sexta-feira, 16 de março de 2012

PÓS ITECNE


O Colégio Estadual Professor Julio Szymanski, em parceria com o Instituto Tecnológico e Educacional (Grupo Educacional Itecne - www.itecne.com.br), oferecem o curso de especialização em DIREITO EDUCACIONAL, com aulas presenciais as terças e quintas, das 19h às 22h30min, e início previsto para 27 de março e término em dezembro/2012. Os servidores públicos tem aproximadamente 15% de desconto em folha de pagamento.

Maiores informações ligue 3092-0198 (Itecne)

* Há possibilidade da abertura de uma turma aos sábados (das 8h às 15h, de 15 e 15 dias). Já tem alguns nomes inscritos. Ligue para o Itecne e deixe o seu nome com a Natalina (ou envie um email para mana@itecne.com.br).

Abraço,

Prof. Danislei
Dir. Aux. CE Prof. Julio Szymanski

Programação Windows: C e Win32 API com ênfase em Multimídia


Você começou a programar em linguagem C/C++ e ainda está trabalhando no modo console? Quer saber como funciona a programação visual Windows? Você pode começar a aprender sobre esse assunto hoje mesmo!
Com este e-book (livro eletrônico), você aprenderá como um programa Windows é estruturado, qual é o conceito de trabalho por trás desses programas, como trabalhar com teclado/mouse, gráficos vetoriais/bitmap e áudio, criar programas com janelas não-retangulares, editar o registro do Windows via programação, e muito mais!
Destinado àqueles que querem aprender e compreender a programação visual (dando ênfase em conceitos multimídia), o e-book também pode ser utilizado por programadores de outras linguagens de programação (como Visual Basic e Delphi), uma vez que o texto e os exemplos foram escritos usando a API nativa do Windows.
São mais de 200 páginas em português que fará você dar um passo a mais na programação, entrando no mundo da programação visual do Windows (e servindo como base caso queira compreender API's gráficas nativas para Linux e/ou Mac OS).
- Como adquirir o e-book e código-fonte?
Desde Março/2012 o e-book em formato PDF e todo código-fonte dos exemplos do livro estão disponíveis gratuitamente via github, no seguinte endereço:
https://github.com/akishimoto/progw32api.
Caso tenha dúvidas, favor entrar em contato pelo e-mail kishimoto (arroba) tupinihon (ponto) com

Oportunidades de trabalho

Revista Pré-Univesp

Caros leitores,

Em meio aos intensos debates em torno das alterações do Código Florestal Brasileiro e com a proximidade da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, escolhemos abordar no número 19 da revista Pré-Univesp o tema Florestas.
O objetivo é discutir a importância da vegetação não apenas pelo seu valor econômico, como fornecedora de matéria-prima, mas também pelas suas funções relacionadas à biodiversidade. Para isso os artigos, reportagens e entrevista discutem a preservação das florestas, os desafios da exploração sustentável, as tecnologias de prevenção e monitoramento de queimadas, a importância da cobertura vegetal nas cidades e muito mais. 
Nos infográficos mostramos como uma floresta se recupera depois de um incêndio, a importância da mata ciliar, tema largamente discutido nos debates sobre o novo Código Florestal e, ainda, como a madeira é transformada em papel. Não deixe de ver também os textos literários e vídeos que escolhemos para edição.

A Pré-Univesp pode ser acessada no endereço eletrônico:
http://www.univesp.ensinosuperior.sp.gov.br/preunivesp

Boa leitura! 

Como evitar um desastre na Biologia Sintética

Como evitar um desastre na Biologia Sintética: Especialistas destacam providências essenciais para identificar e lidar adequadamente com os possíveis riscos ecológicos da biologia sintética.


biologia sintética é uma área emergente de pesquisas voltadas para a concepção e construção de novas "peças" e sistemas biológicos, ou modificação de seres vivos já existentes, para criar novas aplicações em áreas que vão da energia até os produtos químicos e farmacêuticos.
Sem pesquisas-chave sobre esses riscos e sem supervisão federal adequada, organismos sintéticos poderão sobreviver e prosperar em ambientes naturais, causando estragos em ecossistemas locais, segundo um comentário publicado pela revista Nature.

