia

Requisitos:
Formação: conforme Deliberação 01/06
Disponibilidade de 40 horas semanais
Disponibilidade para viagens
Residente em Curitiba ou na área metropolitana
Professor do Quadro Próprio do Magistério - QPM
Experiência mínima de 02 anos no magistério
Conhecimento e domínio em informática: editores de textos, planilhas eletrônicas, conhecimento em web (acessar e-mail, realizar pesquisas), editores de apresentação , editores de imagens, vídeos e áudios.



Fale Conosco (2 vagas) - QPM ou QFEB

Função: Atendimento ao público em geral (via web) através de canais como "Fale Conosco" e chat on line.

Requisitos:
Disponibilidade de 40 horas semanais
Residente em Curitiba ou região metropolitana
Professor do Quadro Próprio do Magistério - QPM ou e/ou do Quadro de Funcionários da Educação Básica - QFEB
Conhecimento e domínio em informática: editores de textos, planilhas eletrônicas, conhecimento em web (acessar e-mail, realizar pesquisas), instant messenger, etc.



Legislação (2 vagas) - QPM ou QFEB

Função: Cadastrar e organizar a documentação oficial da SEED em ambiente web.

Requisitos:
Disponibilidade de 40 horas semanais
Residente em Curitiba ou região metropolitana
Professor do Quadro Próprio do Magistério - QPM ou e/ou do Quadro de Funcionários da Educação Básica - QFEB
Conhecimento e domínio em informática: editores de textos, planilhas eletrônicas, conhecimento em web (acessar e-mail, realizar pesquisas),

Candiru: um peixe que pode entrar em você (literalmente!)


.
É isso mesmo. O Candiru, também chamado de peixe-vampiro, é uma espécie de peixe-gato que vive nas águas doces do Rio Amazonas, no Rio Madeira e nos seus afluentes. É pequeno, não passa de 20 cm, o corpo é transparente e tem formato de uma enguia por isso é quase invisível na água. É um peixe parasita, normalmente nada até as cavidades das brânquias dos peixes maiores onde se aloja se alimentando de sangue sem trazer nenhuma vantagem para o hospedeiro.
 Até aí tudo normal. Os peixes que dividem o ambiente com esse vampirinho aquático é que devem se preocupar, certo? ERRADO. Mesmo tão pequeno e aparentemente indefeso para nós, o Candiru é um dos peixes mais temidos pelos nativos naquelas águas, até mais que a piranha. Isso porque, o peixe possui o que tem perfil aerodinâmico de um supositório, ele pode ser atraído pelo cheiro da urina ou secreções e acabar penetrando na uretra, no ânus ou na vagina do banhista. Que agonia! Ele então se instala ali preso pelos dentes fortes e não tem como voltar mais, pois suas nadadeiras se abrem assumindo um formato de guarda-chuva. Apesar de não existirem evidências de que o o Candiru possa sobreviver dentro do corpo do ser humano, os pesquisadores garantem que eles se alimentam do sangue e do tecido dessas cavidades e só podem ser retirados por meio cirúrgico.
O recomendado pelos médicos da região é que os homens usem camisinha ao se banhar nas águas e que as mulheres não nadem sem roupa. É melhor prevenir, né gente!
FONTE: Wipipedia
by Diário da Biologia