UPDATE

UPDATE = ATUALIZAÇÃO

O mundo não para, manter-se atualizado é muito importante. Neste espaço vou postar comentários, matérias e afins relacionados com "inovações" que podemos utilizar em aulas ou não. A ideia é estar "antenado", com o que é novo. Pesquise, compartilhe, curta, use e teste. 

Posted: 13 Oct 2013 06:40 AM PDT
project-neumann

Quem diria que os videogames ganhariam mais uma utilidade que não fosse a de divertir? Sim, os games em breve serão utilizados para o tratamento do Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). O plano está em fase de desenvolvimento graças a pesquisadores do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em parceria com o departamento de Medicina Molecular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e com a Duke University, dos EUA, que estão criando um game cujo objetivo é justamente treinar o controle inibitório.
Quando o controle inibitório não está bem desenvolvido, muitos problemas podem acontecer, como abuso de substâncias, sexo sem proteção, brigas e acidentes”, disse Thiago Strahler Rivero, neuropsicólogo e autor de pesquisa de doutorado apoiada pela FAPESP e orientada por Orlando Francisco Amodeo Bueno, docente do Departamento de Psicobiologia da Unifesp.
A ideia é que o tratamento com videogames seja ministrado para adolescentes, pois, segundo Rivero, esta fase é marcada pela impulsividade naturalmente exarcebada e em que as estatísticas de envolvimento em situações de risco ligadas ao TDAH são mais alarmantes. “Fazer um adolescente aderir ao tratamento e mantê-lo motivado é uma de nossas maiores dificuldades na clínica. Por isso optamos pelo videogame”, diz Rivero.
O game foi batizado de Project Neumann e apresenta quatro fases, que representam reinos diferentes e estão relacionadas a diversos sintomas presentes na falta de autocontrole. Existem quatro heróis no game, cada qual baseado em alguma característica do TDAH e em teorias da Psicologia, Neuropsicologia e Neurociência.
Os quatro heróis coadjuvantes representam algumas das características mais prevalentes do transtorno: dificuldade de focar a atenção, dificuldade de controlar impulsos motores, dificuldade para ignorar distrações e dificuldade no controle do planejamento, que é a incapacidade de moldar as ações do presente pensando nas conseqüências futuras”, explicou o pesquisador.
De acordo com os profissionais envolvidos, o Project Neumann servirá não apenas para treinar essas capacidades dos jogadores, mas também para avaliá-las. Outro benefício do game para quem possui TDAH é que o game é cheio de informações sobre a doença, servindo para conscientizar os portadores de suas próprias dificuldades e estratégias para superá-las.
Para medir a eficácia do jogo, os desenvolvedores criaram um sistema gerador de gráficos e relatórios de desempenho no fim de cada fase que ajuda a acompanhar a evolução dos jogadores com o tratamento. De acordo com Rivero, já foram feitos três rodadas de testes com voluntários, onde foi possível coletar dados para comparar com escalas de avaliação padrão ouro para ver se há correlação e enfim efetuar a validação estatística.
O projeto é tão sério que há até planos de colocar os voluntários para jogar em um ambiente capaz de ressonância magnética. “Pretendemos fazer isso para ver se as regiões do cérebro que são estimuladas no exame são as que queremos estimular. Para isso, estamos firmando uma parceria com a University of Southern California, dos Estados Unidos”, contou. A equipe também envolve colaboradores da área de design e desenvolvimento de games.
De acordo com o site da agência FAPESP, os resultados preliminares foram apresentados em meados de junho durante o World Congresso n Brain, realizado na capital Paulista. Além disso, o projeto também foi levado até a E3, após o grupo conquistar a posição de número 3 na competição de jogos Indies Crash.
Para o futuro, Rivero contou que planeja utilizar o game para o tratamento de outras doenças como autismo, transtorno bipolar, entre outras doenças psiquiátricas. Vamos torcer para que o projeto vingue, afinal ele prova que games são mais que diversão. Será que a mídia que gosta de relacionar games com violência vai falar uma linha que seja do Project Neumann?
The post Pesquisadores da Unifesp desenvolvem jogo para treinar controle inibitório appeared first on GameReporter | Blog de Cultura Gamer.

Game ensina física de partículas

Desenvolvido no Brasil em linguagem Java, o Sprace Game pode ser jogado em qualquer tipo de computador (PC, Mac ou Linux).