quinta-feira, 15 de março de 2012

Docentes decidem manter greve na capital - Vida e Cidadania - Gazeta do Povo

Docentes decidem manter greve na capital - Vida e Cidadania - Gazeta do Povo

Seis em cada 10 cidades do Paraná não pagam o piso do magistério - Vida e Cidadania - Gazeta do Povo

Seis em cada 10 cidades do Paraná não pagam o piso do magistério - Vida e Cidadania - Gazeta do Povo

Já que hoje é dia de paralisação é bom saber das notícias que nos afetam. Ontem na paralisação dos professores municipais, a movimentação segundo alguns professores foi maior do que o esperado. Falaram até de escolas que levaram livro ponto para professor assinar (ridículo isso!). Hoje pra ajudar, chove aqui em Curitiba. Na chuva fica complicado.

Concurso Cultural: Dia da Escola


Você sabia que em 19 de março é comemorado no Brasil o Dia da Escola? 


É na escola em que passamos boa parte de nossa vida: onde aprendemos a ler, a escrever, a fazer contas. Onde somamos amizades, dividimos o lanche, multiplicamos o conhecimento... Onde aprendemos sobre nossos antepassados, sobre quem somos e sobre tantos outros mistérios do mundo ao nosso redor. Ora, todo dia devia ser o Dia da Escola! 

Em comemoração a esse lugar tão especial, a Editora FTD convida você para participar do Concurso Cultural – Dia da Escola

Conte para a gente, em no máximo 400 caracteres, O que faz sua escola ser o melhor lugar do mundo? Você pode enviar para o e-mail portal@ftd.com.br, postar em nossa página do Facebook(http://www.facebook.com/EditoraFTD) ou mandar via comentário do site. 

As respostas podem ser enviadas até o dia 21 de março (quarta-feira). O resultado com os ganhadores será divulgado no dia 26 de março (segunda-feira)

Os autores das cinco melhores respostas ganham um super kit exclusivo da FTD + um livro da editora FTD a sua escolha! 

Participe agora mesmo! Daqui a pouco o sinal vai tocar e esta promoção não pode esperar!

quarta-feira, 14 de março de 2012

Cavalo marinho é peixe, crustáceo ou o quê?


O Cavalo-marinho é na verdade um peixe ósseo, apesar de não parecer com um. Pertencem à família dos singnatídeos, e ao gênero Hippocampus. Vivem em águas temperadas e tropicais e são conhecidos facilmente por possuírem uma cabeça alongada com filamentos que lembram a crina de um cavalo.
Esses peixes são bem curiosos, pois nadam com o corpo na vertical e possuem características semelhantes àquelas dos camaleões. Os Hippocampus podem mover seus olhos de forma independente um do outro e também são capazes de mudar de cor de acordo com o ambiente, assim como os famosos camaleões. Algumas espécies são tão enfeitadas que podem ser confundidas com algas marinhas e corais.
Os cavalos marinhos têm uma peculiaridade na reprodução, pois a os machos é que realiza a incubação dos ovos e gera os filhotes. No momento da cópula, a fêmea transfere os ovos de sua bolsa incubadora para dentro da bolsa incubadora do macho que se localiza na região ventral da cauda, onde o esperma é liberado. Depois de mais ou menos dois meses os ovos eclodem dentro da bolsa e o macho os libera para o ambiente externo. Os filhotes são muito sensíveis, medem cerca de 1 cm e são muito transparentes. Apesar disso, já se tornam completamente independentes assim que nascem. Aqui no Brasil temos duas espécies de cavalo-marinho:Hippocampus erectus e Hippocampus reidi.

Hippocampus erectus

Esta postagem é de um excelente blog de Biologia, recomendada pelo meu amigo prof. Haroldo. Vale a pena conferir outras informações no blog Diário de Biologia, http://diariodebiologia.com/

Contra a pesca de Tubarão!


Meus Amigos / Minhas Amigas,       
        Acabei de ler e assinar o abaixo-assinado online: «Contra o Finning (pesca para obtenção das barbatanas de tubarão)»


        Eu concordo com este abaixo-assinado e acho que você também pode concordar.
        Assine o abaixo-assinado e divulgue para seus contatos. Vamos juntos fazer democracia!

        Obrigado,       
        Haroldo Gré da SIlva

Colabore, eu já fiz a minha parte. E você vai ficar parado esperando? O tempo está se esgotando para nossa espécie também, faça algo enquanto é tempo!

Comciencia


Está no ar o número 136 da revista mensal eletrônica de jornalismo científico ComCiência <http://www.comciencia.br>, publicada pelo Labjor e pela SBPC. O tema desta edição é “Rio+20”. (COLABORAÇÃO PROF. HAROLDO)


Editorial

Artigos

- Do Rio ao Rio
Angela Alonso e Arilson Favareto
http://www.comciencia.br/comciencia/?section=8&edicao=75&id=935

- O desenvolvimento sustentável e as ciências da complexidade
Benedito Silva Neto e David Basso
http://www.comciencia.br/comciencia/?section=8&edicao=75&id=936

- Educação ambiental no Brasil: o que mudou nos vinte anos entre a Rio 92 e a Rio+10
Philippe Pomier Layrargues
http://www.comciencia.br/comciencia/?section=8&edicao=75&id=938

- Marketing verde e a propaganda ecológica
Antônio Fernando Guimarães
http://www.comciencia.br/comciencia/?section=8&edicao=75&id=937

Reportagens

- Ponte entre Rios: os rumos da Terra desde 1992
Por Daniel Blasioli Dentillo e Maria Teresa Manfredo
http://www.comciencia.br/comciencia/?section=8&edicao=75&id=942

- Um panorama das transformações em cadeia
Por Daniel Blasioli Dentillo
http://www.comciencia.br/comciencia/?section=8&edicao=75&id=943

- Brasil expõe acertos e contradições na busca pelo desenvolvimento sustentável
Por Aline Naoe
http://www.comciencia.br/comciencia/?section=8&edicao=75&id=939

- Economia verde? Indefinição pode comprometer debate
Por Cristiane Kämpf
http://www.comciencia.br/comciencia/?section=8&edicao=75&id=941

-Movimentos ambientais brasileiros marcados por profissionalização e redes de cooperação
Por Rômulo Orlandini
http://www.comciencia.br/comciencia/?section=8&edicao=75&id=940


Entrevista

- Peter May
Economista ecológico fala do papel de liderança do Brasil na Rio+20 e sobre a necessidade de mudança de paradigma na economia mundial
Por Germana Barata
http://www.comciencia.br/comciencia/?section=8&edicao=75&tipo=entrevista

Resenha

- Que fim terá o “Antropoceno”?
Dois livros de 2011 jogam um olhar sobre a história da Terra e da vida que  nela habita, com um alerta sobre a crescente redução do gelo e da biodiversidade
Por Rodrigo Cunha
http://www.comciencia.br/comciencia/?section=8&edicao=75&tipo=resenha


- Arte sustentável vira ferramenta para conscientização ambiental
- Regras do Google mudam de acordo com regulação dos diferentes países
- Mais do que mudanças climáticas, mudanças globais
- Pesquisa mapeia argumentos linguísticos de grupos prós e contra OGMs
- Exercícios e boa alimentação podem reverter metabolismo ruim herdado de mãe obesa
- Livro compila trabalhos em estudos culturais

Boa Leitura!

_______________________________________________
Labjor/Unicamp
http://www.labjor.unicamp.br

terça-feira, 13 de março de 2012

Mentes brilhantes na sala de aula - Ensino - Gazeta do Povo

Mentes brilhantes na sala de aula - Ensino - Gazeta do Povo

Entre na EAD

Certamente você já deve ter ouvido falar no MOODLE. Bem se você ainda não conhece esta ferramenta do EAD (ensino a distância) está na hora de aprender. Em poucas palavras o Moodle, ajuda na criação dos cursos à distância, permite que sejam criadas páginas de acesso para que o aluno tenha apostilas, fóruns, vídeos etc além de fazer a interação com os demais estudantes. O professor (tutor), pode criar provas interativas com limite de tempo e até permitir que o aluno refaça a prova. É uma ferramenta completa para gerenciar o ensino. Se você ficou curioso uma dica é o site http://www.educacaonanet.com.br/professores/ no site o professor pode hospedar um curso de maneira gratuita para seus alunos. Caso você não saiba nada sobre o Moodle ainda, o site também oferece cursos gratuitos. Vale a pena conferir.

