sexta-feira, 20 de maio de 2011

Rapidinhas

Atos de homofobia começam na própria escola

Pesquisa revela que hostilidade contra homossexuais é comum no ambiente escolar. Cerca de 60% dos alunos já presenciaram cenas de discriminação

USP decreta luto de três dias por morte de estudante

Jovem era aluno do curso de Ciências Atuariais da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e foi morto na noite de quarta, no estacionamento

ENEN 2011

O Diário Oficial da União publica hoje (19) o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com regras para a edição 2011 do exame, que vai ocorrer nos dias 22 e 23 de outubro.

Inscrições


As inscrições começam a partir da próxima segunda-feira (23) e vão até 10 de junho, e só poderão ser feitas pela internet.
No ato de inscrição, o candidato deve fornecer o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o seu número do documento de identidade (RG). Estudantes com necessidades especiais deverão informar no ato da inscrição sua situação. Quem for usar o Enem para obter a certificação de conclusão do ensino médio deverá infdicar uma das instituições certificadoras que estará autorizada a receber seus dados cadastrais e resultados.
No ato de inscrição é emitida uma guia, no valor de R$ 35, que deve ser paga em uma agência bancária até o dia 10 de junho. O pedido de isenção de taxa deve ser feito durante a inscrição. Poderam solicitar o benefício, alunos que vão concluir o ensino médio em 2011 em escola da rede pública, pessoas que comprovem baixa renda familiar.
O candidato deverá guardar número da inscrição e a senha. Elas são indispensáveis para todo o processo do Enem, como inscrição, realização da prova, obtenção dos resultados e participação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O Comprovante da Inscrição estará disponível no site do Inep

Fonte: Gazeta do Povo
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quinta-feira, 19 de maio de 2011

Um planeta habitável - Enfim poderemos ter vizinhos!!



Zona habitável
O sistema planetário em torno da anã vermelha Gliese 581, uma das estrelas mais próximas do Sol, tem sido objeto de vários estudos com o objetivo de confirmar a detecção do primeiro exoplaneta potencialmente habitável.
Desde que o sistema revelou o exoplaneta mais parecido com a Terra, em 2007, até a proposição de que o Gliese 581g estaria bem no centro da zona habitável, em 2010, todos os candidatos à posição de "primeiro exoplaneta habitável" têm sido descartados por observações subsequentes.
Agora, contudo, um grupo de cientistas do Instituto Pierre Simon Laplace, da França, acredita ter encontrado indícios suficientes para demonstrar que o Gliese 581d pode ser considerado o primeiro exoplaneta capaz de abrigar a vida como ela existe na Terra.
A chamada "zona habitável" em torno das estrelas representa a faixa de distâncias em que os planetas não são nem muito frios e nem muito quentes para que a vida possa florescer, com uma temperatura suficiente para manter a água em estado líquido.

Fonte: Site Inovação Científica
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A chamada "zona habitável" em torno das estrelas representa a faixa de distâncias em que os planetas não são nem muito frios e nem muito quentes para que a vida possa florescer, com uma temperatura suficiente para manter a água em estado líquido. [Imagem: Franck Selsis/CNRS/ESO]

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Fisioprat

Criado por Biólogo, software 'poupa' rãs nas aulas práticas
As 20 rãs que morreriam a cada ano nas aulas práticas de fisiologia e bioquímica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) podem respirar aliviadas. Para poupar os anfíbios de serem dissecados por alunos de Medicina, Ciências Biológicas, Enfermagem e Educação Física, o Biólogo Francisco Cubo Neto, desenvolveu um software didático que se mostrou mais eficaz que o corpo dos animais para avaliar os reflexos medulares mediante estimulação química e mecânica.
O programa Fisioprat simula o mesmo procedimento feito em rãs de forma interativa e sem a necessidade de sacrificar o animal. O software foi desenvolvido por Neto em seu mestrado, voltado para a criação de materiais didáticos, que teve a orientação do professor Miguel Arcanjo Areas. "Fizemos um levantamento dos animais que eram usados em aulas práticas e constatamos que havia o uso de rãs e camundongos. A partir daí decidi criar um material que pudesse ser usado no lugar dos anfíbios", afirma.
Preocupado com a eficácia do material, que deveria servir como prática dos conteúdos teóricos, Neto criou animações que simulassem a rã e também acrescentou textos de apoio e questões de estudo de caso. "A compreensão do conteúdo é fundamental e, até então, não existia outra forma de demonstrar o mecanismo a não ser utilizando o modelo animal. Por isso, me preocupei em colocar mais informação", diz o biólogo, que contou com a sugestão de diversos professores do Instituto de Biologia da universidade.
Além disso, também foram incluídos estudos de casos, explicações sobre o procedimento e feedback em relação às ações do aluno. Por fim, por meio de imagem gráficas são feitas as incisões no animal. "Essa é uma das principais vantagens do Fisioprat, o fato de o aluno poder realizar o experimento mais de uma vez", afirma.
Para avaliar o nível de aprendizado do software, Neto realizou um teste com quatro turmas de cursos oferecidos pela Unicamp. Os 127 estudantes de Biologia, Medicina e Enfermagem fizeram a aula teórica normalmente e em seguida foram separados em dois grupos. O primeiro grupo realizou a aula prática tradicional e o segundo participou do estudo com o Fisioprat. Ao final das aulas, todos os universitários responderam um questionário sobre o conteúdo estudado. Os resultados apontaram que o mecanismo desenvolvido por Neto cumpre seus objetivos e ainda é mais eficaz, já que as notas mais altas foram observadas no grupo que utilizou o programa e não as rãs de verdade.

