sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Nanogeradores agora são biocompatíveis e totalmente flexíveis

Usando piezoeletricidade os novos avanços das tecnologias em filmes finos e nanotecnologia vem ganhando espaço.

Para acionar alguns aparelhos de baixo consumo a tecnologia está em estágio bem avançado, para aplicações na área médica, faltam alguns ajustes.
Fonte: Site Inovação Tecnológica
Leia mais sobre o assunto

Maquinas complexas

Máquinas complexas exemplificadas através de animação
 
Radial Engines
(Motores radiais usados em aeronaves)
Radial engines are used in aircrafts having propeller connected to the shaft delivering power  in order to produce thrust  Its basic mechanism is as follows


Steam engine Principle Motores 
(Sistema alternativo usado em locomotivas movidas a vapor)
Steam engine once used in locomotives  was based on the reciprocating principle as shown below


Sewing Machine 
(Princípio da máquina de costura)

Maltese Cross Mechanism
Mecanismo da Cruz de Malta (usado em relógios)
this type of mechanism is used in clock  to power the second hand movement.


Manual Transmission Mechanism
Caixa de Mudanças de Carros
The mechanism also called as "stick shift" 
is used in cars to change gears manually




Constant Velocity Joint
(Sistema de transmissãousado em automóveis com tração dianteira)
This mechanism is used in the front wheel drive cars



Rotary Engine
 (Motores Wankel - Motores de combustão sem pistões)
Also called as Wankel engine is a type of internal combustion engine  has a unique design that converts pressure  into rotating motion  instead of reciprocating pistons

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Há 115 anos, Wilhelm Röntgen descobria o raio-X

Uma das primeiras radiografias feitas, a mão da esposa de W.R, no dedo seu anel.

Tudo que é desconhecido é o X da questão, algo que temos que descobrir. Graças há curiosidade e aos esforços de vários personagens hoje podemos nos beneficiar desta descoberta. Das utilizações na medicina as análises de estruturas já são 115 anos.
Fonte: A Folha de São Paulo
Veja a reportagem completa

Doação de sangue!

Preciso de 20 doadores.
Endereço para doação:
Hospital Nossa Senhora das Graças
Rua Alcides Munhoz, 433 de 2a a 6a das 8 às 18h e sábado das 8h às 12horas.
Tem que comunicar que é para repor o que a
Leonora Lechiniowski Iarecki utilizou.

Para doar é preciso apresentar documento oficial de identidade; estar em bom estado de saúde; ter idade entre 18 e 65 anos e ter peso superior a 50kg.
Não pode doar se estiver em jejum; gripado;febril; ou com infecção; e se recebeu transfusão nos últimos 12 meses.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Evento interessante

Pulmão Gigante chega a Curitiba
Exposição estará na cidade de 10 a 13 de novembro, informando a população sobre a importância do nosso pulmão

O Tour Pelo Pulmão chega finalmente a Curitiba, após meses excursionando pelo país. A exposição do inflável de 190 m2, que reproduz em detalhes o pulmão humano, é promovida pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT).

“Objetivo é esclarecer a população leiga sobre as principais doenças que acometem o pulmão, respectivos tratamentos, bem como esclarecer dúvidas sobre o tabagismo e realizar em fumantes o exame de espirometria”, afirma dra. Lêda Maria Rabelo, presidente da Sociedade Paranaense de Tisiologia e Doenças Torácicas.

O Tour Pelo Pulmão já passou por São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Salvador (BA), Recife (PE), São Luis (MA), Fortaleza (CE), Vitória (ES) e Porto Alegre (RS), segue ainda este ano para Cuiabá (MT) e Belém (PA).

“O inflável é dividido em salas nas quais é possível assistir a vídeos com explicações sobre as principais doenças que acometem o sistema respiratório e visualizar texturas específicas de cada uma delas. Durante o tour no interior dos pulmões, pneumologistas acompanharão os visitantes prestando esclarecimentos e tirando dúvidas”, explica dra. Leda.
A iniciativa faz parte do projeto Ano do Pulmão 2010, que reúne sociedades médicas de diversos países em prol da saúde respiratória, alertando a população para as diversas doenças relacionadas ao pulmão e ao sistema respiratório, e destacando a importância do diagnóstico precoce, medidas preventivas e as principais áreas de atuação do médico pneumologista.