Para se ter uma ideia do potencial do EAD, na UTFPR já utilizei o Moodle para fazer uma prova. O professor acessava um banco de dados, criava a prova e estabelecia o tempo de duração. Terminado o tempo ou terminada a prova, o resultado já estava disponível para o aluno.
A própria UFPR já contempla para cada disciplina a possibilidade de ter até 20% das aulas a distância. Estes são alguns exemplos mais existem outros onde isso já funciona como o SENAC e SENAI que oferecem cursos profissionalizantes.

Tempestade solar se dissipa sem afetar redes elétricas e de comunicações









Uma tempestade solar anunciada como a mais forte em cinco anos se dissipou e terminou sem afetar a rede elétrica e os modernos sistemas de navegação, afirmaram nesta quinta-feira (8) especialistas dos Estados Unidos. 

Uma série de erupções no Sol nesta semana emitiu radiação e plasma solar a grande velocidade na direção da Terra, mas, por fim, a tempestade geomagnética registrou o nível mais baixo, G1, em uma escala de cinco. 

Joseph Kunches, cientista da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA, na sigla em inglês), comentou o fenômeno. 

- Nossos meteorologistas realmente tiveram que lidar com isso.

A NOAA havia previsto que a tempestade poderia alcançar o nível três ou "forte" e que seria a pior desde 2006. A Nasa, agência espacial americana, havia informado, inclusive, que poderia ser "grave". 

- É muito difícil para os meteorologistas, literalmente quase impossível, enquanto observam a erupção de massa coronal que sai do Sol, poder prever a orientação do campo magnético intrínseco. 

Kunches declarou que não houve informações de interrupção dos sistemas de GPS, nem de problemas de energia elétrica, e que a aurora boreal será visível mais ao norte do inicialmente previsto pela NOAA. 
Leia mais
Fonte Portal R7

Livros para o vestibular UFPR - 2012


UFPR divulga lista de obras para o vestibular 2012

Entre os livros de literatura, há apenas uma novidade, “Os Dois ou o Inglês Maquinista”, de Luís Carlos Martins Pena

As questões de Literatura Brasileira versarão sobre as obras a seguir, selecionadas com o propósito de distinguir manifestações significativas no desenvolvimento de nosso processo literário.

Os textos serão abordados em função de seu momento cultural, sua situação na história da literatura brasileira e sua realização enquanto obra de arte literária.

Anjo Negro, de Nelson Rodrigues

Felicidade Clandestina, de Clarice Lispector

Inocência, de Visconde de Taunay (Alfredo d’Escragnolle Taunay)

Luciola, de José de Alencar

Os Dois ou o Inglês Maquinista, de Luís Carlos Martins Pena

O Bom Crioulo, de Adolfo Caminha

Poemas Escolhidos, de Gregório de Matos (organização de José Miguel Wisnik)

Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles

São Bernardo, de Graciliano Ramos

Urupês, de Monteiro Lobato

Fonte: Gazeta do Povo

Cientistas traçam rotas para compreender os príons

Cientistas traçam rotas para compreender os príons: Pelo caráter infeccioso do príon, os experimentos devem ser feitos em rígidos protocolos de biossegurança, de custo muito elevado.

segunda-feira, 12 de março de 2012

Mais greve!!

Os professores da rede pública do Distrito Federal entrarão em greve por tempo indeterminado a partir desta segunda-feira. A decisão foi tomada em assembleia nesta quinta-feira, pela ampla maioria dos participantes do ato, cerca de 12 mil docentes. Apesar de receberem o maior piso salarial do País (R$ 2,3 mil para quem tem diploma de licenciatura), os professores exigem equiparação média salarial com outras carreiras de ensino superior do próprio governo do DF.
Fonte o Último Segundo.
Leia mais

Tablets invadem a sala de aula - Vida e Cidadania - Gazeta do Povo

Tablets invadem a sala de aula - Vida e Cidadania - Gazeta do Povo

Acredite um dia esta tecnologia vai estar na tua sala de aula.