sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Setor de alta tecnologia é pré-histórico quando se trata de reciclagem

Mesmo com todas as campanhas para reciclagem que vemos por ai, a contribuição efetiva desta reciclagem é muito pequena ainda. Mesmo assim reciclamos de papel à latinhas de cerveja, o suficiente para salvar muitas árvores e evitar um pouco mais de poluição no que se diz respeito a extração de metais de suas jazidas.  Mas quando o assunto é equipamentos de alta tecnologia a reciclagem a mesma quase não existe. Metais usados nestas tecnologias como o índio, platina, paládio acabam sendo descartados junto com os aparelhos (celulares, tv's de plasma e lcd etc). Mais do que uma amostra do descaso que algumas empresas apresentam com o meio ambiente, podemos pensar também em uma nova fonte de renda. Praticamente não existem industrias especializadas neste tipo de reciclagem, segundo a reportagem do site inovação tecnológica apenas uma pequena parcela deste material é reciclado. Lembre que reciclar é algo muito além de separar lixo. Equipamentos e estudos devem ser desenvolvidos para melhor aproveitar esta fonte de matéria prima que está sendo disperdiçada e poluíndo o ambiente.
veja a reportagem completa

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Eureka 2010

A pia ajustável para auxiliar deficientes físicos é um dos destaques da exposição

fonte: O globo on line.
Vai parecer até que não existem outros assuntos para discutir, mas o que é bom é para ser mostrado.
Outra amostra do poder criativo dos alunos e da utilização das feiras e amostras científicas é o Eureka 2010, vejam algumas das ideias que estão sendo expostas:
- Uma bebida capaz de prevenir Osteoporose e Parkinson;
- Eletro-domésticos sem fio;
- Um rôbo que escala prédios;
- Equipamentos para auxiliar pessoas com deficiência visual;

Ao todo são 176 trabalhos. veja mais sobre o assunto

Falando nisso, você já participou de alguma feira de ciências? Algumas realizadas em alguns dos colégios que eu visitei, são até interessantes. Infelizmente em alguns colégios o trabalho das feiras não é um trabalho que se vêm sendo planejado desde o início do ano e que vai amadurecendo aos poucos. Muitas vezes, o aluno só participa para conseguir a nota, não para aprender. Sinto saudades dos tempos do antigo CEFET-PR nas Expotec's onde o interesse dos alunos era em aprender. Hoje os tempos são outros, alguns professores acabam tendo que fazer praticamente todo o trabalho e ainda dão nota de participação para os alunos.
As feiras de ciências em outros países como os EUA acabam gerando competições, sites e até grantes negócios. Vejam alguns sites interessantes sobre estes temas:


Science BOB
Physics Experiments

Alunos da UFPR apresentam trabalhos na Siepe

432 painéis em exposição na SIEPE

A amostra é uma oportunidade para que os alunos mostrem o seu trabalho e para toda comunidade de conhecer o que cada carreira realmente pode oferecer. São algumas centenas de trabalhos que valem à pena ser visitados. Você professor, leve seus alunos. Você estudante, quer tirar dúvidas sobre o que seguir? ou apenas gosta de conhecer coisas novas, dê uma passadinha no campus da UFPR do Jardim Botânico.
leia mais sobre este assunto

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Europa propõe vetar clone de gado em alimentos, mas libera para touradas

A clonagem de animais é um assunto que ainda incomoda muita gente. O lado bom, seria a produção de alimentos, recuperação de algumas espécies em vias de extinção, o lado ruim envolve algumas questões éticas e religiosas até ai tudo bem, nada de novo. Porém uma justificativa absurda foi dada pela união européia contra o uso da carne e leite de bovinos clonados. A notícia vinda de Bruxelas diz que a utilização de carne e leite ficará suspensa por um período de 5 anos, assim como materiais importados de origem de clones. Motivo "preocupação moral" com o bem estar dos animais. Entretanto, a Comissão quer permitir que continuem sendo clonados animais para pesquisas para fabricação de remédios, para conservação de espécies em risco de extinção e para eventos culturais ou esportivos, entre os quais as corridas hípicas e as touradas.


Quem disse que animais utilizados na produção de remédios não sofrem? E as touradas e rodeios?

Veja a reportagem completa
Fonte: O estado de São Paulo

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Feira de Ciência


Mais modernas, as feiras de ciência são o melhor caminho para o aluno vivenciar suas primeiras experiências científicas. Segundo a pesquisa da reportagem a quantidade de pesquisadores que o Brasil possui é muito menor do que outros países. As feiras de Ciência prometem mudar este panorâma, tornando as disciplinas mais atrativas. Um bom exemplo disso ocorre nestes dia 21 e 22 de outubro o FACE (veja mais informações no portal dia a dia educação do SEED-PR ou no portal do evento informações do FACE)
Tudo começa na escola.

veja a reportagem completa

UFPR abre inscrições para Mestrado em Engenharia Elétrica


O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) da UFPR está com inscrições abertas para o curso de Mestrado, em três áreas de atuação: sistemas de energia, sistemas eletrônicos e telecomunicações. A inscrição pode ser feita até as 16 horas do dia 19 de novembro.

As aulas iniciam em março de 2011. A seleção para as 44 vagas será feita em duas etapas eliminatórias e classificatórias, sendo uma análise de currículo e histórico escolar, e uma entrevista.

O edital do processo está no site
www.eletrica.ufpr.br/ppgee/files/edital.pdf.

Mas informações: (41) 3361-3622, das 9h30 às 15 horas, ou em
www.eletrica.ufpr.br/ppgee.

Iniciando as atividades!

Olá a todos.
Para quem nos acompanhava no Google Groups no Aula de Física este é nosso ponto novo ponto de partida. Nosso objetivo continua o mesmo, mostrar um pouco de Física, ciências e tecnologia para entender um pouco mais desse mundo em que vivemos. Queremos que você se interesse pelo conhecimento e veja que o ele não está somente nos livros, estanque, mas que está mudando e se renovando sempre. Na maioria das vezes produzindo maravilhas outras vezes não. Opine, critique pois a página tem esta finalidade.

Prof. Osvaldo