sexta-feira, 11 de maio de 2012

Ciência feita na Estação Espacial vai beneficiar idosos

Ciência feita na Estação Espacial vai beneficiar idosos: Ao descobrir por que razão o sistema imunológico dos astronautas não funciona tão bem no espaço, os cientistas estão aplicando suas conclusões em benefício da terceira idade.

Teste de ligar os pontos prevê gravidade de derrame

Teste de ligar os pontos prevê gravidade de derrame

Jogo para abordar literatura infantil


Conheça, neste divertido jogo, os livros brasileiros fundamentais para as crianças. Para jogar, basta clicar nas ilustrações e digitar o nome do livro. Depois, compartilhe o resultado com seus amigos!


Vá para o jogo!

Revista ComCiência

Está no ar o número 138 da revista mensal eletrônica de jornalismo científico ComCiência <http://www.comciencia.br>, publicada pelo Labjor e pela SBPC. O tema desta edição é "Multicentros".

Editorial
- Multicentros
Carlos Vogt
<http://www.comciencia.br/comciencia/?section=8&edicao=78&tipo=956>

Artigos
- Decifra-me ou te devoro
Luiz Bevilacqua
<http://www.comciencia.br/comciencia/?section=8&edicao=78&id=961>

- Uma instituição singular
Fernando Galembeck
<http://www.comciencia.br/comciencia/?section=8&edicao=78&id=963>

- A interdisciplinaridade como alternativa à organização dos currículos escolares: algumas contribuições
Marília Freitas de Campos Tozoni-Reis
<http://www.comciencia.br/comciencia/?section=8&edicao=78&id=966>

- Ação de acompanhamento e avaliação do programa INCT
Maria Carlota de Souza-Paula
<http://www.comciencia.br/comciencia/?section=8&edicao=78&id=964>

- UFSCar terá centro multidisciplinar de pesquisas em materiais, catálise e energia
Ernesto Antonio Urquieta-Gonzalez
<http://www.comciencia.br/comciencia/?section=8&edicao=78&id=967>

Reportagens
- Da hiperespecialização à integração de saberes
Por Maria Teresa Manfredo
<http://www.comciencia.br/comciencia/?section=8&edicao=78&id=958>

- A corrida da ciência e as formas de integração
Por Romulo Orlandini
<http://www.comciencia.br/comciencia/?section=8&edicao=78&id=960>

- A multidisciplinaridade como resolução para novos problemas científicos
Por Monique Lopes
<http://www.comciencia.br/comciencia/?section=8&edicao=78&id=959>

- Agregação de áreas é processo em curso na universidade brasileira
Por Aline Naoe
<http://www.comciencia.br/comciencia/?section=8&edicao=78&id=962>

- Interdisciplinaridade na graduação forma profissionais mais qualificados
Por Cristiane Kämpf
<http://www.comciencia.br/comciencia/?section=8&edicao=78&id=965>

Entrevista
- Maria Victoria Ramos Ballester
A presidente da Comissão de Pós-Graduação Interunidades da USP fala sobre a interdisciplinaridade e os principais desafios a serem enfrentados nas ciências ambientais
Entrevistada por Cintia Münch
<http://www.comciencia.br/comciencia/?section=8&tipo=entrevista&edicao=78>

Resenha
- Ação coletiva versus individualismo
Livro busca soluções para problemas em teorias de ação social e tenta comprovar que, mesmo em uma sociedade complexa, podemos alcançar um bem coletivo
Por Francisco Zaiden
<http://www.comciencia.br/comciencia/?section=8&tipo=resenha&edicao=78>

Notícias
<http://www.comciencia.br/comciencia/handler.php?module=comciencia&action=view&section=3>

- Uniformes inteligentes vigiam alunos e passam a mediar relação escola-família
- Deslocamento dos cortadores de cana expõe impactos sociais do setor
- Sistema transforma textos em animação virtual na língua de sinais
- Imagens na mídia valorizam maternidade como essência do feminino
- MP acende polêmica linguística contra dicionário
- Prédio público sem crucifixo estabelece abertura à diversidade

Boa Leitura!
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Labjor/Unicamp
http://www.labjor.unicamp.br

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Curso de Odontologia oferece cirurgia de implante para a comunidade