O objetivo do jogo é juntar aprendizado com entretenimento, para que os alunos possam se familiarizar com as mais recentes descobertas da física de partículas.

O jogo se passa em um ambiente fictício, que, para sustentar a vida, é necessário criar artificialmente núcleos atômicos a partir de seus componentes elementares.

O objetivo de cada jogador é construir prótons e nêutrons com os conhecimentos atuais sobre a estrutura da matéria.  Cada jogador terá de usar campos de energia e sistemas de orientação sofisticados e vencer diversos níveis de dificuldade.

Enquanto se diverte no cumprimento dessas missões, o jogador aprende os conceitos de partículas elementares, como quarks e léptons, a composição de hádrons (principalmente prótons e nêutrons), o conceito de carga de cor e da forte interação que ocorre entre os mésons e bárions, a decadência partículas e noções de escala subatômica.

Vale ressaltar que este jogo foi desenvolvido no Brasil, patrocinado pela SPRACE e com apoio financeiro do CNPq através do anúncio do "Apoio a Projetos de Difusão e Popularização da Ciência e Tecnologia."

O jogo foi produzido pela Associação Brasileira de Empresa de Consultoria de Negócios e Tecnologia da Summa desenvolvido pela Black Widow Games Brasil.

Este game vem ao encontro das inovações que promovem o ensino de temas difíceis como a física.

Baixe o jogo pelo link: 
http://www.comunidadesvirtuais.pro.br/buzios/  Game : A Revolta de Búzios



Sites & sugestões para sair do lugar_____________






http://www.programa-ato.com.br/home.php Sexualidade e reprodução
http://programacasasegura.org/br/ Programa Casa Segura


Ciência Hoje On-line: Conhecimento mixado

Biólogo cria videoclipes com crianças e mostra que a ciência pode ser ensinada de modo divertido e interdisciplinar

Mixar música, ciência e vídeo é a praia de Tom McFadden, um biólogo que se autointitula science rapper, algo como 'rapper da ciência'. A figura já foi destaque da CH On-line em 2009, quando ganhou um prêmio de divulgação científica da revista The Scientist pelo videoclipe Synaptic cleft, um rap que fez com os colegas de graduação da Universidade de Stanford para explicar a neurotransmissão. Desde então, McFadden não parou mais de tocar projetos para fomentar o interesse da sociedade pela ciência.

No ano passado, o rapper ganhou uma bolsa de mestrado em comunicação da ciência na Universidade de Otago, na Nova Zelândia. Lá, ele coordenou o Science Idol, uma paródia do famoso programa de calouros em que estudantes concorriam com músicas próprias sobre ciência. Do concurso saíram criações como Covalent love (Amor covalente), uma canção - à altura de qualquer hit pop de sucesso - que brinca com o fenômeno da troca de elétrons entre átomos.

Leia a matéria completa na CH On-line, que tem conteúdo exclusivo atualizado diariamente: http://cienciahoje.uol.com.br/alo-professor/intervalo/2013/04/conhecimento-mixado
 










Posted: 15 Mar 2013 03:00 AM PDT
A Cornell University é um centro acadêmico norte-americano que possui uma central de estratégias de aprendizado. Essa central desenvolveu um sistema de tomada de notas que tem ajudado estudantes do mundo inteiro a acompanhar aulas com mais efetividade.
O sistema, chamado The Cornell Note-taking System, é simples de ser aplicado, porém possui boas bases de estudo que referendam sua aplicação.
Basicamente, o estudante deve levar folhas em branco com duas colunas e uma linha de rodapé.
Os estudantes devem tomar as notas na coluna da direita, mais larga, usando apenas frases telegráficas. O importante é captar o conceito do que está sendo passado pelo professor, não se importando muito com a redação.
Ao final da aula, utilize o espaço reservado no final de cada folha para resumir as notas tomadas naquela aula.
cornell note taking system 595x257 Como fazer anotações com o sistema da Cornell University Colocando a mão na massa.
Assim que a aula terminar, devem-se escrever perguntas ou apenas palavras-chaves na coluna da esquerda, chamada Cue Columm (algo como Coluna das Deixas, ou das Pistas). As perguntas e pistas, obviamente, devem ter como base as anotações feitas anteriormente na coluna da direita.
Quando for estudar, cubra a coluna da direita (a das notas) com outra folha de papel, deixando visíveis apenas as perguntas e pistas da coluna da esquerda. Leia item por item e diga, em voz alta, com suas próprias palavras, a resposta para as questões ou os conceitos ligados àquelas pistas e palavras-chaves.
Reflita sobre as respostas fazendo a si mesmo perguntas como: Qual o significado desses fatos? Em que princípios eles se baseiam? Como posso aplicá-los? Como eles se encaixam no que eu já sei? O que está além dele?
Revise os conteúdos dentro de determinados intervalos de tempo (a cada semana, ou a cada 15 dias, por exemplo). Essa revisão intervalada é essencial para fixação dos conceitos. Pouco tempo de estudo espaçado ao longo das semanas é mais eficiente do que uma maior quantidade de horas estudadas de uma só vez.
Baixe aqui o modelo de folha para ser utilizada no Cornell Note-taking System.
http://mude.nu/anotacoes-cornell-note-taking-system/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+mudenu+%28mude.nu%29
-----
O post Como fazer anotações com o sistema da Cornell University apareceu primeiro na rede de desafios Mude.nu.

