segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Pequenos cientistas mostram projetos na Feira de Ciências

Está meio em cima, mas só recebi isso hoje.



A 4ª Feira de Ciências e Tecnologia da Rede Municipal de Ensino foi aberta nesta quinta-feira (4), no Pavilhão de Exposições do Parque Barigui, pela secretária Municipal da Educação, Eleonora Bonato Fruet, e com número recorde de expositores. Até terça-feira (9), o público verá trabalhos de alunos de 82 escolas municipais. No ano passado, foram 54 escolas.
"A feira tem uma trajetória de evolução consistente, iniciamos em 2007 focados nas turmas de 5ª a 8ª séries, e agora temos pesquisas de todas as etapas", disse Eleonora. "A expectativa é que todos os alunos da rede participem do evento, expondo ou visitando. A ciência sempre é atrativa, desperta a curiosidade, uma característica forte de nossas crianças".
Até terça-feira, aproximadamente 12 mil estudantes passarão pela feira, que é aberta ao público e tem entrada franca. As visitas podem ser feitas diariamente das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h. Os trabalhos serão apresentados pelos estudantes, alguns caracterizados como personalidades que contribuíram para o progresso da ciência, que participaram da abertura.
A cerimônia também teve apresentação do grupo de dança da Escola Municipal Lapa aplaudida pelo deputado federal Gustavo Fruet. "No Brasil, temos muitos cientistas que saíram da escola pública e tenho certeza de que aqui existem alunos ou professores que serão grandes pesquisadores. Quase todos os nossos grandes cientistas fizeram suas descobertas ainda jovens", disse Fruet.
Com informações aprendidas em sala de aula, Bernardo Rafael Minozzo Carneiro e a turma da 4ª série da Escola Municipal São Luiz desenvolveram o Poço sem Fim. No interior, o poço tem um jogo de espelhos para dar a sensação de profundidade. "É uma das experiências mais impressionantes da ilusão de ótica", contou Bernardo.
O menino estava empolgado em explicar a experiência para os visitantes. "É muito divertido, no fim de semana vou trazer toda a minha família", afirmou Bernardo. Ele e os pais poderão percorrer o Corredor da Sensações, criado pelos alunos do Centro de Educação Integral Padre Francisco Mezner, e se surpreender ao provar guloseimas de olhos vendados.
A estudante Heloíse Neie, da Escola Municipal Ana Hella, também foi surpreendida. Ela não imaginava que seus cabelos ficariam arrepiados ao tocar o gerador de Van der Graaff, máquina eletrostática exposta na feira. "Foi bem legal visitar este espaço e também gostei de ver os cartazes em 3D", disse ela.
Imagens em 3D são tema de uma das oficinas oferecidas aos estudantes que passarem pela exposição. O designer Rafael Cotait ensinará as crianças a desenhar a mão livre com a técnica de anaglifo, que cria efeitos tridimensionais quando observada com óculos de lentes de cores diferentes. As oficinas são realizadas todos os dias, às 9h e 14h.

TEMAS DAS ESCOLAS:
Viagem pelo planeta
Arte? Ciência? Cultura !
Conhece-te a ti Mesmo!
Biotecnologia, para Processar, Alimentar e Dividir!
Robótica, do Desenho ao Movimento!
Criar, Mover e Manter...
Do Machado à Fibra Ótica
Vai Chover Hoje?
Nem Tudo Que Reluz é Estrela!
A Humanidade Inventa Cada Uma!

SERVIÇO
4ª Feira de Ciências e Tecnologia da Rede Municipal de Ensino
Local: Pavilhão de Exposições do Parque Barigui
Data: até 9 de novembro
Horário: visitação 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h

Um comentário:

  1. bernardo da quarta serie sou eu que hoje estou na quinta serieesta apresentacao me rendeu uma viagem para mrretes com a escola

    ResponderExcluir

Dê sua opinião!