O curso de Pós-Graduação em Implantodontia da UFPR realiza cerca de 20 cirurgias por mês, com custo para o paciente que chega a ser de três a cinco vezes menor do que em clínicas particulares. “Esse é um tipo de cirurgia muito especializada e de difícil acesso. Por isso, muitas pessoas vêm de outras cidades em busca do tratamento”, explica o professor Jayme Bordini Júnior. Na clínica integrada de odontologia os implantes são menos caros porque grande parte do material é doado pelas empresas fabricantes e a mão de obra não é cobrada.
Outros tratamentos oferecidos pelo curso da pós-graduação, que já funciona há seis anos, são relacionados com a reconstrução óssea, de tecidos moles e próteses. Os serviços são altamente especializados e desenvolvidos com critério científico e com os materiais mais modernos existentes. Qualquer pessoa pode procurar atendimento pelo telefone             (41) 3027-6778       e ter uma triagem agendada para passar por um estudo e por cirurgia se for necessário. O horário de atendimento telefônico é das 14 às 18 horas, de terça a sexta-feira. O tempo de espera entre a triagem e a cirurgia pode variar entre a inserção imediata e o período de espera de até um mês.
implantodontia

Museu do Holocausto - Curitiba


ATENÇÃO: Visitas guiadas individuais ou para pequenos grupos são realizadas apenas aos Domingos. Agendamentos para os dias 11 e 13/05/2012 já estão encerrados!!!
Agende sua visita ou da sua escola através do formulário abaixo
Consulte os dias e horários que o museu está aberto a visitação. Clique aqui!
Preencha no campo “Comentários” os nomes e RGs de todas as pessoas que solicitam o agendamento.
O Museu recebe visitas de alunos de Escolas públicas e particulares a partir do dia 17/04/2012.
NÃO É PERMITIDA a entrada de jovens e crianças menores de 12 anos.
O preenchimento do formulário abaixo não confirma o agendamento da visita, que é GRATUITA.
Nossa equipe entrará em contato para confirmá-la, bem como enviar o endereço completo e as regras de visitação.
Dúvidas? Escreva para o museudoholocausto@accbeityaacov.org.

Eventos




Desenvolvimento Econômico - CURSOS GRATUITOS - Desenvolvimento Econômico - Secretarias e Órgãos - A Prefeitura - Prefeitura de Pinhais

Os cursos oferecidos pela Prefeitura agora podem ser feitos 100% via Web, em qualquer horário.
Os cursos têm como objetivo fornecer atualização e formação contínua, sendo produzidos em formato híbrido, por meio de teleaulas, com transmissão via satélite dos cursos, e na Internet, por meio do LMS (Ambiente Virtual de Aprendizagem).
O aluno dispõe de materiais complementares às teleaulas, como: resumo, avaliações com exercícios de fixação, materiais complementares, chats, fóruns, enquetes e, por fim, a certificação dos cursos.
Após solicitar a inscrição no programa, você recebera o login e senha para escolher os cursos. Acesse o link abaixo


Desenvolvimento Econômico - CURSOS GRATUITOS - Desenvolvimento Econômico - Secretarias e Órgãos - A Prefeitura - Prefeitura de Pinhais

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Grandezas Físicas

Vídeo aula sobre grandezas físicas. Esta é uma amostra de como a física pode ser ensinada de uma maneira diferente, através da história da própria física. Este é um vídeo do prof. Jair Lucinda, meu amigo e ex-professor da UFPR, é apenas uma amostra do seu projeto Celeritas.

http://www.youtube.com/watch?v=ShQYI-1BbNU

UPGRADE

Quer aprender a desenvolver apps para o Android?
Não entendeu nada?
Bem então você precisa de um UPGRADE, apps são aplicativos. Android é a plataforma do Google para celulares e tablets.
leia mais


Dia do Planeta

Convite

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6º Prêmio Educar para a Igualdade Racial recebe inscrições

Mais detalhes acesse http://www.ceert.org.br/pesquisa/formularios/premio_educar.php

Colaboração prof. Haroldo

Inscrições para aos cursos de Extensão Universitária de Meio Ambiente são prorrogadas até 14 de maio

Os cursos “Certificação Florestal e Cadeia de Custódia” e “Responsabilidade Social Corporativa”, que fazem parte da rede temática “Desafios do Setor Florestal”, tiveram a programação alterada. As inscrições terminam no dia 14 de maio, às 08 horas. Cada um dos cursos tem carga horária de 20 horas, e a emissão de certificado está condicionada a presença na videoconferência e na aula presencial.
A vídeoconferência e início do repasse de material e exercícios serão no dia 14 de maio. Dia 06 de junho termina a fase de exercícios e ocorre a aula presencial. O investimento para cada curso de extensão é de R$50.
O curso de Certificação Florestal conta com a presença do professor Gustavo Daniluk, da Universidad de La República do Uruguai, em Montevidéu (Udelar). Já o curso de Responsabilidade Social conta com a professora Carmen Aviles e o professor Manuel Lopez Quero, da Universidade Politecnica de Madrid, da Espanha (UPM). Os eventos são organizados pela Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente e Desenvolvimento (Nimad) e pela PRPPG (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação), assim como pela Udelar e UPM.
Mais informações podem ser obtidas na página do Nimad.

