sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Jovens brasileiros podem aprender física brincando com educativo Ludwig

Posted: 10 Oct 2013 06:10 AM PDT
ludwig03
Física é provavelmente uma das disciplinas mais difíceis de estudar desde os tempos de colégio, porém há uma maneira bem interativa e simples de se aprender: basta jogar o novo game do estúdio Ovos chamado Ludwig.
Para explicar como você vai aprender qualquer coisa com este jogo, vamos ao princípio; você controla um robô de pesquisa chamado Ludwig que veio de outro planeta e chega à Terra para descobrir sobre tecnologias humanas, leis da física e como encontrar fontes de energia renováveis para voltar ao seu planeta de origem. Em outras palavras, durante a pesquisa, o simpático robô acaba aprendendo muito sobre as ciências deste planeta.
Ludwig acaba mostrando de maneira educativa um pouco de ciência, física e tecnologia para os jogadores mais jovens. E não é por menos: a produtora Ovos é uma companhia europeia empenhada na criação de Serious Games. O lançamento no Brasil é cortesia do Uol Boa Compra, que providenciou a monetização do produto.
Para ensinar com efetividade, o time de criação resolveu fazer diferente do que se vê em outros jogos educativos por aí, ou seja, a jogabilidade educativa foi incorporada diretamente na trama do game, sem diferenciar o ato de brincar, aprender ou elementos de avaliação para manter os jogadores envolvidos em todo o processo.
Ludwig é mais um progresso na rota de discussões na relação entre educação, cultura e novas mídias”, disse Schwartz, diretor da Games for Change da América Latina e Professor na Universidade de São Paulo.
A ideia é que Ludwig torne-se uma ferramenta nas salas de aula, maximizando a experiência de estudo. Afinal de contas, Ludwig é um dos jogos que detém o apoio da organização Games for Change. O game chega ao Brasil credenciado como um dos mais relevantes Serious Games já criados graças a prêmios que conquistou ao longo de dois anos para sua categoria, tais qual o German Developer Award, o World Didac Award 2012, o World Summit Award 2013, entre outros.
Estamos orgulhosos em entrar para esse novo mercado de jogos educacionais com um produto tão premiado na Europa”, comemorou Christian Ribeiro, CEO e Fundador do UOL BoaCompra. De acordo com o executivo, a parceira do Uol BoaCompra com a Universidade de São Paulo vai permitir que  Ludwig possa ser distribuído do jogo nas salas de aula de todo o país. Então só resta esperar.
Abaixo o vídeo do game:

The post Jovens brasileiros podem aprender física brincando com educativo Ludwig appeared first on GameReporter | Blog de Cultura Gamer.

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Prêmio foi concedido pela teoria da chamada "partícula de Deus" que explica como as partículas adquirem massa

O prêmio Nobel de Física 2013 foi concedido, na manhã desta terça-feira (8), para o escocês Peter Higgs, da Universidade de Edimburgo, e o François Englert, Universidade Livre de Bruxelas, por suas descobertas teóricas sobre como as partículas subatômicas adquirem massa. 
















TEATRO

Oi gente! Convitinho para uma peça de teatro nesse recesso!
Resultado de um trabalho de estudantes da universidade integrantes ao projeto de extensão de desenvolvimento cenográfico desde março. Venham conferir ;)

O Grupo de Teatro da UTFPR apresenta:

// BABEL
// Direção de Ismael Scheffler 
// Elenco: Carol Pellegrini, Sissa Oliveira, Mariane Filomeno, Monique Rau, Patricia Goulart e Uliana Kovalczuk.
// Cenografia: Betina Bonilauri Bonilauri, Mariana Garcia da Silva Silva, Matheus H S Mayer H S Mayer e Natália de Oliveira Martins.
// Apresentações: 18, 19, 20, 25, 26 e 27 de outubro e 01, 02 e 03 de novembro, às 20h, na Av. Silva Jardim, 807, Bloco V da UTFPR
//Entrada Franca!

"Cinco seres indecifráveis vivem em Babel, uma cidade, uma máquina, uma torre. Império de sobrevivência. Lugar que não existe, em um tempo que ainda há de acontecer! Onde o futuro já era, e o presente já foi. "



terça-feira, 8 de outubro de 2013

Haitianos recebem aulas de português em Curitiba

Haitianos recebem aulas de português em Curitiba: Quando decidiu deixar o Haiti, há sete meses, o professor de Física Fednel Pierressaint, 24 anos, não imaginava que o idioma seria uma barreira tão grande, talvez até maior do que o preconceito enfrentado para ser um cidadão no Brasil. A exemplo de seus m...