Para o biólogo, isso ocorre por dois motivos. "No Fisioprat, os estudantes trabalham em dupla. Já na aula com animais eles estudam com uma rã para cada dez pessoas. Além disso, no software são os alunos que manuseiam e controlam o procedimento, e com os anfíbios eles somente observam o que o professor faz", explica. Atualmente, o Fisioprat está em processo de patenteamento e neste ano o uso de rãs será extinto da Universidade de Campinas. Em seu doutorado, Neto planeja desenvolver um programa que substitua os camundongos.

Materiais didáticos sobre Geologia para Professores

O Museu da Geodiversidade (UFRJ) está doando materiais didáticos sobre Geologia para os professores. O mesmo se intitula: "Caminhos do Passado, Mudanças no Futuro". O material contém: um kit com amostras de Minerais, Rochas e Petróleo, livros, folhetos, Revista Ciência Hoje, mini-cartaz com a tabela geológica e chaveiro. Os professores interessados em adquirir o material devem agendar, por e-mail, a retirada do kit na própria instituição, cujo endereço se encontra abaixo.
 Núcleo Geo EducAtivo MUSEU DA GEODIVERSIDADE
Av. Athos da Silveira Ramos 274 - Cidade Universitária - Ilha do Fundão –
Rio de Janeiro - RJ - Brasil - Cep. 21.941-916
Tel.: (21) 2598-3000ramal1100-1915/1100-1463/1100-1977/1100-1577
http://www.geologia.ufrj.br/ / museumuseugeodiversidade@geologia.ufrj.br

terça-feira, 17 de maio de 2011

Ilusão de óptica no futebol e os erros dos bandeirinhas

Na tentativa de diminuir os impedimentos equivocados marcados pelos bandeirinhas, está em desenvolvimento no Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP um estudo sobre ilusão de óptica no futebol.
O estudo iniciou-se no pós-doutorado do professor Marcus Vinícius Chrysóstomo Baldo, do ICB, realizado em Berkeley, na Universidade da Califórnia (EUA), de 1993 a 1995, e estuda especificamente uma modalidade de ilusão de óptica intitulada flash-lag.
"O flash-lag é uma ilusão formada quando comparamos a posição de objetos em movimento com objetos parados, no momento de comparação que acontece após um evento abrupto," explica Baldo. Segundo ele, este evento inesperado demora um tempo maior para ser percebido, por isso, gera uma ilusão de óptica.
Fonte: Site Diário da Saúde.

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segunda-feira, 16 de maio de 2011

Site sobre ciência - vale apena conferir

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) lançou neste mês o site Contando Ciência na Web. A ferramenta tem como objetivo despertar a curiosidade do público jovem e informá-lo sobre as atividades da empresa.

Para o desenvolvimento, equipes multidisciplinares de profissionais estiveram envolvidas, durante cerca de dois anos, testando as melhores formas de organização das informações, sem se descuidar de características consideradas fundamentais em sites infantojuvenis. As cores, os personagens e as possibilidades de interatividade de pequenos usuários com os pesquisadores das Unidades Embrapa foram algumas das principais preocupações em todo o processo de criação. As crianças também tiveram a oportunidade de opinar e sugerir melhorias no conteúdo do site.
As informações estão divididas em tópicos, como o Você Sabia?, o Conheça a Embrapa, o Brinque com Ciência, a Biblioteca e outros. O resultado está no www.embrapa.br/contandociencia.

Fonte: Gazeta do Povo
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Vestibular para os cursos técnicos da UTFPR - Ensino Médio

As inscrições para o Exame de Seleção de Inverno 2011 dos cursos técnicos de nível médio da Universidade Tec­­nológica Federal do paraná (UTFPR) começaram neste domingo e vão até o dia 31 de maio. São ofertadas 150 vagas em quatro cursos do câmpus Curitiba: Eletrônica (manhã), Mecânica (manhã); Segu­­rança do Trabalho (manhã) e técnico em Edificações (noite), ofertado na modalidade Proeja (Educação de Jovens e Adultos).
As provas serão realizadas no dia 19 de junho, às 15 h, e 50% das vagas são destinadas aos candidatos que frequentaram e concluíram todas as séries do ensino fundamental em escolas públicas. A inscrição custa R$ 35.

fonte: Gazeta do Povo