sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Paciente cego volta a ler com implante na retina

Paciente cego lê letras estimuladas diretamente na retinaPaciente cego volta a ler com implante na retina: Um novo tipo de prótese neural foi usada para apresentar códigos Braille diretamente na retina de um paciente.
O implante visual usa uma malha de 60 eletrodos ligados à retina, disparando os impulsos diretamente nas células nervosas. [Imagem: Second Sight]

Natação acelera desenvolvimento de crianças

Natação acelera desenvolvimento de crianças: Crianças que aprendem a nadar mais cedo atingem marcos de desenvolvimento mais cedo do que seus colegas que não sabem nadar.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Curso de física moderna para professores - Aviso

Estimados participantes do curso de Física Moderna para os Professores da Rede Pública,

Confirmamos o nosso próximo encontro para o dia 26 de novembro, das 19h às 22:30, no mesmo local anterior: Rua Padre Anchieta 1691, Sala de Convenções do Edifício Palace Executive Center.

Me desculpo aos que não podem comparecer na segunda a noite, mas neste final de ano não temos muitas opções de horários.

Abraços, e até lá!

Elaine Xavier

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Simulador para Astronomia


Stars: simulador para astronomia

KStars software de astronomia gratuito e de código aberto. Ele fornece uma simulação gráfica precisa do céu noturno aceitando como referencia qualquer ponto da Terra.

O display inclui até 100 milhões de estrelas, 13.000 objetos do céu profundo, nosso sistema solar, além de milhares de cometas e asteróides.

Veja como instalar e usar este simulador 
 

UPDATE

Sabe o que é Portable APP? Não? Então veja em Update

Classe Hospitalar Fernandes Figueira: POR QUE O PROFESSOR PRECISA ESTAR NAS REDES SOCIAI...

Achei o texto interessante, porque entrar nas redes sociais?
Todos os alunos, na sua grande maioria, usam alguma rede social. Quem sabe para 2013, eu mesmo acabe postando as aulas no Facebook. E porque não?
(Osvaldo)

Classe Hospitalar Fernandes Figueira: POR QUE O PROFESSOR PRECISA ESTAR NAS REDES SOCIAI...: O professor precisa estar nas redes sociais, qual você vai escolher?       A maioria dos professores que estão hoje nas salas de aul...

terça-feira, 20 de novembro de 2012

UPDATE

Como criar e o que é a realidade aumentada. Veja em UPDATE

CVV


O CVV - Centro de Valorização da Vida é uma das organizações não-governamentais (ONG) mais antigas do Brasil.
Fundada em 1962 por um grupo de voluntários, foi reconhecida como entidade de utilidade pública federal pelo decreto lei nº 73.348 de 20 de dezembro de 1973.
Sua atuação baseia-se essencialmente no trabalho voluntário de milhares de pessoas distribuídas por todas as regiões do Brasil.
É associado ao Befrienders Worldwide (http://www.befrienders.org/), entidade que congrega instituições de apoio emocional e prevenção do suicídio em todo o mundo.
Em 2004 e 2005 fez parte do Grupo de Trabalho do Ministério da Saúde para definição da Estratégia Nacional para Prevenção do Suicídio.
Sua principal iniciativa é o Programa de Apoio Emocional realizado pelo telefone, chat, e-mil, VoIP, correspondência ou pessoalmente nos postos do CVV em todo o país (veja como acessar o serviço). Trata-se de um serviço gratuito, oferecido por voluntários que se colocam disponíveis à outra pessoa em uma conversa de ajuda e preocupados com os sentimentos dessa pessoa.
O Centro de Valorização mantém também o Francisca Julia Saúde Mental e Dependência Química e trouxe ao Brasil em 2004 o Programa Amigos do Zippy. Trata-se de um programa de desenvolvimento emocional para crianças de seis e sete anos em escolas públicas e particulares. Após o amadurecimento do Programa, foi fundada a Associação pela Saúde Emocional de Crianças - ASEC, para sua gestão. São mais de 18.500 crianças beneficiadas por ano em 323 instituições de 39 cidades. Conheça mais no site www.amigosdozippy.org.br.

Missão

Valorizar a vida, contribuindo para que as pessoas tenham uma vida mais plena e, conseqüentemente, prevenindo o suicídio.
saiba mais em http://www.cvv.org.br/site/index.php 

Experimento espacial ajudará a envelhecer com saúde

Experimento espacial ajudará a envelhecer com saúdeExperimento espacial ajudará a envelhecer com saúde: A experiência, que vai simular a vida dos astronautas no espaço, vai ajudar também a lidar com as pessoas acamadas na Terra.
Os voluntários passarão 21 dias sem sair da cama, com a cabeça inclinada em 6 graus para simular a falta de peso. [Imagem: CNES/S. Levin]

NASA vai construir Estação Espacial Lunar

NASA vai lançar Estação Espacial LunarNASA vai construir Estação Espacial Lunar: O posto espacial deverá ficar literalmente onde nenhum humano jamais foi antes.




Nave Orion no ponto EML-2. A estação lunar deverá usar laboratórios similares aos da Estação Espacial Internacional e poderá ser usada para controlar robôs na superfície da Lua.[Imagem: Lockheed Martin]

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Mais horas-aula para português e matemática - Vida e Cidadania - Gazeta do Povo

Mais horas-aula para português e matemática - Vida e Cidadania - Gazeta do Povo

 /

MIT lança game que simula diminuição da velocidade da luz


MIT lança game que simula diminuição da velocidade da luz

Postado por: Jeferson Silva
O jogador começa por fazer o seu caminho através de um mundo normal, com a tarefa de recolher 100 orbes pequenos espalhados por todo o ambiente.

Não há inimigos e nem obstáculos. A diferença é que cada Orbe coletado faz a velocidade da luz dentro do jogo diminuir gradativamente.

Com a diminuição da velocidade da luz o ambiente vai se tornando muito estranho. Se você tem a curiosidade de saber como veríamos o mundo se nossa forma de captar a luz fosse diferente, então pode ser uma boa idéia jogar este game.

Baixe o game no site: http://gamelab.mit.edu...

fonte:http://blogdojsilva.blogspot.com.br

VI Conferência em Educação das Relações Etnicorraciais


No dia 20 de Novembro o GEAA _ Grupo de Estudos Africanidades Araucária em parceria com o SISMMAR Sindicato dos Servidores do Magistério do Município de Araucária, estarão realizando a VI Conferência em Educação das Relações Etnicorraciais, com a temática Racismo Institucional, considerando os casos que acompanhamos nas Universidades através da mídia e das discussões realizadas no Grupo de Estudo. Com o objetivo de discutir o racismo institucional e a relação com aprovação das cotas raciais nas Universidades e nos serviços públicos,em Curitiba e Araucária. Veja a   programação e Participe!
Saudações Negróides,
Dirléia