sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Desordens neurológicas em crianças são associadas com produtos químicos

Desordens neurológicas em crianças são associadas com produtos químicosDesordens neurológicas em crianças são associadas com produtos químicos: Produtos químicos tóxicos podem estar na base dos recentes aumentos de autismo, déficit de atenção e hiperatividade e dislexia.



Seis novos produtos químicos reconhecidos como neurotóxicos incluem manganês, flúor, clorpirifós e DDT (pesticidas), tetracloroetileno (solvente) e os éteres difenil polibromados (retardadores de chama).[Imagem: NSPH/iStockphoto.com/simazoran]

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Virando o jogo contra o governo!

Atendendo aos pedidos de alunos e de professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA), o promotor de Proteção aos Direitos Humanos do Ministério Público (MP) de Londrina, Paulo Tavares, pediu à Secretaria de Estado de Educação (Seed) que revogue a instrução normativa publicada em 2013 que estabelece mudanças nessa modalidade de ensino. A alteração mais polêmica é aquela que obriga os estudantes que não têm frequência regular a assistir às aulas apenas nos Centros Estaduais de Educação Básica para Jovens e Adultos (Ceebjas), que nem sempre ficam próximos de onde moram.
A EJA oferece dois tipos de organização: a coletiva e a individual. O ensino coletivo se dá nas turmas com alunos que podem ter frequência regular, enquanto o individual recebe aqueles que não conseguem. É para concentrar os estudantes individuais e, assim, otimizar o trabalho dos professores, que a Instrução 008/2013 determina que eles sejam atendidos nos Ceebjas. Até então, esses alunos podiam estudar nas escolas mais próximas com a modalidade. No total, há 4 mil pessoas matriculadas no EJA em Londrina.
Tavares avalia que a instrução cria obstáculos ao acesso do aluno na EJA. “Só em Londrina, temos 20 mil analfabetos e, em vez de incentivar que estudem, o Estado faz o contrário.” No ofício encaminhado na sexta-feira ao secretário de Educação do Paraná, Flávio Arns, ele deu um prazo de dez dias para resposta. Um ofício também foi enviado para o Conselho Estadual de Educação, pedindo um posicionamento. Junto desses documentos, foram anexadas cópias do abaixo-assinado com 457 assinaturas de alunos e do requerimento feito pelo Fórum Paranaense de EJA, subscrito por 115 professores.
“O aluno individual que estudava na escola [mais próxima] agora têm de se deslocar até um dos centros. Vão parar de estudar, com certeza”, prevê o professor Ivonir Rodrigues Ayres, membro do Fórum Paranaense de EJA em Londrina. A determinação de que as turmas de ensino individual tenham o mínimo de 20 alunos é outro ponto discordante. “Existe até um erro de concepção: ora, se é individual, não tem de ter turma.”
Como o curso individual é feito por disciplinas, sendo quatro por vez, o aluno podia se matricular a qualquer momento em uma nova disciplina, assim que terminasse uma das anteriores. Com a mudança, porém, foram estabelecidos quatro períodos de matrícula ao longo do ano. “É um absurdo e isso só acontece no Paraná. Queremos matrícula o ano inteiro”, afirma Ayres.
Argumentos
De acordo com a chefe do Departamento de Educação de Jovens e Adultos da Seed, Márcia Dudeque, o objetivo da instrução é organizar a oferta das disciplinas. “Fizemos pesquisas nas escolas e verificamos que, em muitas delas, os alunos não concluíam os estudos”, defende.

Rumo à nanoeletrônica: Moléculas como circuitos eletrônicos

Rumo à nanoeletrônica: Moléculas como circuitos eletrônicos

Rumo à nanoeletrônica: Moléculas como circuitos eletrônicos

A equipe montou o modelo teórico e, a seguir, tirou a prova em experimentos práticos - os resultados foram encorajadores. [Imagem: Ryan Requist et al./Pnas]

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Links

[+] - Arquitetura do impossível
http://educabr.org/weblink/pafiledb.php?action=file&id=1588
No mundo todo existem construções misteriosas de épocas anteriores ao domínio do ferro e do uso de ferramentas de precisão. Complexas cidades escavadas em rocha sólida, esculturas gigantes e construções com pedras que pesam toneladas e mesmo os guindastes de hoje teriam dificuldades para manusear tanto peso. Para a ciência estes são verdadeiros mistérios.

[+] - Noções de Psicologia da Aprendizagem - Curso online
http://educabr.org/weblink/pafiledb.php?action=file&id=290
Curso indicado para estudantes e profissionais de Pedagogia, Psicopedagogia, Letras, Magistério, Psicologia, professores em geral e todos os interessados na área.

[+] - Torno Mecânico - Curso online
http://educabr.org/weblink/pafiledb.php?action=file&id=296
Curso indicado a todos os alunos e profissionais que já trabalham na área ou que desejam ingressar nessa profissão.