http://mude.nu/evernote-tenha-acesso-a-suas-anotacoes-onde-quer-que-voce-esteja/

Internet pode inspirar novas formas de educação___________


Os usos das novas tecnologias pelos alunos da Educação para Jovens e Adultos (EJA) não começa na escolas. Com sua grande e complexa estrutura, a instituição escolar não representa, para estas pessoas, um meio facilitador de interação com as mais recentes inovações tecnológicas. É o que aponta pesquisa da Faculdade de Educação (FE) da USP, que questiona a visão da escola como único e centralizador polo de difusão de conhecimentos, e enxerga na cultura libertária da internet a inspiração para mudanças estruturais na educação, como as “comunidades de aprendizagem”.


Educação popular pode ser revista a partir de princípios básicos da tecnologia



Fonte: Agência Usp notícias
Leia mais 



Game: Conflitos Globais_____________________________________________

Conflitos Globais é uma premiada série de jogos educacionais usada para ensinar História, Cidadania , Geografia e Mídia. O público -alvo são estudantes de 13 à 20 anos e os jogos já são utilizados por muitos sistemas educacionais no mundo afora.


As séries permitem aos alunos explorarem e aprenderem mais sobre conflitos globais e temas fundamentais, como Democracia, Direitos Humanos, Globalização, Terrorismo, Meio Ambiente e Pobreza. Os jogos são fáceis de serem usados pelos professores na sala de aula e desenvolvidos com bastante proximidade aos currículos escolares.



Acesse mais informações em:
Fonte:Blog do Silva

Cursos gratuitos e vários artigos interessantes____________________________

Veja mais


Portable APP_______________________________________________________



Postado por: Jeferson Silva
O Portable App está na versão 11 e possui muitos aplicativos que podem ser executados diretamente no Pen Drive sem precisar instalar dispositivos no computador. Também é possível copiar a pasta do aplicativo para dento do PC e executar normalmente.


Portable App funciona em qualquer dispositivo de armazenamento portátil (USB flash drive, iPod, cartão de memória, disco rígido portátil, etc), bem como armazenamento local e opções de armazenamento em nuvem. Com milhões de usuários em todo o mundo e uma coleção completa de software de fonte aberta.






Realidade Aumentada____________________________________________________

O que é realidade aumentada?


Realidade Aumentada (RA) é a integração de informações virtuais a visualizações do mundo real (como, por exemplo, através de uma câmera). Atualmente, a maior parte das pesquisas em RA está ligada ao uso de vídeos transmitidos ao vivo, que são digitalmente processados e “ampliados” pela adição de gráficos criados pelo computador. Pesquisas avançadas incluem uso de rastreamento de dados em movimento, reconhecimento de marcadores confiáveis utilizando mecanismos de visão, e a construção de ambientes controlados contendo qualquer número de sensores e atuadores.
A definição de Ronald Azuma sobre a Realidade Aumentada é a descrição melhor aceita. Ela ignora um subconjunto do objetivo inicial da RA, porém é entendida como uma representação de todo o domínio da RA: Realidade Aumentada é um ambiente que envolve tanto realidade virtual como elementos do mundo real, criando um ambiente misto em tempo real. Por exemplo, um usuário da RA pode utilizar óculos translúcidos, e através destes, ele poderia ver o mundo real, bem como imagens geradas por computador projetadas no mundo.
Azuma define a Realidade Aumentada como um sistema que:
  • combina elementos virtuais com o ambiente real;
  • é interativa e tem processamento em tempo real;
  • é concebida em três dimensões.
Atualmente, esta definição é geralmente utilizada em algumas partes da literatura da pesquisa em RA (Azuma, 1997). Já existem vários sistemas de manipulação da Realidade Aumentada, disponiveis gratuitamente. Existem aplicações educacionais, jogos e aplicações de Realidade nas mais variadas áreas, como: bioengenharia, física, geologia. (fonte Wikipédia)