Enade reprova 30% dos cursos avaliados em 2012

Enade reprova 30% dos cursos avaliados em 2012: Cerca de 30% dos cursos de ensino superior avaliados no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2012 apresentaram resultado insatisfatório, com notas 1 e 2 (de um teto de 5). O Enade é um teste do governo federal que serve para avaliar redes de...

Na UFPR, segundo o jornal, a nota foi a falta de participação dos alunos no Enade como protesto. Veja a reportagem completa!

Resultado
26,3% dos cursos superiores do Paraná avaliados obtiveram resultado insatisfatório. Outros 27 tiraram nota máxima. Veja a avaliação:
Nota mínima
• Administração: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Mandaguari
• Direito: UFPR e Faculdade Cristo Rei (Cornélio Procópio)
• Psicologia: Faculdade Sant’Ana (Ponta Grossa)
• Relações Internacionais: UTP
• Tecnologia em Marketing: Faculdade de Tecnologia Inesul do Paraná
• Tecnologia em Gestão Comercial: Universidade Paranaense (Umuarama) e Faculdade Sul Brasil (Toledo)
• Jornalismo: Faculdade Cristo Rei (Cornélio Procópio)
• Publicidade e Propaganda: UFPR
Nota máxima
• Administração: UEL, UFPR e Faculdade Integrada das Cataratas
• Direito: UEL, UEM, Unioeste (Foz do Iguaçu e Marechal Cândido Rondon), UEPG, Faculdades Integradas do Vale do Iguaçu e Uenp
• Psicologia: UEL e Universidade Positivo
• Ciências Contábeis: UEL, PUCPR e UEM
• Design: UTFPR
• Turismo: UFPR
• Secretariado Executivo: UEM e Unioeste
• Tecnologia em Gestão de RH: Faculdade Pitágoras de Londrina
• Tecnologia em Gestão Financeira: Centro Universitário Franciscano do Paraná e Inesul
• Tecnologia em Logística: Centro Universitário Filadélfia
• Jornalismo: UEPG e Ceumar
• Publicidade e Propaganda: Centro Universitário de União da Vitória e Unicentro
Fonte: MEC

Alteração genética é feita por raios laser

Laser insere gene em células individuaisAlteração genética é feita por raios laser: Os métodos atuais para inserir um gene em uma célula tendem a ser complicados, destrutivos e só funcionam em aglomerados de células.
"O que é mais fantástico é que tudo isso acontece em uma única célula." [Imagem: Gwangju Institute of Science and Technology]

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

QUADRO NEGRO

Mais uma história de professores em sala de aula, veja a verdadeira história de PI, veja em QUADRO NEGRO

Aprender ou sofrer!

Buraco negro dentro de chip confirma teorias de Einstein

Buraco negro dentro de chip confirma teorias de Einstein: Uma versão fotônica de um buraco negro foi criada no interior de um chip de plástico.
Buraco negro dentro de chip confirma teorias de Einstein
Além do horizonte de eventos - a fronteira além da qual nada escapa - os buracos negros possuem uma região chamada esfera fotônica, uma região onde o espaço-tempo é fortemente curvado. [Imagem: Sheng et al./Nature Photonics]

AJUDE, DOE SANGUE!

Amigos e amigas, 

Solicito uma colaboração urgente para doação de sangue, para repor o estoque utilizado pelo meu pai em virtude de seu estado de saúde.

Dados para doação:

HEMOBANCO
Rua Capitão Souza Franco, 290, Curitiba - (próximo ao Hospital Evangélico)
Tel. 3023 55 45
Horário: 08h às 19h de segunda à sábado

QUALQUER TIPO SANGUINEO
Levar RG
Estar alimentado
Idade: 18 até 67 anos
Pesar mais de 50 kg

Mencionar que se trata de doação para:
András Károly Vörös que está internado na
UTI do Hospital Evangélico.

Eu e toda minha família agradecemos de coração!

E que, se por ventura você doar e se sentir bem, que continue sempre que puder!