terça-feira, 8 de maio de 2012

Nosso primeiro vídeo no YOUTUBE

O vídeo mostra o que ocorre com um material elástico quando o mesmo é esticado repentinamente. Para entender melhor o que isso quer dizer, faça um pequeno teste em sua casa. Pegue um balão de festa (uma bexiga), e o estique rapidamente. Deixe uns segundos esticados e encoste o balão em seus lábios. O látex fica aquecido! Agora solte o elástico e aproxime do lábio novamente, ele esfria!
O experimento mostrado no vídeo mostra uma maneira de se obter dados sobre este experimento. Utilizamos um dinamômetro eletrônico e um termopar. Monitoramos os valores com uma interface e obtivemos os gráficos típicos. Um detalhe interessante é que a energia térmica (calor), que aparece é resultado da mudança de entropia do sistema. As cadeias poliméricas que formam a borracha, apresentam-se de forma emaranhada. Quando esticamos o material elástico, estas cadeias se esticam também, liberando o calor. Outro detalhe interessante e que percebemos no gráfico é que a força reduz com o aumento da temperatura, ou seja, se estamos segurando o elástico na mesma posição é a sua constante elástica que deve estar variando!
veja o vídeo

Gases de dinossauros fizeram ‘aquecimento global’ jurássico


Se pesquisadores em aquecimento global põem culpa nas criações de gado por parte do aumento de emissão de gases do efeito estufa, pior ocorreu com os dinossauros. Cientistas britânicos chegaram à conclusão, de acordo com artigo publicado na revista “Current Biology”, de que a população do saurópode, família de répteis herbívoros existente há 150 milhões de anos, lançava na atmosfera 520 milhões de toneladas de gases todos os anos. Tanta atividade intestinal, explicaram os pesquisadores, teve papel chave no aquecimento que nosso planeta passou na era mesozoica, no fim do período jurássico. Por meio de um cálculo feito a partir da quantidade de gases liberados por vacas, os pesquisadores estimaram o quanto era solto pelos répteis gigantes.
Esta alteração climática do passado não está relacionada com mudanças enfrentadas hoje no planeta, mas servem para ilustrar como alterações nas concentrações dos chamados gases-estufa têm efeito direto sobre o clima.
Para surpresa dos cientistas, a emissão atual de gás metano — um dos responsáveis pelo efeito estufa na Terra — é de 500 milhões de toneladas por ano, portanto menos que na era dos dinossauros, e nesta conta do presente está incluído tudo o que é liberado pelo animais selvagens e os usados por humanos na agroindústria. Como os saurópodes não foram os únicos responsáveis por liberar metano naquele passado remoto, é provável que o saldo anual no mesozoico fosse ainda maior. Os saurópodes foram animais de até 20 toneladas, conhecidos pela cabeça pequena em comparação com o tronco o pescoço.
O gás metano contribui para o efeito estufa porque absorve parte da radiação infravermelha emitida pelo sol e a mantém “presa” na atmosfera. Sem esse efeito, a vida na Terra não ocorreria da forma como conhecemos, mas seu excesso contribui para o aumento da temperatura na superfície terrestre. Segundo o estudo, na era mesozoica, a temperatura média do planeta era 10 graus centígrados superior ao que temos hoje.
Para o pesquisador David Wilkingson, da Universidade John Moore, de Liverpool, que liderou o estudo, a importância maior da pesquisa, no entanto, não está na quantidade de flatulência que espécies como o herbívoro brontossauro emitia, mas nos micro-organismos que se criavam no intestino desses animais. Segundo Wilkingson, a ecologia dos micróbios tem seu papel no funcionamento do planeta. O estudo explica que o metano que era liberado pelos dinossauros, assim como por animais ruminantes do hoje, como os bois, vem da digestão de bactérias habitantes do tudo digestivo desses animais. Sem esses micróbios, essas espécies não conseguiriam digerir vegetais.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/ciencia/gases-de-dinossauros-fizeram-aquecimento-global-jurassico-4833170#ixzz1uH2OBUgK
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O desafio de entender e combater o bullying nas escolas