Aprenda a fazer sua realidade aumentada. Acesse o link e veja o vídeo

http://olhardigital.uol.com.br/produtos/central_de_videos/crie-sua-propria-realidade-aumentada 



Jogos educativos com temas sobre o Brasil ___________________________________ 



"Irmandade dos Farrapos" foi desenvolvido a partir de uma proposta de trabalho acadêmico que tomou forma apenas alguns dias neste primeiro semestre de 2012.
A trama do jogo se passa no período da Revolução Farroupilha e traz à vida a história de um soldado de identidade desconhecida que luta bravamente contra as forças imperiais a fim de realizar os ideais de seu pai.
Criado por Felipe Fuzisaki e Jeison Lopes com composição musical de Ryuno, desde então foi sofrendo iterações até chegar a esta versão beta aqui disponibilizada.
Você pode ouvir e baixar a trilha sonora original de "Irmandade dos Farrapos" aqui:



“Se os americanos podem se dar ao luxo de lançar games baseados no velho oeste, porque então nós não fazemos um game sobre o cangaço e o Sertão brasileiro?” Talvez tenha sido com uma frase assim que os desenvolvedores da Sertão Games pensaram há cinco anos no jogo Cangaço Wargame, título lançado no último dia 9 de junho de 2012.
Inicialmente o game foi idealizado como um jogo de tabuleiro, porém durante a etapa de desenvolvimento os produtores aperceberam-se que o jogando estava ganhando muitos elementos que tem tudo a ver com a dinâmica de jogos sociais. E foi justamente por essa razão que o jogo foi desenvolvido para o Facebook.



O novo e-learning_____________________________________________________

As plataformas online de educação Coursera, edX e Udacity oferecem cursos com a grife de universidades de prestígio, como Harvard, MIT e Stanford, sem cobrar nada. Elas usam as redes sociais e democratizam o aprendizado. Veja como funcionam 

 

Foto: Pode parecer complicado, mas não é: o ensino à distância é possível para todas as idades
Pode parecer complicado, mas não é: o ensino à distância é possível para todas as idades 
Quando criança, a paulistana Lea Gonçalves gostava de ler bulas de remédios e pensava em estudar os efeitos de cada um daqueles componentes de nomes esquisitos no organismo. Divertia-se descobrindo como a dipirona e o paracetamol aliviam a dor. Hoje, casada e mãe de um garoto de 17 anos, Lea conseguiu uma maneira de reencontrar essa paixão da infância. Aos 39 anos, voltou ao mundo da farmacologia graças a um curso online gratuito.
Apesar de não custarem nem um centavo e estarem livres na internet para qualquer interessado, as aulas que Lea começou a receber no fim de junho são organizadas por uma instituição americana de elite, a Universidade da Pensilvânia. Sua professora é a doutora Emma Meagher, formada no Royal College of Surgeons, na Irlanda, e premiada mais de dez vezes ao longo da carreira. Não é preciso gastar com livros didáticos; está tudo disponível num único lugar, em formato de textos, vídeos e exercícios.
O curso Fundamentos da Farmacologia é um dos 117 disponíveis na plataforma de ensino Coursera (coursera.org), que reúne online 19 universidades, algumas das mais conhecidas e prestigiadas do mundo, como a Universidade Stanford, Princeton, Duke e o California Institute of Technology. O sistema atingiu 1 milhão de usuários em agosto e o Brasil lidera o número de acessos fora dos Estados Unidos, com 5,9% dos alunos. Mais que Índia (5,2%) e China (4,1%).

