sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Queda de meteorito deixa centenas de feridos na Rússia

Vítimas tiveram ferimentos causados por estilhaços de vidro.
Mais de 100 pessoas tiveram que ser hospitalizadas.


Cerca de 500 pessoas ficaram feridas em consequência de um meteorito que atravessou o céu sobre a Rússia nesta sexta-feira (15), lançando bolas de fogo na direção da Terra, quebrando janelas e acionando alarmes de carros.
Segundo agências de notícias russas, o Ministério de Situações de Emergência do país informou que 514 pessoas ficaram feridas e buscaram assistência médica, incluindo 82 crianças. Destas, 112 foram hospitalizadas.
Fonte: Portal G1

Links interessantes

Extratos de chá verde e vinho tinto desarmam Alzheimer no cérebro

Extratos de chá verde e vinho tinto desarmam Alzheimer no cérebroExtratos de chá verde e vinho tinto desarmam Alzheimer no cérebro: A descoberta pode fornecer um novo e importante caminho na busca de tratamentos novos e mais eficazes para o Alzheimer.
A formação das placas de beta amiloide foi interrompida usando extratos purificados de catequina, extraída do chá verde, e resveratrol, extraído do vinho tinto.[Imagem: University of Leeds]

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Projeto UCA



Amigos, assumi o depto de Tecnologia Educacional na SMED e uma de nossas políticas norteadoras é o debate amplo sobre as tecnologias educacionais, o que vai embasar nossos rumos por lá. Para que tudo fique o mais transparente possível vamos utilizar, a princípio, fóruns de debate. Segue abaixo o link do primeiro, que trata do UCA. Peço a colaboração de todos para participar e repassar para o máximo de profissionais da educação!
Obrigado! Abraço!

http://projeto-uca-um-computador-por-aluno.48134.n6.nabble.com/

 

Hoje começa tudo de novo!!

Depois da famosa semana pedagógica, a gente volta hoje pra escola!
O tempo está feio, talvez chova!
Tem gente que ainda não voltou da praia, do carnaval!
Tem aluno que não vem!
Tem aluno que vem, mas vai me perguntar porque eu não faltei!
Tem aluno que deixa o corpo na sala e a mente em qualquer outro lugar!
Tem aluno e alguns professores que nem sabem porque estão ali!
Acorde, finalmente o ano começou!

Estou digitando e escutando o jornal. Na televisão falam de milhares de empregos  e que não tem gente pra pegar estas vagas. Falta gente capacitada. Emprego não é o problema, faltam cabeças que pensem!

E o povo pulando no salão!

Ontem postei uma notícia sobre os professores que não sabem o que fazer com o novo equipamento que o governo do estado vai fornecer. Vou falar da minha experiência pois vi isto acontecer e sempre falo para meu alunos esta história.
Depois de fazer meu curso técnico em mecânica, começei a trabalhar como desenhista. Usavamos fazer os desenhos em papel, usando esquadro, compasso etc. Era muito chato corrigir os desenhos, evitar que os mesmos não ficassem sujos etc. A empresa onde trabalhava se modernizou, comprou computadores, softwares isso há 21 anos atrás. Mudei de empresas, de micros, os softwares melhoraram. Aprendi coisas novas, não esperava que tudo viesse pronto. Hoje qualquer profissional tem que pensar assim, não podemos ficar parados, estáticos. Tudo muda, não dá pra ficar achando que tudo vai ficar igual como era na época de nossos avós. Tudo mudou, agora tem laboratórios de informática, internet, a TV Pendrive, laptops, tablets, lousa digital, realidade aumentada.... e você não sabe usar? Não podemos ficar correndo atrás, se valorize, se atualize! É questão de sobrevivência, necessidade. O exemplo que sempre dou para meus alunos sobre isso é o relógio!
Olhe na sua sala e veja quantos alunos usam relógio. Provavelmente são poucos. O celular substituiu o relógio com tantas vantagens que quase ninguém mais usa. Pense no profissional que vivia do conserto de relógios, o que seria se tivesse que ficar correndo atrás ou acreditando que tudo seria igual para sempre. Como dizem os Stones, pedras que rolam não criam limo!


Quer aprender? quer se capacitar?