sexta-feira, 30 de março de 2012

HC tem programação para lembrar o Dia Mundial do Autismo


O Centro de Neuropediatria do Hospital de Clínicas e o Departamento de Pediatria da UFPR promovem, em conjunto com a Universidade Livre para a Eficiência Humana, Associação Pró-Neuropediatria (Apronep), Prefeitura Municipal de Curitiba dois dias de eventos em comemoração ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo (02 de abril).
A programação, distribuída entre os dias 31 de março (sábado) e 02 de abril (segunda-feira), inclui atividades em várias regiões da cidade. No sábado, das 09 às 12 horas será realizado no Estacionamento do Parque Barigui o rally da inclusão, assim como a apresentação do cantor Saulo Laucas Pereira e outras atividades recreativas. Na segunda-feira será distribuído material informativo no centro de Curitiba e haverá encontro na Assembleia Legislativa do Paraná para apresentar projeto de lei em defesa da pessoa com autismo.

Professor de física diferente!


Descobertas novas informações escondidas no DNA

Descobertas novas informações escondidas no DNA: Esta nova descoberta desafia meio século de pressupostos fundamentais da biologia.

Novo exame faz imagens do interior do corpo usando luz e som

Novo exame faz imagens do interior do corpo usando luz e som: Cada nova tecnologia de geração de imagens do corpo humano é recoberta com uma aura de mágica, graças à capacidade de subitamente tornar visível o que até então não se conseguia ver.

quinta-feira, 29 de março de 2012

Novos rumos da educação à distância

Muito antes da disseminação da informática, a educação a distância já era uma realidade, seja nos antigos cursos por correspondência ou em aulas exibidas pela televisão. Responsável por levar o conhecimento até pessoas que moram longe das universidades, esse método de ensino passou por grandes transformações e sua contínua modernização tenta suprir as necessidades do crescente número de alunos, entre elas, a maior interatividade.


Novos rumos da educação a distância
Fonte: Ciência Hoje
Leia mais

Convocação - informativo


  

* CAMINHOS DO AUTISMO *: Mapeamento genético rápido chega a consultórios at...

* CAMINHOS DO AUTISMO *: Mapeamento genético rápido chega a consultórios at...: Hoje, já existem no mercado exames para doenças específicas A gerente Grazielle Bellis, o marido e os filhos Rodrigo e Rafael   Imagine...

quarta-feira, 28 de março de 2012

Campanha da Santa Casa


Quadro negro!

O dia a dia de quem faz a educação no Brasil. História que acontecem na sala de aula, com professores e alunos.
Veja a história de um professor em apuros! essa e outras histórias na nossa página.
Leia mais

Evolução da Lua


De ano para ano, nunca a lua parece mudar. Crateras e outras formações parecem ser permanentes agora, mas a lua nem sempre ser assim. Graças a Lunar Reconnaissance Orbiter da NASA, agora temos um olhar melhor um pouco da história da lua. Saiba mais neste vídeo! Este vídeo é de domínio público e pode ser baixado em: http://svs.gsfc.nasa.gov/goto?10930 Como nossos vídeos? Inscrever-se Goddard da NASA Shorts HD podcast:http://svs.gsfc.nasa.gov/vis/iTunes/f0004_index.html 


Exposição didática dos solos

Caro/a professor/a

O Projeto de Extenção Universitária Solo na Escola, do Departamento de Solos e Engenharia Agrária da Universidade Federal do Paraná está disponibilizando visitações para o ensino fundamental com  experiências apresentadas simulam com bastante precisão a maneira que o solo reage às degradações como o uso indevido de agrotóxicos e outras substâncias, ou a destruição de elementos de proteção, como as matas ciliares.

CONTATO - Para o agendamento da Exposição Didática de Solos, o professor interessado deve entrar em contato com a equipe do Projeto Solo na Escola pelo telefone            (41) 3350-5649      , ou pelo endereço eletrônico solonaescola@ufpr.br. As aulas de campo acontecem em Curitiba, no Campus Juvevê da UFPR (Rua dos Funcionários, 1540 - Cabral). Mais informações podem ser obtidas no endereço www.escola.agrarias.ufpr.br

Atenciosamente:

 Andresa Maria  Valente Fontoura
Equipe de Educação Básica NRE AM Sul - Ciências
            (41) 3901 2811      

Coala não bebe água?

Bem para começar, o urso coala é um urso mesmo?
O coala não bebe água?
Quer saber mais, acesse o blog Diário de Biologia

Colaboração prof. Haroldo

terça-feira, 27 de março de 2012

O mundo é AZUL II


Assembleia discute conscientização mundial do autismo em abril



O Poder Legislativo integra as ações que marcam a data de conscientização mundial do autismo, no dia 2 de abril. Uma série de atividades envolvendo médicos, educadores, psicólogos e pais de crianças com autismo deverá ser promovida com o apoio da Assembleia Legislativa no próximo mês. Nesta terça-feira (13), o presidente da Casa, deputado Valdir Rossoni (PSDB), recebeu lideranças e profissionais que trabalham no diagnóstico e tratamento de casos de autismo, e abriu o Grande Expediente da sessão plenária para as entidades representativas falarem sobre a doença.

“Vamos deixar o Plenário à disposição no dia 2 de abril, que é o dia de conscientização mundial do autismo, para que se possa debater um assunto de extrema importância social, que muitas vezes é deixado de lado. O Poder Legislativo estará sempre aberto e dará total apoio para ações como esta e outras que sejam de informar, educar e conscientizar a população”, afirmou Rossoni.