 Leia mais

 



Links interessantes____________________________________________________




JOGO DA INDEPENDÊNCIA____________________________________________

Quer estimular o aluno, que tal usar o que o aluno gosta? Um jogo + computador + conteúdo = aprender de forma diferente. Quem gosta de um jogo, sempre quer ganhar, neste jogo mesmo errando, você acaba aprendendo. Cada vez que você errar, vai tentar novamente, fixando a ideia. Tente brincar um pouco antes de passar para os alunos:

1822 O caminho da Independência do Brasil

Entenda neste especial desenvolvido por Laurentino Gomes os fatos que desencadearam a Independência brasileira


Concurso de blogs estimula estudantes a compartilhar hábito de leitura________


Salamanca (Espanha) – Um dos principais desafios atuais em todos os sistemas educacionais do mundo é encontrar uma maneira de estimular o hábito da leitura entre os jovens. Um projeto da Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e da Fundação SM  buscou unir o livro à internet, principal meio de comunicação entre os jovens. E  o resultado surpreendeu os organizadores: mais de 800 alunos entre e 12 e 15 anos participaram da iniciativa ¿Qué estás leyendo?  (O que estás lendo?), que incentivou os  participantes a compartilhar informações sobre  livros e outras plataformas de leitura.



O novo Samsung_____________________________

O AndroidPIT esteve na semana passada, no evento da Samsung em Berlim, onde a empresa apresentou novos dispositivos. O primeiro dispositivo a ser apresentado foi a nova versão do Samsung Galaxy Note - o Note 2. Não perca o vídeo Hands On feito pelo AndroidPIT, no primeiro dia da IFA 2012. Saiba mais, em: http://www.androidpit.com.br/samsung-galaxy-note-2-hands-on-do-androidpit 

Posted: 28 Aug 2012 03:08 PM PDT
Gameficação
Caso você não conheça, a Coursera é uma compania de empreendedorismo social que oferece cursos via plataforma web, gratuitos em parcerias com universidade renomadas do mundo inteiro, como: PrincetonStanfordUniversidade da PennsylvaniaInstituto de Tecnologia da CalifórniaUniversidade de Edinburgh só para citar algumas.
Dentre as categorias dos cursos oferecidos estão: Matemática, Negócios e Gestão, Ciências da Computação, Engenharia, Ciências Sociais, Medicina, Tecnologia da Informação entre outras várias opções.
E  a dica de hoje é que um dos cursos oferecidos pela Coursera é o curso de Gameficação (Gamification em inglês). De forma simplificada, esse termo muito em alta recentemente é a utilização de técnicas de game design na resolução de problemas e situações que não necessariamente estejam no mundo dos games.
O curso iniciou em 27 de Agosto de 2012 com duração prevista de seis semanas, e caso você conclua o curso com uma boa nota, terá até um certificado emitido em seu nome pela Coursera
Então corre que ainda dá tempo de se inscrever e participar. Tá esperando o quê ? =)
Link do curso: https://www.coursera.org/course/gamification
Caso queira saber mais sobre Gameficação, a game designer Jane McGonigal publicou, em julho desse ano, um vídeo no TED muito interessante sobre como um jogo pode te dar mais 10 anos de vida. Recomendo.



O QUE PODEMOS TIRAR DAS GRANDES EMPRESAS?__________________


Conhecimento, as grandes empresas em geral possuem vasto material de divulgação e em alguns casos este material pode nos ajudar e muito. Aperfeiçoamento pessoal, capacitação profissional etc. Você já observou a quantidade de informações disponíveis para que você utilize um destes produtos? Tudo o que se estuda, em uma sala de aula, mas com aplicações e novas perspectivas. Estes são alguns dos sites que visitei:

http://students.autodesk.com/ (site da AutoDesk, fabricante do AutoCad, software para desenho. Este e outros programas estão disponíveis na integra, para treinamento. Possui, tutoriais e muito mais material)

http://www.weg.net/br/Produtos-e-Servicos/Geral/Central-de-Downloads (site da Weg, fabricante de motores. Informações sobre acionamentos elétricos, softwares de dimensionamento, programação)

https://ead.inca.gov.br/ (INCA instituto nacional do câncer - cursos on-line)

http://www.ev.org.br/Paginas/Home.aspx (Fundação Bradesco - cursos on-line)

Estes são alguns dos sites, mas existem outros que vale a pena descobrir. Experimente!




Recebi pelo @CanaldoEnsino e pelo @mashable dicas de canais do YouTube, específicos para estudar.
 1- O canal Evolution Documentary apresenta vídeos sobre a evolução das espécies.