O desafio de entender e combater o bullying nas escolas: Estudo do IBGE aponta que, dos 60 mil alunos do Ensino Fundamental entrevistados, cerca de 30% já foram vítimas de violência ou bullying.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Um grupo de cidadãos denunciou a presença de altos níveis de radiação em alguns pontos de mais de 20 escolas da cidade de Koriyama, a 60 quilômetros da usina nuclear de Fukushima, informou nesta segunda-feira a agência "Kyodo". O grupo tornou pública a existência dos chamados "hot spots" ("pontos quentes"), após obter documentos da junta educativa municipal nos quais consta que, recentemente, foram detectadas altas concentrações de radiação em pelo menos 14 colégios de ensino fundamental, sete de ensino médio e cinco creches da cidade. Em alguns pontos concretos destes espaços a dose anual de radiação acumulada poderia alcançar os 20 milisieverts, muito acima do limite anual de um milisievert recomendado pela Comissão Internacional de Proteção Radiológica. Todos os colégios de Koriyama enviaram em abril documentos com resultados de medições à junta educativa depois que esta lhes ordenou calcular os níveis de radiação no ar em torno de suas instalações. A própria junta levantou no mês passado uma restrição que impedia que os estudantes brincassem nos pátios escolares durante mais de três horas diárias por causa do acidente de março de 2011 na usina nuclear de Fukushima Daiichi. Embora os níveis de radiação em pátios e salas de aula dos colégios de Koriyama sejam medidos com regularidade para certificar que são seguros para as crianças, um porta-voz do grupo de cidadãos pediu que se restabeleça a restrição dada a existência de tantos "hot spots". O acidente na central de Fukushima, o pior desde o de Chernobyl em 1986, representou que as escolas da província onde se fica a unidade tenham tido que bolar planos especiais de limpeza para evitar que seus estudantes sejam expostos a altas concentrações de radiação. Mais de um ano depois da catástrofe em Fukushima, cerca de 80 mil pessoas que moravam em um raio de 20 quilômetros ao redor da usina nuclear continuam evacuadas por causa da elevada radioatividade.


Um grupo de cidadãos denunciou a presença de altos níveis de radiação em alguns pontos de mais de 20 escolas da cidade de Koriyama, a 60 quilômetros da usina nuclear de Fukushima, informou nesta segunda-feira a agência "Kyodo".
O grupo tornou pública a existência dos chamados "hot spots" ("pontos quentes"), após obter documentos da junta educativa municipal nos quais consta que, recentemente, foram detectadas altas concentrações de radiação em pelo menos 14 colégios de ensino fundamental, sete de ensino médio e cinco creches da cidade.
Em alguns pontos concretos destes espaços a dose anual de radiação acumulada poderia alcançar os 20 milisieverts, muito acima do limite anual de um milisievert recomendado pela Comissão Internacional de Proteção Radiológica.
Todos os colégios de Koriyama enviaram em abril documentos com resultados de medições à junta educativa depois que esta lhes ordenou calcular os níveis de radiação no ar em torno de suas instalações.
A própria junta levantou no mês passado uma restrição que impedia que os estudantes brincassem nos pátios escolares durante mais de três horas diárias por causa do acidente de março de 2011 na usina nuclear de Fukushima Daiichi.
Embora os níveis de radiação em pátios e salas de aula dos colégios de Koriyama sejam medidos com regularidade para certificar que são seguros para as crianças, um porta-voz do grupo de cidadãos pediu que se restabeleça a restrição dada a existência de tantos "hot spots".
O acidente na central de Fukushima, o pior desde o de Chernobyl em 1986, representou que as escolas da província onde se fica a unidade tenham tido que bolar planos especiais de limpeza para evitar que seus estudantes sejam expostos a altas concentrações de radiação.
Mais de um ano depois da catástrofe em Fukushima, cerca de 80 mil pessoas que moravam em um raio de 20 quilômetros ao redor da usina nuclear continuam evacuadas por causa da elevada radioatividade.
fonte: O Último segundo

Educação especial


MAE oferece visita guiada e oficina para alunos de Educação Especial


confira em nossa página sobre "educação especial".

Inscrições abertas para Master em Desenvolvimento Pessoal e Profissional


Estão abertas até o dia 1º de julho de 2012 as inscrições para o Master em Desenvolvimento Pessoal e Profissional. O curso de pós-graduação é realizado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa em parceria com a Universidade de La Sabana, na Colômbia, e com o Instituto de Ensino e Fomento (IEF).
O objetivo dessa iniciativa é capacitar profissionais para melhores resultados nas áreas de recursos humanos, coaching e liderança. As aulas ministradas por professores da Universidade de La Sabana serão em espanhol.
Serviço
Master Internacional em Desenvolvimento Pessoal e Profissional
Inscrições: até 1º de julho 
Mais informações: Propesp “Lato Sensu” da UEPG,             (42) 3220-3282      , ou no Instituto de Ensino e Fomento (IEF)            (41) 3233-5676      
Realização do curso: de 16 de julho de 2012 a 1º de junho de 2014.