De acordo com a médica do Centro de Neuropediatria do Hospital das Clínicas (Cenep) de Curitiba, Mariane Wehmut, a Assembleia se mostrou parceira da iniciativa, que visa a conscientização da sociedade, por um lado, e também a definição de diretrizes públicas para a pessoa com autismo, de outro. “Estamos elaborando um projeto para que no Paraná se crie uma política pública para a pessoa autista. E a Assembleia já está se mostrando nossa parceira, o presidente já atendeu os nossos pleitos e agora vamos encaminhar uma proposta neste sentido”, afirmou.

Discussão – Uma audiência pública para debater o autismo também já está marcada para o dia 25 de abril. O deputado Péricles de Melo (PT), que acompanhou as visitantes durante a conversa com o presidente Rossoni, ressaltou a importância de uma legislação específica para amparar as pessoas com a doença e seus familiares. “Fomos procurados por várias entidades e vamos apresentar um projeto de lei neste sentido, criando políticas públicas para os autistas. Teremos ainda uma audiência e será o momento de discutirmos e aprofundarmos ainda mais o assunto”, avaliou o parlamentar.

Segundo lembrou a psicóloga do Ambulatório de Autismo do Hospital das Clínicas, Amanda Bueno, o diagnóstico da criança com autismo é clínico. “Os sintomas mais comuns são de dificuldade de comunicação e interação social. É possível verificar clinicamente a condição da criança com autismo, a partir dos três anos de idade. Há situações em que uma criança, por exemplo, consegue cantar, mas não sabe dizer que sente dor. Por isso é fundamental a atenção dos pais nesse sentido”, lembra.

Campanhas – Já no dia 31 de março acontecem alguns eventos de conscientização em Curitiba, com campanhas educativas, além do Rally da Inclusão, atividade esportiva que será realizada no Parque Barigui. A própria plataforma de Comunicação da Assembleia Legislativa, envolvendo a TV e a Rádio Sinal, também começa a veicular informações sobre a doença. O prédio do Legislativo deverá ainda ser iluminado de azul, cor que simboliza a data de conscientização mundial do autismo.

O Mundo é AZUL!

No dia 31 de março acontecerá em Curitiba um grande evento para Conscientização do Autismo.
Será no estacionamento do Parque Barigui!
Teremos Rally da Inclusão, apresentação do cantor Saulo Laucas, brincadeiras para crianças e muito mais!!
Vista-se de azul e ilumine Curitiba conosco!!!!!
Este evento é inciativa do Ambulatório de Autismo do CENEP- Centro de Neuropediatria do HC e Prefeitura Municipal de Curitiba


No dia 02 de abril, às 14h30, estaremos presentes na Assembléia Legislativa do Paraná para apresentar o Projeto de Lei para TEA para o Estado do Paraná.
Contamos com sua presença! Precisamos nos fazer presentes! Vista-se de azul e venha compartilhar esse momento tão importante! Assembleia Legislativa do Paraná - Praça Nossa Senhora de Salete s/n - Curitiba / PR CEP: 80530-911 - Telefone: (41) 3350-4000



Droga brasileira combate câncer de ovário

Droga brasileira combate câncer de ovário: Por ser relativamente raro, o tumor de ovário ainda é pouco estudado pelas empresas farmacêuticas.

segunda-feira, 26 de março de 2012

Você viu o Alessandro?





Alessandro Cezar Paz, que tem 12 anos de idade, desapareceu no último domingo (18/03/2012), no final da tarde, no bairro Guabirotuba, em Curitiba. Ele estava trajando bermuda com detalhes verdes, crocs verde, camiseta bege com listas pretas e estava com uma bicicleta preta e vermelha.

A colega Rosilene pede que as fotos de Alessandro sejam repassadas.

Informações sobre o desaparecimento de Alessandro devem ser comunicadas através dos telefones:             (41) 3296-9522      , 8872-8804, 3328-9522, 8408-7056, 3219-8762.

Concurso Literário


Alunos e escolas de ensino médio de todo o país podem participar do Concurso Literário Jovem, promovido pela Fundação Logosófica. Interessados devem desenvolver uma redação inspirada no livro Bases para sua Conduta, de Carlos Bernardo González Pecotche, e inscrevê-lo até 31 de maio no site www.logosofia.org.br/concursoliterariojovem. A ideia é fazer o jovem refletir sobre sua forma de agir. Os autores das 10 melhores redações serão premiados com um iPad. O primeiro lugar ainda ganha um iPhone e um iPod e levará sua escola a ganhar uma lousa eletrônica completa. Os colégios dos outros vencedores ganharão cinco notebooks cada.
                 Mais informações pelo e-mail faleconoscoconcurso@logosofia.org.br.
Fonte: Gazeta do Povo, caderno Educação, dia 06 de março de 2012.

Curso de Pós Graduação Gratuito


A Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG, através do Pólo UAB da Lapa, torna pública a realização de seleção de vagas para o curso de Pós Graduação em Educação Matemática na modalidade à distância, o curso será gratuito.  

As inscrições estarão sendo realizadas até dia 03 de abril de 2012 no Pólo UAB da Lapa sito a Rua Eufrasio Cortes, 228 - Centro - fone             (41) 3911-1053      .

Anexo o Edital
Ana Regina - Coordenadora do Pólo UAB de Lapa/PR