Há 33 vídeos com legendas em português, que você pode assistir clicando aqui

 O canal completo, com mais de 300 vídeos em inglês está neste link.

Peça ajuda aos professores de inglês e aos alunos de sua escola para criarem legendas em português para os vídeos. 

Biologia e evolução também são temas do Canal do Prof.Dorival.Clique aqui.
 2-No canal Só Matemática há vídeos muito interessantes sobre a disciplinaNeste link, você tem acesso aos 19 vídeos já disponíveis. 

 3- No canal Só Geografia é possível aprender sobre populações, aquecimento global,água,etc. e você pode assistir os vídeos aqui. 

 4- Sobre História, você encontra diferentes temas no Canal do Prof.Tiago Menta, neste link e no canal Ciência e História encontra-se documentários que unem os dois temas, aqui. 

 5- No canal Educa Bahia, há vídeos sobre literatura, redação, história,geografia e física entre outros.Clique aqui, para conhecer.
Bom retorno às aulas!



Conheça o Google Fiber, a “internet de 1GB” do Google_________________________________


O Google acaba de lançar, em Kansas City (EUA), a primeira banda larga com velocidade de 1GB/s, o Google Fiber. O projeto será implantado gradualmente, baseado em pré-inscrições feitas pelos moradores. Além disso, haverá um serviço gratuito de armazenamento online com 1TB (!) de espaço.

Leia mais


Educador defende uso de videogame como ferramenta de ensino_________

CARTOLA - AGÊNCIA DE CONTEÚDO - TERRA EDUCAÇÃO - 14/07/2012 -SÃO PAULO, SP
Depois da invasão dos computadores, tablets e celulares às salas de aula, agora o debate chegou ao uso dos videogames como material didático. Para Gustavo Nogueira de Paula, mestre em linguística aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), os games propõem mais interação da criança e do adolescente com o conteúdo exposto em aula. `Ele consegue ver causa e consequência através da ação do jogador. E não apenas tem mais atenção, mas compreende de forma mais participativa`, afirma o educador, cuja dissertação defende o uso dos jogos como ferramenta de ensino.
Recente pesquisa realizada na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) revelou que jovens que têm o hábito de jogar videogame se saem melhor em testes de atenção. Além disso, os voluntários que não haviam tido contato com os jogos antes melhoraram de desempenho quando testados após a interação com o dispositivo. Isso pode ser o começo de um caminho para o entendimento de como funciona a cabeça de um usuário desses consoles eletrônicos.
De Paula cita como exemplo de escola que investiu nos games - não só os eletrônicos - para a educação a Quest to Learn, em Nova York. `Não é uma escola diferenciada para alunos especiais, é uma escola regular, mas tem currículo inteiro baseado em jogos`, conta. Para o educador, essa é uma tendência que em breve deve chegar no Brasil, onde iniciativas individuais já começam a aparecer gradualmente. São dois os grandes obstáculos, na opinião dele, para que esse tipo de estratégia seja mais efetivamente adotada no País: a falta de investimento e o preconceito. A capacitação de professores, além da compra de equipamentos, é uma das soluções propostas pelo educador.
Marilene Proença, pesquisadora do departamento de psicologia educacional da Universidade de São Paulo (USP), identifica as vantagens de se usar esse tipo de ferramenta para motivar os jovens a desenvolver o raciocínio e a capacidade de resolver problemas, mas atenta à questão do papel social da escola. `Esse jogo tem que ser usado dentro do contexto da construção do conhecimento`, adverte. Para ela, não se pode fugir das três funções básicas da escola: transmissão de conhecimento, construção de valores e formação da cidadania.
De Paula garante que há maneiras de garantir que esse artifício seja bem aproveitado em sala de aula. `Se bem fundamentado, se bem orientado, o aluno vai ter noção de que ele tá jogando na escola para aprender. O professor vai fazer o aluno ter um olhar mais crítico sobre o jogo`, afirma. Ele compara o possível uso dos videogames no currículo à apropriação de produtos culturais como músicas, cinema e quadrinhos em sala de aula.
Quais jogos usar?
Há diversos jogos desenvolvidos especialmente para a pedagogia, mas De Paula propõe que se usem jogos comerciais, especialmente os news games -baseados em acontecimentos do cotidiano. Para sua dissertação de mestrado sobre o assunto, o professor usou o título 12 de setembro, que relembra os fatos acontecidos no ataque às Torres Gêmeas, em 2001. Segundo ele, uma das grandes vantagens apresentadas pelo jogo foi a provocação de debates sobre o tema em sala de aula, já que os alunos ouvem o noticiário, veem os pais comentando e precisam estar a par dos acontecimentos para provas de vestibular, mas muitas vezes têm dificuldade de entender o contexto em que se inserem.
`Eu acho que, em geral, praticamente todo conteúdo pode ser ensinado em sala de aula com videogame. Para alguns, já existem jogos, mas outros conteúdos curriculares precisariam de novos títulos, como a história do Brasil`, explica o professor. Ele acredita que a maioria dos jogos desenvolvidos especialmente para a educação não acompanham a forma de pensar do jovem, o que não os tornaria interessantes para essa geração, acostumada a estímulos multimídia desde muito cedo.