Evento

Algo para servir de exemplo 2

Professor fatura R$ 15 mil por mês vendendo DVD de matemática nas ruas

CARLOS EDUARDO CHEREM - UOL EDUCAÇÃO - 03/10/2013 - SÃO PAULO, SP
Frustrado com uma negativa do MEC (Ministério da Educação) em adotar nas escolas do país seu método de `matemática simples` no início dos anos 1990, o professor de matemática William Martins Barbosa, 50, abandonou as salas de aula, gravou uma série de vídeos e começou a vender DVDs com suas lições de matemática nas ruas das capitais brasileiras.
Segundo ele, fatura R$ 15 mil mensalmente com a comercialização de 50 unidades, R$ 10 cada. Com isso, obtém um lucro líquido de aproximadamente R$ 10 mil por mês. Com um assistente, que oferece o DVD às pessoas que assistem à `aula pública` da `matemática fácil`, em grandes aglomerações dos centros urbanos, Barbosa trabalha diariamente de 10h às 19h.
`Viajo muito. Trabalho em São Paulo, no Rio, e em outras capitais. Mas só em cidades grandes. Dá para vender até mais de 50 DVDs por dia`, afirma o professor, formado pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).
Suas aulas de dois, três ou quatro minutos nas ruas atraem muitos interessados. Na segunda-feira (30), na avenida Amazonas, centro de Belo Horizonte, uma plateia de cerca de dez pessoas ouve atenta as dicas da `matemática simples`. Dois ou três compram o DVD. Havia também clientes assíduos na platéia que se formava e se dissolvia, num intervalo de poucos minutos.
Provas no Sesi
Cliente do professor, o aposentado José Soares Reis Júnior é informado por Barbosa que há uma nova versão das aulas. Ele fica satisfeito e adquire mais dois DVDs da coleção `matemática fácil`, dividida em duas: quatro DVDs cada uma delas.
`Levei os DVDs para o meu sobrinho. Isso o ajudou a passar na prova para entrar no Sesi (Serviço Social da Indústria)`, afirma o aposentado. O menino de dez anos, explica Reis Júnior, enfrentou uma disputa acirrada para poder frequentar a escola do fundamental do Sesi, em Belo Horizonte.
`O DVD foi fundamental para ele passar. Ajudou muito mesmo`, diz. O criador da `matemática fácil` sorri. Fica satisfeito com o comentário do cliente. `A maneira mais fácil para que uma pessoa comece a caminhar com as próprias pernas é entendendo as coisas, que têm de ser simples`, diz o professor.
Do MEC às ruas
Barbosa formou-se em matemática na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) em 1986. Deu aulas da disciplina em cursinhos preparatórios do vestibular e para concursos públicos durante sete anos. A partir daí, começou a ministrar aulas particulares em casa.
Nessas aulas, aperfeiçoou seu método. O professor consolidou e sistematizou o método num projeto encaminhado ao Ministério da Educação, em 1992. `Passei seis meses em Brasília, fazendo reuniões e pulando de sala em sala. Eles falavam que o projeto era ótimo, falavam que queriam o projeto para os filhos, mas acabaram arquivando tudo`, afirma o professor.
Nessa época, entre 1992 e 1993, Barbosa começou a gravar os primeiros DVDs e começou a venda nas ruas. `Queria que fosse para todo mundo. Mas eles não aprovaram. Vou divulgando em cidades grandes mas podia ser uma coisa muito maior`, lamenta.

Algo para servir de exemplo.

AS 10 LIBRAS DE BRUCE DICKINSON


"Eu havia saído de casa e tinha apenas dez libras no bolso, era todo o dinheiro que eu tinha. Era uma noite de verão e enquanto eu caminhava pela rua me perguntava em que banco eu iria dormir. Tudo o que eu tinha, carregava comigo em uma pequena mala e eu realmente não tinha para onde ir. Enquanto eu olhava procurando um banco adequado, comecei a pensar sobre o que eu faria com meus últimos trocados. Como faço para 'investir' minhas dez libras? Pensei: acho que vou pegar o metrô, comprar comida... ou talvez eu deveria poupar o dinheiro? Depois de pensar em alternativas por um bom tempo, eu percebi que estava na frente de um Clube de Rock, que inclusive ainda existe, chamado Dingwalls. Sabia que algumas bandas tocariam lá e pensei que se eu ainda ia dormir num banco do parque, eu poderia ao menos entrar e tomar umas cervejas. Então, eu paguei minhas últimas 10 libras na entrada para o show e encontrei lá um velho amigo com quem havia tocado em uma banda. Ele trabalhava na casa como técnico de som. Eu disse a ele que eu não tinha lugar para ficar e ele perguntou se eu queria dormir em seu sofá, que não tinha nenhum problema. Depois de viver com ele por uma semana, fiz outras amizades que em seguida me levaram a cantar no Iron Maiden. O que então parecia ser uma decisão quase insignificante, acabou agora em retrospecto por ser um verdadeiro marco na minha vida. Você tem que assumir riscos, afim de assumir a responsabilidade por sua vida e não ser pego em situações desesperadoras." - Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden.

Bruce Dickinson frase empreendedorismo