[+] - Chaveiro Básico - Curso online
http://educabr.org/weblink/pafiledb.php?action=file&id=298
Curso muito indicado para aqueles que desejam trabalhar de forma autônoma, empreendedores, profissionais liberais e também como funcionário de lojas do ramo.

[+] - Lixo eletrônico e o meio ambiente
http://educabr.org/weblink/pafiledb.php?action=download&id=1164
Este não é um problema simples e pode trazer dificuldades para o meio ambiente. Cada vez mais substituímos nossos eletrônicos em um menor tempo. Isso gera muitas toneladas de tecnologia jogadas na natureza. Uma pergunta se torna inevitável, como gerenciar tanta sucata?

[+] - Iphone equipado para medir radiação nuclear
http://educabr.org/weblink/pafiledb.php?action=download&id=1421
Empresa japonesa fabricou um contador Geiger de baixo custo para ser acoplado ao iPhone. O principal objetivo é proporcionar um instrumento doméstico capaz de verificar o nível de radiação nuclear.

[+] - Comprar Imóvel: Simulador de Financiamento CEF
http://educabr.org/weblink/pafiledb.php?action=download&id=1076
Esta pensando em comprar algum imóvel? Simula um financiamento com esta ferramenta on-line da Caixa Econômica Federal. Isso pode dar uma idéia dos custos e auxiliar você para se organizar.

[+] - PDF: Programação Básica em Java - Apostila
http://educabr.org/weblink/pafiledb.php?action=file&id=944
Aprenda em 124 página a programar na linguagem JAVA com esta apostila que traz fundamentos e técnicas de desenvolvimento.

[+] - PDF: Criando atividade didática através do Hot Potatoes
http://educabr.org/weblink/pafiledb.php?action=file&id=1534
Aprenda a utilizar o Hot Potatoes para elaboração de atividades como: palavras cruzadas, ordenar palavras, completar lacunas entre outras.

[+] - PDF: Adobe ActionScrpt 3.0: Manual
http://educabr.org/weblink/pafiledb.php?action=file&id=954 
Manual em PDF sobre o Adobe ActionScrpt 3.0 

[+] - Curso de Secretariado Executivo - sem mensalidade
http://educabr.org/weblink/pafiledb.php?action=file&id=416
O Curso de Secretariado Executivo é destinado a quem deseja conhecer mais sobre a profissão e/ou atualizar seus conhecimentos, ensina tudo por meio de vídeo-aulas dinâmicas e interativas. O curso conta também com Apostilas que podem ser impressas, além do apoio de tutores para tirar dúvidas.

[+] - Curso de Contabilidade Básica - sem mensalidade
http://educabr.org/weblink/pafiledb.php?action=file&id=446
Neste curso você aprenderá os elementos básicos da contabilidade, técnicas de escrituração e registro, termos utilizados, entre outros.

[+] - PDF: Criação, proteção e uso legal de informação em ambientes da World Wide Web
http://educabr.org/weblink/pafiledb.php?action=file&id=175
Um número cada vez maior de produtores de conteúdo informacional, embora de acordo com os padrões culturais prevalecentes nem sempre seja considerado qualitativamente favorável, evidencia uma nova configuração cultural exponencialmente representativa no fluxo da informação em que o indivíduo, que não há muito tempo era um mero consumidor de conteúdo intelectual, é agora também um participante ativo na criação desses conteúdos. Os indivíduos que lidam com essas novas formas de produzir, disseminar e usar conteúdos informacionais devem estar conscientes das diferenças que se impõem quando a informação é digital. Eles devem conhecer as implicações quanto ao fluxo da informação e seus aspectos simbólicos, bem como saber sob quais condições a lei de direitos autorais estabelece que essas práticas devam acontecer.

[+] - PDF: A Carroça do Sonho e os Saltimbancos
http://educabr.org/weblink/pafiledb.php?action=file&id=368
Um sonho que deu certo e que precisava ser contado. Um espetáculo que começava com a simples chegada da carroça a uma rua ou praça de um bairro qualquer, um palco desmontável que apresentava resultados de alta qualidade, o ouro de nossa cultura.

[+] - EPUB: A evolução histórica da ergonomia no mundo e seus pioneiros
http://educabr.org/weblink/pafiledb.php?action=file&id=1011
Os conceitos e aplicações da ergonomia estão em constante discussão no âmbito acadêmico, caracterizando um corpus de conhecimento de grande expressividade para a própria ciência ergonômica e demais áreas tecnológicas correlatas, a saber: engenharias, design, arquitetura, e outras. Entre as demandas para ampliar as análises em torno dessa disciplina apresenta-se sua evolução histórica, a qual está completa de controvérsias e discussões.

Fiocruz começará teste de vacinação contra esquistossomose

Fiocruz começará teste de vacinação contra esquistossomose: A expectativa da Fiocruz é que a vacinação em larga escala possa começar em três anos.