MOOC_______________________________________________________________

Uma nova forma de aprender e distribuir conhecimentos. Dois vídeos para você rever o que pode mudar na forma de aprender e divulgar conhecimento.


Oque é MOOCS ?
v=eW3gMGqcZQc
Aprendendo
v=falHoOEUFz0&feature=related


Android para mais velhos _______________________________________________





Se costuma visitar o AndroidPIT, você é certamente um entusiasta de tecnologia avançada, tem um smartphone e dezenas de aplicações para tudo e especialmente para nada. E tem sempre ao seu redor amigos, pais ou avós que lhe fazem perguntas que parecem tão óbvias que se tornam confusas. Há cada vez mais pessoas que não nasceram na era digital, que estão muito interessadas ​​em novas tecnologias e querem aprender, como é evidenciado pelos muitos membros de nossa comunidade que participam no fórum para nos cumprimentar ou enviar-nos perguntas por e-mail. E é sempre um prazer ver que nem sempre há uma grande diferença entre as gerações.
Decidimos propor uma discussão ampla que irá ajudá-lo a responder a perguntas dos seus amigos e familiares de forma simples para melhor ajudá-los. Quais os celulares e tablets mais adequados, dicas práticas para melhorar a sua experiência, mas também quais as aplicações que facilitam a vida quotidiana e que interessará também aos entusiastas de tecnologia avançada.


Você ainda usa giz para dar aula?_________________________________________


Feira de educação exibe software que ensina química e biologia em 3D

Vanessa Fajardo - Do G1, em SãoPaulo - G1 Globo.com - 18/05/2012 - São Paulo, SP

Com um óculos 3D é possível ver os efeitos do antibiótico dentro do organismo, sua briga contra a bactéria ou, ainda, analisar as artérias dentro do coração partido ao meio. Outro equipamento simula um laboratório de química virtual, onde a água se mistura a outros elementos químicos e vira uma experiência que pode ser refeita muitas vezes sem quebrar ou sujar nada. Há também a opção de analisar o esqueleto humano projetado em uma tela acoplada a um aparelho que responde ao comando das mãos. Basta um movimento com os indicadores e polegares para que a imagem ganhe um zoom.
As inovações tecnológicas estão expostas na19ª edição da feira Educar Educador, que ocorre até este sábado (19), em São Paulo. O evento reúne novidades na área de educação com expositores e palestras sobre diversos temas.
A tecnologia é um dos destaques da feira, como a sala de cinema 5D, onde, além da profundidade das imagens, com cores e sons, é possível sentir o vento e a chuva, conforme a projeção na tela. Nesse caso, segundo o diretor administrativo da 3D Education, Frank Azulay, trata-se de uma brincadeira do que pode ser criado no futuro. De acordo com Azulay, ainda não há conteúdos pedagógicos disponíveis em 5D e, atualmente, o que se encontra no mercado está no ramo de entretenimento.
Os conteúdos para projeção em 3D já são realidade. Os produzidos pela 3D Education atingem estudantes das séries finais do ensino fundamental até o ensino superior. Segundo Azulay, cerca de 150 escolas de todo o país compraram o software, que tem custo mensal de R$ 2.000. Há programas que rodam tanto em salas especiais ambientalizadas, como se fossem cinemas com uso de óculos especiais (chamados de estereoscópicos), quanto em lousas digitais que dispensam o uso do óculos (monos). A empresa possui mais de 2.500 aulas de matemática, física, biologia e química.
`O programa não dispensa a presença do professor. Pelo contrário, a ideia é somar e potencializar o aprendizado dos estudantes`,afirma Azulay.