Os eventos relacionados ao Ano do Pulmão também pretendem chamar a atenção globalmente para a importância do pulmão na tentativa de reduzir a morbidade e mortalidade por doenças respiratórias.

O Tour

Durante o passeio pelo pulmão, após entrar pela grande traqueia, os visitantes poderão conhecer todas as particularidades do órgão, assim como os principais problemas que o atingem, todos eles da alçada do médico pneumologista.

As visitas são monitoradas por médicos pneumologistas que estarão disponíveis para esclarecer as dúvidas e dar as orientações sobre as diversas doenças que atingem o Pulmão e como fazer para preveni-las.

Após entrar pela traqueia, o visitante passa pelas salas da tuberculose, asma, DPOC e doença intersticial. Ao atravessar um túnel de acesso, o chega ao segundo pulmão, no qual recebe informações nas salas de câncer, pneumonia e tabagismo.

“Queremos oferecer à população informações sobre as características de todos estes males que atingem a saúde respiratória, abordando os principais fatores de risco, prevenção, detecção e a importância do início precoce do tratamento, qualquer que seja a patologia, de maneira lúdica, de modo a chamar a atenção e conscientizar desde as crianças até os mais experientes”, afirma a dra. Jussara Fiterman, presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia.

Tabagismo

Uma das mais importantes metas do Pulmão Gigante é alertar a população para os males do tabagismo.

Entre as informações oferecidas aos visitantes, ele saberá que o fumo é a principal causa de doenças crônicas pulmonares, visto que 50% das pessoas que fumam terão algum problema pulmonar.

De acordo com a dra Jussara Fiterman , “os visitantes terão informações sobre a relação do tabagismo, tanto ativo como passivo, com as principais doenças respiratórias, e especialmente com o câncer de pulmão”.

Aqueles que desejam abandonar o cigarro e/ou auxiliar amigos e familiares nesta dura batalha, receberão dicas e outras informações importantes para a cessação do tabaco.

Exposição Pulmão Gigante
Data: de 10 a 13 de novembro
Endereço: Praça Rui Barbosa
Horário: 9h às 18h
Informações: 0800 61 6218
Fonte: Acontece Comunicação e Notícias

Físicos brasileiros sugerem que energia do vácuo pode destruir estrelas

Os físicos descobriram, na teoria, um efeito capaz de transformar a energia do espaço vazio em protagonista de uma destruição “cataclísmica”, o chamado "despertar do vácuo"

É uma teoria, ainda necessita de observação para verificar se o efeito realmente existe. Se existir, pode até explicar o desaparecimento de algumas estrelas. Mais uma amostra de que o Brasil realmente tem potencial para impressionar até mesmo os mais renomados pesquisadores.
Fonte: O Estado de São Paulo
Veja a matéria completa

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Grafeno com flúor produz antiaderente cristalino

Os cientistas ligaram átomos de fluor a cada um dos átomos de carbono do grafeno, criando um grafeno totalmente fluorado.[Imagem: Nair et al./Small]
Podemos dar adeus ao Teflon! O novo material originado do Grafeno (material que deu o prêmio Nobel este ano), substitui o concorrente com maiores vantagens. Resiste mais mecânica e quimicamente, resistente também há temperaturas de até 400°C. Além disso tem um grande potencial para ser utilizado na industria eletrônica em várias aplicações.
Fonte: site Inovação Tecnológica
veja mais sobre o assunto

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

E o mundo não acabou - LHC

Fonte de íons de chumbo, que serão acelerados ao longo dos 27 km do anel do LHC.[Imagem: CERN] - fonte site Inovação Tecnológica
 
Apesar de toda especulação em cima do tema o LHC (o grande colisor de Hádrons) até agora não gerou nenhum buraco negro que destruiria o planeta. Por outro lado está contribuindo para vários avanços na ciência. Nesta nova fase, o LHC será utilizado para colidir ións de chumbo e tentar com estes resultados descobrir informações sobre o Big Bang (a explosão que teria dado origem ao universo).

FW: Fundação O Boticário: processo seletivo para administrador de reserva natural

Olhe a nossa página de oportunidades/empregos e concursos.

Pequenos cientistas mostram projetos na Feira de Ciências

Está meio em cima, mas só recebi isso hoje.



A 4ª Feira de Ciências e Tecnologia da Rede Municipal de Ensino foi aberta nesta quinta-feira (4), no Pavilhão de Exposições do Parque Barigui, pela secretária Municipal da Educação, Eleonora Bonato Fruet, e com número recorde de expositores. Até terça-feira (9), o público verá trabalhos de alunos de 82 escolas municipais. No ano passado, foram 54 escolas.
"A feira tem uma trajetória de evolução consistente, iniciamos em 2007 focados nas turmas de 5ª a 8ª séries, e agora temos pesquisas de todas as etapas", disse Eleonora. "A expectativa é que todos os alunos da rede participem do evento, expondo ou visitando. A ciência sempre é atrativa, desperta a curiosidade, uma característica forte de nossas crianças".
Até terça-feira, aproximadamente 12 mil estudantes passarão pela feira, que é aberta ao público e tem entrada franca. As visitas podem ser feitas diariamente das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h. Os trabalhos serão apresentados pelos estudantes, alguns caracterizados como personalidades que contribuíram para o progresso da ciência, que participaram da abertura.
A cerimônia também teve apresentação do grupo de dança da Escola Municipal Lapa aplaudida pelo deputado federal Gustavo Fruet. "No Brasil, temos muitos cientistas que saíram da escola pública e tenho certeza de que aqui existem alunos ou professores que serão grandes pesquisadores. Quase todos os nossos grandes cientistas fizeram suas descobertas ainda jovens", disse Fruet.
Com informações aprendidas em sala de aula, Bernardo Rafael Minozzo Carneiro e a turma da 4ª série da Escola Municipal São Luiz desenvolveram o Poço sem Fim. No interior, o poço tem um jogo de espelhos para dar a sensação de profundidade. "É uma das experiências mais impressionantes da ilusão de ótica", contou Bernardo.
O menino estava empolgado em explicar a experiência para os visitantes. "É muito divertido, no fim de semana vou trazer toda a minha família", afirmou Bernardo. Ele e os pais poderão percorrer o Corredor da Sensações, criado pelos alunos do Centro de Educação Integral Padre Francisco Mezner, e se surpreender ao provar guloseimas de olhos vendados.
A estudante Heloíse Neie, da Escola Municipal Ana Hella, também foi surpreendida. Ela não imaginava que seus cabelos ficariam arrepiados ao tocar o gerador de Van der Graaff, máquina eletrostática exposta na feira. "Foi bem legal visitar este espaço e também gostei de ver os cartazes em 3D", disse ela.
Imagens em 3D são tema de uma das oficinas oferecidas aos estudantes que passarem pela exposição. O designer Rafael Cotait ensinará as crianças a desenhar a mão livre com a técnica de anaglifo, que cria efeitos tridimensionais quando observada com óculos de lentes de cores diferentes. As oficinas são realizadas todos os dias, às 9h e 14h.

TEMAS DAS ESCOLAS:
Viagem pelo planeta
Arte? Ciência? Cultura !
Conhece-te a ti Mesmo!
Biotecnologia, para Processar, Alimentar e Dividir!
Robótica, do Desenho ao Movimento!
Criar, Mover e Manter...
Do Machado à Fibra Ótica
Vai Chover Hoje?
Nem Tudo Que Reluz é Estrela!
A Humanidade Inventa Cada Uma!

SERVIÇO
4ª Feira de Ciências e Tecnologia da Rede Municipal de Ensino
Local: Pavilhão de Exposições do Parque Barigui
Data: até 9 de novembro
Horário: visitação 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h