Fim das lousas digitais

A P3D lançou na feira o software movido a gestos. Com ele é possível visualizar os órgãos de uma carpa com um comando feito com a mão direita para cima. Para funcionar é preciso aliar um telão a um aparelho chamado kinect, que visualizaos movimentos. A empresa disponibiliza 1.000 modelos interativos (uma espécie de aulas) de biologia, geografia, química e física. Nos modelos não há texto ou som, apenas uma trilha sonora para ajudar na imersão do aluno. O custo mensalé de R$ 1.500.
Para Mervyn Loweo, da P3D, o lançamento de softwares como esse representa o fim da lousa digital, mas não da tradicional, manipulada com giz ou pincel atômico. `Em até cinco anos a lousa digital deve sair do mercado porque vai estar embutida no hardware. Agora, a tradicional sempre vai existir porque o professor, durante uma explanação, faz a anotação de uma fórmula, de uma definição, e para isso não precisa de tecnologia.`
Loweo afirma que mesmo com o amparo da tecnologia o papel do professor continua sendo fundamental dentro da sala de aula. Segundo ele, o objetivo da tecnologia na educação é o de buscar a atenção da criança para passar o conhecimento. `O nosso software usa as mãos, é gestual e mais lúdico. Toda criança quer mexer, e esse é o propósito.`



DESENVOLVER APLICATIVOS PARA TABLETS E TELEFONES __________________

Bem pra começar, o tablet é um excelente recurso para se acessar internet, ler livros em formato pdf, djvu etc. Podemos usar vários aplicativos muitos dos quais gratuitos. Os aplicativos fornecem várias ferramentas as quais podemos até utilizar em sala de aula. Lembre que é interessante pelo menos conhecer as novas tecnologias e não ficar tão obsoleto. Uma das grandes sacadas dos fabricantes e desenvolvedores destes produtos é que os softwares desenvolvidos podem ser criados pelos próprios usuários usando as ferramentas disponibilizadas. Parece coisa de outro mundo? Não, não é. Logicamente não existe um milagre, mas milhares de pessoas acabam brincando de desenvolver e acabam muitas vezes produzindo materiais incríveis. 
Não tem um tablet? Não faz mal, existem emuladores que podem ser usados. Lembre que até um tempo atrás os próprios notebooks eram muito caros. Existem várias opções, busque informações na internet caso queira comprar.
Para quem já está pensando em desenvolver ou não gosta do funcionamento de um ou outro aplicativo, aqui vão algumas referências, para desenvolver os apps do android.

Android é a plataforma do google para dispositivos móveis que equipa um grande número de telefones no mercado. (g1, motorola dext, milestone, nexus one…)
O que preciso para começar a desenvolver para android?
Uma idéia e força de vontade :) . E claro, saber programar em Java. Você NÃO precisa de um hardware (telefone) para isso. A grande maioria dos testes pode ser feito no emulador!
Além disso, Android é uma plataforma de código aberto e o desenvolvimento de programas é amplamente incentivado pelo Google (e pela Motorola).








GOOGLE DRIVE_______________________________________________________


Acesse em qualquer lugar.

O Google Drive acompanha você em qualquer lugar: na web, em casa, no escritório e em outros lugares. Não importa onde você esteja, suas coisas estão sempre disponíveis. Prontas para usar e para compartilhar. Dê os primeiros passos com 5 GB de espaço gratuito.

O Google Drive está disponível para:
  • PC e Mac
  • iPhone and iPad (coming soon)
  • Aparelhos Android


E a integração com os outros serviços do Google é o ponto forte, além de poder usar o celular, Ipad,IPhone e os recursos do Android.



Além disto, ainda é possível o compartilhamento.



Cliquem no link Recursos,que tem muita coisa legal.



Tá disponível aqui: https://drive.google.
com/start?authuser=0#home


O WWWhatsnew apresenta as aplicações do Chrome que se integram ao GDrive, em um post lançado agora há pouco.Leia aqui.

Interessante é que quase todas as extensões estão relacionadas a compartilhamento.

Estou testando e, pelo pouco que estou vendo, vai ser um recurso excelente para escolas,principalmente por causa do compartilhamento - Professor Haroldo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião!